Especial: Nova Arena do Figueirense

Renan Dal Zotto comenta o projeto de construção da nova arena alvinegra

Por INfoesporte

13/07/2011 - 17h09

Compartilhe:

Tamanho da letra: A- | A+

O Figueirense trabalha para construir um novo estádio. O projeto é antigo e já faz parte do imaginário do torcedor. O nome usado é arena. Diferentemente de um estádio comum, esse conceito traz consigo a responsabilidade de dar vida ao complexo de concreto e salas. E, principalmente, retorno financeiro. Para isso, o clube está em meio ao estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto. Duas situações estão definidas. Primeiro, o local. Segundo, a dimensão da obra. Renan Dal Zotto, gerente de operações desportivas e marketing, comenta o projeto.

Renan Dal Zotto ao lado do presidente do clube Nestor Lodetti no CFT (Foto: Filipe Calmon/INfoesporte)

INfoesporte: Em que fase está o projeto da nova arena?
Renan Dal Zotto - Nós recebemos um documento que seria, já, um resultado preliminar do estudo e da pesquisa feita para a viabilização da obra.

Quais são as primeiras observações apontadas por esse estudo?
- A coisa mais importante foi identificar, primeiro, a localização. E isso mostrou que, realmente, ali (no local do Estádio Orlando Scarpelli) é um lugar muito bom e é viável a construção da arena. Isso deixa a gente muito satisfeito porque existia uma especulação da saída do estádio do Scarpelli. Isso nunca existiu. O pessoal começa a falar que vai sair, mas não vai. Infelizmente, falam; tentam achar chifre em cabeça de cavalo. Mas não existe. A ideia nunca foi tirar dali. E outra, está provado que ali, realmente, é um bom negócio. O estudo indica, realmente, que o melhor lugar é no local do Scarpelli mesmo.

Então o Estádio Orlando Scarpelli será reformado ou demolido para a construção da nova arena?
- Vai ter que ser uma obra toda nova e num conceito de arena.

Como será essa arena?
- O estudo mostra que, simplesmente, criar um estádio de futebol não é o suficiente porque não é viável. Tem que ser um complexo com um centro comercial. O estudo demonstrou que tem que ser dessa maneira. A gente vai apresentar, agora, num futuro bem próximo, como seria o projeto ideal.

Você já tem um projeto dessa nova arena?
- Esse que eu acho que é o grande diferencial. Normalmente, até para a Copa do Mundo, a pessoa vem com um projeto maravilhoso, dizendo que vai custar tanto. Eu acho que, mais do que o projeto arquitetônico, é você saber, primeiro, o que é viável, ali, financeira e economicamente: "Olha, para valer a pena construir ali vai ter que ser no máximo tantos mil m², para tantos lugares, vai ter que ter um shopping ou tantas salas comerciais ou vai ter que ter estacionamento". É um projeto de viabilidade econômica e financeira. Agora, tu criou os números? Agora, em cima disso, você demanda do arquiteto e diz: "Precisa fazer não sei quantos m²". Agora, se vai ser redondo, se vai ser quadrado, se vai ter dois andares, não pode sair dessas especificações financeiras e econômicas para poder valer a pena. Porque, às vezes, você faz aquele projeto maravilhoso, que aí tem um monte de arquiteto pra fazer, encanta, e aí? Quem é que paga a conta?

E qual o custo máximo que esse plano mostra ser viável?
- Já temos. Foi levantado tudo isso, mas só vai sair em um documento oficial do clube.

E sobre a capacidade máxima?
- Tudo isso vai sair nesse documento oficial, mas o que eu posso adiantar é que, isso aí tá muito claro, ninguém pensa em construir uma arena de 40mil lugares. Não é. É coisa em torno de 20 a 25mil lugares.

Dentro desse complexo, o que que o Figueirense não abre mão de ter?
- Essa estrutura em anexo, toda ela, tem que acontecer. É auditório, museu, quer dizer, tudo que faz parte do complexo. Toda parte de vestiários, escritórios, da administração, isso tudo, o estacionamento. Agora, isso aí tudo, depois, é o projeto arquitetônico.

Renan Dal Zotto (Foto: Filipe Calmon/INfoesporte)

Qual é o prazo? Quais as próximas etapas que vocês têm pré-definidas para esse projeto?
- Em agosto/setembro, nós vamos estar indo para o mercado. Então, até lá, nós devemos estar divulgando alguma coisa oficial e um modelo oficial de negócio para a gente começar a ir ao mercado, em setembro, em busca de investidores. E aí, junto com os investidores, definir o projeto arquitetônico.

Então, como eu posso definir essa fase em que está o projeto da nova arena do Figueirense?
- Fase bem inicial, mas bem importante porque ela que nos deu a certeza de que é viável construir. Nós precisamos, agora, é convencer os investidores para entrar nessa barca com a gente. Essa é a primeira fase. A de análise de viabilidade econômica e financeira. A fase de planejamento, de levantamento, de pesquisa financeira e econômica em que percebemos que é viável.

Qual o próximo passo?
- Agora, vamos atrás da viabilidade: buscar investidores.

