Athletico
Athletico-PR x São Paulo: Opostos disputam três pontos neste sábado
Com 12 pontos, o Soberano busca forças para fugir do Z-4. Por outro lado, o Furacão quer voltar a se aproximar do G-4

Em situações distintas na Série A do Campeonato Brasileiro, Athletico PR e São Paulo voltam a concentrar suas atenções para o Brasileirão neste sábado (7). Na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), as equipes medem forças, às 18h, pela 15ª rodada. Na 6ª e 17ª colocação, respectivamente, os times voltam a se encontrar após pouco menos de sete meses.
Agora, ambos precisam, mais do que nunca, “abater” o outro, para conquistar seus objetivos. Afinal, o Furacão quer entrar no G-4, e o Mais Querido sair do Z-4.
Com 23 pontos, 11 a mais do que o Rubro-Negro, o Tricolor chega para o confronto após empatar em 0 a 0 com o Palmeiras. Já o Athletico sofreu revés por 2 a 0 para o Atlético-MG.
Nesse sentido, caso conquiste a vitória, o time mandante se aproxima do seleto grupo dos quatro primeiros colocados, já que o Red Bull Bragantino está com 27 pontos, na 4ª colocação.
Por outro lado, se vencer, a equipe visitante pode sair da zona de degola, visto que o Cuiabá está com 13 pontos, na 16ª posição.
Antes de mais nada, até esta rodada, o Furacão somou sete vitórias, dois empates e quatro derrotas, gerando um desempenho de 59%.
Por outro lado, na primeira vaga da parte inferior da tabela, o Soberano venceu duas partidas, conquistou seis empates e perdeu seis vezes, gerando um aproveitamento de 28,6%.
Na tentativa de voltar a vencer no Brasileiro após uma rodada, o Athletico-PR terá os desfalques do goleiro Santos e do lateral-esquerdo Abner, ambos na seleção olímpica.
Além disso, o lateral-direito Marcinho, o zagueiro Pedro Henrique, o meia David Terans e o atacante Renato Kayzer passarão por avaliação nesta sexta. Já o volante Christian está fora pelo terceiro cartão amarelo.
Já o São Paulo pode ter a volta do zagueiro Arboleda, que treinou no CT do Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ). Contudo, a equipe paulista terá as ausências do zagueiro Diego Costa, do volante William, dos atacantes Luciano, Eder, Marquinhos (lesionados) e Rigoni (expulso diante do Palmeiras), e Daniel Alves (na seleção olímpica).
Histórico de confrontos entre Athletico-PR e São Paulo
No geral, Athletico-PR e São Paulo se enfrentaram em 63 partidas. Ao todo, o Furacão venceu 20 jogos. Em contrapartida, o Mais Querido bateu o adversário em 21 confrontos. No mais, 22 partidas terminaram empatadas.
Em outras palavras, somente pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro venceu 18 partidas. Já o Tricolor liquidou 18 jogos. Acima de tudo, além dos triunfos, outros 17 duelos terminaram empatados.
Por fim, o Athletico Paranaense não vence o São Paulo há pouco menos de dois anos. Ou seja, a exatos três jogos. Em síntese, o último triunfo do Furacão sobre o Soberano aconteceu no dia 11 de novembro de 2019.
Athletico
Sem Julimar, Furacão faz clássico contra o Coxa valendo vaga na final

O atacante Julimar sentiu fortes dores no joelho esta semana e o departamento médico do Athletico achou melhor deixá-lo em avaliação no primeiro jogo do clássico contra o Coritiba.
Ele deve fazer novas avaliações até sábado, para saber se estará apto para jogar o último jogo do clássico valendo vaga na final do Campeonato Paranaense.
Assim para o seu lugar, o treinador Alberto Valentim tem duas opções para a vaga. Colocar Jader ou Daniel Cruz. Ambos podem formar o trio ofensivo com Pablo e Davi Araújo.
Erick
Outro atleta que fica de fora do clássico é o volante Erick. O atleta sentiu dores na coxa ainda no jogo contra o Londrina pelas quartas de final. Ele acabou sendo substituído no intervalo e está realizando exames esta semana. Assim para o seu lugar, Valentim tem a opção de Christian.
Seleção sub-20
Mycael e Juninho se apresentaram na seleção sub-20, mas o meia-atacante Jader não teve sua liberação aceita pela diretoria do Athletico.
Escalação do Furacão
Assim uma provável escalação do Athletico para o clássico desta noite tem:
- Santos; Dani Bolt, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Christian, Matheus Fernandes e David Terans; Davi Araújo, Jader (Daniel Cruz) e Pablo.
Clássicos da semifinal do Campeonato Paranaense
O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, 23 de março, a partir das 20h na Arena da Baixada. O segundo jogo da semifinal no Couto Pereira está programado para o próximo dia 27 de março, domingo, a partir das 16h.
Ambos os jogos são de torcida única na arquibancada. A decisão foi da área de segurança de Curitiba, diante das confusões nos últimos clássicos.
Vai para a final quem somar mais gols nos dois jogos. Mas não haverá prorrogação, em caso de empate a disputa para a vaga será nos pênaltis.
Portanto quem vencer vai enfrentar o vencedor entre Operário PR e Maringá.
Foto: @AthleticoPR.
Athletico
Atacante Tomás fecha com CAP e deixa o Massa Bruta no restante da temporada

