Connect with us

Fortaleza

Completando três meses de Fortaleza, Vojvoda fixa clube no G4

Published

on

fortaleza surpreende na serie A

Após um fim de temporada 2020 próximo da zona de rebaixamento, o Fortaleza acabou se tornando uma grata surpresa nestas 13 primeiras rodadas do Brasileirão 2021.

O Tricolor do Pici é hoje o terceiro colocado na tabela da Série A, com 27 pontos, quatro a menos que o líder Palmeiras (31) e quatro a mais que o primeiro fora do G4, o Athletico PR (23).

E muito desse bom desempenho, além do esforço dos atletas e novos contratados, é do treinador argentino Vojvoda, que vem fazendo um bom trabalho tático com a equipe cearense.

Torcedor está confiante

É uma das poucas vezes que um time do nordeste brasileiro está em alto grau de competitividade. O Fortaleza vem apresentando uma excelente consistência e qualidade, mostrando um belo futebol, independentemente de seu adversário.

O torcedor vem acreditando que o Fortaleza pode se firmar no G4 e conquistar uma vaga em um dos principais torneios internacionais, sonhando inclusive com a possibilidade de se tornar campeão brasileiro.

Mas ainda é cedo para cravar qualquer futuro do clube.

Pouco orçamento e muito futebol

Vojvoda vem trabalhando um clube com pouco orçamento em relação a muitos de seus adversários na Série A. Tão pouco tem atletas que são reconhecidos nacionalmente.

O treinador completa no próximo dia 10 de agosto, três meses de trabalho no Tricolor.

Mas não foi nenhum destes fatores que está colocando o clube a frente de favoritos como Flamengo, Athletico PR, Corinthians, Fluminense, Santos e outros.

O time está mantendo um padrão de futebol que está muito acima dos clubes de sua região.

Na Copa do Brasil, o Fortaleza chegou às oitavas de final, o que mostra que a equipe está realmente consolidada e avançando nas competições. O clube entra novamente em campo nesta quinta-feira (29/07), contra um concorrente local, o CRB. A partida está programada para a partir das 16h30 (horário de Brasília).

O Fortaleza nestas 13 rodadas já conseguiu vitórias sobre o Bragantino (1×0) no último domingo. 1 a 0 contra o São Paulo, no dia 17 de julho. Contra o Corinthians (1×0) no dia 11 de julho. Aplicou uma goleada por 4 a 0 no América no dia 07. Outra goleada foi contra o Internacional por 5 a 1 em junho. E no fim de maio, derrotou o Galo, por 2 a 1.

Esses são apenas alguns números do Tricolor nesta temporada. É ou não é de se admirar?

Foto: Leonardo Moreira/FEC @FortalezaEC.

Fortaleza

Fortaleza presenteia torcida com temporada encantadora e vaga inédita à Libertadores; confira a retrospectiva

Leão do Pici acertou a mão em 2021 e alçou voos mágicos em Brasileiro e Copa do Brasil

Published

on

A maior grata surpresa da temporada 2021 do futebol brasileiro foi, sem dúvidas, o Fortaleza. Em sua terceira temporada consecutiva na elite nacional, o Tricolor fez campanha maravilhosa no Campeonato Brasileiro e terminou na quarta colocação, assegurando vaga na Libertadores pela primeira vez em sua história.

Ainda, o Tricolor Cearense fez campanha recorde na Copa do Brasil, chegando às semifinais pela primeira vez. Sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão foi além de toda e qualquer expectativa. Vamos relembrar a temporada mágica do Fortaleza:

Ano velho, temporada nova…

O ano já era 2021 e o Fortaleza, em fevereiro, escapava por um tris do rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2020. Disputando contra a degola até a última rodada, o Tricolor Cearense viu o Vasco despencar e ficou para o terceiro ano consecutivo na elite.

O responsável pela permanência, Enderson Moreira, iniciou a temporada que viria, de fato 2021. Mas, após a eliminação para o Bahia nas semifinais da Copa do Nordeste, não resistiu no cargo. Foi aí que o time cearense resolveu ousar e apostar em um novo comandante: o então desconhecido Juan Pablo Vojvoda, que havia comandado o Unión La Calera ao vice-campeonato chileno.

