Como ficou a briga pela Libertadores após vitória santista sobre o Corinthians?

| |

Santos e Corinthians disputaram um clássico decisivo na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em jogo atrasado válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020. Vencedor, o Santos deixou o rival para trás e chegou à 8ª colocação, classificatória para a próxima edição da Libertadores.

Atual vice-campeão da América, o Peixe agora tem 53 pontos e abriu três de vantagem para o Athletico-PR, 9º colocado e ocupante do G-8 até o término da 36ª rodada. Além disso, deixou o Corinthians com 49, estagnando o rival na 10ª colocação e dificultando a classificação para o torneio continental.

Cumprindo tabela desta vez, Coritiba e Palmeiras realizaram grandes decisões nos últimos anos

Quem ainda está na briga

Neste momento, quatro equipes têm possibilidades matemáticas de terminar no G-8 da competição: Santos, Athletico-PR, Corinthians e RB Bragantino.

Assumindo que nem Palmeiras e nem Grêmio – finalistas da Copa do Brasil – sairão das sete primeiras posições até o fim do campeonato, a oitava colocação deve garantir o acesso à principal competição continental das Américas.

Santos – 53 pts

Avantajado na briga, o Peixe pode deixar todo mundo para trás já na próxima rodada. Se vencer o Fluminense em casa, tira as possibilidades matemáticas de Corinthians e RB Bragantino. Já o Athletico, para se manter com possibilidades diante deste cenário, precisará vencer o Grêmio em Porto Alegre.

Athletico-PR – 50 pts

O Furacão talvez tenha entrado tarde demais nesta disputa, mas é fato que deverá fazer sua parte para se manter vivo. Arrancar a vitória contra o Grêmio em plena Arena do Grêmio e fazer o dever de casa contra o Sport são tarefas possíveis para o 3º melhor time do returno. O problema é ter de secar o Santos, que não poderá, de maneira alguma, somar mais de três pontos nas últimas partidas.

Corinthians – 49 pts

Aí a missão é mais complicada: a partir daqui, é preciso que o Santos tropece não em uma, mas nas duas partidas restantes. A derrota na Vila Belmiro deixa o Corinthians com ares de “missão impossível”. Após, impreterivelmente, vencer o Vasco na Neo Química Arena, o Timão terá de vencer o Internacional – que pode jogar pelo título – em pleno Beira Rio. Caso consiga realizar a difícil tarefa, terá de torcer para que Fluminense e Bahia estejam tão inspirados quanto.

RB Bragantino – 49 pts

Quarta melhor campanha do returno, o RB Bragantino termina a temporada em alta. Para quem brigou contra a degola por boa parte do campeonato, chegar às rodadas finais com chances de Libertadores é ficar no azul. Para manter o sonho vivo, a equipe terá de, além de torcer fervorosamente contra os rivais, superar o Goiás – que joga a vida no Hailé Pinheiro – e Grêmio, no Nabi. Qualquer resultado diferente de duas vitórias obriga o Braga a se abraçar na Sul-Americana – o que, claro, não está de mau tamanho.  

Anterior

Santos x Corinthians: Jogo ao vivo 17/02/2021

Choque-Rei é mais um capítulo de maratona palmeirense; São Paulo quer fase de grupos da Liberta

Próximo

Deixe um comentário

P