Connect with us

Seleção Brasileira

Futebol Brasileiro Olímpico está nas quartas; como seguir para o ouro?

Published

on

Nesta quarta e quinta-feira, tanto a Seleção Feminina quanto a Masculina venceram seus compromissos finais pela fase de grupos e garantiram a vaga à fase de quartas-de-final do Futebol Olímpico. Equipes mesclaram atuações de encher os olhos com algumas dificuldades ao longo das três primeiras partidas e buscarão, agora, extrair seu melhor para seguir para a disputa do podium e, principalmente, a conquista do ouro olímpico – inédito para o Futebol Feminino e o segundo consecutivo para o Masculino.

Seleção Feminina:

Comandada pela sueca Pia Sundhage, para muitos a técnica mais bem sucedida de todos os tempos, a Seleção conta com a Rainha Marta, considerada (esta já com unanimidade) a maior futebolista da história, e com diversas atletas talentosas que combinam experiência – caso de Formiga e Bárbara – ápice técnico – caso de Bia Zaneratto, Andressa Alves e Debinha – e renovação – caso de Gio.

Se o ouro bateu na trave e virou prata por duas oportunidades consecutivas, 2004 e 2008, o futebol feminino cresceu no país em todos os aspectos e nos trouxe até este momento, em que somos claros favoritos à conquista do ouro. Mas a caminhada ainda será árdua: encararemos, primeiramente, a Seleção Canadense, tradicional na modalidade, antes de chegarmos às semifinais, onde já há disputa por medalha.

O chaveamento ainda coloca a equipe de Marta, Pia e companhia frente a frente com as vencedoras de Holanda, que já fez jogo duro com o Brasil na fase de grupos, e Estados Unidos, a mais tradicional das seleções entre as mulheres. Do outro lado da chave, os confrontos entre Suécia e Japão e Grã-Bretanha e Austrália deixarão algumas favoritas pelo caminho, mas, igualmente, fortalecerão outras.

Seleção Masculina:

Os comandados de André Jardine têm, em tese, uma visão mais tranquila dos mata-matas. Após uma fase de grupos relativamente tranquila, viram a atual vice-campeã, a Alemanha, ficar pelo caminho, bem como as bem cotadas França e Argentina. A caminhada para o ouro continua com o duelo contra o Egito.

Richarlison, fã de Marta e o “adulto” em meio aos garotos, vem sendo a referência técnica e moral para o time. Artilheiro do futebol olímpico com cinco gols em três jogos, atacante do Everton será extremamente necessário na caminhada final, mas a Canarinho precisa de uma equipe que jogue como um time para voar longe. Ao superar o Egito – que não será fácil –, nos depararemos com coreanos, que vêm em plena evolução no futebol, ou mexicanos, nossos algozes de 2012.

No outro lado da chave, Japão, que fez bonito na fase de grupos, tem tudo para deixar a Nova Zelândia pelo caminho e decidir vaga para as finais contra uma das favoritas ao ouro, a Espanha, que encara a Costa do Marfim.

Como prosseguir na missão…

Tanto as comandadas de Pia quanto os meninos de Jardine têm enormes virtudes e pontos a corrigir, a julgar pelas três partidas disputadas e os testes pré-olímpicos.

  • Ataques inconstantes:

O Brasil mostrou toda sua força de ataque em algumas ocasiões, mas noutras, chegou a preocupar pela ineficácia. A Seleção Feminina mostrou todo o poder criativo e artilheiro quando goleou a China e fez eletrizante partida contra a Holanda, mas não empolgou em atuação econômica contra Zâmbia, em que os gols perdidos incomodaram.

A Masculina passou por algo semelhante: o ataque avassalador do primeiro tempo contra a Alemanha não se repetiu na segunda etapa, em que o preciosismo foi obstáculo, na partida seguinte contra a Costa do Marfim, e demorou a deslanchar contra a Arábia.

