Connect with us

Palmeiras

Fila, passado recente, momentos diferentes: Choque-Rei e as coincidências nas finais do Paulista

Published

on

Após 29 anos, Palmeiras e São Paulo voltam a decidir o Campeonato Paulista. Dois dos principais clubes do Estado e do País, os rivais construíram uma grande história de duelos ao longo das décadas passadas. E a década presente se inicia com Choque-Rei valendo taça. O primeiro capítulo é nesta quinta-feira, logo mais à noite, no Allianz Parque.

Resultados do Campeonato Paulista:

Paulistão 2021

  • Jogo: Palmeiras x São Paulo (Campeonato Paulista 2021 – Final)
  • Data e hora: quinta-feira, 20/05/2021 – 22h00
  • Local: Allianz Parque, São Paulo-SP
  • Transmissão: TV Globo  

Final estadual e nacional, Copa do Brasil, Libertadores… recheado de craques e grandes jogos na história, o Choque-Rei andou sumido das decisões. A última vez em que se encontraram valendo taça foi no Paulistão de 1992, com final feliz para o Tricolor Paulista. De lá para cá, todas as outras rivalidades envolvendo os quatro grandes de São Paulo – Derby, Majestoso, San-São, Clássico da Saudade e Clássico Alvinegro – tiveram encontros em decisões de campeonato.

Ao relembrar aquele último encontro, entretanto, conseguimos reconhecer algumas coincidências e traçar paralelos às situações atuais das equipes. Curiosamente, a situação entre os dois rivais se inverteu em diversos aspectos. Confira:

1992:

A final do Campeonato Paulista fora disputada apenas no final do ano. Alguns meses antes, o São Paulo, atual campeão estadual, levantava a Taça Libertadores. O time de Telê Santana, que ainda bateria o Barcelona em um épico encontro pelo Mundial de Clubes, pôde jogar o Paulistão com “sangue doce”.

Ainda assim, a força sobressaiu ao longo da campanha e o Tricolor chegou à decisão. O adversário, Palmeiras, estava sem vencer o campeonato estadual há 16 anos.

2021:

Com atrasos, o Campeonato Paulista só tem desfecho no fim de maio. Isso porque, devido à pandemia do novo coronavírus, as definições da temporada de 2020 invadiram o ano de 2021. Entre estas definições, a da Copa Libertadores. E, também há alguns meses, o Palmeiras se sagrava campeão da América.

Atual campeão Paulista – e da Libertadores –, o Verdão usou e abusou da tranquilidade no início da competição, mas usou da força para chegar à decisão, assim como o rival no passado. O adversário, São Paulo, está igualmente há exatos 16 anos na fila de títulos estaduais!

Desfechos…

Naquela ocasião, bem como nesta, se contrapuseram a tranquilidade motivada pelo momento mágico e a pressão para levantar o caneco. Se deu melhor quem era mais tranquilo: o São Paulo venceu as duas partidas no Morumbi – a primeira com mando palmeirense por 4 a 2 e a finalíssima, com sua torcida em maioria, por 2 a 1.

Era o bicampeonato são-paulino, que vivia momento mágico, tendo seu período mais vitorioso na história. Do outro lado, o Palmeiras encerraria a fila no ano seguinte, com direito a goleada sobre o arquirrival Corinthians. Foi o fim de uma sequência agônica palmeirense, após passar toda a década de 1980 sem levantar taças.

Desta vez, quem busca encerrar não apenas a fila do estadual, mas toda uma sequência de poucos frutos, é o Tricolor: nos anos 2010, o Time da Fé só levantou a taça da Copa Sul-Americana, em 2012. Já o Palmeiras é que tá com a bola: campeão de duas Copas do Brasil, dois Campeonatos Brasileiros e da Copa Libertadores, além do próprio Paulistão.

A segunda partida das finais de 1992 registrou público superior a 110 mil pagantes. Desta vez, no entanto, o silêncio nas arquibancadas ditará o ritmo.

Cada capítulo da história é escrito de maneira diferente. No entanto, o passado, inevitavelmente, exerce sua função no presente. Em meio a tantas semelhanças e curiosidades, um desejo quase unânime é de que algo de 1992 venha a se repetir 29 anos depois: o bom futebol daquela decisão.

Finais entre Palmeiras e São Paulo:

  • Campeonato Paulista 1950: Palmeiras campeão
  • Campeonato Paulista 1971: São Paulo campeão
  • Campeonato Paulista 1972: Palmeiras campeão
  • Campeonato Brasileiro 1973: Palmeiras campeão
  • Campeonato Paulista 1992: São Paulo campeão

Retrospecto geral do Choque-Rei:

Jogos:326
Vitórias do Palmeiras:109
Empates:107
Vitórias do São Paulo:110

Palmeiras

Palmeiras joga “com alma e coração” e faz da obsessão realidade; confira a retrospectiva

Tricampeão da Libertadores: Verdão fez campanha implacável e cresceu na reta final para vencer título heroico

Published

on

A temporada 2021 do Palmeiras trouxe a consagração máxima para uma torcida que não esconde qual sua competição preferida: a Copa Libertadores. A equipe de Abel Ferreira cresceu nos momentos decisivos, soube jogar o mata-mata e, assim, celebrou o tricampeonato continental, sendo o segundo consecutivo.

Ademais, no Campeonato Brasileiro o Verdão fez campanha segura, ficou entre os quatro melhores e afirmou o trabalho e a capacidade competitiva do elenco. Oficialmente, a temporada 2021 acabará apenas em fevereiro, com a possibilidade de a equipe conquistar mais uma taça que se tornou uma verdadeira obsessão: o Mundial de Clubes. Vamos relembrar esta temporada que tem um saldo muito positivo para o Alviverde Imponente:

De alma lavada…

Em janeiro de 2021, ainda referente à temporada 2020, o Palmeiras chegou à conquista da Copa Libertadores, contra o Santos, no Maracanã. O título continental encerrou jejum de 21 anos e fez com que o Verdão terminasse a temporada em alta, retirando um peso das costas. Ainda assim, para a temporada seguinte, a Libertadores passava novamente pelo planejamento. De quebra, o time paulista ainda papou a Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Oxigenando o time…

O Palmeiras foi uma das equipes que mais jogou na temporada 2020, pro razões do calendário atropelado condicionado à parada pelos pontos críticos da pandemia de Covid-19.

Assim, na primeira metade da temporada 2021, o Verdão aproveitou para dar um respiro à equipe. Estando envolvido em duas competições, Libertadores e Campeonato Paulista, o clube concordou em distribuir bem as energias: os titulares jogavam a competição continental e os reservas, a primeira fase do estadual.

Os titulares passaram de fase na Libertadores com tranquilidade, mesmo em um grupo complicado, que contava com Defensa y Justicia, atual algoz palmeirense na Recopa Sul-Americana, e Independiente del Valle. Já os reservas deram conta de avançar à segunda fase do Paulistão.

Na reta final da competição estadual, os titulares entraram em cena e garantiram a importante vitória no Derby das semifinais, em plena Neo Química Arena. No entanto, na grande decisão contra outro rival, o São Paulo, acabou ficando sem a taça.

Derrubada precoce? Alívio no calendário…

Em uma das grandes zebras que a Copa do Brasil costuma proporcionar, o Palmeiras, atual campeão da competição, acabou surpreendido ainda na terceira fase, em sua estreia na edição, para o CRB. Após vencer o jogo de ida no Rei Pelé, em Maceió, o Verdão viu os alagoanos darem o troco em sua casa e, na disputa por pênaltis, faturarem o confronto.

A eliminação precoce foi espantosa e dolorida, mas, em termos práticos, teve sua serventia: o Palmeiras ganhava uma lacuna no calendário para conciliar Brasileiro e Libertadores de maneira mais saudável.

Um time copeiro…

No Brasileirão, o Palmeiras vinha bem, obrigado. Ainda que alternasse entre bons e maus momentos, o Porco nunca deixava de ficar entre os primeiros colocados. A briga pelo título era até uma possibilidade real, mas a equipe era convicta de seu principal propósito da temporada: ganhar a América de novo.

O Palmeiras abraçou a Libertadores e ganhou o abraço de volta. Universidad Católica nas oitavas de final, vitórias lá e cá, avanço sem problemas. O Verdão começou a ser exigido mesmo a partir das quartas-de-final.

Primeiro o São Paulo, numa revanche da final do Campeonato Paulista. Após arrancar bom empate no jogo de ida, desta vez no Morumbi, o Verdão não deu chances para o rival em sua casa e aplicou 3 a 0. Cheio de moral, o alviverde seguiu para as semifinais, onde enfrentaria o time do momento, o Atlético-MG.

Contra o Galo, o time de Abel Ferreira foi estrategista. Segurou o empate sem gols dentro do Allianz Parque e, na volta, no Mineirão cheio, teve a frieza de reagir ao placar adverso e empatar a partida. O empate com gols fora de casa garantiu o avanço do Verdão, na última edição da Libertadores com o critério do gol qualificado.

Na decisão, o Verdão teve pela frente aquele que talvez seja seu maior adversário recente: o Flamengo. Depois de dominarem boa parte das competições nos últimos anos, alviverdes e rubro-negros decidiam a América em Montevidéu. Foi dramático, como esperado, mas teve a consagração de um herói completamente inesperado.

Deyverson, o maluquinho, veio do banco de reservas para aproveitar a falha de Andreas Pereira e fazer o gol do tricampeonato alviverde, na prorrogação. Era a glorificação de uma equipe que fez da Libertadores sua obsessão máxima e entendeu as nuances da competição. Está mais do que nunca vivo o Palmeiras em sua faceta de copeiro.

Continue Reading

Brasileirão Série A

Palmeiras x Ceará: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 63 pontos, na 3ª posição, Verdão recebe o Vozão (10°), com 50, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Published

on

Foto: Staff_Images (@Staff_Images) / Reprodução / Twitter

Palmeiras x Ceará duelam na noite desta quinta-feira (09), às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo (SP), pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após empatar com o Athletico-PR, por 0 a 0, o Verdão busca reencontrar o caminho da vitória após uma rodada.

Por outro lado, o Vozão mira também retomar a trajetória do triunfo após duas rodadas, depois de empatar com o América-MG, por 0 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Palmeiras x Ceará, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Palmeiras x Ceará 09/12

Resultado FinalPalmeiras
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesPalmeiras
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Palmeiras x Ceará, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Palmeiras x Ceará

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações distintas no campeonato local, Palmeiras x Ceará se enfrentam na noite desta quinta-feira (09). Assim, em solo paulista, as equipes medem forças, às 21h30, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Após empatar com o Athletico-PR, por 0 a 0, fora de casa, o Verdão objetiva minimizar a diferença de pontos para a liderança, já que está a 20 pontos do Atlético-MG (1°).

Por outro lado, o Vozão, após empatar com o América-MG, por 0 a 0, dentro de casa, mira reduzir a distância para a zona classificatória à Copa Libertadores da América, já que está com a mesma pontuação do América-MG (8°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, a permanência no G-4 ou uma vaga no G-8 da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Palmeiras obteve 56.8% de aproveitamento. Acima de tudo, em 37 jogos disputados, venceu 19, empatou seis e perdeu 12, ficando na 3ª colocação, com 63 pontos.

Em contrapartida, o Ceará obteve 45% de aproveitamento. Acima de tudo, em 37 jogos disputados, venceu 11, empatou 17 e perdeu 9, ficando na 10ª colocação, com 50 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Porco tem vantagem diante do Alvinegro de Porangabussu.

Nesse sentido, de 30 duelos disputados, a equipe mandante venceu 17. Em contrapartida, a agremiação visitante somou três triunfos. Ademais, 10 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Palmeiras vai ter, até então, praticamente um novo time titular na última rodada.

Por outro lado, o Verdão não vai contar com a maioria do elenco titular, exceto Vinicius Silvestre e Matheus Fernandes.

Do mesmo modo, o Ceará vai ter, até então, a manutenção da equipe titular da última rodada.

Em contrapartida, o Vozão não vai ter à disposição Vina, Gabriel Dias, Buiú e Erick (lesionados).

Prováveis escalações:

Palmeiras: Vinicius Silvestre; Garcia, Michel, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan; Fabinho e Matheus Fernandes; Giovani, Vitinho e Gabriel Silva. Técnico: Paulo Victor Gomes (sub-20).

Ceará: João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias, Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Fabinho, Lima; Kelvyn, Mendoza e Jael. Técnico: Tiago Nunes.

  • Jogo: Palmeiras x Ceará (Série A do Campeonato Brasileiro 2021 – 38ª rodada)
  • Data e hora: Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021 – 21h30 (Brasília)
  • Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
  • Transmissão: Premiere

Foto: Staff_Images (@Staff_Images) / Reprodução / Twitter

Continue Reading

Brasileirão Série A

Cuiabá x Palmeiras: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 43 pontos, na 13ª posição, Dourado recebe o Verdão (3°), com 59, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Published

on

Foto: Asscom Dourado

Cuiabá x Palmeiras duelam na noite desta terça-feira (30) às 22h, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após empatar com o Bahia, por 0 a 0, o Dourado objetiva reencontrar o caminho da vitória após uma rodada.

Por outro lado, o Verdão tenta retomar a trajetória do triunfo após quatro rodadas, depois de empatar com o Atlético-MG, por 2 a 2.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Cuiabá x Palmeiras, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Cuiabá x Palmeiras 30/11

Resultado FinalPalmeiras
Ambos os Times MarcamNão
Para Marcar Numa das PartesPalmeiras
Escanteios Menos de 10

Acompanhe o Jogo Cuiabá x Palmeiras, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Cuiabá x Palmeiras

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações distintas no campeonato local, Cuiabá x Palmeiras se enfrentam na noite desta terça-feira (30). Assim, em solo mato-grossense, as equipes medem forças, às 22h, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Após empatar com o Bahia, por 0 a 0, fora de casa, o Dourado objetiva ampliar a diferença de pontos para a zona de rebaixamento à Série B, já que está a três pontos do Juventude (17°).

Por outro lado, o Verdão, após empatar com o Atlético-MG, por 2 a 2, dentro de casa visa ampliar a distância para a parte externa ao G-6, já que está a oito pontos do Fluminense (7°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, uma vaga na primeira página ou a permanência no G-6 da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Cuiabá obteve 42.2% de aproveitamento. Acima de tudo, em 34 jogos disputados, venceu 9, empatou 16 e perdeu 9, ficando na 11ª colocação, com 43 pontos.

Em contrapartida, o Palmeiras obteve 56.2% de aproveitamento. Acima de tudo, em 35 jogos disputados, venceu 18, empatou cinco e perdeu 12, ficando na 3ª colocação, com 59 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Auriverde da Baixada tem vantagem diante do Porco.

Nesse sentido, de um duelo disputado, a equipe visitante venceu um.

Desfalques e retornos:

O Cuiabá vai ter, até então, o retorno de Clayson (cumpriu suspensão na última rodada).

Por outro lado, o Dourado não vai contar Rafael Papagaio (questão contratual); e Auremir e Yesus Cabrera (lesionados).

O Palmeiras vai ter, até então, a volta de Abel Ferreira (cumpriu suspensão na última rodada).

Em contrapartida, o Verdão não vai ter à disposição Deyverson (suspenso pelo terceiro cartão amarelo); e Felipe Melo (presente no departamento médico).

Prováveis escalações:

Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Uendel; Camilo, Pepê e Rafael Gava; Clayson, Max e Jenison. Técnico: Jorginho.

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Kuscevic, Renan e Jorge; Patrick de Paula, Danilo Barbosa e Matheus Fernandes; Wesley, Gabriel Veron (Breno Lopes) e Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira.

  • Jogo: Cuiabá x Palmeiras (Série A do Campeonato Brasileiro 2021 – 36ª rodada)
  • Data e hora: Terça-feira, 30 de novembro de 2021 – 22h (Brasília)
  • Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
  • Transmissão: Premiere

Foto: Asscom Dourado

Continue Reading

Últimas

Esportes11 horas ago

Executivo de futebol do XV Piracicaba, Marco Gama, valoriza maior venda da história do clube com negociação de Erison ao Botafogo e revela expectativas para Série A-2

O Botafogo de Futebol e Regatas anunciou nesta sexta-feira a contratação do atacante Erison, de 22 anos. Quem participou diretamente...

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos
Notícias14 horas ago

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos

Campeonato Brasileiro Série B, Copa do Brasil e Paulistão 2022, estes são os torneios da temporada para o Novorizontino. O...

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma
Notícias14 horas ago

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma

Rafinha chega ao Operário PR com um contrato curto. O meia-atacante de 22 anos, tem até o fim do Campeonato...

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano
Notícias15 horas ago

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano

Com apenas 16 dias de preparação, o CSA teve que deixar a pré-temporada de lado e encarar o seu primeiro...

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado
Notícias2 dias ago

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado

O CRB estreia neste sábado, 22 de janeiro, na Copa do Nordeste. E o confronto contra o Sport a partir...

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados
Notícias2 dias ago

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados

A Chapecoense vai iniciar o Campeonato Catarinense com uma grande baixa na equipe. O atacante Caio Rangel pode ficar até...

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras
Notícias2 dias ago

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras

A Ponte Preta estreia no Campeonato Paulista 2022 no próximo dia 26 de janeiro. Mas além do fato de ter...

Futebol Na TV2 dias ago

RedeVida Transmite Cruzeiro x São Paulo ao vivo pela Copinha nesta quarta 19

Um clássico brasileiro nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. São Paulo e Cruzeiro se enfrentam...

venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022 venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022
Notícias3 dias ago

Volante do Estudiantes de Mérida projeta grande futuro no Cuiabá em 2022

Diretamente da Venezuela, o atleta Cristhian Rivas, ex-Estudiantes de Mérida, disse que pretende contribuir significativamente para os objetivos do seu...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

22 jan 2022 1:00 pm
Stade Brestois 29
- -
Lille
22 jan 2022 1:00 pm
Stade Brestois 29
-
-
Lille
22 jan 2022 5:00 pm
Lens
- -
Marseille
22 jan 2022 5:00 pm
Lens
-
-
Marseille

Trending

P