Brasileiro 2020: Os cinco jogos que salvaram o Sport do descenso

| |

Sim, torcedores! O “Venturismo”, alcunha para o modo de jogar de Jair Ventura, deu certo. O Sport suou, mas conseguiu a permanência na elite.

Uma arrancada ao fim do primeiro turno foi essencial para a vida da equipe no campeonato, que chegou a atingir, provisoriamente, a 8ª colocação, posição que, este ano, dava vaga à Libertadores. Este respiro foi tão importante que o Leão, mesmo derrocando no segundo turno, não voltou mais ao Z-4.

O Sport terminou o campeonato na 15ª colocação com 42 pontos, apenas um à frente do Vasco, primeiro na zona de rebaixamento.

Pensamos em cinco partidas que tiveram peso maior neste êxito rubro-negro em permanecer na primeira divisão em 2021, o que trará prestígio e aliviará a situação do clube no caixa.

1º – Grêmio 1×2 Sport (7ª rodada)

É arriscado associar uma partida no início da competição ao resultado final da tabela de classificação. Mas a vitória sobre o Grêmio em plena Arena do Grêmio foi uma grande amostra de como a estrela do Leão poderia brilhar em momentos decisivos.

Com imposição, o Sport venceu um dos melhores mandantes do país, com direito a golaço de Patric. Os três pontos fizeram diferença no final, e o brilho ainda reincidiria, muitas rodadas depois, na mesma Porto Alegre.

2º – Sport 1×0 Corinthians (12ª rodada)

Àquela altura, o Sport já vinha em uma crescente. A vitória sobre o Corinthians, em jogo adiantado da 12ª rodada, chegou a colocar, mesmo que provisoriamente, o Leão no G-8 da competição.

Não há dúvidas de que a grande responsável pela permanência tenha sido a sequência positiva, da metade para o fim do primeiro turno.

Leia mais:

Os cinco jogos que salvaram o Bahia do descenso

Os cinco jogos que salvaram o Fortaleza do descenso

3º – Sport 2×0 Bahia (32ª rodada)

Já falando da reta final do campeonato, o Sport enfrentou uma grande maré negativa e foi devolvido à “turma da confusão”. Assim, vencer os adversários diretos passou a ser uma prioridade.

E, após ganhar do Fortaleza na Ilha do Retiro, o Leão bateu também o Bahia, superando o rival regional tanto no placar quanto na tabela de classificação.

4º – Botafogo 0x1 Sport (34ª rodada)

O Botafogo jogava a vida para ter ainda alguma chance de se manter na primeira divisão. Para o Sport, valia o distanciamento do Z-4, mesmo que fosse um pequeno fôlego.

Deu certo: o Fogão agonizou o rebaixamento, enquanto o Rubro-negro levou mais três pontos essenciais para a briga.

5º – Internacional 1×2 Sport (35ª rodada)

A grande partida, sem dúvidas. Porto Alegre virou o ‘Porto dos Milagres Leoninos’ no Brasileiro 2020.

Líder da competição, o Inter dispararia na liderança em caso de vitória. Ressaltar a disparidade existente entre as duas equipes, em campo e na tabela, e considerar o palco de partida sendo o Beira-Rio – onde o Inter raramente perdeu – só engrandece o feito do Sport.

A permanência foi garantida duas rodadas depois, com um tropeço do Vasco. Mas, para não haver dúvidas, é só perguntar a algum torcedor sobre qual foi o jogo da permanência.

Anterior

Brasileiro 2020: Os cinco jogos que salvaram o Bahia do descenso

Brasileiro 2020: Os cinco jogos que salvaram o Fortaleza do descenso

Próximo

Deixe um comentário

P