Connect with us

Nordeste

Copa do Nordeste: desde 2010, Pernambuco não fica de fora de fase final

Published

on

O futebol pernambucano não está tendo um início fácil em 2021, principalmente quando falamos da Copa do Nordeste. Após a eliminação precoce do Santa Cruz, neste domingo foi a vez do Sport, por meio de goleada do Ceará, deixar melancolicamente a competição.

Assim, os dois rivais recifenses – o Náutico sequer se classificou para a competição regional – estão de fora da segunda fase da competição e só cumprirão tabela na última rodada, contra os rivais paraibanos, Botafogo e Treze, de campanhas a também não empolgar.

Assim, o futebol pernambucano só não está totalmente eliminado do Nordestão matematicamente porque há a possibilidade de um verdadeiro milagre do Salgueiro. O Carcará ainda pode terminar no G-4, caso entre Altos, CSA e ABC, pelo menos dois não vençam. O problema é que o último adversário da equipe do Sertão Pernambucano é justamente o Ceará, líder do Grupo A, em pleno Castelão.

Siga todas as partidas e resultados da Copa do Nordeste:

Há, então, a possibilidade mais do que real do futebol pernambucano não ter representantes na fase posterior da Copa do Nordeste. Isto, em toda a história, aconteceu apenas uma vez, em 2010. Naquela ocasião, as 15 equipes disputavam turno único e apenas as quatro primeiras avançavam, no caso ABC, Vitória, CSA e Treze, deixando Santa Cruz e Náutico pelo caminho. Ainda, a edição de 2003 não contou com a participação de clubes pernambucanos.

Na chamada “nova era” da competição, de 2013 para cá, o estado de Frei Caneca sempre representou na fase de mata-matas e só não esteve entre os quatro melhores em 2013 e 2020.

Bahia

Sport volta a vencer o Bahia e encosta no Tricolor no histórico futebolístico

Vitória por 1 a 0 proporciona ao Leão da Ilha o 11° triunfo sobre o Esquadrão de Aço. Bahia, agora, tem apenas um triunfo a mais do que o Sport

Published

on

Na 54ª partida entre as equipes, Sport bate o Bahia. Resultado faz o Leão somar a terceira vitória nos últimos quatro jogos contra o Tricolor

Na tentativa de equilibrar o número de triunfos em 2021, o Sport viajou até Salvador (BA) e somou mais um resultado positivo frente ao Bahia, na Série A do Campeonato Brasileiro. Com gol único do centroavante Mikael, o Leão da Ilha está a apenas uma vitória de igualar o número de triunfos do rival. Por outro lado, em oito confrontos, as equipes terminaram com o resultado de empate.

A 11ª vitória do time pernambucano promoveu o terceiro resultado positivo nos últimos cinco jogos disputados com a equipe baiana. No entanto, a vitória custou a ser garantida. Somente aos 43 minutos da etapa complementar, o camisa 99, que entrou no lugar de André aos 21 minutos do segundo tempo, encenou o protagonismo do terceiro triunfo do Sport nesta edição do Brasileirão, desta vez no Estádio Pituaçu.

Ainda assim, a vitória do Leão da Ilha, apesar de minimizar a diferença de triunfos sobre o adversário desta noite, faz a agremiação de Pernambuco permanecer longe de encostar no rival nordestino no histórico geral de embates. Isso porque, contabilizando os jogos além da Série A, o Bahia triunfou 24 vezes em 54 jogos disputados. Sendo assim , o Sport bateu o Tricolor por 15 vezes. No mais, 15 partidas terminaram empatadas.

Segundo tempo possibilita trunfo de Mikael, do Sport, sobre o Bahia

Enquanto a primeira etapa aconteceu de maneira equilibrada, os 45 minutos finais teve total domínio dos mandantes. Todavia, como diz o ditado “quem não faz, toma”, o Esquadrão de Aço tropeçou nas próprias pernas e proporcionou o único lance de grande perigo do Sport na etapa. Atento no lance, o lateral-direito Hayner cruzou na medida para Mikael, que só teve o trabalho de acertar a direção da cabeçada.

Por outro lado, o Bahia criou chances com Rossi, aos seis minutos. Assim como com Galdezani, em um chute desviado. Conti também desperdiçou uma ótima oportunidade na pequena área. Com o Leão da Ilha resistente, o Tricolor ainda tentou balançar as redes de Maílson com Patrick e Gilberto. Contudo, a pontaria não estava boa no elenco do Esquadrão de Aço.

Dessa forma, o Sport alcançou a marca de 14 pontos e subiu para a 15ª posição. Ademais, o Bahia alcançou a quarta derrota consecutiva na competição, e permanece com 17 pontos, agora, na 10ª colocação.

Por fim, o Leão da llha duela com o Red Bull Bragantino, na próxima sexta-feira (6), às 19h, no Estádio Ilha do Retiro. Já o Tricolor baiano visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 21h, no próximo sábado (7).

Continue Reading

Atlético-MG

Atlético-MG, Flamengo e mais dois: Cuca aponta candidatos ao Brasileirão

Próxima de entrar no segundo turno, Série A do Campeonato Brasileiro tem mais de três candidatos ao título na visão do treinador do Alvinegro

Published

on

Treinador do Atllético-MG, Cuca indica favoritismo do atual campeão brasileiro, do Palmeiras e do Fortaleza para disputa com o Galo

Atual vice-líder da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG venceu 9 dos 13 jogos disputados na competição. Por outro lado, nos últimos 9 jogos, o time comandado pelo técnico Cuca venceu sete e empatou dois. A campanha de 71,8% de aproveitamento instituiu na atmosfera mineira um clima de sombra e água fresca, afinal apenas três pontos separam o clube do líder Palmeiras.

Dessa maneira, tido como um dos favoritos ao título brasileiro, o Galo briga lado a lado com o Porco pela primeira posição. Ademais, atual campeão do certame, o Flamengo retomou o caminho da vitória e encostou de vez no G-4. Agora, a equipe carioca está a três pontos do 4° colocado, Red Bull Bragantino. Do mesmo modo, vale destacar que, o Mengo possui dois jogos a menos.

Questionado sobre quem são os principais candidatos a conquista do Brasileirão 2021, Cuca afirmou que existe quatro times na briga.

“(O título) Pode fugir (de Atlético, Flamengo e Palmeiras), porque tudo pode acontecer no futebol. O Fortaleza também está aí, chegando, com força. Qualquer outra equipe pode dar uma arrancada, assim como a gente tem seis vitórias, o Palmeiras tem sete… pode acontecer de alguma outra equipe dar uma arrancada. A tendência é que, a princípio, essas três lutem, junto com o Fortaleza, pelo título”, detalhou o treinador, em entrevista à Rádio Itatiaia. 

Vice-líder: Atlético-MG engata no Campeonato Brasileiro 2021

Detentor de um dos elencos mais ricos do país, o Atlético-MG costura uma bagagem interessante na atual edição do campeonato nacional. Com seis triunfos seguidos, o Alvinegro ocupa a 2ª posição, com apenas 3 derrotas em 13 jogos.

Mas, para alcançar essa posição, o Galo penou em uma oscilação na competição no término do mês passado. À época teve teve 14 desfalques em três rodadas seguidas. Dessa forma, acabou somando apenas um ponto.

Campeão da Copa do Brasil 2021: Palmeiras tem pequena gordura

Principal adversário do Atlético na briga pelo troféu da Série A, o Palmeiras venceu as últimas sete partidas na competição. No geral, em 13 jogos, o Porco venceu 10, empatou uma e perdeu duas. Como resultado, possui um aproveitamento de 79,5%.

Além disso, um fator favorável ao time paulista é o fato de disputar um torneio a menos., afinal sofreu a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil para o CRB, nos pênaltis.

Flamengo: Bicampeão brasileiro vira o jogo na Série A

Octacampeão do Campeonato Brasileiro, o Flamengo começou a caminhada na competição de maneira desarmoniosa. Ao mesmo tempo que demitiu Rogério Ceni, rapidamente contratou Renato Gaúcho. Resultado: a chama reacendeu. C

om boas atuações, recheadas de goleadas, tornou-se evidente a briga do clube, em mais um ano, pela taça da competição. Com dez pontos atrás do Palmeiras, a equipe tem uma carta na manga. Disputou apenas 11 jogos contra 13 dos adversários ao título, segundo Cuca.

Fortaleza: Nordeste bem representado pelo Tricolor do Pici

Uma das gratas surpresas desta edição do Brasileirão, ao lado de Red Bull Bragantino e Athletico-PR, o Fortaleza está na zona classificatória à Libertadores. Ou seja, dentro do seleto G-4. Na 3ª posição, com 27 pontos, quatro a menos que o atual líder, a equipe do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, apesar de ter um elenco reduzido em termo de peças qualificadas individualmente, apresenta um repertório diversificado no setor ofensivo. Até a 14ª rodada da competição, a equipe tem a melhor defesa e o quarto melhor ataque.

Continue Reading

Copa do Brasil

VAR orienta lances capitais em confrontos das oitavas da Copa BR

Presente nas oitavas de final da Copa do Brasil 2021, o VAR modificou o cenário de partidas que contou com equipes nordestinas em campo

Published

on

VAR age, de forma demorada, mas incisivamente para capturar soluções em lances de Fortaleza x CRB, Vitória x Grêmio e Santos x Juazeirense

A fase das oitavas de final da Copa do Brasil 2021 teve início na última terça-feira (27). Criciúma x Fluminense, no Estádio Heriberto Hulse, abriram as partidas de ida do torneio. Já o desfecho desses jogos iniciais aconteceu na noite desta quinta-feira (29), com Flamengo x ABC, no Estádio Maracanã. Mas, com diversos duelos interessantes, um outro fator chamou atenção: o uso do VAR.

Como de costume, apesar de atuar pela primeira vez no torneio, o árbitro de vídeo agiu de forma marcante no futebol brasileiro. Aplicações do VAR puderam ser identificadas em confrontos como Vitória x Grêmio, Santos x Juazeirense e Fortaleza x CRB, um em cada dia desta semana. Enquanto o Leão recebeu o Imortal na terça, o Cancão de Fogo visitou o Peixe na quarta, e o Tricolor do Pici encarou o Galo de Alagoas nesta quinta.

Fortaleza x CRB: VAR providencial

Presente pela primeira vez na história em um jogo do CRB, o árbitro de vídeo atuou efetivamente no resultado do jogo de ida contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Primeiramente, após ser convocado pelo VAR, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior (PR) analisou o lance no monitor e mandou o jogo seguir após David cobrar um toque de Reginaldo dentro da pequena área.

Em seguida, próximo do fim da etapa inicial, novamente o árbitro de vídeo entrou em ação. Nicolas Careca balançou as redes depois de receber lançamento. O assistente Rafael Trombeta (PR) levantou a bandeira, no entanto, o árbitro aguardou a avaliação do lance. Notificado pelo VAR, ele confirmou o gol do Galo.

No segundo tempo, o árbitro de vídeo auxiliou ainda a marcar a penalidade que decretou a vitória do Fortaleza. Pikachu finalizou na pequena área contra a meta regatiana e a bola tocou no braço de Wesley. Assim ,de imediato, o VAR chamou o árbitro da partida para conferir o lance. Paulo Roberto confirmou a penalidade e mostrou cartão amarelo ao volante regatiano. Wellington Paulista converteu o segundo dele no jogo.

Essa foi uma amostra do que o CRB vai encarar no Brasileiro. A CBF confirmou que vai utilizar o árbitro de vídeo no returno da Série B.

Santos x Juazeirense: VAR confere e valida

No quarto jogo em atuação, o árbitro de vídeo mostrou versatilidade em assumir funções distintas, mas semelhantes no resultado. A primeira intervenção do VAR aconteceu na inauguração do marcador pelo Santos. Na cabeçada de Madson, após lançamento de Jean Mota, o serviço tecnológico precisou ser acionado. Dessa forma, garantiu o gol do Peixe, pois evidenciou que o lateral-direito não estava em posição de impedimento.

Outro lance providencial aconteceu no último gol. Marcos Leonardo anotou o dele na partida depois de receber passe de Luiz Felipe, porém, por muito pouco, não teve seu gol anulado por impedimento. Atuante, o árbitro de vídeo entrou em ação e validou o tento.

Vitória x Grêmio: árbitro de vídeo demora e não gera resposta

Mediante a recém-estreia na Copa do brasil 2021, o VAR foi motivo de desconfiança na partida entre Vitória x Grêmio, que aconteceu na última terça-feira, no Estádio Manoel Barradas (Barradão). Isso porque, devido a demora de nove minutos para a confirmação do primeiro gol da partida, saiu de campo como destaque negativo, além do comportamento do time mandante.

A demora resultou em uma conclusão apenas da arbitragem dentro de campo, que acabou validando o lance. já que a cabine não alcançou uma conclusão. Do mesmo modo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) evitou divulgar as imagens da avaliação do árbitro eletrônico referente a uma possível irregularidade. A averiguação do lance aconteceu em função de Ricardinho – autor do gol -, ter sido alvo de um possível impedimento milimétrico.

Continue Reading

Jogos

Trending

P