Connect with us

Copa do Brasil

Grêmio 0x4 Flamengo: confira o pós-jogo da partida pela Copa do Brasil

Curiosamente, Fla melhora após ter Isla expulso e constrói goleada no segundo tempo

Published

on

Grêmio e Flamengo abriram o confronto pelas quartas-de-final da Copa do Brasil prometendo mais um quente capítulo de uma das principais rivalidades interestaduais do país. E, em um daqueles dias em que o futebol desafia a lógica, um fator foi preponderante para que o Fla abrisse larga vantagem em plena Arena do Grêmio: a própria desvantagem numérica.

Após a expulsão de Isla, o Flamengo melhorou na partida e, no segundo tempo, aproveitou a apreensão gremista e marcou os quatro gols da goleada que praticamente liquida o confronto. Logo no reencontro entre Grêmio e Renato Gaúcho, o treinador quase repetiu a goleada da Libertadores de 2019, desta vez à frente do algoz. Bruno Viana, Michael, Rodinei e Vitinho fizeram os gols e o Rubro-negro poderá apenas administrar a vantagem na partida de volta, na metade de setembro.

Crônica do jogo:

A partida começou bem jogada. O Grêmio em nada lembrava a equipe que vinha fazendo maus jogos no Brasileiro – buscava o ataque com intensidade e era seguro defensivamente contra as investidas da artilharia pesada do Flamengo.

Linha de frente esta que, diferentemente de boa parte dos jogos desde a chegada de Renato Gaúcho, pecava na criatividade. Contra o ex-time do treinador, equipe carioca cometia excessivos erros, tanto na armação quanto na marcação.

E, nas brechas que o jogo permitia entre o grande contingente de faltas – muitas delas pesadas e seguidas de desentendimentos entre atletas adversários –, o Tricolor Gaúcho era quem aparecia melhor. Alisson puxava boas jogadas pelo lado esquerdo do ataque. Ferreira, que substituiu Douglas Costa, machucado, entrou bem e deu trabalho pelo lado direito.

E o Flamengo, desajustado defensivamente, não lidou bem com a intensidade dos pontas do Grêmio. Ferreirinha, que jogava pela direita, foi para a esquerda do ataque e sofreu falta de Isla. O chileno, que já tinha amarelo, foi expulso aos 44 minutos e deixou o Rubro-negro em desvantagem para o segundo tempo.

Renato, que já havia trocado Bruno Henrique, lesionado, por Michael, se desfez de Diego por Matheuzinho, para repor a lateral-direita. E adiantou: o time carioca voltou melhor na partida e dando trabalho para a defesa gaúcha.

E aos 07, após cobrança de escanteio pela esquerda, a bola caiu para o zagueiro Bruno Viana. Ele que, por ironia, era o mais criticado entre os jogadores flamenguistas, chutou, a bola desviou, por ironia, no ex-flamenguista Rafinha e morreu nas redes de Chapecó. Flamengo, com um a menos em campo, por ironia na frente do placar.

O gol acordou o Grêmio, que respondeu logo no minuto seguinte, com bomba de Alisson no travessão de Diego Alves. Dali em diante, não bastasse a chuva forte em Porto Alegre, bolas choviam sem parar na área do Flamengo. Mais bem ajustado após o intervalo, o setor defensivo carioca se segurava como podia.

Jogador mais caro da história do clube, o colombiano Campaz foi para campo para o lugar de Lucas Silva, deixando o Grêmio mais agressivo. O time gaúcho pressionava pelo empate, vendo que desperdiçava a enorme oportunidade de jogar em sua casa com vantagem numérica.

O atacante Diego Souza vinha pro lugar do volante Thiago Santos, abrindo de vez o Tricolor. Com tanta gente povoando o campo de ataque, a pressão era inevitável. O Flamengo se defendia e apostava nos contra-ataques, sempre perigosos. Para potencializá-los, o veloz Vitinho substituiu Éverton Ribeiro, então melhor em campo entre os 22.

O Fla tinha cada vez mais liberdade nos contra-ataques, e, o gol que estava desenhado, se concretizou de vez. Aos 39 da etapa final, Michael, que mostrava fome de jogo, recebeu de Vitinho dentro da área e matou no canto de Chapecó.

Com 2 a 0 a favor e jogo definido, o Flamengo passou a jogar mais leve. O Grêmio, pelo contrário, entrava em desespero. Olho por olho: o lateral-direito Vanderson, que criava desgastes com a arbitragem ao longo de todo o jogo, acabou expulso pelo Tricolor.

Mas desta vez a expulsão não surtiu efeito positivo. Ao contrário, fez o time da casa desandar de vez. Vitinho fez cruzamento pela esquerda e Rodinei, que substituiu Gabigol, mergulhou com oportunismo como se fosse o próprio atacante e fez o terceiro.

E Michael, o insaciável, ainda teria tempo de arrumar um pênalti após brincar pelo lado direito da defesa gremista. Vitinho cobrou bem e sacramentou. Goleada do Flamengo sobre o Grêmio, desta vez com Renato do outro lado do muro.

Pós-jogo:

O Grêmio fez um bom primeiro tempo, talvez seu melhor desde o início da nova passagem de Felipão pelo clube. Com intensidade de jogo, equipe gaúcha encontrava vias de ataque contra a desorganizada defensiva flamenguista, criava chances e por detalhes, não abriu o placar. O Flamengo fez uma primeira etapa apagada e cheia de erros e, quando Isla foi expulso no final do primeiro tempo, a tendência seria de que o Grêmio naturalmente começasse a construir o resultado.

Mas veio o segundo tempo e o futebol, contrariando todas as expectativas, nos trouxe uma partida completamente diferente do imaginado. O ídolo gremista Renato Gaúcho acertou nas alterações e o Flamengo voltou melhor. O zagueiro Bruno Viana abriu o placar nos primeiros minutos e, dali em diante, o time carioca teve de suportar a pressão gremista.

O relógio corria, o Grêmio, sem conseguir chegar ao empate, se obrigava a abrir o jogo cada vez mais. O grande erro de Felipão: com isso, deu toda a liberdade para o Flamengo jogar. Nos dez minutos finais de jogo, o time carioca chegou a mais três gols e tornou fácil a partida.

Escalações:

Grêmio: Gabriel Chapecó; Vanderson, Rodrigues, Kannemann e Rafinha; Thiago Santos (Diego Souza), Lucas Silva (Campaz) e Villasanti; Douglas Costa (Ferreira), Alisson (Luiz Fernando) e Borja. Técnico: Felipão.

Flamengo: Diego Alves; Isla, Bruno Viana, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão, Diego (Matheuzinho), Éverton Ribeiro (Vitinho) e Arrascaeta (Thiago Maia); Bruno Henrique (Michael) e Gabigol (Rodinei). Técnico: Renato Gaúcho.

Definições:

A grande vantagem permite que o Flamengo perca por até três gols no Maracanã, no dia 15 de setembro, que tem garantida a vaga para as semifinais.

Com o confronto praticamente liquidado, o Flamengo volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro, onde briga pelo G-4. Com 28 pontos e dois jogos a menos, equipe busca encostar no Bragantino, quarto colocado com três pontos a mais.

O Grêmio volta ao drama da luta contra a zona de rebaixamento. Com 16 pontos, o Tricolor abre o Z-4 e está a dois pontos do Fluminense, 16º colocado.

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. O Flamengo vai ao litoral paulista encarar o Santos, enquanto o Grêmio recebe o Corinthians.

Foto destaque: Alexandre Vidal / CR Flamengo

Copa do Brasil

Felipe Baiano avalia reestreia pelo Manaus e projeta duelo diante do São Paulo na Copa do Brasil

Published

on

Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC

Volante retornou ao Gavião do Norte e atuou os 90 minutos da partida contra o Manauara, no último domingo (13), pelas quartas de final do Amazonense. Na quarta (16) o Esmeraldino encara o Tricolor Paulista no Morumbi.

Anunciado na última sexta-feira (11) como novo reforço do Manaus para a sequência da temporada, o volante Felipe Baiano fez sua reestreia com a camisa esmeraldina na tarde do domingo (13), no empate em 1 a 1 com o Manauara, válido pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Amazonense.

Após breve passagem pelo Gavião do Norte em 2020, o experiente meia de 32 anos, que foi titular e atuou os 90 minutos do confronto, participando inclusive da jogada que resultou no gol de empate do Manaus, avaliou sua primeira partida no retorno ao clube.

“Venho de uma sequência boa de jogos pelo Barra no Catarinense, então me senti muito bem. Claro que sempre temos que pensar em evoluir cada vez mais e é isso que vou buscar aqui no Manaus. Mas pelo primeiro jogo me senti muito à vontade e confiante, até porque o time tem muita qualidade e isso ajuda bastante”, analisou o jogador.

O próximo desafio de Felipe Baiano com a equipe do Manaus será na quarta-feira (16), diante do São Paulo, às 21h30 (de Brasília), no Estádio do Morumbi, pela segunda fase da Copa do Brasil. Mesmo tendo pela frente um adversário de mais tradição, o meio-campista acredita que o time esmeraldino pode repetir o feito de dois anos atrás, quando eliminou o Coritiba, ao vencer os paranaenses por 1 a 0, na Arena da Amazônia, pela primeira fase da competição nacional.

“A Copa do Brasil tem mostrado em várias edições que a história é escrita dentro de campo, principalmente nessas primeiras fases onde são jogos únicos e eliminatórios. Nós mesmos já comprovamos isso ao eliminar o Coritiba em 2020. Respeitamos o São Paulo e sabemos da qualidade de seus jogadores, mas também temos nosso valor. Vamos mostrar nosso espírito aguerrido e buscar fazer um jogo inteligente”, disse o meia.

Continue Reading

Copa do Brasil

Com dúvida sobre Geovane, CSA tem dois dias para montar elenco da Copa do Brasil

Published

on

Com dúvida sobre Geovane, CSA tem dois dias para montar elenco da Copa do Brasil

O treinador Mozart do CSA corre contra o tempo para montar o elenco que irá enfrentar o Paysandu pela segunda fase da Copa do Brasil. Isso porque o CSA está com o calendário muito apertado e vem dividindo a equipe entre Estadual, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

A equipe alagoana entrou em campo neste sábado (12/03) contra o Murici na última rodada do Campeonato Alagoano. E terminou a primeira fase vencendo por 1 a 0 e garantindo a liderança da competição com 17 pontos. Nas semifinais vai enfrentar o CRB, mas antes precisa se preocupar com a vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Divisão do elenco

Contra o Murici, Mozart poupou grande parte dos titulares. Assim os atletas estão tendo mais tempo para descansar e treinar contra o Papão. O desafio acontece nesta quarta-feira, a partir das 21h30, em casa, no estádio Rei Pelé.

Nesta segunda o treinador já ajustou os seus próximos dois dias até este confronto. É importante para a diretoria que o CSA avance, pois quem conquistar a vitória, leva R$ 1,9 milhão, um importante montante para novas contratações na Série B.

Um provável CSA em campo nesta quarta-feira tem: Marcelo Carné, Igor, Wellington, Werley e Ernandes; Gabriel, Yann Rolim e Marco Túlio; Osvaldo, Felipe Augusto e Rodrigo Rodrigues.

Caso Geovane

Mas Marco Túlio ainda não está 100% certo. Para esta vaga, há também a possibilidade do volante Geovane. O atleta foi titular em boa parte dos jogos na última temporada, quando o CSA ficou por pouco de conquistar o acesso.

Porém o atleta acabou perdendo parte da titularidade este ano e Mozart tem este pequeno espaço de tempo para definir quem começa em campo.

Se optar por um meio mais arriscado, com melhor qualidade no passa para o setor ofensivo, Geovane tem mas chances. Agora se a intenção for mais pro foco defensivo, Marco Túlio inicia em campo.

Minimizando efeitos

Diferente da primeira fase, a Copa do Brasil agora não oferece vantagem para os melhores do ranking da CBF. Caso ocorra um empate, não há prorrogação, a vaga é decidida nos pênaltis.

Mas além de se preocupar com o Paysando, o CSA tem o desafio contra o Altos na última rodada da Lampions League, já no próximo sábado, dia 19 de março.

Foto: @CSAOficial/Morgana Oliveira.

Continue Reading

Copa do Brasil

Copa das Zebras: primeira fase em 2022 dobra quantidade de surpresas do ano passado e supera últimos cinco anos

Published

on

Desde que a Copa do Brasil adotou o sistema de jogo único nas primeiras fases, em 2017, nunca uma edição registrou tantas zebras na fase inicial quanto em 2022. Passados os primeiros 40 jogos, a competição mais democrática do país mostrou que é também a maior provedora de surpresas: quase metade das partidas terminou com vitórias das equipes mandantes, isto é, as equipes pior ranqueadas em cada duelo.

O número de zebras na fase inicial já representa o dobro do ano passado, por exemplo, com oito ocorrências. No geral, a temporada atual trouxe o recorde de surpresas em seis temporadas com o atual modelo. Foram, ao todo, 16 vitórias dos mandantes contra 14 dos visitantes, ou seja, a surpresa desbancou o favoritismo. Ainda, 11 empates, que deram o direito às equipes visitantes avançarem, mas não deixam mentir sobre o equilíbrio.

Todas as surpresas da primeira fase da Copa do Brasil 2022:

  • FC Cascavel 1 x 0 Ponte Preta
  • Tuntum E.C. 4 x 2 Volta Redonda
  • Azuriz 1 x 0 Botafogo-SP
  • Glória 1 x 0 Brasil de Pelotas
  • Tocantinópolis 1 x 0 Náutico
  • Fluminense-PI 2 x 0 Oeste
  • Pouso Alegre 2 x 0 Paraná
  • Moto Club 3 x 2 Chapecoense
  • Mirassol 3 x 2 Grêmio
  • Tuna Luso 1 x 0 Novorizontino
  • Ceilândia 2 x 0 Londrina
  • Altos 1 x 0 Sport
  • Real Noroeste 2 x 1 Operário
  • Portuguesa-RJ 1 x 0 CRB
  • Nova Venécia 2 x 1 Ferroviário
  • Globo-RN 2 x 0 Internacional

Camisa pesada saindo de cena…

Três equipes que ostentam a taça da Copa do Brasil em suas galerias deixaram a competição precocemente em 2022. O destaque claro é a dupla Grenal, que compartilha este drama pela primeira vez na história. O Tricolor, rebaixado à segunda divisão, é dono de cinco títulos da Copa, mas não foi páreo para o Mirassol. No dia seguinte, o Inter foi ao Rio Grande do Norte e viu o Globo surpreender.

