Fluminense
Fluminense sela segunda classificação em quatro dias e volta às quartas da Libertadores

No confronto das oitavas-de-final da Copa Libertadores que teve sua definição atrasada, devido ao falecimento do filho do treinador Francisco Arce, o Fluminense voltou a vencer o Cerro Porteño e confirmou a última das oito vagas às quartas-de-final. Jogando no Maracanã, na noite desta terça-feira, o time brasileiro bateu os paraguaios pelo placar mínimo e somou 3 a 0 no agregado.
Fred, de pênalti, marcou o único gol da partida. Fluminense voltou a comemorar classificação, após ter deixado o Criciúma pelo caminho, neste sábado, pela Copa do Brasil. Ademais, repetiu a campanha da última participação na Libertadores, em 2013, quando também alcançou as quartas. Tricolor encara agora o Barcelona de Guayaquil.
Crônica do jogo:
Abraçado com o placar agregado, o Fluminense controlava a partida de maneira confortável no Maracanã. Se no sábado a equipe de Roger Machado teve de partir para cima para construir a remontada, na terça era permitido atacar com tranquilidade. A única tarefa era evitar os sustos produzidos pelo tímido ataque do Cerro Porteño.
E, na boa, o Tricolor construía boas jogadas, até que em uma, que veio do lado esquerdo, o zagueiro paraguaio tirou a bola de Fred com o braço. Dentro da área é pênalti, e o próprio artilheiro foi, com sua incessante frieza, tocar a bola no canto oposto do que pulou o goleiro brasileiro Jean, aquele ex- Atlético-GO, São Paulo e Bahia.
Depois do gol é que o time paraguaio acordou, começando a incomodar de verdade o setor defensivo do time brasileiro com bolas alçadas na área e tentativas de triangulação rápida. O Flu parecia tranquilo até demais.
E, na segunda etapa, o Cerro se soltou mesmo. Em menos de seis minutos, já teve duas boas chances de marcar, as duas com Carrizo, após boas jogadas do outro brasileiro do Ciclón, Mateus Gonçalves, que era o melhor do lado dos visitantes.
Na sequência, o VAR foi consultado para decidir se o zagueiro Patiño deveria receber vermelho após parar Fred em contra-ataque, mas a opção foi apenas pelo amarelo. O Flu, então, tomou outra postura e foi para liquidar o Cerro com 11 mesmo: primeiro Gabriel Teixeira e depois Luiz Henrique tiveram ótimas chances de ampliar, sendo que o segundo exigiu boa defesa de Jean.
O Cerro agredia ao longo da segunda etapa, até fez por merecer o empate, mas sempre parava na própria ineficiência. Boselli, ex-Corinthians, furou de dentro da pequena área. Mateus Gonçalves, de novo, fez boa jogada, mas Adrian Martínez praticamente recuou para Marcos Felipe.
E, quando o Flu parou de deixar espaços, segurou na tranquilidade a partida até o apito final.
Escalações:
Fluminense: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nenê; Luiz Henrique, Gabriel Teixeira e Fred. Técnico: Roger Machado.
Cerro Porteño: Jean; Espínola, Alexis Duarte, Patiño e Adorno; Villasanti, Carrascal, Aquino, Carrizo e Mateus Gonçalves; Boselli. Técnico: Francisco Arce.
Recorde conquistado…
Em tempos de Jogos Olímpicos e de recordes sendo batidos, o Brasil conseguiu assinalar uma marca externa, a nível continental. Com a confirmação da classificação do Fluminense, o país terá cinco representantes entre os oito melhores da Copa Libertadores, desempenho recordista nesta fase da competição.
Caso duas equipes entre Fluminense, Flamengo e Atlético superem Barcelona-EQU, Olimpia e/ou River Plate, remanescentes estrangeiros, teremos outro feito inédito: a semifinal com três equipes brasileiras. Se todos os brasileiros passarem, aí será a primeira entre equipes do mesmo país.
Definições:
Mas para isso, o Flu terá de superar mais uma etapa e passar pelo difícil Barcelona de Guayaquil, que tem vítimas brasileiras em sua história recente em mata-matas e, nesta edição, já deixou o Santos para trás na fase de grupos.
Os duelos serão nos próximos dia 12, no Maracanã, e 19, no Monumental de Barcelona, onde o Flu já jogou na presente edição, contra o Junior Barranquilla, que recebeu a partida no Equador devido aos conflitos civis na Colômbia.
Fluminense
Millonarios x Fluminense: Palpites, prognósticos e onde assistir ao duelo pela Libertadores

Chegou a hora: o Fluminense estreia na Copa Libertadores nesta terça-feira (22), diante dos colombianos do Millonarios, no estádio El Campín, em Bogotá. A partida é válida pela segunda rodada da fase preliminar da competição continental, a primeira das duas etapas que o Tricolor terá de passar para poder chegar à fase de grupos. A bola vai rolar às 21h30, no Horário de Brasília, e a transmissão se dividirá entre o SBT (TV aberta) e a ESPN (TV fechada).
