Atlético-MG e Grêmio chegam deveras diferentes para o encontro da noite deste sábado, no Mineirão. Mas há algo em comum: a confiança.
O Galo de Sampaoli, vive seu apogeu. Fora das demais competições desde antes da chegada do argentino, o time tem apenas o Campeonato Brasileiro em disputa, e o faz bem. Na última rodada, aproveitando o tropeço do Internacional, assumiu a liderança e dela não se desfará facilmente.
O Grêmio vinha de um momento “estranho”, de atuações tímidas e resultados de pouca expressão. Mas foi um novo tropeço do Internacional que reavivou (diretamente, desta vez) a esperança da equipe de Renato Portaluppi. A vitória no Gre-Nal pela Libertadores, no meio da semana, devolve ao Tricolor Gaúcho a segurança e firmeza do trabalho mais longevo do Brasil.
Série A: 12ª rodada terá clássicos nacionais e confrontos diretos
Pelo Brasileiro, tudo!
Com elenco farto e possibilitado de descansos mais longos, devido ao foco estrito ao Brasileiro, o time de Sampaoli vai colecionando triunfos e ganhando cada vez mais feição de postulante ao título.
Os atletas indicados a dedo pelo argentino vêm correspondendo à altura das exigências. Jogadores polivalentes e altamente decisivos em todas as áreas do campo, somado ao poder de recuperação (o Galo esteve atrás do Atlético-GO por duas vezes) e postura determinante, o Atlético vai trilhando o caminho certo para a glória.
A partida contra o Grêmio será tarefa árdua – nova oportunidade para testar a fibra atleticana.
Brasileiro em segundo plano?
Nos últimos anos, Renato Portaluppi priorizou a força gremista nas competições de mata-matas, como a Copa do Brasil e a Libertadores, das quais saiu vencedor (da Copa, contra o Galo no mesmo Mineirão), e teve postura mais contida nos Campeonatos Brasileiros.
Apesar das campanhas consistentes, muitos consideram que a equipe, em várias ocasiões, poderia vencer o título, e que, para isso, faltou aquele “gás a mais”.
Em 2020 não vem sendo diferente. O Grêmio aposta fichas na Libertadores, onde recebeu a grata surpresa da vitória diante do arquirrival, mas teve um começo pouco inspirado no Brasileiro.
Usualmente, é das vagas via Série A que vêm as maiores oportunidades de disputar as competições de mata-mata em alto nível. O Grêmio precisa urgentemente de uma recuperação também nos pontos corridos. Quem sabe este seja, com a confiança em alta, um bom momento para a retomada?
- Jogo: Atlético-MG x Grêmio (Campeonato Brasileiro – 2020)
- Data e hora: sábado, 26/09/2020 – 21h (Brasília)
- Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
- Transmissão: SporTV (menos MG) / Premiere