Vasco
Com 19 saídas, Vasco joga completamente diferente nesta quarta-feira no Cariocão

O Vasco da Gama mudou drasticamente desde o fim da Série B de 2021. O clube carioca teve 19 atletas que saíram do elenco principal em relação a última temporada e sua estreia nesta quarta-feira, 26 de janeiro, contra o Volta Redonda ainda trás muitas dúvidas.
Este será o primeiro jogo do Campeonato Carioca, programado para às 19h, no estádio Raulino de Oliveira. Com as grandes mudanças, o torcedor ainda não sabe se o Vasco estará melhor ou pior dentro de campo.
Quem precisa organizar os “furos” no elenco é o treinador Zé Ricardo. Ele terá à sua disposição 12 novos jogadores. Além deles, a comissão técnica também é nova. Mas após a continuidade na Série B, enquanto o Botafogo subia para a Série A, “obrigou” o Vasco a mudar.
Busca por atletas
Com apenas dois dias para estrear no Cariocão, o clube ainda busca atletas para compor o ataque e a zaga. Mas essas mudanças e o “novo Vasco” devem ocorrer ao longo desta temporada. O que o torcedor verá neste início de ano, ainda é um rascunho do que o cruz-maltino pretende para 2022.
Getúlio e Matheus Barbosa também são novos reforços, porém sem a regularização necessária, poderão atuar apenas a partir da segunda rodada, no jogo contra o Boavista no dia 29 de janeiro.
Provável escalação
Para este primeiro confronto, o elenco do Vasco deve ser semelhante ao que enfrentou o Audax no jogo treino da última semana. Estavam em campo: Thiago Rodrigues, Weverton, Ulisses, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Vitinho, Juninho, Bruno Nazário, Nenê e Raniel.
Ao longo do Cariocão alguns nomes devem ser testados por Zé Ricardo, mas já podemos ter uma noção do que será o Vasco neste início de temporada.
Mas um setor que precisa ser consertado é a defesa. Na Série B de 2021, o Vasco sofreu 52 gols e isso acabou prejudicando a equipe, principalmente na reta final. Com a necessidade de renovar o setor, apenas Ulisses permaneceu.
Thiago Rodrigues chega para compor o gol, Anderson Conceição é o novo zagueiro e nas laterais estão Edimar e Weverton.
Foto: @VascodaGama/Vitor Brügger.
Vasco
Carlos Palacios é registrado e pode estar em campo contra o CRB na 2ª rodada

Após estrear com empate contra o Vila Nova na Série B, o Vasco vem para a 2ª rodada com novidades no elenco. Carlos Palacios foi registrado no BID nesta tarde de segunda-feira e passa a ser opção para o treinador Zé Ricardo no sábado contra o CRB.
O atacante chega em um momento onde o Vasco da Gama precisa trilhar a vitória e conquistar novamente o acesso à Série A em 2022. Ainda é cedo para definir o futuro da equipe, mas reforços no setor ofensivo é um bom caminho para este passo.
Outras novidades
Mas além de Palacios, o treinador Zé Ricardo tem outras três novas opções para a 2ª rodada da Série B. O lateral direito Erick já havia sido inscrito e regularizado no BID na última sexta-feira. Mas nesta mesma segunda-feira, os atacantes Gabriel Dias e Zé Vitor também foram devidamente registrados e ficam à disposição do treinador.
Prazo final
O prazo final para as inscrições acabam nesta terça-feira. Mas somente atletas com vínculos em outros clubes possuem essa regra para as inscrições na Série B. Caso o Vasco não consiga concluir os registros até este dia 12 de abril, a janela só reabre no fim de julho.
Entretanto, atletas que estejam livre no mercado da bola, podem ser regularizados sem data específica.
No caso do Vasco o prazo está findando porque a equipe tenta finalizar o empréstimo do zagueiro Vitor Mendes do Atlético MG. Como há este vínculo, o fechamento do negócio precisa ser feito ainda nesta terça.
Um novo zagueiro é prioridade para o cruz-maltino neste momento, já que o setor ofensivo foi devidamente reforçado.
Segunda rodada
Após o empate no São Januário contra o Vila Nova por 1 a 1, o Vasco vai até o nordeste para buscar os três pontos contra o CRB. A partida no estádio Rei Pelé acontece neste sábado, 16 de abril, a partir das 19h (horário de Brasília).
A equipe vascaína só volta a jogar em casa na quarta rodada do Brasileirão, contra a Ponte Preta no dia 27 de abril.
Foto: @VascodaGama.
Vasco
Josh ouve carências do Vasco para a Série B em visita ao Rio de Janeiro

