Rebaixado em 2019, o Criciúma começou sem grandes problemas a campanha de retorno à Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, porém, conheceu seu primeiro revés no campeonato.
No Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, o Tigre não foi páreo para o Ypiranga. Fernandinho (pênalti) e Neto Pessoa foram às redes para o Canarinho, que, por sua vez, está a mil maravilhas na Série C.
Chegando à terceira vitória consecutiva, o Ypiranga consolidou-se na vice-liderança do Grupo B, com 14 pontos. De quebra, abriu cinco pontos de vantagem para o próprio Criciúma, 5º colocado e primeiro fora da zona de classificação.
Com nove pontos nos últimos três jogos, a equipe gaúcha, que havia vencido apenas na estreia, recuperou-se na hora certa. Num momento próximo ao final do primeiro turno, embala vitórias em confrontos diretos: contra o Volta Redonda, na rodada anterior, venceu como visitante; neste domingo, superou o Tigre, que também disputa vaga nos quadrangulares finais.
Mercado da bola: Paraguaio Richard Franco se despede do CSA
Os catarinenses estavam invictos na competição, porém num passo mais discreto do que avassalador. Duas vitórias e três empates – com um jogo a menos, é verdade: deveriam ter enfrentado a Tombense, na 4ª rodada, mas o compromisso do adversário pela final do Campeonato Mineiro adiou a partida, marcada para dia 30/09.
O Tigre soma agora três jogos sem vencer. Liga o alerta, mesmo considerando a complexidade dos jogos anteriores (Volta Redonda, Ituano – empates – e Ypiranga – derrota).
A chance de reabilitação no campeonato virá na próxima sexta-feira, contra outro gaúcho, o São José, no Heriberto Hülse. Já o Ypiranga terá oportunidade de estender a ótima sequência com outro confronto em seus domínios: receberá o Ituano, no domingo.