Há 15 anos se iniciava o Brasileiro de pontos corridos com 20 times

| |

Em um fim de semana há 15 anos, a bola rolava pela primeira vez nos campos brasileiros no formato mais longevo e bem sucedido da história do Campeonato Brasileiro. Em 2006, se instituiu a primeira divisão com 20 equipes, alinhando ao padrão de algumas das principais ligas do mundo, como da Inglaterra, Espanha, Itália e França.

A mudança veio também na Série B, com a instituição do formato igual ao da Série A. Passou-se, a partir dali, a termos quatro promovidos à elite do ano posterior – tradicionalmente sempre foram dois promovidos, mesmo quando da elite se rebaixavam quatro equipes, num método para desinchar a primeira divisão. E, ao invés da primeira fase e quadrangular final, marca da Série B nos anos anteriores, sistema de pontos corridos.

Assim, a Série C e a posteriormente criada Série D continuaram o ciclo: sobem quatro, caem quatro. Padrão este que vem sendo aplicado desde então, ininterruptamente, e, apesar das mudanças nos formatos da terceira e da quarta divisão, o sistema de clubes continua sólido.

Relembre os jogos do Campeonato Brasileiro 2020:

E, de lá para cá, já se vão 15 anos em um método consolidado, o que, a julgar pela transitoriedade de modelos, padrões, experimentações e tentativas que caracterizam a história das competições de primeiro porte no Brasil, é um grande feito. Basta lembrarmos que o principal torneio nacional da era “pré-Brasileiro” – cuja honraria só viera a ser reconhecida oficialmente em 2010 – se alternou entre Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o famoso “Robertão”, com edições chegando a se realizar no mesmo ano, até que um transmitiu o caráter de “campeonato nacional” para o outro.

A partir dali o campeonato recebeu diversos formatos e foi batizado e rebatizado diversas vezes, sempre instável. Foi Campeonato Nacional de Clubes (1971-74), Copa Brasil (1975-79), Taça de Ouro (1980-83), em 1984 voltou a ser Copa Brasil, em 1985 virou Taça de Ouro novamente, e, em 1986, Copa Brasil outra vez.

Copa do Brasil: Já são 11 os times das Séries A e B a serem eliminados

Em 1987 e 1988, Copa União. De 1989 a 2002, com exceção de 2000, quando foi Copa João Havelange, se tornou Campeonato Brasileiro. Assim, enfim, foi dado o nome correto e irretificável: Campeonato Brasileiro Série A – e o mesmo para as outras divisões.

O São Paulo foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro Série A. Do Campeonato Brasileiro Série B, foi o Atlético-MG. No Campeonato Brasileiro Série C, deu Criciúma. Três anos mais tarde, veio o Campeonato Brasileiro Série D, que teve o São Raimundo-PA como seu primeiro campeão.

Pela primeira vez, cada divisão teve a sensação de ser um torneio próprio, não uma versão, adaptação ou equivalência histórica do famoso Brasileirão. Ao mesmo tempo que pertencem a um sistema único de Campeonato Brasileiro, são quatro campeonatos distintos, quatro divisões únicas. E, certamente, quanto mais o tempo passa, maior é o valor de cada uma delas.

Anterior

Fox Sports Newcastle x West Ham: Jogo ao Vivo online 32ª rodada Premier League

Pré jogo ESPN Newcastle x West Ham no Campeonato Inglês 32ª rodada

Próximo

Deixe um comentário

P