O Clube Athletico Paranaense fez recentemente uma grande contratação. A equipe da capital do Paraná conseguiu conquistar o atacante Tomás Cuello, que tinha planos de permanecer no Massa Bruta na temporada.
Cuello está indo para o CT do Caju em Curitiba, para iniciar os exames médicos e concluir as negociações.
O atleta destaque do Red Bull Bragantino pertencia ao Atlético Tucumán da Argentina. Após uma temporada no clube paulista, tudo indicava que a compra dos direitos do atleta seria do próprio Massa Bruta, mas algum detalhe na negociação atraiu mais o atleta de 21 anos.
Assim o que se sabe até o momento é que o Furacão fechou um contrato de quatro anos e a compra fechou em 2,5 milhões de dólares, algo próximo dos 13 milhões de reais.
Petraglia
O presidente Mario Celso Petraglia, que transformou o futebol athleticano, iniciou as conversas em dezembro. Mas as negociações avançaram até a conclusão, depois da conversa com o diretor Alexandre Mattos.
Ele chega e aguarda o registro para provavelmente iniciar na segunda fase do campeonato Paranaense e início de outras competições.
Bragantino
O clube paulista queria contratar Cuello definitivamente, mas acabou recebendo novas exigências do Atlético Tucumán. Isso foi abrindo espaço para que o Furacão avançasse. Assim após muita conversa, o Braga não conseguiu bater de frente com a proposta do Athletico. Nesta terça-feira, o atleta concordou com as negociações e deixa o clube.
Sem nada estar definido Cuello iniciou a pré temporada treinando no CT do Atlético Tucumán. Ele não viajou com o clube para os amistosos, justamente para preservá-lo até o fim das negociações.
No Bragantino ele atuou em 57 partidas. Marcou sete gols e prestou três assistências. Assim foi um nome importante na conquista do vice da Copa Sul-Americana e no 6º lugar do Campeonato Brasileiro, conquistando uma das vagas da pré Libertadores.
Foto: @AthleticoPR.
Athletico
Athletico-PR x Palmeiras: Palpites, prognósticos e onde assistir ao duelo pela Recopa Sul-Americana
Furacão e Verdão começam embate para decidir o primeiro título continental da temporada

Nesta quarta-feira (23), Athletico e Palmeiras começarão a decidir a Recopa Sul-Americana de 2022, título que garante a condição de “supercampeão” das Américas. A partida de ida será realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, às 21h30 (horário de Brasília) e a transmissão será exclusiva do serviço da Conmebol TV, pela televisão e streaming.
Palpites Athletico-PR x Palmeiras, 23/02
Resultado Final | Athletico ou Palmeiras |
Ambos os Times Marcam | Não |
Gols | Menos de 2,5 |
Escanteios | Mais de 9 |
Prognósticos Athletico-PR x Palmeiras
O Verdão venceu a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, se sagrando tricampeão da principal competição continental das Américas, enquanto o Furacão papou a Copa Sul-Americana pela segunda vez em sua história. Agora, ambas equipes querem colocar uma nova taça internacional em suas galerias.
E ambos vêm mordidos com a competição, uma vez que conviveram recentemente com a perda deste título. Em 2019, o Athletico deixou escapar para o River Plate ao perder o jogo da volta em Buenos Aires. Já em 2021, o Palmeiras chegou a vencer o Defensa y Justicia na partida de ida, na Argentina, mas sofreu a remontada no Brasil e ainda perdeu a taça nos pênaltis.
O Athletico jogará sua primeira partida com o time principal na temporada, visto que está utilizando equipe alternativa para a disputa do Campeonato Paranaense, como de costume.
Já o Palmeiras vem da disputa do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, onde deixou a sua conquista mundial escapar para o Chelsea. No entanto, diante da boa apresentação contra os ingleses, deverá vir motivado para o ano que segue.
Desfalques e retornos:
No Athletico, Alberto Valentim acompanha de perto a equipe alternativa que vem atuando no estadual, e enxerga alguns dos nomes como possíveis candidatos a começar a partida, como Davi Araújo e Reinaldo.
Pelo lado do Palmeiras, um desfalque importantíssimo de última hora: o zagueiro Gustavo Gómez contraiu a Covid-19 e estará afastado do elenco. Abel Ferreira deverá lançar mão do chileno Kuscevic para atuar ao lado de Murilo no miolo de zaga.
Prováveis escalações:
Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Hernández; Marcinho, Matheus Fernandes, Léo Cittadini e Abner; Terans (Davi Araújo), Vitor Bueno (Reinaldo) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Atuesta e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
- Jogo: Athletico-PR x Palmeiras (Recopa Sul-Americana 2022 – jogo de ida)
- Data e hora: Quarta-feira, 23 de devereiro de 2022 – 21h30 (Brasília)
- Local: Arena da Baixada, Curitiba-PR
- Transmissão: Conmebol TV