São Paulo
Campeonato Paulista: São Paulo tem oportunidade de ouro de “sair da fila”

A primeira fase do Campeonato Paulista chegou ao fim neste domingo, com a 12ª rodada da fase de grupos, que decidiu o último rebaixado e os demais classificados para as quartas-de-final. Interrompido devido ao agravamento da pandemia da covid-19 no estado de São Paulo, campeonato retornou provocando uma verdadeira maratona de jogos.
Um dos times que mais sofreu com o intenso ritmo de jogos foi o São Paulo. Conciliando jogos do estadual e da Copa Libertadores, o time comandado por Hernán Crespo surpreendeu o país ao enfileirar vitórias, superando a enorme sequência. Sem poupar esforços no Paulistão, a equipe registrou a melhor campanha geral da fase de grupos, com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Siga partidas e resultados do Paulistão:
O ritmo continua, mas o Tricolor hoje colhe os frutos e tem perspectivas otimistas: além de encaminhar a vaga à próxima fase da Libertadores, encontra uma grande oportunidade de voltar a vencer o Campeonato Paulista depois de 16 anos.
O adversário são-paulino das quartas é a Ferroviária, clube que se consolidou como um dos principais do interior paulista nos últimos anos e que fez campanha de respeito no Grupo B, avançando junto com o Tricolor. No entanto, como se classificou em primeiro, o Tricolor joga a partida, marcada para esta sexta-feira (14), em casa, bem como a eventual semifinal.
Caso avance, por ter tido a melhor campanha na fase de grupos, o Tricolor enfrentará o semifinalista com a 4ª melhor campanha geral, ou seja, necessariamente o vencedor do duelo entre Mirassol e Guarani. Ou seja, nenhum clássico – considerando que os jogos entre rivais sejam mais capazes de desafiar a lógica – na rota até as finais.
O fator agravante para os caminhos abertos são-paulinos, no entanto, vem da concorrência: com a disputa dos mata-matas sendo realizada em paralelo às competições continentais, os rivais tricolores que representam maior risco deverão adotar postura mais cautelosa com relação à disputa do estadual.
O Corinthians, por exemplo, vai a campo nesta terça-feira, contra a Inter de Limeira, após atuar no domingo pelo Paulistão. E terá, na quinta-feira, partida de vida ou morte na Copa Sul-Americana, contra o Peñarol, no Uruguai. Caso mantenha as chances de classificação, o Timão deverá continuar envolvido com maior ênfase na competição continental, o que poderá diminuir consideravelmente seus esforços no Paulista.
Outro que terá confronto de vida ou morte na Sul-Americana é o Bragantino, que encara o Palmeiras na sexta-feira pelo Paulista, mas antes precisa imprescindivelmente vencer o Emelec, na quarta-feira. Continuando vivo na luta pela vaga, o time de Bragança deverá igualmente priorizar a “Sula”.
O Palmeiras, por sua vez, já deixa bem clara a sua posição sobre o Campeonato Paulista. Por melhor que esteja a situação na Copa Libertadores, o Verdão, atual campeão das duas competições, preferirá concentrar seus esforços a nível continental.
Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:
Mas o São Paulo também tem compromisso pela Libertadores, certo? Correto, na quarta-feira a equipe irá ao Uruguai enfrentar o Rentistas. No entanto, as primeiras atuações tricolores na fase de grupos da competição continental, combinada ao mau rendimento de Rentistas e Sporting Cristal, deixou e muito tranquila a vida do time paulista.
E, ao contrário dos rivais, o São Paulo carrega o fardo do fator “fila”. O jejum de títulos estaduais já dura 16 anos, período em que o Tricolor chegou em apenas duas finais. Embora prefiram uma boa campanha na Libertadores, diretoria e torcida nunca esconderam o desejo de voltar a levantar o caneco.
São Paulo
Contra o São Bernardo, São Paulo terá Miranda ou Walce na zaga

O São Paulo entra em campo pelas quartas de final do Paulistão 2022 contra o São Bernardo. A partida acontece no Morumbi no dia 23 de março e é o único confronto definido até o momento na tabela.
Mas para este jogo, o Tricolor não vai poder contar com seu principal zagueiro, Arboleda. O atleta foi convocado pela seleção do Equador e vai desfalcar a equipe nas eliminatórias.
Assim Rogério Ceni tem as opções de montar um time com Miranda ou Walce na zaga, que farão dupla com Diego Costa. Léo tem atuado mais avançado e também deve estar em campo. Mas o substituto do equatoriano deve sair entre estes dois nomes.
Semifinal
Ainda corre o risco do São Paulo não ter o zagueiro para as semifinais do Paulistão, caso o clube avance. Essa etapa está prevista para acontecer entre os dias 30 de março e 3 de abril, pouco antes da estreia no Campeonato Brasileiro 2022.
Essa possibilidade de não ter Arboleda também nas semifinais, é porque o Equador está na terceira posição da tabela de classificação e precisa confirmar bons resultados nos próximos jogos, para garantir a ida para a Copa do Mundo no Qatar.
O Equador entra em campo nesta quinta-feira, dia 24 de março, contra o Paraguai. Depois vai enfrenta a Argentina na última rodada que acontece no dia 29 de março.
Última rodada do Paulistão
Mas na rodada deste sábado, 19 de março, que acontece contra o Botafogo SP, no Morumbi, Arboleda ainda está relacionado. O Tricolor já está classificado no Grupo B com 20 pontos. Está cinco pontos à frente do São Bernardo, que também está classificado.
O jogo deste sábado tem início programado para a partir das 16h.
Foto: @SaoPauloFC.
São Paulo
Mesmo com início difícil, São Paulo volta a sonhar com bicampeonato do Paulistão

