Como a Twitch deve se tornar cada vez mais popular no futebol

Famosa no mundo dos videogames por ser a maior plataforma de streaming no mundo todo, a Twitch vem ampliando os seus horizontes nos últimos anos e tem feito um forte trabalho para deixar de ser conhecida apenas como um portal para streamers de e-sports.

A mais nova investida da subsidiária da gigante Amazon é o futebol, esporte mais popular do planeta e que tem sido cada vez mais aproveitado pelas empresas de streaming. Com projetos que visam dar um espaço para a bola redonda na plataforma, a Twitch deve se tornar um nome importante no futebol a partir desta década.

Parcerias com gigantes dos esportes

Dinheiro não é problema para Jeff Bezos, dono da Amazon, e suas subsidiárias e as empresas do conglomerado do homem mais rico do mundo são também conhecidas por serem bastante agressivas em seus respectivos investimentos.

Como o objetivo da Twitch é cada vez mais se tornar conhecida no mundo dos esportes, a empresa não tem medido esforços para se tornar influente para tal e as suas iniciativas mostram isso.

Na volta da Premier League, ainda na última temporada, a Twitch fez história ao fechar uma parceria com a liga inglesa de futebol para transmitir jogos gratuitamente em sua plataforma. Apesar de ter sido um número reduzido de partidas, a parceria exemplificou a iniciativa que o streaming em geral tem feito para se aproximar da bola redonda.

Também na última temporada, a Twitch fechou parcerias com a NFL para transmitir os jogos de quinta-feira na rodada de quinta-feira, o Thursday Night Football — além de ter um acordo para os jogos da Champions League.

Entre as novidades recentes implementadas pela Twitch, também vale citar a iniciativa que a empresa teve no ano passado para transmitir partidas da G-League, liga de desenvolvimento das jovens promessas do basquete estadunidense.

Categoria de esportes tradicionais deve ganhar força na plataforma

A Twitch já se tornou algo popular na rotina de muitos esportes, como é o caso do poker, que mudou a experiência de prática através do uso dessa plataforma de streaming — além, claro, dos esportes eletrônicos.

Para acomodar os fãs das modalidades mais tradicionais, a empresa criou uma categoria chamada “esportes tradicionais”, que vai ter conteúdos de campeonatos como NBA, NHL, UFC e grandes ligas do futebol.

Além disso, vale ressaltar que a plataforma também reativou o tradicional programa de esportes da empresa, que é chamado de Twitch Sports — ancorado por Jimmy Conrad, ex-jogador da MLS.

Opção no Brasil para jogos de futebol via streaming só cresce

Não é de hoje que o streaming mira o futebol como uma fonte de transmissão. No Brasil, por exemplo, além das transmissões ainda esporádicas da Twitch, há diversas outras opções para os fãs das modalidades mais tradicionais do planeta.

Atualmente, a plataforma que mais investe é a DAZN, que conta com campeonatos europeus e sul-americanos com uma grande variedade de jogos para os seus assinantes. Além do futebol, também há a presença de outras modalidades, como a sinuca, o basquete, o tênis, o automobilismo, o atletismo e muito mais.

“A década do streaming” também no futebol

No início, Bezos afirmou em uma entrevista online para o site BBC que a atual década tem tudo para ser dominada pelo streaming. De acordo com o dono da Amazon, essa forma de transmissão pela internet será o jeito mais comum de assistir partidas esportivas até o fim da década.

Para alcançar a massa global, empresas como Twitch e DAZN devem investir pesado no futebol para trazer campeonatos muito famosos e relevantes para as suas respectivas plataformas.

A relevância no streaming também passa por monopolizar a transmissão de campeonatos. No final do ano passado, por exemplo, a DAZN anunciou transmissão exclusiva do Campeonato Paranaense de futebol e nos últimos meses a empresa tem feito parecido com a exclusividade em outras competições de diferentes esportes.

Para a Twitch, a empresa ainda está alguns passos atrás quando o assunto é monopolizar competições esportivas sob o seu raio de atuação, mas deve ser algo que deve acontecer ao longo da década e algo crucial para as expectativas de Bezos se tornarem realidade. 

Bruno Lopes
Jornalista com pós-graduação em jornalismo esportivo. Possui uma página no Facebook sobre futebol europeu (Futebol Europeu e Dados) e participou por quatro anos do programa 'No Mundo da Bola', da rádio Jovem Pan.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Três dias após assassinato do presidente, Nacional-PR estreia na Série D

Há três dias, um crime assolou o mundo da bola em escala nacional, e, sobretudo, estadual. Na...

Submerso em ‘maratona’, São Caetano inicia caminhada na Série D

O São Caetano terá dias de empenho pela frente. Após conquistar, nos pênaltis, a vaga para a...

Mercado da bola: Palmeiras reforça a base com ex-zagueiro do Vitória

Reforçando as categorias de base, o Palmeiras acertou a contratação do zagueiro João Pedro, de 17 anos,...

Clube de Malta anuncia a contratação do atacante Nixon, ex-Flamengo

Ex-promessa do Flamengo, o atacante Nixon foi anunciado como reforço do Mosta, de Malta, nessa sexta-feira (19)....

Atacante do Guarany-CE destaca importância de vencer na estreia da Série D do Brasileiro

Campeão da Série D do Campeonato Brasileiro em 2010, o Guarany de Sobral inicia sua caminhada rumo...

Sem brilho, mas com muita raça, Nacional-URU encaminha classificação na Libertadores

Tricampeão da Libertadores, o Nacional do Uruguai não é considerado favorito para conquistar o torneio há anos....

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos