Bahia
Bahia 2×0 Fluminense: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Brasileiro
No duelo de tricolores, lado baiano leva a melhor na Arena Fonte Nova e sai provisoriamente da zona de rebaixamento

No duelo dos tricolores, o Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0, na tarde deste domingo (05), na Arena Fonte Nova, e respirou no Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela penúltima rodada da competição, o time da casa se impôs, construiu o resultado ainda na primeira etapa e, com o triunfo, saiu provisoriamente da zona de rebaixamento.
Com dois gols do artilheiro Gilberto, numa despedida de luxo do atacante para com a torcida baiana, o Esquadrão de Aço voltou a vencer após duas rodadas e empatou na pontuação com os concorrentes Juventude e Cuiabá. Já o Flu fica na sétima posição e se complica na luta pelo G-6, que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores.
Crônica do jogo
Era natural que a maior pressão pelo resultado viesse por parte do Bahia, que iniciava a partida no Z-4, do que do Fluminense, que busca se manter na zona de Libertadores. Então, no duelo de tricolores, quem começou tomando a iniciativa, buscando o ataque e, em contrapartida, sofrendo com o nervosismo, foi o baiano.
O carioca era bem dizendo um espectador do jogo, que se desenrolava com alguma dificuldade. O Bahia se soltava aos poucos e desenvolvia jogadas contundentes, tabelas e triangulações que quase terminaram em gol, não fossem as importantes defesas de Marcos Felipe.
Já completamente dominante no jogo, aos 35 minutos, o Esquadrão recebeu pênalti a seu favor. Luccas Claro tocou com a mão na bola dentro da área após cobrança de escanteio e o árbitro não hesitou em marcar. Na cobrança, o artilheiro Gilberto colocou para dentro e fez a festa na Fonte Nova.
O gol fez o Fluminense acordar e tentar reagir. Enquanto isso, o Bahia foi para o modo contra-ataque, aproveitando a inspiração dos homens de frente e, pouco antes da saída para o intervalo, foi recompensado: lançamento para frente, Luccas Claro e o goleiro Marcos Felipe ficam indecisos sobre quem ia na bola, e ela ficou ali, açucarada, para ele, o artilheiro. Gilberto viu o arqueiro carioca fora do gol e tocou por cobertura, tranquilo, para fazer a segunda festa do povo baiano. 2 a 0, placar do primeiro tempo.
A segunda etapa veio e o Bahia continuou com atuação exemplar: reduzindo espaços de progressão do Flu, apostando em transições verticais e criando perigo. Era importante demais esta imposição dos comandados de Guto Ferreira, não apenas por garantir o placar favorável, mas para retomar a confiança da equipe como um todo.
Aos 20 minutos, Rossi e Manoel se desentenderam. Vermelho para os dois. Os espaços do jogo se ampliaram e quem se beneficiava era quem tinha debaixo do braço as circunstâncias no jogo, no caso o Bahia. A equipe baiana construiu densidade para resistir às investidas ofensivas do Flu, e, efetivamente, reduzia todo o perigo.
Assim, a partida caminhou para o fim, ora mais amarrada, ora mais aberta e com chances, que nenhum dos lados aproveitou. Assim, se perpetuaram no placar os bons e merecidos 2 a 0 construídos pelo time da casa. Festa em Salvador, o Tricolor Baiano respira na briga contra o Z-4.
Escalações
Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Renan Guedes); Patrick de Lucca, Edson (Raniele), Rossi (expulso), Rodriguinho (Juninho Capixaba) e Raí (Ronaldo César); Gilberto (Rodallega). Técnico: Guto Ferreira.
Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel (expulso), Luccas Claro e Danilo Barcelos; Wellington (Lucca), Yago Felipe e André (Martinelli); Luiz Henrique (Matheus Ferraz), Caio Paulista (Cazares) e Fred (Bobadilla). Técnico: Marcão.
