Bahia
Bahia mostra poderio ofensivo e já coleciona goleadas em 2021

Ofensivo, o Bahia da temporada 2021 é de chegar mostrando o cartão de visitas. Teve triunfo por goleada na Copa do Nordeste (três!), na Copa do Brasil (dois!) e, puxando um pouco do anterior à temporada em questão, a goleada sobre o Fortaleza, na reta final do Brasileiro 2020, que terminou em fevereiro deste ano. Faltava a goleada na Copa Sul-Americana.
Siga todas as partidas e resultados da Copa Sul-Americana:
E foi logo das mais acachapantes: mesmo com o time reserva – poupando para as finais do Nordestão – o Bahia não tomou conhecimento do Guabirá, da Bolívia, e aplicou-lhes 5 a 0, nesta terça-feira, em Pituaçu. Sabendo que irá enfrentá-los na altitude de suas casas daqui a duas semanas, o avassalador Esquadrão tratou de deixá-los sem respiro por aqui. E, assim como na Libertadores, o saldo de gols na fase de grupos da Sul-Americana é de enorme importância.
Consistente, equilibrado e altamente agressivo. O Bahia de Dado Cavalcanti tem colhido os frutos mais doces do primeiro semestre da temporada, sem abrir mão propriamente de sua postura em campo. A equipe vive a expectativa de voltar a conquistar a Copa do Nordeste e continuar um projeto ambicioso no cenário continental, por meio da Copa Sul-Americana.
Copa do Nordeste: o que uma nova final entre Bahia x Ceará significa?
Siga a Copa do Nordeste:
As goleadas do Bahia na temporada 2021:
- Campinense 1 x 7 Bahia – Copa do Brasil
- Bahia 4 x 0 Sport – Copa do Nordeste
- Bahia 5 x 0 Altos – Copa do Nordeste
- Bahia 4 x 1 Manaus – Copa do Brasil
- Bahia 4 x 0 CRB – Copa do Nordeste
- Bahia 5 x 0 Guabirá-BOL – Copa Sul-Americana
Melhor ataque da Copa do Nordeste, o Tricolor Baiano assumiu também, mesmo que provisoriamente, a artilharia entre os 32 clubes da Sul-Americana.
A outra partida do Grupo B, entre Independiente e Montevideo City, será disputada hoje, em Avellaneda (Região de Buenos Aires), às 19h15, horário de Brasília. Um triunfo do Rojo faz com que a liderança da chave volte a ser argentina – ao menos até o duelo entre Bahia e Independiente, na próxima terça-feira, em Salvador.
De olho no adversário…
O adversário Tricolor na decisão regional do próximo sábado, o Ceará, também jogou ontem pela Sul-Americana. Ao contrário do Esquadrão, o Vozão não poupou titulares para encarar o Arsenal de Sarandí, no Estádio Julio Grondona, na capital argentina. Porém, ficou no empate sem gols.
A exemplo do Bahia, o Ceará também terá de encarar a altitude boliviana ao longo da fase de grupos. Para os cearenses, no entanto, será em dose dupla: Bolívar e Jorge Wilstermann.
Siga partidas e resultados do Campeonato Baiano:
Bahia
Autor do gol da vitória, Rhuann celebra atuação do Bahia de Feira e pede foco por vaga na semi do Baiano: “Não podemos vacilar”

Atacante marcou o segundo gol do Tremendão no triunfo por 2 a 1 sobre a Juazeirense no último domingo (06), e ajudou a colocar o time feirense na vice-liderança do Estadual.
O Bahia de Feira segue firme na luta por uma vaga nas semifinais do Campeonato Baiano. No domingo (06), o Tremendão bateu a Juazeirense, por 2 a 1, na Arena Cajueiro, e assumiu a vice-liderança da competição.
Autor do gol que garantiu a vitória tricolor, o atacante Rhuann comemorou a bola na rede e enalteceu o emprenho de toda a equipe na partida.
“É sempre muito bom poder ajudar o time com gols, ainda mais quando ele nos proporciona um resultado final favorável. Dedico esse gol para minha família, torcedores, e principalmente para meus companheiros de equipe, que se doaram ao máximo durante todo o jogo. São todos merecedores dessa vitória”, celebrou o jogador.
Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, o triunfo diante da Juazeirense colocou o Bahia de Feira no segundo lugar na tabela do Estadual, com 14 pontos, abrindo cinco de vantagem para o Vitória, primeiro time fora do G-4.
Por isso, Rhuann ressaltou a importância do time feirense ter saído vitorioso do confronto, e acredita ainda que o resultado positivo deixou o Tremendão mais próximo da semifinal.
“A gente sabia que não poderia deixar de ganhar esses três pontos, principalmente jogando em casa. Graças a Deus conseguimos a vitória que nos deixa com a classificação um pouco mais encaminhada. Agora é focar nos dois últimos jogos e seguir fazendo nossa parte, até porque tem muito time bom vindo logo atrás da gente e não podemos vacilar”, destacou o atacante.
O Bahia de Feira volta a campo no próximo domingo (13), quando recebe o Doce Mel, às 18h30, na Arena Cajueiro, pela penúltima rodada do Baianão.
Bahia
Com 43% de aproveitamento, Bahia tem pior início dos últimos 9 anos

