Botafogo
Botafogo deixa Coritiba para trás e conquista os primeiros três pontos na Série B

Em duelo que reunia os últimos lanterna e vice-lanterna da Série A, Botafogo e Coritiba entraram em campo na noite deste sábado, no Nílton Santos, pela 2ª rodada da Série B 2021. Depois do empate na primeira rodada, o Fogão jogava pela primeira vitória na competição, contra um Coritiba embalado por ter vencido na estreia.
E, com dois gols na segunda etapa, de Marco Antônio e Chay, a equipe botafoguense soube usar o fator casa e arrancou os primeiros três pontos, se juntando ao pelotão de cima.
Leia mais:
- Ao vivo Ponte Preta x Vasco: Jogo na SporTV da 2ª rodada Série B
- Em jogo eletrizante em Curitiba, Guarani é eficiente e goleia Operário
Crônica do jogo:
A partida começou aberta, com as duas equipes buscando jogo e frequentando o campo adversário. As finalizações surgiam dos dois lados, e o gol de abertura do placar poderia sair para qualquer um dos lados.
Ambas equipes alternavam momentos de ataque: não havia uma equipe com grande predominância na posse da bola e outra definitivamente jogando no contra-ataque. Ambos times priorizavam trabalhar as jogadas o máximo possível.
Até que aos 30’, uma polêmica: Igor, do Coxa, bateu falta com perfeição e balançou as redes pela primeira vez no jogo. No entanto, o gol foi anulado por uma falha do árbitro: logo após de autorizar a cobrança, o juiz foi ajeitar a barreira botafoguense. Seguia 0 a 0.
O jogo diminuiu de ritmo com relação ao início, mas as tentativas não pararam. Embora deixassem claros os limites, de técnica por parte do Bota e de velocidade por parte do Coxa, equipes não deixaram a partida parar. E assim foram para o intervalo, com placar fechado e jogo aberto.
Já na segunda etapa, o jogo tomou uma definição: era o Botafogo apertando e buscando o gol, contra um Coritiba se defendendo e saindo no contra-ataque. Mas, ao contrário dos cariocas, os paranaenses produziam perigo.
Aos 14’, a bola toca no braço do atleta do Coritiba. Apesar de ter vindo de outro atleta da equipe paranaense, o que descaracterizaria a marcação penal, a cobrança foi confirmada.
Marco Antônio parou na defesa de Wilson, mas marcou no rebote: 1 a 0 Fogão.
O gol externalizou a dificuldade da equipe paranaense em trabalhar com a bola, cadenciar o jogo, criar a partir da bola no pé.
O Botafogo, que nada tem a ver com isso, ampliou em ótimo contra-ataque, aos 28’. De Warley, pela direita, para Chay, pela esquerda. 2 a 0 Botafogo, fazendo o dever de casa e ficando mais tranquilo em campo.
O segundo gol botafoguense foi praticamente o definidor da partida, a partir de um Botafogo tranquilo e cadenciador contra a inoperância coxa-branca nos setores de meio-campo e ataque.
Pós-jogo:
Botafogo e Coritiba fizeram um jogo equilibrado. Uma equipe neutralizou a outra em alguns aspectos, noutros, as chances apareceram, para ambos lados. Apesar de não tantas chances claras de gol, a partida foi, em grande parte, muito movimentada.
A definição no placar veio no detalhe: com um pênalti que levanta polêmicas, a equipe carioca conseguiu tirar o zero do placar e moldou o jogo à sua maneira. Desestabilizado, o time paranaense tentou apertar, mas pecava na criação, e, em momento de desequilíbrio, foi punido com o segundo gol.
Uma atuação que pode mostrar tanto uma evolução das duas equipes com relação a suas partidas de estreia, como denunciar alguns pontos a acertar para o decorrer da competição. O Botafogo conseguiu o que queria: se colocar entre os primeiros, caminho que tentará seguir ao longo da competição.
A Série D começou! Confira o que de melhor aconteceu no sábado de estreia
Definições:
O Botafogo chegou à primeira vitória na Série B e se juntou a outras sete equipes que já sentiram o gosto dos três pontos. A Estrela Solitária chega à 3ª colocação de momento. O Coxa estaciona na oitava colocação.