Um match instantâneo…

Vojvoda logo se sentiu a vontade com a cidade, com o clube e com a torcida do Fortaleza. O ambiente foi, desde o primeiro minuto, favorável para o argentino implantar sua ideia de jogo para o time. Nessa pegada, o time começou o campeonato avassalador: logo de cara, superou o Atlético-MG (que viria a ser campeão) em pleno Mineirão e goleou o Internacional por 5 a 1. Logo de cara se postou entre os primeiros e passou o recado: meu campeonato é aqui.

Leve e confiante, o Leão foi papando pontos rodada a rodada e nunca perdia o G-4 de vista. Se ficava fora em uma rodada, na posterior retornava. Esta foi a levada durante todo o primeiro turno: na superação e com os caminhos apontados por seu treinador, o Leão do Pici rompia fronteiras.

E como se a campanha no Brasileirão já não fosse motivo suficiente para se orgulhar, o Fortaleza ainda levou a melhor no confronto contra o arquirrival pela terceira fase da Copa do Brasil, considerado por muitos o maior Clássico-Rei de toda a história, por ser o primeiro em um jogo eliminatório por uma competição nacional.

O caldo engrossou…

Diz uma velha máxima no futebol que chegar na briga é fácil, difícil é se manter. E o Fortaleza sabia que seria muito mais árdua a tarefa de manter o nível constante ao longo da temporada, passando por momentos em questões como o desgaste físico passariam a interferir diretamente.

O Leão, até certo ponto, parecia estar bem preparado e em nenhum momento deu sinais de que perderia o ritmo, nem no Brasileirão, nem na Copa do Brasil. Na competição de pontos corridos, oscilou o quanto era permitido, mas continuou somando pontos importantes para se manter na parte alta. Na competição eliminatória, deixou o surpreendente CRB para trás nas oitavas e, nas quartas, chamou atenção do país mais uma vez ao despachar o São Paulo.

Mas chegou o momento em que o nível de exigência aumentou. A partir do segundo turno, o Fortaleza transparecia seu modo de jogar e já não era mais tão surpreendente. Muitas das equipes já sabiam como encará-lo e os resultados começaram a ser mais modestos.

Na Copa do Brasil, o time viveu o sonho de disputar uma semifinal pela primeira vez, mas não foi páreo para o Atlético, que goleou no Mineirão e venceu novamente no Castelão, despachando o Tricolor. No Brasileiro, veio um momento inconstante com direito a alguns placares elásticos dentro do próprio Castelão – caso das goleadas para Flamengo e Atlético-GO.

Volta por cima e consagração…

Mas o momento oscilante durou pouco e a equipe manteve o foco em seu objetivo principal. Estava prestes a confirmar sua primeira vaga na Libertadores em toda a história. Tropeços crassos como as goleadas para Bragantino e o próprio arquirrival Ceará, por 4 a 0, poderiam dar a entender que faltaria gás à equipe, porém, ainda assim, as vitórias continuavam vindo e impedindo qualquer sequência ruim.

Assim, chegaram as rodadas finais e o Fortaleza havia, de fato, conseguido: conforme o plano traçado lá no início, o time realmente se manteve no pelotão de cima ao longo de toda a árdua e tortuosa caminhada. A conquista da vaga na competição continental de maior prestígio das Américas era questão de tempo, e foi confirmada na 36ª rodada, em vitória sobre o Juventude, no Castelão.

Linda história contou o Fortaleza em 2021: oficialmente, primeiro clube nordestino a se classificar para a Libertadores via pontos corridos, formato adotado pelo Brasileirão em 2003. O Fortaleza, vice-campeão da Taça Brasil duas vezes na história, em 1960 e 1968, sem poder viajar ao continente porque, à época, o direito era concedido apenas ao campeão. O Fortaleza, dos longos e duros anos na Série C à ascensão meteórica. O Fortaleza é América do Sul, é Libertadores.

