É bem verdade que se não fosse a punição imposta pela FIFA, o Cruzeiro estaria no meio do chamado “pelotão de cima”, buscando uma posição no G4 da Série B. No entanto, a realidade traz modestos quatro pontos, posto que os últimos resultados não ajudaram o time a deixar a incômoda posição próxima à zona de rebaixamento.
Para o Cruzeiro, não há outra opção de momento que não seja retomar o caminho das vitórias, após as duas derrotas em casa, para Chapecoense e mais recentemente o rival América, além do amargo empate com o Confiança em Sergipe.
O jogo…
O adversário, Brasil de Pelotas, é o time que abre a zona da degola, e possui apenas um ponto a menos do que a Raposa. Não há de se negar a possibilidade de o time mineiro terminar a rodada no Z4 – caso de derrota própria e vitórias de CSA e Confiança – ainda que o empate entre Guarani e Oeste, desta segunda-feira, proibiu ambos de ultrapassarem a equipe. Por mais improvável que seja, é um cenário claramente embaraçoso.
O óbvio objetivo de retornar à Série A está, no momento, separado por sete pontos – distância do Cruzeiro para o Paraná, último do G4 (11 pts). Diferença essa que pode tanto aumentar quanto diminuir ao final desta 7ª rodada. O duelo em Pelotas será a partida que fecha a rodada, o que deixará o Cruzeiro ciente do valor que a vitória o atribui.
Zagueiro ex-Cruzeiro acerta com Olímpia para reta final da Série A3 do Paulista
Um olho no peixe…
Como dito, o Cruzeiro terá a possibilidade de assistir a todas as partidas da rodada antes de entrar em campo. Poderá acompanhar o desempenho das equipes na acirrada disputa pelas primeiras colocações. Desde o líder Cuiabá (13 pts) até o 9º colocado Juventude (9 pts), todos devem alternar posições.
Separadas por apenas 4 pontos, as nove primeiras equipes tentam aproveitar o início da competição para se consolidar na briga definitiva pelo G4. Para o Cruzeiro, quanto antes se juntar à turma de cima, melhor.
…outro no gato:
Olhando a presente situação, tem-se que a briga de momento do Cruzeiro é de afastar-se da zona de rebaixamento. O cenário pode ficar mais preocupante se pensarmos que, ao fim da 7ª rodada, apenas dois dos times abaixo terão, a exemplo da Raposa, todos os jogos disputados.
Brasil de Pelotas e Confiança terão ainda um jogo a menos. CSA e Sampaio Corrêa terão ainda duas partidas a disputar. A depender dos resultados das partidas atrasadas, todos estes podem acabar deixando o Cabuloso para trás.
- Jogo: Brasil-RS x Cruzeiro
- Data e hora: quinta-feira, 03/09/2020 – 21:30h (Brasília)
- Local: Estádio Bento Freitas, Pelotas-RS