Boca Juniors x Barcelona-EQU: que cenário é melhor para o Santos?

| | ,

O Santos amargou derrota para o The Strongest, na última terça-feira, jogando em solo boliviano, e se viu em situação ainda mais dificultada na Copa Libertadores. O time brasileiro, que havia conseguido a recuperação no Grupo C e, a partir dos resultados da concorrência, havia passado a depender apenas das próprias forças, agora está sujeito às condições impostas pelo duelo entre Boca Juniors e Barcelona de Guayaquil para se manter vivo.

Os torcedores santistas ficarão de olho na partida, que será disputada na noite desta quinta-feira, em La Bombonera, em Buenos Aires. No entanto, não há ainda um consenso sobre qual o resultado ideal para que o Peixe tenha maiores chances de buscar a histórica classificação na última rodada.

  • Jogo: Boca Juniors-ARG x Barcelona-EQU (Copa Libertadores 2021 – 5ª rodada)
  • Data e hora: quinta-feira, 20/05/2021 – 21h00 (Brasília)
  • Local: La Bombonera, Buenos Aires, Argentina
  • Transmissão: CONMEBOL TV

Leia mais:

Rodada final…

  • Barcelona x Santos – Guayaquil, Equador
  • Boca Juniors x The Strongest – Buenos Aires, Argentina

Na rodada final, o Santos decidirá a vaga contra o Barcelona, em Guayaquil – que pode tanto estar classificado quanto precisar fazer o resultado – enquanto o Boca encarará o The Strongest, que se avivou após as duas vitórias seguidas. Neste momento, as quatro equipes mantém chances matemáticas de classificação.

Porém, as perspectivas da rodada final serão decididas após o duelo desta noite, entre argentinos e equatorianos. Vamos aos cenários para entender o que pode ser melhor para o Peixe:

Se o Boca vencer…

O Boca é claro favorito para garantir a vitória dentro de casa, chegando, assim, aos 9 pontos, mesma pontuação do próprio Barcelona. As duas equipes assumiriam o G-2 do grupo e o Santos teria como missão derrubar o time equatoriano, na última rodada. O saldo de gols seria decisivo.

Neste momento, o Barcelona tem +5, o Santos +1. Nesta situação, quanto mais elástica for a eventual vitória xeneize sobre os equatorianos, melhor para o Peixe. Eventuais 2 x 0 para o Boca, por exemplo, diminuem a diferença para dois gols de saldo – e fazem com que uma vitória santista por 0 x 1, no Equador, seja suficiente.

Empate…

O Barcelona chega aos 10 pontos e garante a classificação matemática. O Boca precisaria apenas da vitória sobre o Strongest, em casa, para se juntar aos equatorianos na segunda fase.

Se o Barcelona vencer…

Se isola na liderança e garante a primeira colocação com folgas. Joga contra o Santos, na última rodada sem ter mais o que buscar nesta primeira fase e, de quebra, diminui o saldo de gols do Boca, além de travá-lo nos 6 pontos, junto ao Peixe.

A diferença teria de vir na última rodada, definida na mesma forma pelo saldo de gols. Imaginando a obrigatoriedade do Alvinegro Praiano vencer em Guayaquil, terá de triunfar, por segurança, por uma diferença de gols igual ou maior do que conseguirá, eventualmente, o Boca contra o Strongest.

Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:

Copa Libertadores – Pré

Como era de se esperar, nenhum cenário prevê facilidade para o Santo: além de ter de conseguir a vitória fora de casa contra o Barcelona, após dois fracassos jogando longe da Vila Belmiro, ainda depende dos critérios de desempate – estes, pelo menos, podem jogar a favor.

Como se desenhará o destino santista na última rodada, em termos mais amplos do que a já conhecida missão de vencer a última batalha, dependerá do resultado desta noite, na Bombonera. Cada santista tem um ponto de vista e, a partir do que percebe da conjuntura e momento atual do time, entende o cenário mais favorável para que o time sobreviva à fase de grupos – o que não aconteceu apenas uma vez na história, há 37 anos.

Anterior

Atropelo desequilibra grupo do Inter e mexe com as pretensões do Colorado, que encara o Olimpia

Eibar x Barcelona: Jogo ao Vivo Fox Sports na 38ª rodada da LaLiga

Próximo

Deixe um comentário

P