Restam duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista 2022 e o São Paulo foi de candidato ao rebaixamento para uma das equipes que estará lutando pelo bicampeonato Estadual.
Com começo muito difícil e preso por algumas rodadas na zona de rebaixamento, o Tricolor viveu momentos de tensão nas 3 primeiras rodadas. Mas o clássico contra o Palmeiras que seria pela 4ª rodada foi adiado e o clube entrando em campo na 5ª rodada contra o Santo André, trouxe a primeira vitória.
Mas agora na 11ª rodada o clube vive uma sequência de 6 rodadas sem perder e venceu dois clássicos. O primeiro por 3 a 0 contra o Santos e na 10ª rodada derrotou o Corinthians, na estreia de Vítor Pereira como técnico do Timão, conseguiu novamente vencer por 1 a 0.
Reviravolta na tabela
Com esta boa sequência sem derrotas e três vitórias nos últimos três jogos, o São Paulo saiu da zona de rebaixamento para a liderança do Grupo B com 17 pontos.
Mas o Tricolor ainda tem 9 pontos para disputar. Faltam duas rodadas para o fim do Paulistão, mas ainda o clube comandado por Rogério Ceni, precisa entrar em campo contra o Palmeiras pela partida adiada.
Mais uma vitória garante o São Paulo na próxima fase do Estadual.
Não será fácil o confronto desta próxima quinta-feira, contra o poderoso Palmeiras de Abel Ferreira, mas muitos estão acreditando que é possível conseguir um resultado satisfatório.
Depois o Tricolor encara o Mirassol no próximo domingo (13/03), no estádio Municipal de Mirassol a partir das 16h. E o último adversário desta primeira fase é o Botafogo SP. Mas desta vez a equipe joga no Morumbi, com data programada para o dia 20 de março, domingo, também às 16h.
Retornos
Para o clássico contra o Palmeiras, Rogério Ceni contará com o retorno de Nikão. O atacante contratado do Athlético PR está liberado. Já Patrick e Luan também podem ser opções para o treinador, pois já estão recuperados de suas lesões.
Mas Igor Vinicius, Alisson e Jandrei ficam de fora.
Foto: @SaoPauloFC.
São Paulo
Com Gabriel Sara e Rigoni no rodízio, São Paulo busca 3 pontos no Campeonato Paulista

O São Paulo volta à campo na noite desta quinta-feira (17/02) para encarar a Inter de Limeira no Paulistão A1. O jogo faz parte da conclusão da 7ª rodada e antecede o clássico Sansão do fim de semana.
Hoje o Tricolor é o vice-líder do grupo B com 7 pontos. Tem a mesma pontuação da Ferroviária, que ocupa a terceira posição. Na liderança está o São Bernardo com 11 pontos, mas tem a vantagem de ter dois jogos a menos no Campeonato Paulista.
Mas o adversário da noite tem 6 pontos, porém é o lanterna do grupo A, que tem o Corinthians como líder. A partida contra a Internacional de Limeira acontece no estádio do Morumbi a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Rodízio
Buscando evitar o desgaste dos atletas no calendário apertado da temporada 2022, o treinador Rogério Ceni deve poupar novos atletas no rodízio. A expectativa é que Gabriel Sara e Rigoni, que foram titulares nas 5 rodadas, fiquem de fora para estarem aptos para o clássico SAN-SÃO.
Outro que deve permanecer fora hoje é Alisson.
Além destes atletas, Ceni tem que lidar com os desfalques de Luciano, Luan e Patrick, que estão em recuperação no departamento médico por lesão.
Em campo, Diego Costa entra pendurado.
Um provável São Paulo para encarar a Inter de Limeira tem: Jandrei (Tiago Volpi); Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Miranda) e Reinaldo (Welington); Rodrigo Nestor, Gabriel e Igor Gomes; Eder, Nikão e Calleri.
Clássico
O jogo entre Santos e São Paulo acontece neste fim de semana, dia 20 de fevereiro. A partida da 8ª rodada será na Vila Belmiro, a partir das 18h30.
O Santos também é o segundo colocado do seu grupo (D), com 9 pontos. Vem de uma vitória em casa por 2 a 1 contra o Ituano. Nesta quinta-feira também faz sua 7ª rodada, contra o Mirassol, fora de casa. Para o clássico jogar em casa trás uma ligeira vantagem sobre o Tricolor, mas nada muito evidente.
Rogério Ceni vem poupando atletas para sair com a vitória na casa do Peixe. Mas muito pode depender do resultado do meio da semana.
Foto: @SaoPauloFC.
-
Notícias5 dias ago
Itumbiara acerta retorno de Lucas Lucena, ex-Botafogo e Bahia, para disputa da Divisão de Acesso do Goiano
-
Notícias4 dias ago
Joia da base do Juventus, Filipinho é emprestado ao Ibrachina para a sequência do Paulista Sub-20
-
Apostas2 dias ago
Corinthians segue com dívidas assustadoras, mas recuperação parece avançar