Continue Reading

Fortaleza

Libertadores 2022 inédita ainda estará sob o comando de Juan Vojvoda

Published

on

vojvoda fica no fortaleza para libertadores 2022

Nesta quinta-feira (09/12) o Fortaleza entrou em campo pela última vez em 2021. O jogo contra o Bahia na Arena Castelão, terminou com um resultado favorável para o Tricolor do Pici e o rebaixamento do Bahia para a Série B.

Para o clube baiano o resultado talvez não pudesse ser revertido, já que o Juventude venceu o Corinthians e garantiu a última vaga na Série A de 2022.

Mas para o Fortaleza, a vitória significou um feito histórico no clube. Pela primeira vez a equipe cearense conquistou uma vaga direta na Libertadores da América.

Esforço conjunto

O Fortaleza permaneceu todo tempo deste Brasileirão entre os 10 primeiros, mas a equipe já demonstrava que estaria buscando resultados ousados nesta temporada. A começar pela consagração no Campeonato Cearense, onde derrotou seu principal rival do estado e levou o título, iniciando os trabalhos da temporada.

O ano passou e o Tricolor do Pici terminou em quarto na tabela do Brasileirão com 58 pontos. Foram 17 vitórias e um aproveitamento de 50,9% na competição.

Mas além da união dos atletas, um nome conseguiu organizar todas as opções táticas ao longo da temporada 2021. O argentino Juan Pablo Vojvoda. Sob o seu comando, o Fortaleza venceu 25 dos 51 jogos na temporada. O restante deste número foi 10 empates e 16 derrotas.

E estas vitórias concederam ao Fortaleza o campeonato Cearense, a semifinal da Copa do Brasil, medalha de bronze na Copa Nordeste e esta inédita vaga direta na fase de grupo da Libertadores. Esta foi inclusive a melhor campanha de todos os clubes nordestinos desde o início dos pontos corridos na Série A.

Libertadores sob o comando de Vojvoda

E logo após a vitória sobre o Bahia, a torcida pode comemorar ainda mais. O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, anunciou que Vojvoda vai continuar comandando a equipe na temporada 2022 e estará presente na organização do elenco para o futuro na competição internacional.

Ele disse que após uma boa conversa, ambos entraram em um consenso para unir forças na próxima temporada. O diretor ainda mencionou que 2022 será um grande ano.

Foto: @FortalezaEC/Leonardo Moreira.

Continue Reading

Bahia

Fortaleza x Bahia: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 55 pontos, na 5ª posição, Leão do Pici recebe o Esquadrão de Aço (16°), com 43, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Published

on

Foto: Karim Georges / FEC

Fortaleza x Bahia duelam na noite desta quinta-feira (09), às 21h30, no Estádio Governador Plácido Castelo (Arena Castelão), pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após perder para o Cuiabá, por 1 a 0, o Leão do Pici busca reencontrar o caminho da vitória após uma rodada.

Por outro lado, o Esquadrão de Aço tenta engatar o terceiro triunfo consecutivo, depois de vencer o Fluminense, por 2 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Fortaleza x Bahia, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Fortaleza x Bahia 09/12

Resultado FinalFortaleza
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesFortaleza
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Fortaleza x Bahia, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Fortaleza x Bahia

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações divergentes no campeonato local, Fortaleza x Bahia se enfrentam na noite desta quinta-feira (09). Assim, em solo cearense, as equipes medem forças, às 21h30, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Após perder para o Cuiabá, por 1 a 0, fora de casa, o Leão do Pici objetiva reduzir a diferença de pontos para o quarto colocado, já que está a dois pontos do Corinthians (4°).

Por outro lado, o Esquadrão de Aço, após vencer o Fluminense, por 2 a 0, dentro de casa, tenta ampliar a distância para a zona de rebaixamento à Série B, já que está com a mesma pontuação do Juventude (17°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, uma vaga no G-4 ou a permanência fora do Z-4 da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Fortaleza obteve 49.5% de aproveitamento. Acima de tudo, em 37 jogos disputados, venceu 16, empatou sete e perdeu 14, ficando na 5ª colocação, com 55 pontos.

