Skip to content

Copa do Brasil: Relembre os clubes da Série A que já foram eliminados

julho 8, 2020

A Copa do Brasil, competição já tradicional, ganha cada vez mais importância. Além da possibilidade de garantir vaga na Taça Libertadores, bem como de adicionar um troféu de expressão à galeria do clube, vem somando-se a ela o peso financeiro das premiações, cada vez mais recompensadoras.

Ao chegar à 3ª fase, a qual o torneio atualmente se encontra, os clubes podem arrecadar um valor de até 2,4 milhões de reais. Um reforço e tanto aos cofres, hein? Porém, alguns clubes da Série A – ao todo, quatro – sofreram com as típicas zebras dos mata-matas e deixaram a competição precocemente, perdendo a oportunidade de arrecadar. Relembre quais são eles:

Bahia: com uma gestão elogiada por muitos, o Bahia evolui a cada temporada e cria perspectivas de crescimento. Contudo, o time derrapou feio na Copa do Brasil em 2020. Na primeira fase, em jogo único em que bastava o empate para se classificar, o Tricolor de Aço acabou perdendo para o River do Piauí e dando adeus precocemente à competição e às chances de ampliar o bom panorama financeiro.

Sport: outro que deixou a Copa logo na estreia foi o Leão da Ilha. Recém promovido à primeira divisão, o clube pernambucano se deu mal no interior catarinense. Ainda que o adversário não fosse dos mais fáceis – o Brusque, atual campeão da Série D –, arrecadar apenas o equivalente ao bônus de participação certamente não agradou em nada o caixa do Sport.

Coritiba: fechando a trinca dos clubes de Série A que foram eliminados logo na primeira fase, o Coxa, outro que recém retorna à elite, atravessou o país para sofrer derrota para o Manaus. Se o algoz do Sport foi o campeão da Série D, o adversário do Cori foi, por sua vez, o vicecampeão da quarta divisão. Na Arena da Amazônia, o Coxa não suportou a pressão do Gavião do Norte, clube com apenas sete anos de vida.

Atlético-MG: Sem jogar bem, o Galo apenas empatou com a Campinense em sua estreia na Copa do Brasil. Apoiado na vantagem do empate, o Galo não pôde contar com o regulamento na segunda fase, em que novo empate previa decisão por pênaltis – e acabou por protagonizar talvez uma das maiores zebras da história do futebol brasileiro, ao ser eliminado pelo Afogados da Ingazeira, time do interior de Pernambuco que jogava a competição nacional pela primeira vez em sua história.

Lembrando que há ainda um novo clube a entrar nessa relação. Isso porque, na fase atual, há um confronto de Série A – Vasco e Goiás. A primeira partida foi realizada na casa dos cariocas, mas quem levou a melhor foram os goianos, vitória por 0x1.

As partidas de volta ainda não foram disputadas. A Copa do Brasil, bem como o Campeonato Brasileiro, ainda não têm data certa para a retomada.