Definições
Com o triunfo, o Bahia saiu da zona de rebaixamento, ao menos provisoriamente, e chega vivo para a última rodada. Já o Fluminense viu sua situação ficar um pouco mais complicada para conseguir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
O Esquadrão foi a 43 pontos, os mesmos de Juventude e Cuiabá, que jogam amanhã pela 37ª rodada, contra São Paulo e Fortaleza, respectivamente. Um dos dois pontuando, empurra de volta o time baiano para a zona. Já o Flu estacionou nos 51 pontos e não conseguiu aproveitar a oportunidade de entrar no G-6, já que o concorrente Red Bull Bragantino também perdeu na rodada.
A última rodada, toda disputada na próxima quinta-feira, promete fortes emoções. O Bahia vai ao Castelão encarar o Fortaleza pela sobrevivência na primeira divisão. Já o Flu recebe a lanterninha Chapecoense no Maracanã e conta com os três pontos para chegar ao G-6, ainda que não dependa somente de si próprio.
Bahia
Autor do gol da vitória, Rhuann celebra atuação do Bahia de Feira e pede foco por vaga na semi do Baiano: “Não podemos vacilar”

Atacante marcou o segundo gol do Tremendão no triunfo por 2 a 1 sobre a Juazeirense no último domingo (06), e ajudou a colocar o time feirense na vice-liderança do Estadual.
O Bahia de Feira segue firme na luta por uma vaga nas semifinais do Campeonato Baiano. No domingo (06), o Tremendão bateu a Juazeirense, por 2 a 1, na Arena Cajueiro, e assumiu a vice-liderança da competição.
Autor do gol que garantiu a vitória tricolor, o atacante Rhuann comemorou a bola na rede e enalteceu o emprenho de toda a equipe na partida.
“É sempre muito bom poder ajudar o time com gols, ainda mais quando ele nos proporciona um resultado final favorável. Dedico esse gol para minha família, torcedores, e principalmente para meus companheiros de equipe, que se doaram ao máximo durante todo o jogo. São todos merecedores dessa vitória”, celebrou o jogador.
Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, o triunfo diante da Juazeirense colocou o Bahia de Feira no segundo lugar na tabela do Estadual, com 14 pontos, abrindo cinco de vantagem para o Vitória, primeiro time fora do G-4.
Por isso, Rhuann ressaltou a importância do time feirense ter saído vitorioso do confronto, e acredita ainda que o resultado positivo deixou o Tremendão mais próximo da semifinal.
“A gente sabia que não poderia deixar de ganhar esses três pontos, principalmente jogando em casa. Graças a Deus conseguimos a vitória que nos deixa com a classificação um pouco mais encaminhada. Agora é focar nos dois últimos jogos e seguir fazendo nossa parte, até porque tem muito time bom vindo logo atrás da gente e não podemos vacilar”, destacou o atacante.
O Bahia de Feira volta a campo no próximo domingo (13), quando recebe o Doce Mel, às 18h30, na Arena Cajueiro, pela penúltima rodada do Baianão.
Bahia
Com 43% de aproveitamento, Bahia tem pior início dos últimos 9 anos

A situação não está fácil no Bahia. Nesta quarta-feira o Tricolor saiu de campo mais uma vez derrotado, desta vez contra o Barcelona de Ilhéus, por 0 a 1. Jogar em casa não foi o suficiente para trazer um bom resultado.
Com a derrota, o Bahia está com 43% de aproveitamento neste início de temporada e este é o pior começo dos últimos 9 anos. A última vez que a equipe esteve assim foi em 2013. Mas de lá para cá teve um bom início em 2015, 2016 e 2017, com aproveitamento superior a 70%. Na última temporada os mesmos 7 jogos renderam 53% de aproveitamento para a equipe baiana.
Uma justificativa para estes resultados é o início de temporada com aspirantes. Como o início de ano tem um calendário muito puxado com pré temporada, Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, a tendência dos treinadores é atuar com um elenco misto.
