Athletico
Flamengo 0x3 Athletico-PR: confira o pós-jogo da partida pela Copa do Brasil
Na disputa por uma vaga na decisão nacional, Furacão faz partida perfeita no Maracanã e goleia o Flamengo

É isso mesmo: o Athletico-PR foi ao Maracanã, nesta quarta-feira, e goleou o Flamengo para garantir a vaga na final da Copa do Brasil. Após o empate por 2 a 2 na partida de ida, em Curitiba, na quarta anterior, o time paranaense jogou bem, mostrou muita personalidade, aproveitou os erros adversários e passou por cima do Fla. O Furacão encara na grande decisão o Atlético-MG, em duas partidas.
Crônica do jogo:
O jogo dava indícios desde o início do que seria decisivo para sua construção. O Flamengo era todo ataque, mas sempre pecava na exposição aos contra-ataques. E o Athletico, muito organizado, mostrava que estava disposto a aproveitá-los.
Assim, logo aos 7′, o VAR foi acionado para decidir um possível pênalti, oriundo de uma das jogadas de contra-ataque a favor do time paranaense. Com auxílio do vídeo, o árbitro indicou que existiu a infração de Filipe Luís em cima de Renato Kayzer. Nikão foi para a cobrança e marcou para o Furacão, aumentando a pressão para o lado flamenguista.
Acumulando atuações questionáveis e problemas extracampo, o Mengo teria de reunir forças para reagir na partida e buscar a classificação. As triangulações, no entanto, careciam de maior criatividade para burlar o ajeitado sistema do rubro-negro paranaense. E quando o rubro-negro carioca progredia, parava em Santos, que mostrava estar numa noite inspirada no Maraca.
As chances continuavam, mas não escondiam a desorganização flamenguista em todas as áreas do campo, desde a construção que não mostrava a coordenação de outros momentos, até a má postura defensiva, que continuava favorecendo ao ataque athleticano. O time de Alberto Valentim sentia o nervosismo brotando nos comandados de Renato Gaúcho.
O Flamengo chegou a ganhar um pênalti na metade da primeira etapa, uma salvação para o quanto vinha sendo produzido. No entanto, o árbitro voltou atrás na decisão após constatar que não havia nada de infração na disputa de bola dentro da área. A partida parava muito, tinha uma incidência elevada de faltas e não corria.
Quando corria, apenas uma equipe conseguia aproveitar. Em novo contra-ataque pegando a defensiva flamenguista desprevenida, Nikão recebeu na direita, arrematou e contou com enorme falha de Diego Alves para marcar o segundo do Furacão, já quase na saída para o intervalo.
Na volta para a segunda etapa, Renato Gaúcho sacou Diego por Michael, e a equipe melhorou consideravelmente. Do garoto, por sinal, quase veio o primeiro gol flamenguista, na melhor das chances até ali. Costurou quatro defensores e bateu forte contra Santos, que defendeu e levou a sorte de ver a bola bater no travessão.
Léo Pereira, Bruno Henrique, Andreas, Éverton Ribeiro, Gabigol. Apesar da pouca criatividade do Flamengo, cada um destes teve uma no mínimo uma chance clara nos primeiros 20 minutos do primeiro tempo. Michael, participativo, era fundamental para causar desequilíbrio no quase perfeito sistema defensivo do Athletico.
Renato via o relógio correr e tentava abrir mais o Fla. Kenedy e Vitinho entraram nos lugares de Arão e Éverton Ribeiro. Pelo outro lado, Valentim queria era que o Furacão segurasse as pontas. Mexeu duas vezes na defesa: saíram Marcinho e Pedro Henrique, entraram Khellven e Zé Ivaldo.
O primeiro deles, Khellven, levou três minutos em campo para aprontar. Após entrar aos 31′, deu um pisão desproporcional em Ramon e tomou, em princípio amarelo, corrigido depois pelo VAR em cartão vermelho. Com um a mais, o Fla passou a sonhar.
Mas o segundo deles impediu todo e qualquer sonho da Nação. Em mais um contra-ataque, pesadelo flamenguista na partida, Zé Ivaldo disparou pelo meio, recebeu da esquerda e, frente a frente com Diego Alves, tocou para definir, transformar o placar em goleada e tecer o sorriso nos rostos dos torcedores paranaenses.
Sob vaias e muitos gritos de protestos, com o técnico Renato Gaúcho de alvo principal, o Flamengo ainda ensaiou reagir, mas não havia tempo para que algo diferente acontecesse. Uma equipe ansiosa que, sob pressão, não foi páreo para o Athletico, organizado e estrategista.
Escalações:
Flamengo: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís (Ramon); Willian Arão (Vitinho), Diego (Michael), Andreas e Éverton Ribeiro (Kenedy); Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho.
Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Nicolás Hernández; Marcinho (Khellven), Erick, Léo Cittadini e Abner Vinícius; Terans (Pedro Rocha), Nikão e Renato Kayzer (Christian). Técnico: Alberto Valentim.
Pós-jogo:
Dois anos após ser campeão do Brasil, em campanha que deixou o mesmo Flamengo para trás, o Athletico volta a decidir a principal competição nacional de mata-matas. Quem vem pela frente é o Atlético-MG, que bateu o Fortaleza nos dois jogos da outra semifinal. O Fla volta as forças à decisão da Libertadores, daqui a um mês, e ao Campeonato Brasileiro, onde ainda está vivo na disputa pelo título.
Não há tempo para lamentos – o Flamengo tem uma decisão pelo Brasileiro, no sábado, contra o líder Atlético-MG. Se vencer, a diferença se diminuirá para dez pontos, que poderão se reduzir para apenas quatro, caso o time carioca vença os jogos que tem a menos, ou seja, a disputa continua aberta.
O Athletico, que além da final da Copa do Brasil tem ainda outra final no horizonte, a da Copa Sul-Americana, na metade de novembro, se concentra, por ora, em melhorar no Brasileirão, em que não vence há quatro jogos. A oportunidade de recuperação é neste sábado, contra o Santos, na Arena da Baixada.
Athletico
Sem Julimar, Furacão faz clássico contra o Coxa valendo vaga na final

O atacante Julimar sentiu fortes dores no joelho esta semana e o departamento médico do Athletico achou melhor deixá-lo em avaliação no primeiro jogo do clássico contra o Coritiba.
Ele deve fazer novas avaliações até sábado, para saber se estará apto para jogar o último jogo do clássico valendo vaga na final do Campeonato Paranaense.
Assim para o seu lugar, o treinador Alberto Valentim tem duas opções para a vaga. Colocar Jader ou Daniel Cruz. Ambos podem formar o trio ofensivo com Pablo e Davi Araújo.
Erick
Outro atleta que fica de fora do clássico é o volante Erick. O atleta sentiu dores na coxa ainda no jogo contra o Londrina pelas quartas de final. Ele acabou sendo substituído no intervalo e está realizando exames esta semana. Assim para o seu lugar, Valentim tem a opção de Christian.
Seleção sub-20
Mycael e Juninho se apresentaram na seleção sub-20, mas o meia-atacante Jader não teve sua liberação aceita pela diretoria do Athletico.
Escalação do Furacão
Assim uma provável escalação do Athletico para o clássico desta noite tem:
- Santos; Dani Bolt, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Christian, Matheus Fernandes e David Terans; Davi Araújo, Jader (Daniel Cruz) e Pablo.
Clássicos da semifinal do Campeonato Paranaense
O primeiro jogo acontece nesta quarta-feira, 23 de março, a partir das 20h na Arena da Baixada. O segundo jogo da semifinal no Couto Pereira está programado para o próximo dia 27 de março, domingo, a partir das 16h.
Ambos os jogos são de torcida única na arquibancada. A decisão foi da área de segurança de Curitiba, diante das confusões nos últimos clássicos.
Vai para a final quem somar mais gols nos dois jogos. Mas não haverá prorrogação, em caso de empate a disputa para a vaga será nos pênaltis.
Portanto quem vencer vai enfrentar o vencedor entre Operário PR e Maringá.
Foto: @AthleticoPR.
Athletico
Atacante Tomás fecha com CAP e deixa o Massa Bruta no restante da temporada

O Clube Athletico Paranaense fez recentemente uma grande contratação. A equipe da capital do Paraná conseguiu conquistar o atacante Tomás Cuello, que tinha planos de permanecer no Massa Bruta na temporada.
Cuello está indo para o CT do Caju em Curitiba, para iniciar os exames médicos e concluir as negociações.
O atleta destaque do Red Bull Bragantino pertencia ao Atlético Tucumán da Argentina. Após uma temporada no clube paulista, tudo indicava que a compra dos direitos do atleta seria do próprio Massa Bruta, mas algum detalhe na negociação atraiu mais o atleta de 21 anos.
Assim o que se sabe até o momento é que o Furacão fechou um contrato de quatro anos e a compra fechou em 2,5 milhões de dólares, algo próximo dos 13 milhões de reais.
Petraglia
O presidente Mario Celso Petraglia, que transformou o futebol athleticano, iniciou as conversas em dezembro. Mas as negociações avançaram até a conclusão, depois da conversa com o diretor Alexandre Mattos.
Ele chega e aguarda o registro para provavelmente iniciar na segunda fase do campeonato Paranaense e início de outras competições.
Bragantino
O clube paulista queria contratar Cuello definitivamente, mas acabou recebendo novas exigências do Atlético Tucumán. Isso foi abrindo espaço para que o Furacão avançasse. Assim após muita conversa, o Braga não conseguiu bater de frente com a proposta do Athletico. Nesta terça-feira, o atleta concordou com as negociações e deixa o clube.
Sem nada estar definido Cuello iniciou a pré temporada treinando no CT do Atlético Tucumán. Ele não viajou com o clube para os amistosos, justamente para preservá-lo até o fim das negociações.
No Bragantino ele atuou em 57 partidas. Marcou sete gols e prestou três assistências. Assim foi um nome importante na conquista do vice da Copa Sul-Americana e no 6º lugar do Campeonato Brasileiro, conquistando uma das vagas da pré Libertadores.
Foto: @AthleticoPR.
Athletico
Athletico-PR x Palmeiras: Palpites, prognósticos e onde assistir ao duelo pela Recopa Sul-Americana
Furacão e Verdão começam embate para decidir o primeiro título continental da temporada

Nesta quarta-feira (23), Athletico e Palmeiras começarão a decidir a Recopa Sul-Americana de 2022, título que garante a condição de “supercampeão” das Américas. A partida de ida será realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, às 21h30 (horário de Brasília) e a transmissão será exclusiva do serviço da Conmebol TV, pela televisão e streaming.
Palpites Athletico-PR x Palmeiras, 23/02
Resultado Final | Athletico ou Palmeiras |
Ambos os Times Marcam | Não |
Gols | Menos de 2,5 |
Escanteios | Mais de 9 |
Prognósticos Athletico-PR x Palmeiras
O Verdão venceu a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, se sagrando tricampeão da principal competição continental das Américas, enquanto o Furacão papou a Copa Sul-Americana pela segunda vez em sua história. Agora, ambas equipes querem colocar uma nova taça internacional em suas galerias.
E ambos vêm mordidos com a competição, uma vez que conviveram recentemente com a perda deste título. Em 2019, o Athletico deixou escapar para o River Plate ao perder o jogo da volta em Buenos Aires. Já em 2021, o Palmeiras chegou a vencer o Defensa y Justicia na partida de ida, na Argentina, mas sofreu a remontada no Brasil e ainda perdeu a taça nos pênaltis.
O Athletico jogará sua primeira partida com o time principal na temporada, visto que está utilizando equipe alternativa para a disputa do Campeonato Paranaense, como de costume.
Já o Palmeiras vem da disputa do Mundial de Clubes, em Abu Dhabi, onde deixou a sua conquista mundial escapar para o Chelsea. No entanto, diante da boa apresentação contra os ingleses, deverá vir motivado para o ano que segue.
Desfalques e retornos:
No Athletico, Alberto Valentim acompanha de perto a equipe alternativa que vem atuando no estadual, e enxerga alguns dos nomes como possíveis candidatos a começar a partida, como Davi Araújo e Reinaldo.
Pelo lado do Palmeiras, um desfalque importantíssimo de última hora: o zagueiro Gustavo Gómez contraiu a Covid-19 e estará afastado do elenco. Abel Ferreira deverá lançar mão do chileno Kuscevic para atuar ao lado de Murilo no miolo de zaga.
Prováveis escalações:
Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nico Hernández; Marcinho, Matheus Fernandes, Léo Cittadini e Abner; Terans (Davi Araújo), Vitor Bueno (Reinaldo) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Piquerez; Danilo, Atuesta e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
- Jogo: Athletico-PR x Palmeiras (Recopa Sul-Americana 2022 – jogo de ida)
- Data e hora: Quarta-feira, 23 de devereiro de 2022 – 21h30 (Brasília)
- Local: Arena da Baixada, Curitiba-PR
- Transmissão: Conmebol TV
-
Futebol do Interior4 dias ago
Capitão do Osvaldo Cruz, Nicholas crê em vitória fora de casa para garantir classificação na Segundona do Paulista
-
Notícias3 dias ago
Bia Zaneratto comemora hat-trick e ótima fase da equipe feminina do Palmeiras no Campeonato Brasileiro
-
Notícias4 dias ago
Diego Rosa celebra gol decisivo e aposta no fator casa para ASA encaminhar classificação na Série D do Brasileiro
-
Notícias4 dias ago
Com gol e assistência, Gabriel Bispo é decisivo pelo KuPs na Veikkausliiga
-
Futebol do Interior3 dias ago
Mesmo fora de casa, Lucena mira reabilitação do Tupynambás no Hexagonal Final do Módulo 2