O Sport foi outro a riscar a Copa do Brasil do calendário mais cedo – mais uma vez. Campeão da edição 2008, o Leão ficou no caminho na primeira fase pela quarta vez consecutiva. O algoz, dessa vez, foi o Altos, do Piauí.

Das 16 surpresas, dez foram em cima de equipes das séries A e B. o Internacional foi o único da Série A; na Série B, quase metade dos times decepcionou: Grêmio, Sport, Chapecoense, Ponte Preta, CRB, Náutico, Novorizontino, Operário e Londrina.

Quantidade de zebras* na primeira fase da Copa do Brasil desde 2017

  • 2022: 16 zebras
  • 2021: 8 zebras
  • 2020: 10 zebras
  • 2019: 11 zebras
  • 2018: 9 zebras
  • 2017: 13 zebras
  • *por zebras, entende-se partidas que terminaram com vitórias dos clubes mandantes
Continue Reading

Últimas

Apostas1 semana ago

Corinthians segue com dívidas assustadoras, mas recuperação parece avançar

Photo: Unsplash O Sport Club Corinthians Paulista vive crise financeira há muitos anos, assim como tantos outros clubes brasileiros. Porém,...

Foto: Alê Vianna/CA Juventus Foto: Alê Vianna/CA Juventus
Notícias1 semana ago

Joia da base do Juventus, Filipinho é emprestado ao Ibrachina para a sequência do Paulista Sub-20

Tido como uma das grandes promessas do Moleque Travesso, meia de 19 anos reforça equipe rubro-anil para a disputa da...

Foto: Comunicação/Vila Nova Foto: Comunicação/Vila Nova
Notícias2 semanas ago

Itumbiara acerta retorno de Lucas Lucena, ex-Botafogo e Bahia, para disputa da Divisão de Acesso do Goiano

Volante de 25 anos volta ao Gigante do Vale, após boa passagem em 2019, para ajudar a recolocar o clube...

Cruzeiro2 semanas ago

Cruzeiro x Brusque Ao Vivo: Palpites, Onde Assistir, Prognósticos

Cruzeiro x Brusque se enfrentam neste sábado (30) pela 21 do Brasileirão Série B 2022. Veja abaixo os palpites para...

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Notícias4 semanas ago

Com passagem pelo futebol peruano, Bruninho Alex reforça o América TO para a disputa da Segundona Mineira

Lateral de 22 anos chega ao Dragão com contrato até o fim do estadual. O América de Teófilo Otoni segue...

Foto: Guilherme Drovas/Botafogo-PB Foto: Guilherme Drovas/Botafogo-PB
Notícias1 mês ago

Esquerdinha celebra retorno ao Botafogo-PB após lesão e se coloca à disposição para duelo contra o Ypiranga-RS pela Série C: “Pronto para ajudar”

Recuperado de entorse no tornozelo, meia do Belo entrou no segundo tempo do empate com o Floresta, e poderá retomar...

Foto: Rafael Melo/Santa Cruz Foto: Rafael Melo/Santa Cruz
Notícias1 mês ago

Com apoio da torcida coral, Tarcísio crê em vaga do Santa Cruz no mata-mata da Série D: “Eles jogarão com a gente”

Meia do Tricolor acredita na força das arquibancadas do Arruda para vencer o Lagarto, neste sábado (16), e não depender...

Foto: Guilherme Pannain Foto: Guilherme Pannain
Notícias1 mês ago

Lucena crê em vitória fora de casa para manter Tupynambás vivo na briga pelo acesso no Módulo 2 do Mineiro

Volante do Baeta confia em triunfo sobre o Boa Esporte, nesta sexta-feira (15), em Varginha, para equipe seguir com chances...

Foto: John Wesley/Paysandu Foto: John Wesley/Paysandu
Notícias1 mês ago

Recuperado de lesão, Igor Carvalho celebra retorno no Paysandu e mira duelo contra o Confiança pela Série C

Lateral-direito entrou no segundo tempo do clássico Re-PA, participou do gol de empate do Papão, e deverá retomar a titularidade...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

Trending

P