PUBLICIDADE

Compartilhe:

13 Comentários para:

Especial: Nova Arena do Figueirense

Comentários

  • Imagem

    Leonardo

    16/07/2011 - 15h19

    bvai é o time mais sem torcida da serie A. o jogo ta sempre vazio, so da pra ouvir o tecnico berrando a beira do gramado. depois reclamam de serem fregueses de todo mundo dentro de casa. é o unico time do mundo que perde no retrospecto DENTRO DA PROPRIA CASA para o RIVAL.. a ressacada é o maior salao de festas do MUNDO RESSACADA: Jogos: 58 Vitórias do Figueirense: 20 Vitórias do Avaí: 15 Empates: 23 Gols do Figueirense: 73 Gols do Avaí: 58 SCARPELLI: Jogos: 147 Vitórias do Figueirense: 54 Vitórias do Avaí: 35 Empates: 58 nos ultimos 23 anos vcs ganharam 3 JOGOS NO SCARPELLI. 3 (três).
    Responder
    |

    Avalie: 10 Positivo0Negativo

  • Imagem

    Emilio

    15/07/2011 - 15h04

    Ow alvinegro tens razão, vocês são melhores que nós em uma coisa: Você tem UM MATADOR no time de vocês: DUDU!!! Não é pra qualquer um ter um assassino treinando no time né!!!
    Responder
    |

    Avalie: 5 Positivo16Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    14/07/2011 - 19h16

    se o scarpelli é o parque de diversoes de vcs oq é a ressacada pra nos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vcs tem mais derrotas em classicos no proprio estadio...ganhou a ultima em 2006 kkkkkkkkkkkkkkkk faz tempo
    Responder
    |

    Avalie: 12 Positivo2Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    14/07/2011 - 19h15

    pelo menos nosso ct nao é um puxadinho do lado do mangue....temos um ct proprio e muito melhor do q vcs. Alias, o Naldo q é zagueiro do Werder bremem veio pra ca se recuperar no nosso CT....
    Responder
    |

    Avalie: 11 Positivo0Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    14/07/2011 - 19h13

    Além de bvaiano é burro, pq ganhamos ultimo classico em casa em 2007, e ate chegar a 2011 é 4 e nao 5 anos....e vcs q tem como maior idolo o rafael coelho q foi da nossa base....se ELIAS é refugo ta bom pra vcs, mas é melhr q tds meias q vcs tem. Fomos eliminados duas vezes pq chegamos nas la nos dois turnos ja vcs no 1 turno nem se classificaram ne ai ai ai ai
    Responder
    |

    Avalie: 10 Positivo0Negativo

  • Imagem

    Emilio

    14/07/2011 - 16h42

    Continua pô: Quem é que treina de vestidinho? Quem tem o pior e mais horrível estádio de Florianópolis, mais conhecido como parque de diversões do AVAI e do Criciuma? Quem só tem jogador refugo do Uran? Quem não ganha do Avai em casa a 5 anos? Quem foi eliminado em casa pelo Criciuma e pelo AVAI no mesmo ano e no mesmo campeonato? Quem tem a torcida mais corneteira do Brasil? Quem tem que viajar ayé a Palhoça para treinar todo dia? QUEM/ QUE? O fiGAYra é claro!!!
    Responder
    |

    Avalie: 5 Positivo14Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    14/07/2011 - 12h12

    Quem tem mais vitorias em classicos no mangue ? Qm tá há 5 anos sem vence sequer um classico no proprio estadio ? Quem foi o ÚNICO tri campeão estadual nessa década ? Eliminaram a gent e perderam o titulo pra CHAPECOENSE....parabens.
    Responder
    |

    Avalie: 12 Positivo0Negativo

  • Imagem

    Emilio

    14/07/2011 - 11h42

    CHUPA alvinegro!!!!!
    Responder
    |

    Avalie: 9 Positivo15Negativo

  • Imagem

    Emilio

    14/07/2011 - 11h41

    Quem é o atual BICAMPEÃO CATARINENSE?? QUEM? QUEM? Quem ELIMINOU AS BARBIES do campeonato?
    Responder
    |

    Avalie: 9 Positivo14Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    14/07/2011 - 11h38

    melhor torcida que coloca no max 5 mil num jogo e no intervalo ja ta chingando o time kkkkkkkkkkkkkkkkkk sem contar q no manguezal demora ums 3h pra poder chegar em casa ne, localização horrivel. Deixa de ser arrogante seu avaiano babaca
    Responder
    |

    Avalie: 14 Positivo2Negativo

  • Imagem

    Emilio

    13/07/2011 - 22h13

    Estádio horrível proporcional à torcida de vocêss!!!! Hahahahaha... Pede bença prá MAIOR E MELHOR TORCIDA DE SC: A NAÇÃO AZURRA!!! e FICA SONHANDO COM A ARENA FICA... HAHAHAHAHAHA
    Responder
    |

    Avalie: 16 Positivo15Negativo

  • Imagem

    Alvinegro

    13/07/2011 - 19h09

    vai cuidar la do manguezal, que nao consegue por mais de 5 mil em nenhum jogo. Torcidinha de m* q so vai qnd o time ta bem. A média de publico do figueira é o dobro maior q do teu timeco. ainda tem coragem de dizer q sao os mais fieis do estado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada
    Responder
    |

    Avalie: 21 Positivo2Negativo

  • Imagem

    Emilio

    13/07/2011 - 18h52

    Haahuahuahuauahauhauhauhauauah ... arena... ahauuuahuauahuahuahuahauh ... arena ... ahauaauhauuahuahuahauhuahuah... ahhhhhhhhh piada né!! Essa história de arena do figayra já tem mais de 10 anos e..... nada. Nem vai sair né ainda mai com o Renan coordenando......putz. Mas os tricilores do extreio acreditam em tudo.......
    Responder
    |

    Avalie: 18 Positivo23Negativo

Comentar









INFOESPORTE - © Copyright 2011 - Todos os direitos reservados