Ataques que têm enorme qualidade, mas vêm funcionando de forma lotérica: em uma fase de grupos, até é admissível, mas quando se vai aos mata-matas, não se sabe o que aguardar da próxima partida. É preciso saber se adaptar aos adversários e às situações impostas nos jogos.

  • Desafio na defesa:

Uma defesa consistente é um ponto primordial de uma equipe campeã. A Seleção Masculina campeã olímpica em 2016, por exemplo, só sofreu um gol em toda a campanha, justamente na final, contra a Alemanha. Nas partidas mais desafiadoras, é altamente necessária a atenção defensiva, pois, se os ataques não estiverem em dias inspirados, como discutido no tópico anterior, ao menos as derrotas podem ser evitadas a partir de um sistema defensivo de qualidade.

E há pontos a corrigir: a equipe de Pia Sundhage passou sem ser vazada pelas modestas China e Zâmbia, mas sofreu três gols da Holanda, uma das favoritas à conquista do ouro e seleção de alto nível, como todas as que o Brasil inevitavelmente enfrentará daqui para frente.

Os comandados de André Jardine precisam também se atentar ao primeiro bloco. Os gols sofridos para a Alemanha quase complicaram a vitória na estreia, e o empate Saudita, na partida mais recente, fez com que o time demorasse a se reencontrar no jogo. E dá para se lembrar dos amistosos anteriores, contra Cabo Verde e Emirados Árabes: o primeiro, a Seleção perdeu a partir de um erro defensivo crasso, e no segundo, quase tudo ruiu após a perda da vantagem inicial.

  • Usando o tempo a favor…

Outro desafio é entender o tempo de jogo e todas as providências a serem tomadas a partir dos eventos da partida. Vemos duas equipes que intercalam períodos de muito bom futebol com outros de apagão e sofrimento. É preciso maior atenção aos momentos do jogo e, consequentemente, uma melhor distribuição das ações.

Tomemos um exemplo de cada: a Seleção Feminina contra a Holanda e a Masculina contra a Alemanha. As mulheres brasileiras sofreram o gol logo aos dois minutos e demoraram a melhorar na partida. Na segunda etapa, a virada veio no momento certo, mas, em períodos de desatenção, cedeu o empate duas vezes.

Já os homens fizeram primeiro tempo avassalador contra os alemães e, na segunda etapa, decaíram significativamente e arriscaram sofrer o empate. Contra os sauditas, o gol sofrido veio em momento considerado inoportuno, aos 25’, e a reação demorou até os 76’ para chegar.

Dificuldades para reagir após os eventos adversos e um desafio de adaptabilidade: isto deverá ser aprimorado para tornar as equipes, que já são plenas favoritas, realmente no caminho da medalha de ouro.

Vamos por mais, Brasil…

Programem os despertadores: os capítulos iniciais da fase de mata-matas se iniciam neste final de semana. A Seleção Feminina tem o primeiro compromisso, contra o Canadá, em Miyagi. A partida será disputada às 05h, no horário de Brasília.

A Masculina entra em campo no sábado, às 07h (Brasília), em Saitama, contra o Egito.

Futebol Internacional

Argentina x Brasil: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Eliminatória da Copa do Mundo 2022

Com 28 pontos, na 2ª posição, a Albiceleste recebe a Canarinho (1°), com 34, pela 14ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo de 2022

Published

on

Com objetivos semelhantes, Argentina e Brasil se enfrentam na noite desta terça-feira (16), às 21h30, no Monumental de Núñez

Argentina x Brasil duelam na noite desta terça-feira (16), às 21h30, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, pela 14ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo 2022.

Nesse sentido, após vencer o Uruguai, por 1 a 0, a Albiceleste objetiva emplacar a terceira vitória seguida.

Por outro lado, a Canarinho tenta também engatar o sétimo triunfo consecutivo, depois de vencer a Colômbia, por 1 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Argentina x Brasil, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Argentina x Brasil 16/11

Resultado FinalEmpate
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesArgentina
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Argentina x Brasil, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Argentina x Brasil

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações semelhantes na competição, Argentina x Brasil se enfrentam na noite desta terça-feira (16). Assim, em solo brasileiro, as equipes medem forças, às 21h30, pela 14ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo 2022.

Após vencer o Uruguai, por 1 a 0, a Albiceleste objetiva minimizar a diferença de pontos para a liderança, já que está a seis pontos do Brasil (1°).

Por outro lado, a Canarinho, após vencer a Colômbia, por 1 a 0, tenta ampliar a distância para a vice-liderança, já que está a seis pontos da Argentina (2°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, a permanência no G-4 ou a permanência na liderança da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, a Argentina obteve 77.8% de aproveitamento. Acima de tudo, em 12 jogos disputados, venceu oito e empatou quatro, ficando na 2ª colocação, com 28 pontos.

Em contrapartida, o Brasil obteve 94.4% de aproveitamento. Acima de tudo, em 12 jogos disputados, venceu 11 e empatou um, ficando na 1ª colocação, com 34 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, a Verde e Amarela tem vantagem diante da Celeste y Blanca.

Nesse sentido, de 107 duelos disputados, a equipe mandante venceu 39. Em contrapartida, a agremiação visitante somou 43 triunfos. Ademais, 25 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

A Argentina vai ter, até então, a manutenção do time titular da última rodada.

Em contrapartida, a Albiceleste vai contar com todo o elenco restante.

O Brasil vai ter, até então, a manutenção da equipe titular da última rodada.

Por outro lado, a Canarinho não vai ter à disposição Casemiro (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).

Prováveis escalações:

Argentina: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Acuña; Paredes, Lo Celso e De Paul; Messi, Di María e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni.

Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Raphinha e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

  • Jogo: Argentina x Brasil (Eliminatória da Copa do Mundo – 14ª rodada)
  • Data e hora: Terça-feira, 16 de novembro de 2021 – 21h30 (Brasília)
  • Local: Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina
  • Transmissão: TV Globo e SporTV.

Foto: Selección Argentina (@Argentina) / Reprodução / Twitter

Continue Reading

Futebol Internacional

Brasil x Colômbia: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Eliminatória da Copa do Mundo 2022

Com 28 pontos, na 1ª posição, a Canarinho recebe os Cafeteiros (4°), com 16, pela 13ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo de 2022

Published

on

Com objetivos distintos, Brasil e Colômbia se enfrentam na noite desta quinta-feira (11), às 20h30, na Neo Química Arena, em Itaquera (SP)

Brasil x Colômbia duelam na noite desta quinta-feira (11), às 21h30, na Neo Química, em Itaquera (SP), pela 13ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo 2022.

Nesse sentido, após vencer o Uruguai, por 4 a 1, a Seleção Canarinho objetiva engatar a sexta vitória seguida.

Por outro lado, os Cafeteiros tentam também retomar a trajetória do triunfo após duas rodadas, depois de empatarem com o Equador, por 0 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Brasil x Colômbia, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Brasil x Colômbia 11/11

Resultado FinalEmpate
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesBrasil
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Brasil x Colômbia, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Brasil x Colômbia

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações similares na competição, Brasil x Colômbia se enfrentam na noite desta quinta-feira (11). Assim, em solo brasileiro, as equipes medem forças, às 21h30, pela 13ª rodada da Eliminatória da Copa do Mundo 2022.

Após vencer o Uruguai, por 4 a 1, a Seleção Canarinho objetiva ampliar a diferença de pontos para a vice-liderança, já que está a seis pontos da Argentina (2°).

Por outro lado, os Cafeteiros, após empatarem com o Equador, por 0 a 0, tenta aumentar a distância para a parte externa à zona desclassificatória à Copa do Mundo 2022, já que está com a mesma pontuação do Uruguai (5°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, a permanência na liderança ou a permanência no G-4 da tabela geral.

Primeiramente, até esta rodada, o Brasil obteve 93.9% de aproveitamento. Acima de tudo, em 11 jogos disputados, venceu 10 e empatou um, ficando na 1ª colocação, com 31 pontos.

