Athletico: Dorival é questionado; seria a hora de Eduardo Barros?

Com o revés desta quarta-feira, frente ao São Paulo de Fernando Diniz, Dorival Junior acumulou a quarta derrota consecutiva. A última vez que essa sequência ruim aconteceu no Athletico foi em 2018, sob o comando do próprio Diniz.

Na ocasião, a sequência negativa acarretou na demissão de Diniz, a qual abriu espaço para Tiago Nunes, então treinador da equipe Sub-23, tornar-se o maior treinador da história do Furacão.

Muito criticado pela torcida, não apenas pelos resultados, mas pelo desempenho da equipe, Dorival Junior tem à sombra o jovem Eduardo Barros. Com apenas 35 anos, Barros já mostrou serviço nas pranchetas e ganhou a consideração do torcedor athleticano.

A história de Eduardo Barros no Athletico começou em 2014, quando se encarregou de treinar o Sub-13. De lá, migrou para o Sub-19 do rival Coritiba, até que, em 2016, foi convidado a ser auxiliar de Fernando Diniz, ainda no Audax. Com isso, acompanhou o ‘Pirulito’ por Oeste, retorno ao Audax, até regressar ao Furacão, em 2018.

Auxiliar técnico de Diniz, mesmo com o desligamento do treinador, Barros optou por ficar na Baixada. Então, foi realocado para dirigir a equipe Sub-19, enquanto Nunes tomava as rédeas da equipe principal.

Com o anúncio de que Tiago Nunes comandaria o Corinthians em 2020, Barros ganhou sua chance no time principal do Furacão. Sob seu comando, a equipe campeã da Copa do Brasil que, até então, só fazia planos para o ano seguinte, emplacou uma sequência positiva no Brasileiro e disputou o G4 como se ainda precisasse da vaga para a Libertadores.

Jovem paraguaio reforça base do Athletico

Barros dirigiu o Athletico por oito jogos no Brasileiro 2019: cinco vitórias e três empates. Mostrou conhecimento do elenco, deu prosseguimento ao estilo de jogo da equipe de Nunes, com um adicional: acrescentou atletas da base, seus outrora comandados, ao time principal, fazendo-os corresponder às expectativas. Sua maturidade precoce foi passada aos também jovens talentos da equipe de juniores.

Quando Diniz saiu, o Furacão olhou para dentro e avistou Nunes. O resultado, como sabemos, foi esplêndido. Voltamos a 2020, Dorival não convence em campo e é criticado por parcela da torcida. O Athletico conhece a solução, e sabe que, para uma eventual reposição, há uma opção de ouro dentro do próprio clube.

Se Eduardo Barros está pronto? Os números e o alto rendimento da reta final do Brasileiro 2019 dizem por si. O técnico mais novo do campeonato, que atingiu 75% de aproveitamento. O que, aos 35 anos, demonstra maturidade raramente vista.

Se há dificuldade em procurar opções no mercado, ainda mais difícil é ter o profissional qualificado trabalhando dentro do próprio clube. E o Athletico sabe bem o caminho para aproveitar.

Murilo Demarch
Desde 2015, redator, revisor e editor em websites, responsável por criação de conteúdo e exploração de bases de conteúdos de sites nacionais e internacionais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Novo líder, novo lanterna, equilíbrio na tabela; tudo sobre a 10ª rodada da Série B

Tente explicar a um estrangeiro que no Brasil há um campeonato em que a rodada se inicia...

Série D: entre os paulistas, Ferroviária é o único time a estrear com vitória

A Série D do Campeonato Brasileiro começou neste final de semana. Considerados favoritos na maioria das temporadas...

Criciúma derrapa na Série C; Ypiranga se impõe entre os primeiros

Rebaixado em 2019, o Criciúma começou sem grandes problemas a campanha de retorno à Série B do...

Mercado da bola: Paraguaio Richard Franco se despede do CSA

O meio-campista Richard Franco não é mais jogador do CSA. O paraguaio de 28 anos rescindiu seu...

Em jogo eletrizante, FC Cascavel e Cabofriense largam com empate na Série D

Dando continuidade ao fim de semana que inicia a Série D, FC Cascavel e Cabofriense entraram em...

Grêmio Prudente anuncia a contratação do atacante Anderson Pelé, ex-Palmeiras

Se reforçando para a disputa da Série B do Campeonato Paulista, o Grêmio Prudente anunciou a contratação...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos