Desde 2006, um brasileiro campeão da Libertadores não deixava escapar a Recopa

| |

Após vencer a primeira partida em Florencio Varela, região de Buenos Aires, o Palmeiras deixou escapar para o Defensa y Justicia o título da Recopa Sul-Americana. Campeão da Sul-Americana, o time argentino foi aguerrido no Mané Garrincha, em Brasília e conseguiu igualar o placar agregado. Posteriormente, levou a melhor sobre o Verdão, campeão da Libertadores, nos pênaltis.

Este foi o décimo título da Argentina no torneio que reúne os campeões das duas principais competições da América do Sul em disputa. O Brasil segue sendo o maior vencedor, com 11 conquistas.

Desde 2003, a Recopa Sul-Americana traz campeões da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana. Anteriormente, já fora disputada pelos vencedores de Libertadores e Supercopa da Libertadores, por oito edições, e, por uma vez, em 1994, campeões de Libertadores e Copa Conmebol.

Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:

Siga todas as partidas e resultados da Sul-Americana:

Assim, é apenas a nona vez que o campeão da Libertadores perde o título da Recopa. Faturando 19 vezes o caneco, perdeu três vezes para o campeão da Supercopa e agora, pela sexta vez, pelo campeão da Sul-Americana. A última vez tinha sido em 2015, quando o San Lorenzo, campeão da Libertadores 2014, perdeu para o River Plate, campeão da Sul-Americana do mesmo ano.

E, quando se trata de clubes brasileiros detentores do título da Libertadores, a escrita era ainda maior. Apenas uma vez, nestas condições, o caneco ficara em mãos alheias: em 2006, quando o São Paulo perdeu para o Boca Juniors.

Em contrapartida, para os argentinos não é tão incomum o campeão de outras competições paralelas à Libertadores levar o título da Recopa. Aconteceu pela sétima vez: 1990, 1995, 1997, 2005, 2006, 2015 e 2021.

Anterior

Palmeiras x Defensa y Justicia: Pré jogo da Final da Recopa Sul-Americana TNT Sports

Defesa do Botafogo, outrora confiável, simboliza queda de rendimento da equipe

Próximo

Deixe um comentário

P