Analista de desempenho do Corinthians/Cifac comenta sobre funções e importância de sua profissão

| |

Um clube de futebol tem diversos profissionais que ficam “escondidos”. Entre jogadores e comissão técnica, outros elementos importantes desenvolvem importantes tarefas, e um deles é o analista de desempenho, que é uma função relativamente nova e que vem se tornando fundamental para os clubes atualmente.

Alessandro, analista de desempenho do Corinthians, em entrevista ao InfoEsporte sobre as suas funções e a importância das tarefas que designa.

O profissional que está no Timão há 8 anos comentou , entre tantos assuntos, sobre como são feitas contratações de jogadores, análises internas e muito mais.

Confira:

IE: Analista de desempenho muitas vezes é uma função que não aparece muito para a torcida. Quais são as funções do analista? Quais são suas especialidades?

Alessandro: O profissional de análise de desempenho transforma informação em conhecimento. Sua função não é somente coletar dados estatísticos, mas sim interpretar a situações de jogos para para possam ser transferidos para uma decisão estratégica do treinador.
Busco em minhas abordagens transferir o conhecimento de acordo com o contexto do jogo ou campeonato buscando de uma forma assertiva compartilhar esse conhecimento ao treinador.
Atualmente busco uma oportunidade de treinador. Já atuei como analista de desempenho e reconheço a sua importância dentro da estratégia de um jogo, campeonato ou até mesmo gestão do futebol.
Meu objetivo nesse momento é construir pontes dentro e fora das 4 linhas para potenciar resultados dos atletas e membros da equipe e clube.

IE: Nesta análise, também se passa por indicações de novos jogadores? Ou o desempenho analisado é somente para os jogadores que já estão no clube?

Alessandro: Sim, um atleta que possui um histórico bem construído potencializa ele em uma futura transferência de clube.
Não só o comportamento dentro do campo, mas também fora influenciam uma decisão.
Hoje em dia o impacto social que atleta produz é muito alto e isso tem relação direta com clube.

IE: Então podemos dizer que mesmo com o clube em férias como agora, os analistas de desempenho seguem avaliando chegadas e saídas para 2020?

Alessandro: Nesse momento é que os analistas de desempenho e os departamentos mais trabalham, buscando principalmente os campeonatos de categoria de base Sub20 que fomentam atletas revelação.

Anterior

China impõe teto máximo de salário para jogadores estrangeiros

Red Bull Bragantino está investindo pesado para a temporada 2020

Próximo

Deixe um comentário

P