Em contrapartida, a Colômbia obteve 44.1% de aproveitamento. Acima de tudo, em 12 jogos disputados, venceu três, empatou sete e perdeu dois, ficando na 4ª colocação, com 16 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, a Verde-Amarela tem vantagem diante da Tricolor.

Nesse sentido, de 34 duelos disputados, a equipe mandante venceu 20. Em contrapartida, a agremiação visitante somou três triunfos. Ademais, 11 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Brasil vai ter, até então, o retorno de Gabriel Magalhães (convocado recentemente); e Alisson, Danilo e Casemiro (recuperaram vagas).

Em contrapartida, a Seleção Canarinho não vai contar Matheus Cunha (lesionado).

A Colômbia vai ter, até então, a manutenção da equipe titular da última rodada.

Por outro lado, os Cafeteiros vão ter à disposição todo o elenco restante.

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá; Raphinha, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite.

Colômbia: Ospina; Cuadrado, Mina, Cuesta e Mojica; Quintero, Barrios, Uribe e Luis Díaz; Zapata e Borré. Técnico: Reinaldo Rueda.

  • Jogo: Brasil x Colômbia (Eliminatória da Copa do Mundo – 13ª rodada)
  • Data e hora: Quinta-feira, 11 de novembro de 2021 – 20h30 (Brasília)
  • Local: Neo Química Arena, em Itaquera (SP)
  • Transmissão: TV Globo e SporTV

Foto: Felipe Szpak / Ag. Corinthians

Continue Reading

Futebol Internacional

Seleção Brasileira: jornalistas criticam ausência de Vinícius Júnior na convocação de Tite

Vivendo grande fase no Real Madrid, o atacante não foi incluído no selecionado que atuará na próxima Data FIFA; comentaristas não perdoam

Published

on

Nesta sexta-feira, Tite anunciou a lista com os 23 nomes que defenderão a Seleção Brasileira nas próximas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, contra Argentina e Colômbia. Um dos nomes que mais chamaram a atenção, no entanto, foi de um atleta que ficou de fora da convocação: Vinícius Júnior, que vive grande fase no Real Madrid, mas não foi incluído.

Quando questionado, o treinador elogiou o atacante e chegou a justificar sua ausência, dizendo se tratar de opção tática. No entanto, o fato não passou despercebido por diversos jornalistas, que se manifestaram ao longo do dia em suas redes sociais.

Leia mais:

O apresentador do SporTV, André Rizek, mencionou a opção por não convocar atletas que atuam no Brasil, após as inúmeras polêmicas levantadas por dirigentes que sentiram que suas equipes eram desfalcadas, mas pontua que o fato a chamar maior atenção foi a ausência do madridista:

“Parecia impossível que a lista com atletas do exterior fosse dar polêmica ou mesmo virar assunto. Mas aí veio a ausência do brasileiro em maior destaque nessa temporada na Europa. Vinicius Júnior foi mal em raras aparições na Seleção? Talvez o problema não esteja no jogador…”, disse Rizek.

Marcelo Bechler, correspondente do TNT Sports, destacou a grande fase e a evolução do jogador: “Vinicius Jr. é o melhor brasileiro da temporada europeia até aqui. Evoluiu em finalização e está mais objetivo na ponta-esquerda. Não consigo entender como Tite pode deixa-lo fora da Seleção.”, disse.

Fernando Kallás, correspondente do SporTV e da Reuters Sports na Espanha, trouxe à tona não apenas a ausência de Vinícius Jr, mas a convocação de Phillipe Coutinho, que não vive bom momento no Barcelona. O jornalista menciona que o meia foi massacrado por jornais espanhóis após a derrota do Barça para o Rayo Vallecano, no meio da semana. Pelo Sport, foi considerado “o pior jogador em mais um jogo decepcionante do Barça”, enquanto para o Mundo Deportivo “Foi um desastre. Desesperante! Com uma lentidão contagiosa, perdeu todas bolas”.

Sobre Vinícius, Kallás escreve: “Aqui na Europa o Vinicius Jr é visto como um dos melhores jogadores dessa temporada! Não tô falando de brasileiros. Jogadores! O debate deveria ser sobre titularidade. Sobre a forma como ele (não) é utilizado na seleção. Mas ele simplesmente não foi chamado. Absurdo!”.

E não me convence essa história de q Vinicius Jr ‘não mostrou na seleção oq está mostrando no Real’. Quando ele teve chance de mostrar? Quando foi escalado de lateral contra o Chile? A explosão do Vini é atual! Ele melhora a cada jogo em uma posição que ele NUNCA jogou na seleção!”, completou.

Vítor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, por sua vez, recusa relacionar a convocação de Coutinho à ausência de Vinícius, e menciona os reais concorrentes do atacante do Real Madrid, Antony e Rafinha, que vêm de boas atuações com a Amarelinha.

“Coutinho entrou no que era a vaga do Éverton Ribeiro, segundo o próprio Tite. Por isso, não acho correto ligar a convocação de Coutinho à ausência de Vinícius Júnior. São funções diferentes. Vinícius Júnior ficou fora porque Tite preferiu Antony e Rafinha. O debate está aí.”

Ainda, Eduardo Tironi, pertencente ao podcast Posse de Bola, vinculado ao Portal UOL, ironizou: “Será que o Vinicius Júnior não tem ocupado bem a zona 14?”, em alusão à terminologia utilizada por Tite para descrever as zonas do campo.

Vinícius Júnior tem sido o melhor nome do Real Madrid recentemente. Na temporada, já marcou sete gols em 12 partidas, sendo dois deles na goleada sobre o Shakhtar, na Ucrânia, incluindo um golaço. Ademais, foi decisivo na vitória merengue sobre o Barcelona no El Clasico, no Camp Nou, no final de semana anterior.

Continue Reading

Últimas

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado
Notícias5 horas ago

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado

O CRB estreia neste sábado, 22 de janeiro, na Copa do Nordeste. E o confronto contra o Sport a partir...

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados
Notícias6 horas ago

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados

A Chapecoense vai iniciar o Campeonato Catarinense com uma grande baixa na equipe. O atacante Caio Rangel pode ficar até...

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras
Notícias6 horas ago

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras

A Ponte Preta estreia no Campeonato Paulista 2022 no próximo dia 26 de janeiro. Mas além do fato de ter...

Futebol Na TV22 horas ago

RedeVida Transmite Cruzeiro x São Paulo ao vivo pela Copinha nesta quarta 19

Um clássico brasileiro nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. São Paulo e Cruzeiro se enfrentam...

venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022 venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022
Notícias1 dia ago

Volante do Estudiantes de Mérida projeta grande futuro no Cuiabá em 2022

Diretamente da Venezuela, o atleta Cristhian Rivas, ex-Estudiantes de Mérida, disse que pretende contribuir significativamente para os objetivos do seu...

Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022 Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022
Notícias1 dia ago

Após 17 anos no Vasco, volante fecha contrato com Coritiba para temporada 2022

Pode parecer uma carreira muito longa em um único clube, mas o jogador de apenas 23 anos de idade, nascido...

Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí
Notícias1 dia ago

Diretamente do Ypiranga RS, 6º reforço chega ao setor ofensivo do Avaí

O Avaí apresentou nesta quarta-feira (19/01) o seu sexto reforço para a temporada 2022. O atleta Diego Quirino em 2021...

lucao deixa o vasco e vem para o redbull bragantino em 2022 lucao deixa o vasco e vem para o redbull bragantino em 2022
Notícias2 dias ago

Bragantino fecha contrato com goleiro de 20 anos, vindo de clube carioca

Fora dos planos do Vasco, o goleiro Lucão é negociado com um longo contrato com o Red Bull Bragantino. O...

Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil
Botafogo2 dias ago

Após passagem por clube chinês, Ai Kesen treina no Brasil

Ai Kesen é o nome adotado por Elkeson de Oliveira Cardoso no futebol chinês. O brasileiro de 32 anos atuou...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

Trending

P