Antes de estrear na Série B, Ponte Preta busca o heptacampeonato do interior

| |

A Ponte Preta passou pelo Bragantino em pleno Nabi Abi Chedid e garantiu a vaga na final do Troféu do Interior, torneio adjunto do Campeonato Paulista, no último domingo. Já nesta segunda-feira, foi definido o adversário da Macaca na decisão: o Novorizontino goleou o Ituano, em Novo Horizonte, e avançou com propriedade.

O troféu simbólico conferido à melhor equipe do interior paulista é disputado desde 1914, passando por diferentes épocas do Paulistão, o mais antigo dos campeonatos de futebol do Brasil. A fase mais recente e atual da conquista se iniciou em 2006.

Leia mais:

No total, a Ponte Preta já alcançou a taça alegórica seis vezes, dentre as quais, quatro na era moderna. Em 1927, foi a melhor equipe do interior no campeonato organizado pela LAF (Liga Amadora de Futebol), reconhecido mais tarde, em termos oficiais, como legítima edição do Campeonato Paulista.

Em 1951, ainda na considerada Era Amadora do Campeonato do Interior, a Ponte superou o Mogi Mirim para ser laureada com a conquista. Naquele ano, no Campeonato Paulista principal, terminou na 7ª colocação.

As conquistas posteriores vieram já na nova fase. Em 2009 e 2013, a Macaca superou semifinais e finais, a exemplo da edição atual. Já em 2015, a premiação se deu direta pela melhor colocação de uma equipe do interior, com exceção dos eventuais finalistas, sendo da equipe de Campinas a partir da boa campanha na primeira fase.

Ainda, em 2018, seis equipes do interior paulista se dividiram em triangulares, colocando os dois primeiros colocados para fazer a final do interior. A Ponte bateu o Mirassol e foi novamente premiada.

O Novorizontino, por sua vez, estreia em disputas do Troféu do Interior. Juntando as atividades do atual clube, fundado em 2010, com as do antigo Novorizontino, que atuou de 1973 a 1999, a melhor campanha foi o vice-campeonato Paulista de 1990, que ficou com o Bragantino. À época, no entanto, o Prêmio do Interior vivia um hiato.

Em 1975, dois anos depois da fundação do antigo GEN, a disputa pelo título do interior pausou e foi restituída em 2006, quatro anos antes da fundação do novo Grêmio Novorizontino. Em 2016, a nova equipe debutou na elite do Campeonato Paulista, mas não havia disputado o título.

Partidas e resultados do Paulistão:

Paulistão 2021

As duas equipes já pensam em suas disputas no Campeonato Brasileiro. A Ponte sonha em conquistar o acesso para a Série A, após três temporadas em que faltou aquele “algo a mais”. A nova caminhada começa no próximo dia 30, contra o Brusque, em Santa Catarina.

Já o Novorizontino, que vem de acesso à Série C, busca fazer boa campanha para quem sabe continuar em ascensão de divisões no futebol brasileiro. O primeiro compromisso será contra o Figueirense, no próximo dia 29, jogando em casa.

Anterior

Palpites Atalanta x Juventus: Prognosticos para a Final da Copa Italiana

Tranquilo na Libertadores, Palmeiras deve ignorar clima de “revanche” contra o Defensa

Próximo

Deixe um comentário

P