Em contrapartida, o Bahia obteve 38.7% de aproveitamento. Acima de tudo, em 37 jogos disputados, venceu 11, empatou 10 e perdeu 16, ficando na 16ª colocação, com 43 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Tricolor do Pici tem desvantagem diante do Tricolor Baiano.

Nesse sentido, de 40 duelos disputados, a equipe mandante venceu 10. Em contrapartida, a agremiação visitante somou 16 triunfos. Ademais, 14 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Fortaleza vai ter, até então, praticamente a manutenção do time titular da última rodada.

Por outro lado, o Leão do Pici não vai contar com Lucas Crispim (lesionado); e Ronald (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).

O Bahia vai ter, até então, praticamente a manutenção da equipe titular da última rodada.

Em contrapartida, o Esquadrão de Aço não vai ter à disposição Rossi (suspenso pelo terceiro cartão amarelo); e Jonas (lesionado).

Prováveis escalações:

Fortaleza: Marcelo Boeck; Jackson, Marcelo Benevenuto e Titi; Pikachu, Ederson, Matheus Jussa, Matheus Vargas, Bruno Melo; David e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Bahia: Danilo Fernandes; Nino, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Lucas Mugni e Rodriguinho; Juninho Capixaba, Raí e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.

  • Jogo: Fortaleza x Bahia (Série A do Campeonato Brasileiro 2021 – 38ª rodada)
  • Data e hora: Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021 – 21h30 (Brasília)
  • Local: Estádio Governador Plácido Castelo (Arena Castelão), em Fortaleza (CE)
  • Transmissão: Premiere

Foto: Karim Georges / FEC

Continue Reading

Últimas

Com 19 saídas, Vasco joga completamente diferente nesta quarta-feira no Cariocão Com 19 saídas, Vasco joga completamente diferente nesta quarta-feira no Cariocão
Vasco17 horas ago

Com 19 saídas, Vasco joga completamente diferente nesta quarta-feira no Cariocão

O Vasco da Gama mudou drasticamente desde o fim da Série B de 2021. O clube carioca teve 19 atletas...

Batista assume o gol do Sampaio Corrêa após quase 10 anos em clube carioca Batista assume o gol do Sampaio Corrêa após quase 10 anos em clube carioca
Notícias17 horas ago

Batista assume o gol do Sampaio Corrêa após quase 10 anos em clube carioca

Após passar quase 10 anos no Flamengo, o goleiro Gabriel Batista foi anunciado como reforço do Sampaio Corrêa nesta temporada...

Terça-feira é o último prazo para Cruzeiro registrar jogadores contra o URT Terça-feira é o último prazo para Cruzeiro registrar jogadores contra o URT
Cruzeiro18 horas ago

Terça-feira é o último prazo para Cruzeiro registrar jogadores contra o URT

A temporada 2022 começa para o Cruzeiro nesta quarta-feira, 26 de janeiro, contra o URT no Campeonato Mineiro. Mas o...

Barcelona1 dia ago

Alavés 0x1 Barcelona: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Espanhol

Frenkie de Jong marca no finalzinho e Barça conquista três pontos fora de casa; time de Xavi sobe na tabela

Athletico1 dia ago

Athletico-PR 1×0 Paraná: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Paranaense

Furacão derruba Tricolor com gol no fim, leva o clássico e estreia com o pé direito no Paranaense 2022

Futebol do Interior1 dia ago

Novorizontino 0x2 Palmeiras: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Paulista

Na partida de estreia do Paulistão, Verdão larga bem e vence Tigre com tranquilidade

Futebol Internacional1 dia ago

Nigéria 0x1 Tunísia: confira o pós-jogo da partida pela Copa Africana

Tunísia marca gol relâmpago na segunda etapa e sustenta o placar para avançar às quartas

Futebol Internacional2 dias ago

Burkina Faso (7) 1×1 (6) Gabão: confira o pós-jogo da partida pela Copa Africana

Na epopeia de Limbe, Burkina Faso é castigada com empate no fim, mas se redime nos pênaltis e carimba classificação...

Futebol Europeu2 dias ago

Crystal Palace 1×3 Liverpool: confira o pós-jogo da partida pela Premier League

Reds fazem tempos distintos, sofrem mas sacramentam vitória no final

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

Trending

P