As duas equipes voltam a campo no domingo da próxima semana, ambas dentro de casa, às 18h15. O Botafogo recebe o Remo e, como o Estádio Nílton Santos pode ser cedido para a Copa América, negocia para jogar nas Laranjeiras, do Fluminense. Já o Coritiba encara o Londrina, em duelo paranaense no Couto Pereira.
Botafogo
Botafogo e Lucas Fernandes fecham contratação até 2023

Botafogo e Lucas Fernandes fecharam uma contratação até 2023. Segundo informações divulgadas pelo clube nas redes sociais, o meia entrou para a equipe nesta quinta-feira, 14.
O jogador veio emprestado do Portimonense, de Portugal, e entrou para o décimo-primeiro time mais valioso da Série A.
A validade do contrato pode ser prorrogada caso o Alvinegro compre os direitos econômicos de Fernandes, movimento que ainda não ocorreu entre as contratações feitas recentemente.
Além de Lucas Fernandes, o Botafogo fechou negócio com outros reforços, incluindo Victor Cuesta e Gustavo Sauer. Nos últimos dias, chamou a atenção da mídia após finalizar as negociações com o volante Tchê Tchê, do São Paulo.
Ao todo, o meia disputou 25 partidas no campeonato português, 17 como titular. No Brasil, a expectativa é que chegue a participar dos jogos do Brasileirão Série A, onde o clube participa atualmente.
Somente em 2022, o clube gastou R$65 milhões em 12 contratações de reforços. Assim como os demais contratos, a negociação entre Botafogo e Lucas Fernandes só foi possível graças a Lei da SAF.
Botafogo e Lucas Fernandes fecham negócio após investimento de empresário
Os aportes milionários entre Botafogo, Lucas Fernandes e outros jogadores da Série A só foram possíveis graças à Lei da SAF.
A aprovação da Lei N°14.193, chamada Sociedade Anônima do Futebol, possibilitou uma nova alternativa para os clubes de futebol brasileiro, que deixam de atuar como associação civil e passam a constituir uma empresa.
Dessa forma, podem receber investimentos externos, como foi o caso do Botafogo, que vendeu 90% do time para o empresário John Textor, o que permitiu as contratações na primeira janela de 2022, com o objetivo de ampliar seu desempenho.
“Tem clubes que estão organizados, com suas contas equilibradas, não têm muitas dívidas e enxergam a SAF como uma possibilidade de dar um salto, sair da prateleira de baixo para a de cima. E isso pode acontecer? Pode. Eu acho que existem muitos fatores que impedem nesse caso, como no caso de você ter um mercado consumidor e um público torcedor, mas uma SAF pode permitir isso”, opina o jornalista e pesquisador Irlan Simões para a matéria especial da Betway Insider.
Outros times também seguem em negociações
As negociações entre Botafogo e Lucas Fernandes não foram as únicas novidades que surgiram com a Lei da SAF.
De acordo com a Betway, site de esporte bet, outros nomes da Série A, como Cruzeiro e Vasco, também negociam dentro desse modelo, e somam mais de R$1 bilhão em dívidas.
Contudo, muitos negócios ainda estão sendo discutidos, e especialistas levantam cautela. “O torcedor fazer o oba oba pelo dono eu acho que é enfraquecer a posição do clube, fazer o dono se tornar maior que o clube. E isso é ruim. Em algum momento isso vai ser muito ruim para muitos casos de clubes, porque a tendência é que esses pretensos investidores (porque não sabemos se eles vão investir) cheguem com maior força de negociação que qualquer clube. Esse é o perigo”, aponta Irlan Simões. “Ter a possibilidade de negar propostas, algo tão básico, também deveria ser mais contemplado”, complementa.
Assim, é possível esperar outras movimentações como as do Botafogo e Lucas Fernandes, principalmente para os próximos campeonatos.
Se outros clubes aderirem à Lei da SAF, a expectativa é de que os valores de investimento aumentem ainda mais na segunda metade de 2022.
Botafogo
Sem Hugo e com retorno de Chay, Botafogo encara o Resende nesta 7ª rodada do Cariocão

O Botafogo tenta nesta quinta-feira (17/02) buscar novamente igualar a pontuação da vice liderança do Campeonato Carioca. O clube enfrenta o Resende no estádio Nilton Santos (Engenhão) a partir das 18h (horário de Brasília. Na mesma noite o Vasco encara o Bangu sendo concorrente direto por estar também com 13 pontos na tabela.
