Atlético-MG faz melhor campanha da fase de grupos da Libertadores pela 2ª vez

| |

O Atlético-MG não poderia pedir começo de temporada melhor. Após celebrar o título do Campeonato Mineiro no último sábado, foi vez de o Galo, pela Copa Libertadores, atropelar o Deportivo La Guaira-VEN, também no Mineirão, nesta terça-feira, e, com vaga nas oitavas e primeira colocação da chave já garantidas, ir além e registrar a melhor campanha geral da fase de grupos. Com isso, terá o direito de decidir todos os mata-matas em casa.

A goleada por 4 a 0 foi um encerramento triunfal no Grupo H, em que o Atlético escreveu a melhor de todas as suas histórias em fase de grupos da principal competição continental das Américas. O Cerro Porteño, que precisava se garantir matematicamente, bateu o América de Cali por 1 a 0 e foi a outra equipe do grupo a se classificar para a fase posterior.

Crônica do jogo:

Embalado pelo título estadual conquistado no último sábado e com apenas a responsabilidade de confirmar a melhor campanha com uma vitória, a equipe do técnico Cuca foi para cima do La Guaira, jogando com tranquilidade no Gigante da Pampulha. Aos 27’, Savarino recebe de Hulk e só completa para o gol, placar aberto para o time da casa.

E o ritmo era intenso. Minutos depois, o goleiro Olses foi obrigado a fazer duas grandes defesas, primeiro em cabeçada quente de Nacho Fernández, depois em pancada de Guga na entrada da área. Aos 43’, o arqueiro venezuelano iria operando outro milagre, em cabeceio à queima-roupa de Marrony, mas nada pôde fazer quando o jovem atacante aproveitou o rebote. 2 a 0 Galo no intervalo.

E o Hulk estava demais: mal começava a segunda etapa e a mais badalada das contratações atleticanas já dava outra demonstração de que o investimento valera a pena. Com bela jogada individual, costurou defensores venezuelanos dentro da área e tocou no contrapé de Olses. Terceiro gol mineiro, em ritmo de treino.

Ainda daria tempo de liquidar a fatura no último lance da partida. Já aos 90+4’, Nathan deu bonito drible de corpo, confundindo a marcação venezuelana após cruzamento de Guilherme Arana, e desviou para fazer 4 a 0.

Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:

Copa Libertadores

Com a vitória, o Atlético confirmou a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores 2021, com cinco vitórias e um empate, este contra o próprio La Guaira, jogando na Venezuela, ainda na estreia na competição. É a segunda vez que o Galo termina como melhor campanha geral nesta fase.

Ademais, a campanha atual já é a melhor da história atleticana na fase de grupos da principal competição das Américas, superando 2013, justamente a outra ocasião em que o time mineiro fez a melhor campanha, e ano do épico título continental.

Naquela edição, o Galo venceu igualmente cinco das seis partidas disputadas, mas sofreu uma derrota, já na última rodada, para o São Paulo, no Morumbi. O resultado em questão fez com que o Tricolor se classificasse junto ao Atlético e garantiu o reencontro entre os dois na fase de oitavas-de-final, em que aí o Alvinegro não teve piedade, vencendo em São Paulo e Belo Horizonte.

Os resultados impulsionaram a equipe a seguir quebrando barreiras até levantar a taça no Mineirão, nos pênaltis, contra o Olimpia. E o técnico era… exatamente ele, Cuca! Para quem acredita em coincidências, o desempenho até aqui é favorecedor.

Definições…

Adversário do Galo na ocasião supracitada, o São Paulo foi outro a ir a campo na noite desta terça-feira. O Tricolor, que também celebrou título estadual no fim de semana, bateu o Sporting Cristal-PER por 3 a 0, jogando no Morumbi, e encerrou sua participação na fase de grupos.

Classificado desde a última rodada, o time paulista não conseguiu garantir a primeira colocação do Grupo E, já que o Racing superou o Rentistas-URU, pelo mesmo placar, atuando na Argentina, e assumiu a ponta.

Agora, o Tricolor Paulista enfrentará uma equipe que termina a fase de grupos na primeira colocação. Entre as possibilidades, o reencontro com o Atlético, a exemplo de oito anos atrás. Quem sabe?

Galo em alta…

Depois de cumprir com perfeição os objetivos desta “primeira parte” da temporada, o Atlético-MG se atenta ao início de suas participações nas competições nacionais. Neste domingo, a estreia no Brasileirão, contra o Fortaleza, no Mineirão. Na quarta-feira da próxima semana, o primeiro jogo da 3ª fase da Copa do Brasil, contra o Remo, em Belém.

Anterior

Épico! Bragantino bate Tolima, recebe grande ajuda do Talleres e se classifica na Sul-Americana

Libertadores: Nacional-URU, Atlético Nacional e U. Católica batalham por uma vaga no Grupo F

Próximo

Deixe um comentário

P