Connect with us

Flamengo

Flamengo vive temporada montanha-russa em 2021 e coleta aprendizados; confira a retrospectiva

Fla viveu troca de comandos e de perspectivas ao longo da temporada, mas acabou ficando sem as principais taças

Published

on

Melhor equipe do país nos dois anos anteriores, o Flamengo chegava à atual temporada naturalmente cercado de expectativas. O ano começou com a conquista do bicampeonato Brasileiro, referente à temporada 2020, e que se encerrou em fevereiro deste ano devido ao atraso decorrente da pandemia de Covid-19. Embalada, a Nação Rubro-negra queria gritar campeão mais vezes em 2021.

No entanto, o desfecho da temporada acabou se revelando trágico para o Fla. Numa temporada de altos e baixos, o time oscilou em seu padrão de competitividade e, por mais que tenha colecionado bons momentos, não fez o suficiente para sair campeão dos principais títulos do calendário nacional. Confira o balanço da temporada:

O passado na memória e o futuro acontecendo…

Pode-se afirmar que o “efeito Jorge Jesus” conduziu a opinião pública sobre o Flamengo no início da temporada. As lembranças do desempenho da equipe durante a passagem do português, no mágico ano de 2019, eram constantemente evocadas para avaliar o rendimento com o treinador de momento, Rogério Ceni.

Mesmo tendo conquistado o Brasileiro de 2020, o ex-goleiro era alvo de críticas de imprensa e torcida, que julgavam que a equipe carioca seria capaz de apresentar muito mais em campo. Mesmo sob desconfiança, Rogério Ceni aguentou o primeiro semestre inteiro, passando pelo Campeonato Carioca, do qual foi campeão, pela Libertadores, classificado em primeiro na fase de grupos. No entanto, após começar oscilante o Brasileiro, não resistiu.

O reencontro com o estado de magia…

O Fla estava com boas possibilidades em todas as competições que disputava — Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil —, mas precisava recuperar o estado de protagonismo para reafirmar a condição de favorito. Este era o desafio do sucessor de Rogério Ceni nas pranchetas. O nome escolhido foi o de Renato Gaúcho, que estava livre no mercado após deixar o comando do Grêmio no início da temporada, encerrando passagem de quase cinco anos pelo Tricolor Gaúcho.

As lembranças de um time vitorioso e de futebol bonito e envolvente — o Grêmio de Renato — reaqueceram as esperanças do torcedor Rubro-negro de ver sua equipe repetir as atuações que a consagraram há dois anos. E o começo não poderia ser melhor: dominante e avassalador no ataque, o Flamengo doutrinava os adversários com um futebol lúdico e artístico. As exibições iam muito além dos resultados, ainda assim os números iniciais espantavam, especialmente pela quantidade de goleadas. Cada atuação era um verdadeiro espetáculo.

Todo carnaval tem seu fim…

O estado de êxtase devolveu não apenas alegria, mas alta competitividade ao Flamengo. O time voltava ao protagonismo das principais competições, chegando na fase final dos mata-matas e perseguindo o Atlético no Brasileiro. As perspectivas eram otimistas para um desfecho dourado de temporada.

No entanto, ao chegar na hora H, a equipe carioca passou a apresentar erros cruciais. No início, muitos deles não chegavam a comprometer os resultados. Com o passar do tempo, foram se intensificando e multiplicando, interferindo no jogo flamenguista. Renato Gaúcho passou a ser questionado sobretudo pelo mau desempenho defensivo do Fla, causador de perda de pontos no Brasileiro.

E o grande choque veio na Copa do Brasil. Após empatar por 2 a 2 com o Athletico-PR, na primeira partida da semifinal, em Curitiba, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Furacão no Maracanã e perdeu a vaga para a decisão. A goleada ofuscou virtudes e escancarou deficiências do jogo rubro-negro, e, assim, o otimismo deu lugar à desconfiança na temporada flamenguista.

Desandou…

A sucessão de acontecimentos gerou um efeito bola de neve. Com “apenas” dois campeonatos em disputa, a diretoria do Flamengo foi categórica ao pedir para que Renato Gaúcho apostasse fichas no Brasileirão, mesmo com uma diferença tão grande do Fla, vice-líder, para o Atlético-MG, líder. A equipe teria a decisão da Libertadores pela frente, contra o Palmeiras, mas a ordem era lutar com todas as forças pelo título nacional.

As esperanças chegaram a ser reativadas quando o Rubro-negro venceu o chamado “jogo de seis pontos” contra o Atlético no Maracanã. Porém, o time oscilou logo em sequência e permitiu ao Galo voltar a abrir distância. O Brasileiro não estava para o Flamengo, restando como única esperança a Libertadores.

Veio, então, a grande decisão em Montevidéu. E se há algo que sabemos sobre decisões é que elas são definidas nos detalhes. E o detalhe foi cruel com o Mengão. Andreas Pereira, reforço da temporada, chegou ganhando elogios, um dos nomes mais conhecidos da equipe, errou na prorrogação e ocasionou o gol do título palmeirense. Após a decisão, Renato Gaúcho pediu para deixar o comando do time.

Ficam as lições…

Apesar das frustrações nos principais campeonatos, o Flamengo teve muitos pontos altos em 2021. O principal deles pode ser sobre peças do elenco: Michael desencantou e foi grata surpresa não apenas na Gávea, mas no país inteiro. Da base flamenguista, jogadores como Matheuzinho, João Gomes e Ramon foram bem e pedem passagem no time titular.

Um planejamento sólido, levando em consideração os aprendizados, pode fazer com que o 2022 do Flamengo dê mais frutos. Ficam notórias as principais virtudes deste time, bem como os eventuais erros no caminho. Boas escolhas, no comando e nas peças do elenco, poderão fazer com que o time tenha mais do que as memórias do passado, mas construa o presente que a torcida espera.

Foto: CR Flamengo / Divulgação

Brasileirão Série A

Flamengo x Ceará: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 67 pontos, na 2ª posição, Rubro-Negro recebe o Vozão (8°), com 49, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Published

on

Foto: Maracanã (@maracana) / Reprodução / Twitter

Flamengo x Ceará duelam na noite desta terça-feira (30), às 20h, no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após vencer o Internacional, por 2 a 1, o Rubro-Negro Carioca objetiva emplacar a quinta vitória seguida.

Por outro lado, o Vozão mira engatar o segundo triunfo consecutivo, depois de vencer o Corinthians, por 2 a 1.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Flamengo x Ceará, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Flamengo x Ceará 30/11

Resultado FinalFlamengo
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesFlamengo
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Flamengo x Ceará, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Flamengo x Ceará

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações distintas no campeonato local, Flamengo x Ceará se enfrentam na noite desta terça-feira (30). Assim, em solo carioca, as equipes medem forças, às 20h, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Após vencer o Internacional, por 2 a 1, fora de casa, o Rubro-Negro Carioca objetiva reduzir a diferença de pontos para a liderança, já que está a 9 pontos do Atlético-MG (1°).

Por outro lado, o Vozão, após vencer o Corinthians, por 2 a 1, dentro de casa, mira reduzir a distância para a zona classificatória à Copa Libertadores da América, já que está a três pontos do Fortaleza (4°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, a manutenção no G-4 ou uma vaga no G-6 da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Flamengo obteve 66.7% de aproveitamento. Acima de tudo, em 34 jogos disputados, venceu 20, empatou sete e perdeu sete, ficando na 2ª colocação, com 67 pontos.

Em contrapartida, o Ceará obteve 46.7% de aproveitamento. Acima de tudo, em 35 jogos disputados, venceu 11, empatou 16 e perdeu oito, ficando na 8ª colocação, com 49 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Fla tem vantagem diante da Alvinegro de Porangabussu.

Nesse sentido, de 25 duelos disputados, a equipe mandante venceu 10. Em contrapartida, a agremiação visitante somou seis triunfos. Ademais, 9 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Flamengo vai ter, até então, o retorno de Gabigol (cumpriu suspensão na última rodada).

Por outro lado, o Rubro-Negro Carioca não vai contar com Gabigol (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).

Do mesmo modo, o Ceará vai ter, até então, a manutenção da equipe titular da última rodada.

Em contrapartida, o Vozão não vai ter à disposição Vina, Gabriel Dias, Erick e Buiú (presentes no departamento médico).

Prováveis escalações:

Flamengo: Diego Alves; Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz (Léo Pereira) e Filipe Luís (Ramon); Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Vitinho, Michael e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Lima e Vina; Mendoza e Jael. Técnico: Tiago Nunes.

  • Jogo: Flamengo x Ceará (Série A do Campeonato Brasileiro 2021 – 36ª rodada)
  • Data e hora: Terça-feira, 30 de novembro de 2021 – 20h (Brasília)
  • Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
  • Transmissão: Premier

Foto: Maracanã (@maracana) / Reprodução / Twitter

Continue Reading

Brasileirão Série A

Internacional x Flamengo: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 47 pontos, na 7ª posição, Colorado recebe o Fla (2°), com 63, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Published

on

Foto: Sport Club Internacional (@SCInternacional) / Reprodução / Twitter

Internacional x Flamengo duelam na noite deste sábado (20), às 21h30, no Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio), em Porto Alegre (RS), pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após perder para o Cuiabá, por 1 a 0, o Colorado busca reencontrar o caminho da vitória após uma rodada.

Por outro lado, o Fla tenta engatar o quarto triunfo consecutivo, depois de vencer o Corinthians, por 1 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Internacional x Flamengo, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Internacional x Flamengo 20/11

Resultado FinalFlamengo
Ambos os Times MarcamSim
Marcadores de Gols – Bruno Henrique1° tempo
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Internacional x Flamengo, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Internacional x Flamengo

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações semelhantes no campeonato local, Internacional x Flamengo se enfrentam na noite deste sábado (20). Assim, em solo gaúcho, as equipes medem forças, às 21h30, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Após perder para o Cuiabá, por 1 a 0, o Colorado objetiva minimizar a diferença de pontos para a zona classificatória à Copa Libertadores da América, já que está a cinco pontos do Red Bull Bragantino (4°).

Por outro lado, o Fla, após vencer o Corinthians, por 1 a 0, almeja reduzir a distância para a liderança, já que está a 9 pontos do Atlético-MG (1°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, uma vaga no G-6 ou a permanência no G-4 da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Internacional obteve 47.3% de aproveitamento. Acima de tudo, em 33 jogos disputados, venceu 12, empatou 11 e perdeu 10, ficando na 7ª colocação, com 47 pontos.

Em contrapartida, o Flamengo obteve 65.6% de aproveitamento. Acima de tudo, em 32 jogos disputados, venceu 19, empatou seis e perdeu sete, ficando na 2ª colocação, com 63 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Colorado tem vantagem diante do Rubro-Negro Carioca.

Nesse sentido, de 82 duelos disputados, a equipe mandante venceu 31. Em contrapartida, a agremiação visitante somou 28 triunfos. Ademais, 23 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Internacional vai ter, até então, os retornos de Victor Cuesta, Moisés, Taison, Rodrigo Lindoso e Maurício (cumpriram suspensão na última rodada).

Por outro lado, o Colorado não vai contar com Yuri Alberto, Daniel, Rodrigo Moledo e Vinicius Mello (lesionados).

O Flamengo vai ter, até então, a manutenção da equipe titular da última rodada.

Em contrapartida, o Fla não vai ter à disposição Rodrigo Caio, Arrascaeta, Pedro, Diego Alves e Isla (presentes no departamento médico).

Prováveis escalações:

Internacional: Marcelo Lomba; Saravia, Bruno Méndez, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso (Johnny), Edenilson, Patrick e Taison; Matheus Cadorini (Palacios). Técnico: Diego Aguirre.

Flamengo: Hugo Souza; Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Everton Ribeiro, Thiago Maia, Diego e Vitinho; Vitor Gabriel e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

  • Jogo: Internacional x Flamengo (Série A do Campeonato Brasileiro 2021 – 34ª rodada)
  • Data e hora: Sábado, 20 de novembro de 2021 – 21h30 (Brasília)
  • Local: Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio), em Porto Alegre (RS)
  • Transmissão: Premiere

Foto: Sport Club Internacional (@SCInternacional) / Reprodução / Twitter

Continue Reading

Brasileirão Série A

Flamengo 1×0 Corinthians: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Brasileiro

Fla marca no último lance contra o Timão e garante festa em Maracanã lotado

Published

on

Vitória enorme! Em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira, o Flamengo insistiu ao longo de todo o jogo e foi premiado no apagar das luzes contra o Corinthians. Bruno Henrique marcou o gol da vitória flamenguista aos 50 da etapa final, o que criou uma festa enorme no Maracanã e embalou o Rubro-negro, que se reencontrou com a boa fase no Brasileirão.

Com equipe alternativa, o Flamengo não esconde que, apesar de manter chances de chegar ao título brasileiro, tem como prioridade a grande final da Libertadores, no próximo dia 27, contra o Palmeiras. O Corinthians não conseguiu manter a boa atuação e, com o revés, perdeu oportunidade de chegar ao G-4.

Crônica do jogo

Empurrado pela torcida que encheu o Maracanã, o Flamengo começou com intensidade, ocupando o campo ofensivo e tentando as aproximações à meta defendida por Cássio. O Corinthians também deixou clara a estratégia de contra-atacar, mas não foram muitas as oportunidades para fazê-la valer.

O relógio corria e a partida se amornava. Apesar de esforçado, o ataque alternativo rubro-negro não era frutífero o bastante – e olha que o alvinegro era acuado em campo. O Timão tentava a bola de desafogo para tentar surpreender o adversário, mas a defesa do Fla fazia exibição exemplar.

Na segunda etapa, as duas equipes mexeram pontualmente. Enquanto Sylvinho apostou em Mosquito exatamente para esta saída em velocidade, Renato Gaúcho colocou Bruno Henrique, Filipe Luís e, posteriormente, Michael, deixando o Flamengo com mais cara de time titular.

Para o Mengo, funcionou: com os destaques em campo, a voltagem do jogo subiu e o domínio se intensificou, levando a boas oportunidades de gol que só não colocaram o time da casa na frente por boas intervenções de Cássio, ou mesmo a pontaria que não era a ideal.

Com mais posse, mais passes trocados e maior frequência de ataque, faltava ao Flamengo a oportunidade ideal para finalmente pular à frente do marcador. O relógio corria, as vozes no Maraca calejavam empurrando o Rubro-negro, era uma questão de detalhe para a bola entrar.

Detalhe, a palavra-chave para o placar se modificar. O Flamengo buscava o gol ao tempo todo com alguns de seus craques principais, mas, quando o relógio batia os 50 minutos, quem brilhou foi Rodinei. Substituto de Kenedy, o lateral/ponta escapou entre dois corintianos pela direita e cruzou na medida para Bruno Henrique aparecer na área. Explosão no Templo do Futebol quando os primeiros refletores se apagavam.

Difícil de se apagar, além da estrela do herói conhecido Bruno Henrique e do mais improvável Rodinei, foi a torcida flamenguista. A vitória agônica gerou uma festa apoteótica no Maracanã, com uma mensagem de apoio para a decisão da Libertadores, daqui a dez dias.

Escalações

Flamengo: Hugo Souza; Matheuzinho, David Luiz (Gustavo Henrique), Léo Pereira e Ramon (Filipe Luís); João Gomes, Thiago Maia, Vitinho (Michael), Diego e Kenedy (Rodinei); Vitor Gabriel (Bruno Henrique). Técnico: Renato Gaúcho.

Corinthians: Cássio; Fagner, João Vitor, Gil e Fabio Santos; Gabriel, Giuliano (Du Queiroz), Renato Augusto (Luan), Gabriel Pereira (Mosquito) e Roger Guedes; Jô (Vitinho). Técnico: Sylvinho.

Definições

Apesar de aparentemente concentrar os esforços principais para a decisão da Libertadores, o Flamengo ainda está vivo na briga pelo título brasileiro. A equipe chegou aos 63 pontos, oito a menos do que o líder Atlético-MG, ambos com 32 jogos. O Corinthians, com a derrota, estacionou nos 50 pontos, perdendo a oportunidade de chegar ao G-4 após ser ajudado pela derrota do Red Bull Bragantino (52 pontos) para o Grêmio na rodada.

O Fla volta a campo primeiro, no próximo sábado, em duelo contra o Internacional em Porto Alegre. Depois, no domingo, é a vez do Timão jogar o clássico contra o Santos, na Neo Química Arena.

Continue Reading

Últimas

Futebol Na TV7 horas ago

RedeVida Transmite Cruzeiro x São Paulo ao vivo pela Copinha nesta quarta 19

Um clássico brasileiro nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. São Paulo e Cruzeiro se enfrentam...

venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022 venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022
Notícias12 horas ago

Volante do Estudiantes de Mérida projeta grande futuro no Cuiabá em 2022

Diretamente da Venezuela, o atleta Cristhian Rivas, ex-Estudiantes de Mérida, disse que pretende contribuir significativamente para os objetivos do seu...

Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022 Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022
Notícias13 horas ago

Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022

Pode parecer uma carreira muito longa em um único clube, mas o jogador de apenas 23 anos de idade, nascido...

Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí
Notícias13 horas ago

Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí

O Avaí apresentou nesta quarta-feira (19/01) o seu sexto reforço para a temporada 2022. O atleta Diego Quirino em 2021...

lucao deixa o vasco e vem para o redbull bragantino em 2022 lucao deixa o vasco e vem para o redbull bragantino em 2022
Notícias2 dias ago

Bragantino fecha contrato com goleiro de 20 anos, vindo de clube carioca

Fora dos planos do Vasco, o goleiro Lucão é negociado com um longo contrato com o Red Bull Bragantino. O...

Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil
Botafogo2 dias ago

Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil

Ai Kesen é o nome adotado por Elkeson de Oliveira Cardoso no futebol chinês. O brasileiro de 32 anos atuou...

atletico go tem doze atletas da base para testar no campeonato goiano atletico go tem doze atletas da base para testar no campeonato goiano
Notícias2 dias ago

Dragão deve testar elenco da base no Campeonato Goiano

O Campeonato Goiano será uma grande oportunidade para muitos jogadores da base do Dragão. Isso porque o Atlético GO já...

Foto: Real Sociedad Fútbol (@RealSociedad) / Reprodução / Twitter Foto: Real Sociedad Fútbol (@RealSociedad) / Reprodução / Twitter
Futebol Europeu2 dias ago

Real Sociedad x Atlético de Madrid: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Copa do Rei

Dentro de casa, os Txuri-urdin recebem os Colchoneros pelas quartas de final da Copa do Rei 2021/2022

Foto: Athletic Club (@AthleticClub) / Reprodução / Twitter Foto: Athletic Club (@AthleticClub) / Reprodução / Twitter
Futebol Europeu2 dias ago

Athletic Bilbao x Barcelona: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Copa do Rei

Dentro de casa, os Leones recebem os Culés pelas quartas de final da Copa do Rei 2021/2022

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

Trending

P