Botafogo x Sport – quais são os cenários necessários para cada um?

| |

Botafogo e Sport se encontrarão nesta sexta-feira, fechando a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Nilton Santos. Em comum, um objetivo: fugir da degola. Ainda assim, as situações são distintas e merecem uma análise separada.

Embora haja para ambos os lados a obrigatoriedade de vencer, a partida pode decretar a derrubada, real, não virtual, de uma das equipes. O Botafogo, lanterna da competição, não pode, em hipótese alguma, perder a partida.

Isso porque, em caso de derrota, o Fogão manteria seus 24 pontos, mas só poderia somar até 36 ao fim da competição. E, neste caso, o Sport, que abre a zona de rebaixamento no momento, sairia de 35 para 38 pontos, empurrando o Bahia (36 pts) para os quatro últimos. Assim, o Bota não conseguiria mais ultrapassar sequer o Tricolor Baiano, que terminaria a rodada no Z-4, na tabela.

Pior mandante da competição, o Botafogo precisará da vitória para respirar na competição, ainda que a tomada de fôlego não seja das maiores. A equipe não abandonaria a lanterna, mas conseguiria enxergar a parte de fora do Z-4. Com 27 pontos, restariam dez para ultrapassar o Bahia. Ou seja, após vencer o Sport, o time teria de vencer ao menos três das últimas quatro partidas.

Jogos restantes do Botafogo após o duelo:

Grêmio (C)

Goiás (F)

São Paulo (C)

Ceará (F)

Ataque poderoso volta e Flamengo reacredita em título

Para o Sport, vencer significa deixar a 17ª colocação de momento e chegar ao 14º lugar, a dois pontos do Z-4. Apesar da vitória do Fortaleza, outros dois concorrentes do Leão perderam pontos na rodada, Bahia e Vasco.

Pior ataque da competição, o Leão da Ilha precisará resgatar o estilo de jogo que já funcionou no campeonato, além de tantas alegrias já ter dado ao próprio Botafogo: a eficácia de Jair Ventura.

A derrota e o empate, assim como para o Bota, têm pesos praticamente iguais para o Sport. Mesmo saindo com um ponto do Nilton Santos, a equipe pernambucana continua sentindo o amargo gosto da zona de rebaixamento. E, tendo em vista o grau de dificuldade contido nos últimos quatro jogos do campeonato, faz-se necessário o resultado positivo nesta noite.

Neste momento, Fortaleza, Vasco, Bahia e Sport, que ocupam da 14ª à 17ª posição, nesta ordem, têm 38, 37, 36 e 35 pontos, respectivamente.

Jogos restantes do Sport após o duelo:

Internacional (F)

Bragantino (C)

Atlético-MG (C)

Athletico-PR (F)

  • Jogo: Botafogo x Sport – Campeonato Brasileiro 2020 – 34ª rodada
  • Data e hora: sexta-feira, 05/02/2021 – 20h00 (Brasília)
  • Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro-RJ
  • Transmissão: SporTV, Premiere
Anterior

Altos apresenta pacotão de reforços visando boa Série C

Embalado: Bragantino só fica atrás de Inter e Fla nos últimos 10 jogos

Próximo

Deixe um comentário

P