Brasileirão 2020 pode retornar após fim do Paulistão, caso protocolo funcione

Não vemos a hora do retorno do Campeonato Brasileiro não é mesmo? E nesta quarta-feira (08/07) uma luz no fim do túnel começa a surgir para as principais competições do país, graças ao Protocolo de Operação de Jogo, que será instituído para o retorno do Paulistão no próximo dia 22 de julho.

Esse protocolo foi desenvolvido pela Comissão Médica e equipes da Federação Paulista de Futebol (FPF), onde deverá consistir em um rigoroso sistema distribuído por “zonas” dentro dos estádios.

O sistema será um teste e caso tenha comprovação eficaz, evitando riscos de propagação do vírus, poderá ser aplicado também em outras competições estaduais e até mesmo o retorno de campeonatos nacionais como é o caso do Brasileirão.

Zona azul, amarela e vermelha

No retorno do Paulistão os estádios serão divididos entre zonas azuis, amarelas e vermelhas. Como trata-se de um protocolo padrão para os maiores clubes de São Paulo, o sistema poderá ser replicado em um provável retorno do Brasileirão 2020.

A zona azul será a mais próxima do campo. A permissão segundo o protocolo é que as áreas envolvidas sejam os bancos de reserva, vestiários, corredores, túneis e áreas de acesso ao estádio. Essa zona terá capacidade máxima de 101 pessoas, dentre elas jogadores, comissões técnicas e médicas, gandulas, árbitros e outros.

Já na zona vermelha estarão autorizadas a presença de 65 pessoas. Nela estarão as cabines, arquibancadas, sistemas operacionais, área de imprensa e outras necessárias mas não ligadas diretamente ao campo. A autorização de presença será de bombeiros, funcionários de transmissões, VAR, seguranças, pessoas da limpeza e outros.

E a terceira zona destes sistema é a amarela. Ela compreende o entorno dos estádios, abrangendo os estacionamentos, pontos de credenciamento e outros ligados a primeira fase dos jogos. A capacidade máxima será de 27 pessoas, dentre elas seguranças, policiais, equipes de manutenção e outras.

Fases que poderão ser aplicadas no retorno do Brasileirão

Assim como no sistema paulista, as fases de um jogo no brasileirão poderão ser 4. Uma que antecede os jogos, onde serão enviados os formulários de todos aqueles que estejam envolvidos nos jogos. Nesta primeira fase será feita a revisão dos itens de segurança e higienização dos estádios também.

Uma segunda fase que vem sendo chamada de pré jogo, onde três portões dos estádios são liberados, um exclusivo para funcionários e envolvidos nas operações, outro para as delegações e o terceiro para outros profissionais necessários nos dias de jogos. Neste pré jogo também será necessário a averiguação da entrada de todos com máscara e a temperatura corporal. Quem estiver fora dos padrões será impedido de entrar.

A terceira fase é o jogo em si, onde haverá um protocolo para a chegada de jogadores e árbitros. Averiguação do distanciamento nos bancos de reserva, desinfecção das bolas, troca de uniformes durante o intervalo e outros. No dia de jogo apenas durante a partida os árbitros, jogadores em campo e os técnicos estarão autorizados a ficar sem máscara.

E uma quarta fase onde todos deverão seguir as regras do protocolo para a saída, o chamado pós jogo.

Retorno do Brasileirão

Se tudo ocorrer bem na conclusão do Campeonato Paulista, em meados de agosto teremos um provável retorno do Brasileirão. Mas os riscos serão avaliados pelo Ministério da Saúde e outras organizações envolvidas no combate à pandemia.

Wes Lucas
Jornalista graduado pela PUC-Campinas em 2013. Atua no mercado há nove anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Clube da 3ª divisão da Ucrânia contrata Anderson Pico, ex-Grêmio e Flamengo

O experiente lateral-esquerdo Anderson Pico está de volta ao futebol da Ucrânia. O jogador de 31 anos,...

Ex-CSA e Avaí, Richard Franco retorna ao Sul da América, do Paraguai

O volante Richard Franco está de volta ao futebol da sua terra natal. O paraguaio, que estava...

Emprestado pelo Palmeiras, atacante Erik brilha em vitória do Yokohama Marinos com gols e assistência

O atacante Erik, que pertence ao Palmeiras, foi o grande destaque da vitória do Yokohama Marinos por...

Portuguesa tem sua melhor temporada dos últimos anos e volta a ter otimismo para o futuro

De 2014 em diante, a Portuguesa vem colecionando temporadas ruins, rebaixamentos e deixando sua torcida pessimista em...

Mercado da bola: Náutico empresta Erick Daltro ao Guarani

Nesta quarta-feira (23), o Náutico anunciou que está emprestando o lateral-esquerdo Erick Daltro, de 27 anos, ao...

Furacão quer primeira colocação, Verdão pode garantir classificação; quarta-feira agitada pela Libertadores

À parte do clássico Gre-Nal, por si só espetacular, Athletico e Palmeiras entram em campo nesta quarta-feira,...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos