Futebol Carioca: o Fla-Flu ganha força enquanto Bota e Vasco declinam

| |

A final do Campeonato Carioca, ao que tudo indica, encaminha-se para um Fla-Flu. O Flamengo despachou com facilidades o Volta Redonda, nas semifinais, jogando no Raulino de Oliveira, casa do Voltaço, que faz boa temporada, e será finalista até mesmo se sofrer uma improvável derrota por dois gols de diferença no jogo da volta, no Maracanã, marcado para o próximo sábado.

O Fluminense ficou no empate com a Portuguesa no Luso-Brasileiro, neste domingo, mas está a outro empate de se garantir na decisão estadual. No próximo domingo, também no Maracanã, o Tricolor joga para carimbar a classificação.

Neste meio tempo, ambos percorrerão longa distância para cumprir compromissos importantes pela Copa Libertadores. O Fla primeiro, na terça-feira, contra a LDU, na altitude de Quito. O Flu na quinta-feira, contra o difícil Junior em Barranquilla.

Ambos, além de sobrarem no Cariocão, saíram na frente na briga por uma vaga nos mata-matas continentais. Sem mencionar as excelentes campanhas no último Campeonato Brasileiro – para o Fla, campeão, já não é tão novidade assim, mas o Flu surpreendeu –, que ajudou a consolidar a dupla histórica Fla-Flu como a “carregadora de piano” do futebol carioca.

Por outro lado…

Paralelamente, as outras duas equipes gigantes da capital fluminense vivem outra realidade. Após irem abraçados para a Série B – sendo Z-4 no Brasileiro em que Fla e Flu foram G-5 –, Botafogo e Vasco agora têm más estreias na Taça Rio, da qual sobrou apenas o simbolismo, já que não possui maiores utilidades nesta edição, como dar vaga às finais.

O Vascão foi superado pelo Madureira no sábado, jogando no Conselheiro Galvão. No sábado que vem, terá de reverter a desvantagem de 1 a 0 para superar o Tricolor Suburbano, em São Januário.

Já o Fogão ficou no placar zerado contra o Nova Iguaçu, neste domingo, em pleno Engenhão, e agora terá de resolver a parada no próximo domingo, já que o empate dá a vaga à equipe da Baixada Fluminense, que jogará provavelmente em seus domínios, no estádio Jânio Moraes, o Laranjão.

Siga o Campeonato Carioca:

É oficial: o principal quarteto do futebol carioca está, neste momento, dividido em duplas.

De um lado, por rubro-negros e tricolores, só se vê ascensão: no futebol, na estrutura, na administração, nas categorias de base, qualquer que seja o âmbito que se observe.

Do outro, o futuro é incerto. Voltar à primeira divisão para estancar a sangria financeira e poder traçar um caminho iluminado é a obrigação dos dois alvinegros em 2021. Por enquanto, pode-se ainda considerar um mau momento dos dois, mas um sério trabalho tem de ser feito para que a crise não se transforme em catástrofe.

Anterior

Burnley x West Ham: Pré jogo 34ª rodada Campeonato Inglês na Fox Sports

Resultados de domingo ajudam e Palmeiras se aviva no Paulistão

Próximo

Deixe um comentário

P