A situação não está fácil no Bahia. Nesta quarta-feira o Tricolor saiu de campo mais uma vez derrotado, desta vez contra o Barcelona de Ilhéus, por 0 a 1. Jogar em casa não foi o suficiente para trazer um bom resultado.
Com a derrota, o Bahia está com 43% de aproveitamento neste início de temporada e este é o pior começo dos últimos 9 anos. A última vez que a equipe esteve assim foi em 2013. Mas de lá para cá teve um bom início em 2015, 2016 e 2017, com aproveitamento superior a 70%. Na última temporada os mesmos 7 jogos renderam 53% de aproveitamento para a equipe baiana.
Uma justificativa para estes resultados é o início de temporada com aspirantes. Como o início de ano tem um calendário muito puxado com pré temporada, Copa do Nordeste e Campeonato Baiano, a tendência dos treinadores é atuar com um elenco misto.
Outra situação é que muitos novos nomes ainda estão chegando na equipe. E até que haja o entrosamento é normal alguns tropeços.
Guto Ferreira
O treinador não está na equipe desde o início da temporada. Mas apesar dos problemas, ele acredita que o Bahia pode evoluir nos próximos jogos. Para ele este início de temporada com pouco espaço para a recuperação do desgaste físico dos atletas é que acaba prejudicando o elenco.
Mas Ferreira também acredita que o melhor elenco ainda está por vir. Neste início de temporada acontecem muitos testes nos treinos e em partidas oficiais. Assim a tendência é sempre evoluir para melhor.
Próximo teste
Diante do resultado no estadual, o Bahia agora precisa se preocupar com a Copa do Nordeste. A equipe volta a jogar neste sábado, na Arena Fonte Nova, porém contra o Globo FC, pela Lampions League.
A partida faz parte da 4ª rodada da competição e tem início programado para às 17h45.
Foto: @ECBahia.
Bahia
Bahia e Barça terá torcedores nas arquibancadas nesta próxima quarta-feira

A Arena Fonte Nova, casa do Bahia, deve ter novamente torcedores nas arquibancadas a partir desta quinta rodada do Campeonato Baiano. O jogo acontece nesta quarta-feira contra o Barcelona de Ilhéus e é o momento ideal para o Tricolor quebrar a sequência de três empates e uma única vitória na competição.
Hoje o Bahia é o quinto colocado na tabela com seis pontos, fora da zona de classificação. Já o líder é o Jacuipense, que está com 12.
Nesta quarta-feira, 09 de fevereiro, a partir das 19h15, o torcedor baiano poderá estar na torcida, mas há um número limitado de público. É uma nova oportunidade para acompanhar a equipe, já que nas últimas duas partidas o clube fez jogos de portões fechados para não ter prejuízo.
Mas para estar na Arena Fonte Nova, é preciso ser Sócio Acesso Garantido. O check in deve ser feito pela internet, além da consulta dos nomes, que poderá ser feita até às 17h desta terça-feira (08/02).
Sem público
A decisão de manter os portões fechados, foi em relação ao contrato fechado com a Arena Fonte Nova. Mas a limitação de público nos estádios, fez com que o Bahia saísse no prejuízo, mesmo com a torcida nas arquibancadas.
Inicialmente seria liberado ao menos 3 mil torcedores, porém o público ficou limitado em 1.500. Assim em reunião com o Conselho Deliberativo, a decisão foi manter fechado os portões.
Agora no novo acordo, todos os gastos para a execução dos jogos será dividido entre os dois clubes participantes.
Assim mesmo com a limitação de público nos estádios, os valores das custas ficam menores. Mas a expectativa é que as restrições cheguem ao fim nos próximos dias, para que a Fonte Nova tenha ao menos 50% da capacidade.
Estas restrições são um decreto da secretaria de saúde do estado.
Próximo jogo
Passando dois fins de semana, o Bahia vai até o Adauto Moraes para enfrentar o Juazeirense na 6ª rodada do Campeonato Baiano. O jogo acontece a partir das 16h do sábado, no dia 26 de fevereiro.
Foto: @ECBahia.