Josh Wander juntamente com os responsáveis pela 777 Partiners estão no Rio de Janeiro em visita as instalações do Vasco, antes de concluir a negociação para transformação do clube em SAF.
Já houve ida ao CT Moacyr Barbosa, encontro com o elenco principal dos profissionais e muita conversa.
E entre estas conversas surgiu o tema sobre reforços para o Vasco iniciar a sua campanha na Série B. Isso porque para que a diretoria possa trazer novos nomes no período certo, provavelmente ainda não estará concluído as negociações da SAF.
Mas Josh e a companhia americana deixaram claro que as possibilidades estão abertas para debate. Se for necessário reforçar o clube na janela de transferência, para beneficiá-lo futuramente, antes mesmo da conclusão do negócio, há uma possibilidade.
Apresentações
Durante a visita os americanos assistiram às apresentações do clube de diferentes departamentos. Gerentes do futebol profissional, base, futebol feminino e até mesmo Cláudio Cardoso, membro do Comitê do Futebol, conversaram com Josh e seus companheiros, apresentando as necessidades e expectativas para o futuro.
Carlos Brazil, gerente do futebol profissional, foi quem mais expôs as necessidades do clube. Com o início da Série B no próximo dia 09 de abril, Carlos falou sobre as carências no elenco principal.
Mas segundo Josh, a companhia americana está disposta a ajudar neste quesito.
Nenê porta-voz
Com experiência no idioma, Nenê foi um dos atletas que mais conversou com Josh. No seu encontro, o meia-atacante entregou uma camisa do Vasco autografada por todos os jogadores.
Houve muita conversa, mas outros atletas agradeceram o executivo e fizeram algumas saudações em inglês.
Nesta conversa houve uma explicação da estratégia da 777, com o presidente Jorge Salgado esclarecendo que o centro da parceria com a empresa é o próprio futebol.
-“Os jogadores irão perceber, conforme as coisas avançam, melhorias de infraestrutura e questões mais urgentes que estejam pendentes” – disse.
Entretanto ainda há alguns dias de negociações, mas ao que tudo indica os principais objetivos serão conquistados.
Foto: @VascoDaGama/Rafael Ribeiro.
Vasco
Renovado, Vasco tem chance para mostrar serviço em clássico contra o Flu

O Vasco faz boa campanha no Campeonato Carioca, afinal, são seis vitórias em oito partidas, apenas cinco pontos deixados pelo caminho. Na terceira colocação, a equipe cruzmaltina está próxima de encaminhar a vaga às semifinais. Ainda assim, o desempenho nas partidas de grau mais elevado de dificuldade segue uma incógnita para a torcida.
Foi justamente no único clássico disputado até aqui que o Gigante da Colina conheceu a sua derrota isolada na competição, 1 a 0 para o Botafogo, jogando em São Luís. A sede por uma boa e convincente atuação em uma partida importante segue para os comandados de Zé Ricardo – e a oportunidade vem no segundo clássico da equipe na temporada, contra o Fluminense, neste sábado (26).
O adversário…
O Flu é o líder isolado da competição e apresenta o melhor rendimento entre todos os clubes da Série A 2022 até o momento. No entanto, não deverá lançar mão de sua força máxima no clássico, uma vez que concentra maiores atenções no segundo e decisivo jogo do confronto com o Millonarios-COL, pela Pré-Libertadores, em disputa na próxima terça-feira.
É, desta forma, provável que Abel Braga lance mão de uma equipe similar à que entrou em campo na última atuação tricolor no estadual, vencendo o Volta Redonda por 3 a 0.
Sequência pela frente…
O Vasco deseja aprimorar a habilidade em encarar os duelos importantes, projetando a sequência que vem pela frente. Depois de encarar o Tricolor Carioca, a equipe cruzmaltina encara a Ferroviária, na próxima quarta-feira, em sua estreia na Copa do Brasil, e, dias depois, tem novo clássico carioca pela frente, desta vez contra o Flamengo.
- Prognósticos de futebol e palpites do futebol europeu deste sábado (26/02) – Parte I
- Prognósticos de futebol e palpites do futebol europeu deste sábado (26/02) – Parte II
Novo ambiente…
Na última quinta-feira (24), os conselheiros vascaínos votaram a favor do empréstimo de R$ 70 milhões pela 777 Partners, grupo empresarial que passa a manter parceria comercial com o Gigante da Colina.
Com os panoramas financeiro e gerencial mais favoráveis, a equipe de São Januário deverá receber ambiente tranquilo para o decorrer da temporada. Para o cumprimento dos objetivos, sejam eles mais voltados à esfera futebolística (boa campanha no Carioca e, especialmente, o acesso à Série A) ou de capitalização (avançar ao máximo possível na Copa do Brasil para acumular premiação), os projetos traçados poderão ter mais nitidez e menos entraves.