Adversários de Grêmio e Inter, Cuiabá e América-MG são quarto-finalistas inéditos na Copa do Brasil

Desde que a Copa do Brasil assumiu novo formato, em 2013, permitindo que as equipes que disputavam a Libertadores pudessem entrar a partir das oitavas-de-final, a possibilidade das chamadas “zebras”, uma das marcas da competição, foi consideravelmente diminuída.

No entanto, na edição 2020, que chega à fase de quartas-de-final, chama a atenção a aparição de duas equipes debutantes em tal estágio da Copa: Cuiabá e América-MG.

Os adversários da dupla Gre-Nal têm muito a compartilhar: não apenas a condição de grata surpresa entre os oito melhores, ou mesmo a boa campanha parcial na Série B (2º e 3º colocados – inclusive, se enfrentam neste fim de semana), mas o indício que a gestão empresarial é capaz de trazer bons frutos mesmo às equipes modestas.

O Cuiabá, por sagrar-se campeão da Copa Verde no ano anterior, entrou logo nas oitavas, mas para avançar, teve de deixar uma equipe da Série A pelo caminho, o Botafogo. Já o América faz um caminho árduo desde a primeira fase. Deixou para trás Santos-AP, Operário-PR, Ferroviária-SP e Ponte Preta até chegar nas oitavas, onde eliminou o gigante Corinthians.

Os duelos…

O Grêmio não esconde a predileção pelas competições de mata-matas. Claramente, tem o foco em vencer a Copa do Brasil. No entanto, apesar da aparente sorte de fugir de adversários como Flamengo, Palmeiras ou o próprio rival Internacional nas quartas, o Imortal dificilmente terá tarefa fácil contra o Dourado.

Comandado por Marcelo Chamusca, a equipe mato-grossense tem como objetivo principal outro feito inédito: chegar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A grande fase na Série B foi confirmada após a equipe eliminar o Botafogo, para quem perdeu no ano anterior, ainda na 2ª fase.

*Atualização: o treinador Marcelo Chamusca aceitou proposta do Fortaleza e deixará o comando do Cuiabá. O Dourado terá comando interino para a partida desta quarta-feira e ainda não há definição sobre o novo treinador.

O Grêmio, que com certo sacrifício eliminou o Juventude, outra equipe que faz boa campanha e está no G4 da Série B, precisará ter atenção com o Cuiabá, que joga embalado pelo momento histórico. A pressão incidirá totalmente sobre o Tricolor Gaúcho. Este, provavelmente, será o principal obstáculo.

Série B: Chape se isola na liderança; Confiança vence no fim

Já o Inter terá pela frente um velho conhecido. Já é a terceira vez que o Colorado encontra o Coelho na Copa do Brasil. E empate no retrospecto, uma eliminação para cada lado: em 1998, o América levou a melhor, ainda na segunda fase, avançando para as oitavas – até então sua melhor participação – onde saiu para o Sport.

Em 2013, na terceira fase do torneio, o Inter levou a melhor: vitória em Caxias do Sul-RS e empate em Belo Horizonte para confirmar o avanço colorado.

Para além da Copa do Brasil, não é novidade para ninguém que o Coelho é uma verdadeira pedra no sapato dos Colorados: em 2016, terminando na lanterna do Brasileiro, o América ganhou do Inter no Independência, contribuindo para o inédito rebaixamento do Inter. No ano seguinte, quem impediu os colorados de sagrarem-se campeões da Série B? Exatamente, o América-MG, que levantou a taça pela segunda vez em sua história.

Comandado por um também conhecido dos colorados – Lisca, ou ‘Lisca Doido’ – o Coelho nunca chegara tão longe na competição nacional. E, muito embora o objetivo principal da temporada seja o retorno à Série A, o time mineiro parece instigado a continuar fazendo história no cenário nacional.

O Inter, que atravessa turbulências internas cujo resultado mais visível é a troca no comando técnico – de Coudet para Abel Braga – deverá se atentar para o adversário. Abel já estará à frente do Colorado para a partida de ida, no Beira-Rio.

Murilo Demarch
Desde 2015, redator, revisor e editor em websites, responsável por criação de conteúdo e exploração de bases de conteúdos de sites nacionais e internacionais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Copa Sul-Americana: Jogos de ida das oitavas de finais são marcados por equilíbrio

A fase oitavas de finais da Copa Sul-Americana começou nesta semana com um grande equilíbrio. Dos oito...

Inspirado em Marcelo, conheça Gustavinho, nova promessa do Fluminense

Um dos clubes que mais e melhor revela talentos para o futebol brasileiro, o Fluminense segue pensando...

Portuguesa termina a 1ª fase da Copa Paulista com a melhor campanha geral

Vivendo sua melhor temporada dos últimos anos, a Portuguesa terminou a primeira fase da Copa Paulista de...

#URGENTE Morre Diego Maradona

Maradona nos deixou. A imprensa argentina confirmou a morte de Diego Maradona com uma parada cardiorrespiratória. Recentemente...

Philip acredita em classificação do Manaus na Série C: “Serão duas finais!

Atacante do Gavião do Norte projeta partida complicada diante do Remo, mas crê em elenco fortalecido após...

Delfin atravessa mal momento antes das oitavas da Libertadores contra o Palmeiras

Considerado a grande zebra da fase de grupos da Libertadores ao avançar em 2º lugar e ficando...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos