Flu se apoia em resultados do primeiro turno e no retrospecto para chegar à Libertadores

| |

A boa sequência do Fluminense, que conquistou 10 dos últimos 12 pontos disputados, refletiu na tabela do Campeonato Brasileiro: a equipe ascendeu à 5ª colocação, posição que agora pode garantir vaga direta à fase de grupos da Libertadores 2021. E, com 53 pontos conquistados, passa a estar a cinco pontos do São Paulo, time que fecha o G-4 e perdeu na rodada para o Atlético-GO, em Goiânia.

Para realizar o objetivo de retornar à Libertadores após sete anos, o Flu vê com otimismo a disputa dos últimos cinco jogos do campeonato, a julgar pelos resultados anteriores ante os adversários: no primeiro turno, a equipe conquistou 11 dos 15 pontos possíveis contra as equipes que enfrentará no desfecho do Brasileirão – Venceu Bahia, Santos e Fortaleza e empatou com Atlético-MG e Ceará.

Caso repita o desempenho, ou seja, conquiste outros 11 pontos contra os mesmos adversários, o Tricolor Carioca chegará à marca de 64 pontos no Campeonato Brasileiro. Esta pontuação, desde que o campeonato passou a ter 20 times, em 2006, sempre foi suficiente para atingir, no mínimo, a 5ª colocação – o que manteria o Flu em sua colocação de momento, garantindo a vaga na fase de grupos da Libertadores 2021.

Com a saída do técnico Odair Hellmann para o futebol dos Emirados Árabes, antes da 25ª rodada, o Fluminense oscilou no campeonato, chegando a “correr por fora” na briga pela Libertadores. No entanto, a boa sequência recente com o técnico Marcão recolocou a equipe na quinta colocação, deixada por Hellmann.

Corinthians, Santos, Athletico, Ceará, Dragão, Braga… a grande luta pelo G-8

  • Partidas finais do Fluminense:
  • Bahia x Fluminense – quarta-feira, 03/02 – Arena Fonte Nova, Salvador-BA
  • Fluminense x Atlético-MG – quarta-feira, 10/02 – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
  • Ceará x Fluminense – sábado, 13/02 (data prevista) – Arena Castelão, Fortaleza-CE
  • Santos x Fluminense – domingo, 21/02 (data prevista) – Vila Belmiro, Santos-SP
  • Fluminense x Fortaleza – quarta-feira, 24/02 – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ

Como ficam as vagas?

Após o título da Libertadores do Palmeiras, que fecha o G-6, as vagas para a Libertadores via Campeonato Brasileiro irão até, no mínimo, a 7ª colocação, ocupada até então pelo Flu antes do início da 33ª rodada.

E o Tricolor Carioca segue de olho na final da Copa do Brasil para definir se, caso mantida até o fim, sua 5ª colocação servirá para chegar à fase preliminar da Libertadores ou diretamente à fase de grupos. Isso dependerá do campeão: se for o Palmeiras, que já usará a vaga destinada ao campeão da competição continental, uma das cinco vagas diretas das quais o Brasil tem direito ficará para o 5º colocado do Brasileiro – que seria justamente o Flu.

Já se o campeão for o Grêmio, este, independentemente da posição que terminar o campeonato, terá direito à 5ª vaga direta, o que fará com que o Fluminense tenha de terminar no G-4 para conquistar um lugar na fase de grupos.

Anterior

Corinthians, Santos, Athletico, Ceará, Dragão, Braga… a grande luta pelo G-8

Ataque poderoso volta e Flamengo reacredita em título

Próximo

Deixe um comentário

P