Mas mesmo a vitória não será suficiente para assumir o segundo lugar. O Botafogo ficará com os mesmos 16 pontos do Flamengo, porém perde nos critérios de desempate.
Animado para o confronto
O Botafogo chega com moral para este confronto contra o Resende. A equipe contará com o retorno de Chay ao elenco, sendo a primeira vez que ele estará em campo na temporada 2022. Outro ânimo é ter vencido o clássico contra o Vasco na 6ª rodada.
A equipe entra novamente em campo sem treinador definido, mas o auxiliar Lucio Flavio permanece como interino, sem nenhum voto contra da torcida.
Outra vantagem é que o Resende está há três jogos sem conquistar uma vitória. Mas a equipe de Flavio precisa ficar atenta, pois uma vitória do rival, transforma a sua posição, já que com cinco pontos, mesmo na parte de baixo da tabela, pode “voar” para a 5ª posição.
Desfalques
Mas nem tudo será flores para o Botafogo nesta noite. A equipe acumula desfalques. Se Flavio poderá contar com Chay, vai ter que lidar com o desfalque do lateral-esquerdo Hugo e do atacante Diego Gonçalves, ambos no departamento médico para tratamento de lesões.
Estes dois se juntam à Ênio, Gabriel Tigrão, Carlinhos, Rafael, Vinícius Lopes e Vitinho. Todos estão no DM tratando de lesões ou se recuperando de cirurgias.
Provável Botafogo para a 7ª rodada
Além de Chay, Matheus Nascimento cumpriu a suspensão por cartões e volta a compor o elenco. Com isso, um provável Botafogo para hoje tem:
- Gatito; Daniel Borges, Carli, Kanu e Jonathan; Barreto (Breno), Fabinho e Chay; Luiz Fernando, Erison (ou Ronald) e Matheus Nascimento.
Foto: @Botafogo.
Botafogo
Com intuito de reforçar o Botafogo, proposta de 1 milhão de euros não é suficiente por Victor Hugo

Desde a chegada de John Textor ao Botafogo, os objetivos da equipe passaram a ser outros. Inicialmente qualquer boa proposta por seus atletas, já era motivo de venda, para cobrir parte das dívidas do clube, mas hoje o objetivo é reforçar o elenco e não desfazer das peças principais.
E entre os atletas que se beneficiaram desta nova proposta, está Victor Hugo Soares dos Santos, conhecido pela torcida como Kanu.
Há tempos que o clube ucraniano Metalist tenta levar o zagueiro de 24 anos. A última proposta foi de 1 milhão de euros, quase 6 milhões de reais na cotação atual. Mas com a chegada de Textor, os planos mudaram e o atleta que tem grande potencial de valorização e desempenho no próprio Botafogo, permanece.
A oferta do Metalist ainda permitia que o clube carioca continuasse com 30% dos direitos econômicos de Kanu. Mas não teve conversa.
Renovação
Kanu terminaria seu contrato com o Botafogo no fim de 2022. Mas o aporte inicial de R$ 50 milhões de John Textor, vai ajudar na renovação do contrato com o atleta. Ainda não tem nada certo, mas é bem provável que teremos novidades nos próximos dias.
É um investimento a longo prazo. Kanu tem 24 anos e está em constante evolução física e mental. Ele é uma das peças chave para que o Botafogo tenha um bom desempenho nas próximas temporadas, além de uma valorização ainda maior.
A recomendação interna é dar condições para os atletas evoluírem dentro do Botafogo. Até então a venda era o objetivo principal.
Campeonato Carioca
Após duas rodadas o Botafogo divide a liderança da Taça Guanabara com o Vasco. Ambos tem 4 pontos, mas o Vasco tem um saldo de gols melhor. Quem também tem 4 pontos e vem na terceira posição é o Flamengo.
Na primeira rodada empatou por 1 a 1 contra o Boavista. Depois venceu o Bangu por 2 a 0. Agora na terceira rodada, que acontece nesta quinta-feira, 03 de fevereiro, vai enfrentar o Madureira. O jogo acontece no Engenhão a partir das 18h.
Foto: @Botafogo/Vítor Silva.