Outra situação é que muitos novos nomes ainda estão chegando na equipe. E até que haja o entrosamento é normal alguns tropeços.
Guto Ferreira
O treinador não está na equipe desde o início da temporada. Mas apesar dos problemas, ele acredita que o Bahia pode evoluir nos próximos jogos. Para ele este início de temporada com pouco espaço para a recuperação do desgaste físico dos atletas é que acaba prejudicando o elenco.
Mas Ferreira também acredita que o melhor elenco ainda está por vir. Neste início de temporada acontecem muitos testes nos treinos e em partidas oficiais. Assim a tendência é sempre evoluir para melhor.
Próximo teste
Diante do resultado no estadual, o Bahia agora precisa se preocupar com a Copa do Nordeste. A equipe volta a jogar neste sábado, na Arena Fonte Nova, porém contra o Globo FC, pela Lampions League.
A partida faz parte da 4ª rodada da competição e tem início programado para às 17h45.
Foto: @ECBahia.
Bahia
Bahia e Barça terá torcedores nas arquibancadas nesta próxima quarta-feira

A Arena Fonte Nova, casa do Bahia, deve ter novamente torcedores nas arquibancadas a partir desta quinta rodada do Campeonato Baiano. O jogo acontece nesta quarta-feira contra o Barcelona de Ilhéus e é o momento ideal para o Tricolor quebrar a sequência de três empates e uma única vitória na competição.
Hoje o Bahia é o quinto colocado na tabela com seis pontos, fora da zona de classificação. Já o líder é o Jacuipense, que está com 12.
Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, a partir das 19h15, o torcedor baiano poderá estar na torcida, mas há um número limitado de público. É uma nova oportunidade para acompanhar a equipe, já que nas últimas duas partidas o clube fez jogos de portões fechados para não ter prejuízo.
Mas para estar na Arena Fonte Nova, é preciso ser Sócio Acesso Garantido. O check in deve ser feito pela internet, além da consulta dos nomes, que poderá ser feita até às 17h desta terça-feira (08/02).
Sem público
A decisão de manter os portões fechados, foi em relação ao contrato fechado com a Arena Fonte Nova. Mas a limitação de público nos estádios, fez com que o Bahia saísse no prejuízo, mesmo com a torcida nas arquibancadas.
Inicialmente seria liberado ao menos 3 mil torcedores, porém o público ficou limitado em 1.500. Assim em reunião com o Conselho Deliberativo, a decisão foi manter fechado os portões.
Agora no novo acordo, todos os gastos para a execução dos jogos será dividido entre os dois clubes participantes.
Assim mesmo com a limitação de público nos estádios, os valores das custas ficam menores. Mas a expectativa é que as restrições cheguem ao fim nos próximos dias, para que a Fonte Nova tenha ao menos 50% da capacidade.
Estas restrições são um decreto da secretaria de saúde do estado.
Próximo jogo
Passando dois fins de semana, o Bahia vai até o Adauto Moraes para enfrentar o Juazeirense na 6ª rodada do Campeonato Baiano. O jogo acontece a partir das 16h do sábado, no dia 26 de fevereiro.
Foto: @ECBahia.
-
Notícias4 dias ago
Bia Zaneratto comemora hat-trick e ótima fase da equipe feminina do Palmeiras no Campeonato Brasileiro
-
Notícias5 dias ago
Diego Rosa celebra gol decisivo e aposta no fator casa para ASA encaminhar classificação na Série D do Brasileiro
-
Futebol do Interior4 dias ago
Mesmo fora de casa, Lucena mira reabilitação do Tupynambás no Hexagonal Final do Módulo 2
-
Notícias5 dias ago
Com gol e assistência, Gabriel Bispo é decisivo pelo KuPs na Veikkausliiga
-
Apostas11 horas ago
Diferenciais que fazem Starcraft II popular no mundo das apostas
-
Apostas11 horas ago
Jogadores de futebol brasileiros que adoram jogar