- Confira mais notícias do Fluminense
Palpites Millonarios x Fluminense, 22/02
Resultado Final | Empate ou Fluminense |
Ambos os Times Marcam | Não |
Gols | Menos de 2,5 |
Escanteios | Mais de 9 |
Prognósticos Millonarios x Fluminense
Leia mais:
- Melhor da Série A em 2022, Fluminense embala para a Libertadores
- Adversário do Fluminense na Pré-Libertadores, Millonarios tem pior ataque da Liga Colombiana
O Fluminense vive um início triunfal de temporada em 2022. A equipe de Abel Braga venceu as últimas sete partidas no Campeonato Carioca, batendo o recorde de melhor início de temporada no século. Embalado, o Tricolor segue se aperfeiçoando e vem cada vez mais preparado para o grande desafio.
E se o ataque era questionado, já que boa parte das vitórias vinha sendo por 1 a 0, a atuação do último fim de semana veio para garantir de vez a confiança dos torcedores. Com equipe alternativa, incluindo PH Ganso entre os titulares, o Flu despachou o Volta Redonda por 3 a 0, no Luso-Brasileiro.
O Flu embarca para a Colômbia como a equipe de melhor desempenho dentre as 20 que disputam a Série A. E, mesmo se olharmos menos para o momento e mais para a história, o retrospecto contra colombianos traz um outro tipo de esperança para os tricolores.
Porém, o time carioca terá um desafio a mais no duelo: a altitude. O El Campín se localiza a mais de 2.500 metros acima do nível do mar.
O Millonarios vem numa boa sequência no Campeonato Colombiano. Após oscilar no início do Apertura, o time albiazul corrigiu problemas e conseguiu três vitórias consecutivas nos últimos oito dias, contra Deportivo Cali, Rionegro Águilas e Jaguares. Atualmente, os embajadores ocupam a terceira colocação do Apertura, em que foram disputadas oito rodadas.
Desfalques e retornos:
A atuação tricolor do último fim de semana pode ter deixado uma dor de cabeça positiva em Abel Braga. Isso porque atletas que tiveram grande desempenho contra o Volta Redonda, como Ganso, John Arias e Calegari, não estão descartados de pintar como surpresa na escalação.
Ainda assim, o provável é que, mesmo com as dificuldades físicas impostas pela altitude, Abelão insista em jogadores experientes. Enquanto Fábio pode ser titular no gol, Felipe Melo pode começar no meio e, no ataque, Fred e Willian Bigode deverão compor o trio ofensivo ao lado do jovem habilidoso Luiz Henrique.
Prováveis escalações:
Millonarios: Montero; Román, Llinás, Bargas e Murillo; Vega, Vásquez, Sosa, Mackalister Silva e Ruíz; Herazo. Técnico: Alberto Gamero.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Calegari), Nino, Luccas Claro e Cris Silva (Pineida); Felipe Melo, André e Yago Felipe (Ganso); Luiz Henrique, Willian Bigode (John Arias) e Fred (Germán Cano). Técnico: Abel Braga.
- Jogo: Millonarios x Fluminense (Copa Libertadores 2022 – fase preliminar)
- Data e hora: Terça-feira, 22 de devereiro de 2022 – 21h30 (Brasília)
- Local: Estádio El Campín, Bogotá, Colômbia
- Transmissão: SBT; ESPN
Foto: SC Corinthians Paulista / Divulgação
Fluminense
Adversário do Fluminense na Pré-Libertadores tem pior ataque na liga colombiana

O Fluminense entra em campo na próxima terça-feira (22/02) para encarar o Millonarios (Colômbia), em um confronto válido pela Pré-Libertadores. O jogo acontece na casa do adversário a partir das 21h30 (horário de Brasília).
Mas diferente da última temporada onde o Millonarios foi uma das equipes que mais marcou gols nas competições que participou, este ano vive um momento onde tem o pior ataque da liga colombiana.
Nos seis jogos que disputou só conseguiu marcar três gols à favor e um quarto que foi marcado pelo próprio adversário. A equipe está com muita dificuldade no ataque, visto que na última temporada marcou cinco gols em 2 jogos. De julho a dezembro, a equipe marcou 45 gols em 26 jogos, um número bem expressivo.
Vitória
Mas ainda há uma luz no fim do túnel do Millonarios. Jogando contra o Deportivo Cali no último dia 13 de fevereiro, conseguiu vencer por 2 a 0. Mas não é possível prever se esta é uma retomada no bom futebol ou apenas um caso isolado.
Ataque com problemas
As finalizações não acontecem e muitos acreditam que a ida de Fernando Uribe para o Junior Barranquilla, bagunçou o setor ofensivo da equipe. No torneio Apertura do último ano ele esteve entre os artilheiros da competição com 11 gols.
Seu substituto foi Diego Herazo, que havia marcado 11 gols no torneio Clausura. Ele estava no La Equidad, depois voltou ao Independiente Medellín e chegou ao Millionarios para esta temporada. Até o momento ele fez dois gols em quatro partidas.
Segundo Herazo a equipe ainda está se adaptando à temporada e precisa melhorar ainda mais os passes finais até o gol.
Sem gols, mas apenas uma derrota
Mas o fato de não fazer gols não quer dizer que o Millionarios não tem qualidade. A equipe nesta temporada só perdeu para o Nacional de Medellín, por 2 a 0. Esses gols foram os únicos que a equipe tomou nesta temporada.
O setor defensivo vai muito bem, principalmente após a chegada do goleiro da seleção da Colômbia, Alvaro Montero. O treinador Alberto Gamero também está no clube há dois anos e vem ajustando o elenco entre remanescentes e recém chegados.
Favorito
Mas diante do contexto geral, o Fluminense chega como favorito. O único problema para a equipe brasileira é a altitude de 2.552 metros, onde está localizado o Estádio Nemesio Camacho El Campín. Reforços como, Cano ampliam este favoritismo.
Foto: @FluminenseFC/Mailson Santana.
Flamengo
Flamengo 0x1 Fluminense: confira o pós-jogo da partida pelo Campeonato Carioca
Primeiro clássico carioca da temporada, jogo eletrizante traz grandes acontecimentos e vitória tricolor sacramentada nos momentos finais

O Fluminense saiu vencedor contra o Flamengo no primeiro clássico carioca da temporada 2022. O eletrizante jogo da tarde deste domingo (6), no Nilton Santos, teve de tudo: discussão, expulsão, gol anulado… e depois de tudo isso, John Arias marcou na reta final e deu a vitória ao Tricolor.
Na estreia da equipe titular do Flamengo em 2022, primeiro grande teste do comando do português Paulo Sousa, equipe rubro-negra não conseguiu aproveitar boas oportunidades ao longo do jogo e acabou castigada pelo gol tricolor na reta final. Leia a crônica da partida:
Crônica do jogo
Que Fla-Flu é sempre um jogo quente, não é novidade. Mas o primeiro clássico carioca de 2022 extrapolou o considerado normal no quesito confusão. Ao longo da primeira etapa, os estranhamentos aconteceram em diversas oportunidades, em diferentes duelos. O principal deles envolveu os experientes Felipe Melo e Diego.
Em campo, no que tange ao jogo, tivemos um Flamengo iniciando melhor e quase abrindo o placar logo no primeiro minuto de jogo, quando Gabigol obrigou Marcos Felipe a grande defesa. Depois, o Fluminense equilibrou as ações, a partir da metade da etapa inicial, e passou a criar chances de perigo. Numa delas, Willian Bigode chutou e Hugo Souza salvou a queima roupa, num milagre.
Quando a etapa inicial se encaminhava para o fim, novo foco de discussão, desta vez com os zagueiros Gustavo Henrique e David Braz. A arbitragem estendeu para sete minutos o tempo de acréscimo.
Na segunda etapa, o árbitro afirmou o pulso e decidiu não permitir que as confusões continuassem. Vitinho e Calegari se estranharam e o flamenguista chegou a desferir um soco no tricolor. Desta vez não houve perdão, os dois levaram vermelho.
E os juízes continuaram com protagonismo no jogo. Aos 28 do segundo tempo, Gabigol foi às redes, mas o gol foi anulado após revisão do VAR, minutos depois. O entendimento foi que o artilheiro rubro-negro estava à frente da defesa adversária.
E quando a partida se encaminhava para o placar fechado, o golpe fulminante veio do outro lado, do Flu. Já aos 43 minutos, Yago Felipe cobrou falta para a área e o colombiano John Arias subiu bem e cabeceou no cantinho do goleiro Hugo Souza. No clássico eletrizante, Tricolor na frente!
E a emoção foi até o fim. O Flamengo apertou e teve duas grandes oportunidades para evitar a derrota. Mas foi a vez de Marcos Felipe brilhar e fazer defesas incríveis, garantindo a enorme vitória tricolor. O primeiro clássico carioca da temporada é do Flu!
Escalações
Flamengo: Hugo Souza; Rodinei (Isla), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Marinho) e Andreas Pereira (João Gomes); Arrascaeta (Lázaro), Éverton Ribeiro (Vitinho [expulso]) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
Fluminense: Marcos Felipe; Nino, Felipe Melo (Martinelli) e David Braz; Samuel Xavier (Calegari [expulso]), André, Yago Felipe e Cris Silva; Luiz Henrique (Nonato), Fred (Cano) e Willian Bigode (Arias). Técnico: Abel Braga.
Definições
Com a vitória, o Flu sobe para a segunda colocação do campeonato, atrás apenas do Vasco da Gama. O Tricolor chega à terceira vitória consecutiva e, com 9 pontos, abre margem de quatro dentro da zona de classificação. O Fla estaciona na quarta colocação, com 7 pontos, e conhece sua primeira derrota na temporada.
As equipes voltam a campo para a próxima rodada do Cariocão, no próximo meio de semana. O Mengão encara o Audax Rio, em Volta Redonda, na quinta-feira (10). Já o Fluzão tem outro clássico no horizonte, desta vez contra o Botafogo, na sexta (11).