Brasil de Pelotas é ajudado pelo não-descenso do Gauchão, e prepara para a Série B

Xavante tem uma das piores campanhas gerais no estadual; como não cai, tem mais tranquilidade para pensar no Brasileiro

O Campeonato Gaúcho retornou oficialmente na última quarta-feira, com direito a clássicos Grenal e Caju, e também o dérbi pelotense, que acabou não realizado. A prefeitura de Pelotas optou pelo adiamento de Pelotas e Brasil, por considerar o risco de propagação da covid-19.

Mas nada de apreensão por parte dos torcedores de ambos times, afinal, as equipes concordaram que o Campeonato Gaúcho retornasse, mas com a condição de que não houvesse rebaixamento. Bom para o Pelotas, último colocado no geral, e também para o Brasil de Pelotas, que corria risco da degola antes da pandemia e, se perdesse para o rival, estaria na porta da zona de rebaixamento.

Lanterna do Grupo B no primeiro turno, com 4 pontos, à frente apenas do Novo Hamburgo no geral (3), o Xavante tem outros 4 no segundo turno. Com 8 pontos, está à frente somente de Novo Hamburgo e São Luiz (7) e do próprio Pelotas (5).

A determinação do não-rebaixamento ajuda a manter o clube assisado quanto ao lado emocional, pois a campanha decepcionante no estadual deixava a direção preocupada com o decorrer da temporada.

Seis atletas, além do técnico Gustavo Papa, deixaram o Xavante durante a pandemia. Para comandar, foi trazido Hemerson Maria, treinador com experiência em Série B – já levantou o título em 2014, com o Joinville.

A tranquilidade para trabalhar sem grandes preocupações no estadual traz para Hemerson e a direção a perspectiva de clarear o principal objetivo do clube, uma boa campanha no Brasileiro.

“A Série B é o nosso horizonte. O Gauchão ficou quase como uma preparação para a Série B, onde poderemos colocar os atletas em ritmo de jogo e conhecer o trabalho da nova comissão técnica. Isso não significa que vamos encarar como amistoso, não é isso. Obviamente tentaremos a classificação, mas o maior objetivo é preparar bem a equipe para a Série B” diz Giovanni Alcântara, vice de futebol do Brasil;

Apesar da campanha morna no geral, por conta do fraco primeiro turno, o Xavante tem ainda chances matemáticas de classificação para a fase de mata-matas da Taça Francisco Novelletto, o segundo turno. Além do confronto adiado contra o rival Pelotas, o time enfrenta Juventude, no domingo, e posteriormente São Luiz, outrora adversário contra o rebaixamento.

Mas o foco do clube é a Série B, e a diretoria já pensa em reforços para ficarem à disposição de Hemerson Maria. O clube tem o 5º elenco menos valioso do campeonato, apenas 4,75 milhões de euros – aproximadamente 28 milhões de reais. Possui também uma das piores médias de valor por atleta, uma vez que tem um plantel de 39 jogadores, o 3º maior da segunda divisão.

O Xavante estreia na Série B no próximo dia 8, quando visitará o Cuiabá. O clube vai para sua quinta temporada consecutiva na segunda divisão do futebol brasileiro. De lá para cá, a melhor posição foi o 8º lugar, em 2017.

Nassif
Jornalista formado em 2016 pela FIAM-FAAM. Teve passagens pela TV Bandeirantes e pelo portal InfoEsporte.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Copa Sul-Americana: Jogos de ida das oitavas de finais são marcados por equilíbrio

A fase oitavas de finais da Copa Sul-Americana começou nesta semana com um grande equilíbrio. Dos oito...

Inspirado em Marcelo, conheça Gustavinho, nova promessa do Fluminense

Um dos clubes que mais e melhor revela talentos para o futebol brasileiro, o Fluminense segue pensando...

Portuguesa termina a 1ª fase da Copa Paulista com a melhor campanha geral

Vivendo sua melhor temporada dos últimos anos, a Portuguesa terminou a primeira fase da Copa Paulista de...

#URGENTE Morre Diego Maradona

Maradona nos deixou. A imprensa argentina confirmou a morte de Diego Maradona com uma parada cardiorrespiratória. Recentemente...

Philip acredita em classificação do Manaus na Série C: “Serão duas finais!

Atacante do Gavião do Norte projeta partida complicada diante do Remo, mas crê em elenco fortalecido após...

Delfin atravessa mal momento antes das oitavas da Libertadores contra o Palmeiras

Considerado a grande zebra da fase de grupos da Libertadores ao avançar em 2º lugar e ficando...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos