Connect with us

Notícias

Há 40 anos, Colorado-PR goleava o Flamengo de Zico

Published

on

Hoje Paraná Clube, o Colorado Esporte Clube surgiu em 1971, resultado da fusão entre três clubes de Curitiba: Britânia, Palestra Itália e Ferroviário. 18 anos depois, o ‘Boca Negra’ uniu-se ao Pinheiros, dando origem ao Tricolor da Vila.

O que poucos sabem é que, em sua breve história, o Colorado produziu um dos maiores capítulos do Estado do Paraná na história dos Campeonatos Brasileiros. Foi em um 15 de março como este, mas em 1981, que o Boca Negra aplicou sonoros 4 a 0 sobre o melhor time do mundo: o Flamengo de Zico, Júnior, Tita, Adílio, Nunes e companhia.

Com três gols de Jorge Nobre e outro de Ditão, a equipe paranaense superou o atual campeão brasileiro e futuro campeão da Libertadores e Mundial. O resultado colocava o Colorado na liderança do Grupo L, já na segunda fase do Campeonato.

A campanha…

Com pouco menos de 10 anos de existência, o Colorado ia para sua quarta disputa de Campeonato Brasileiro. Após conquistar seu primeiro – e único – título estadual*, o Boca Negra representaria o Paraná no Brasileiro 81, sem as duas equipes mais tradicionais do estado, Coritiba e Athletico. O Coxa vinha de duas semifinais nacionais, mas, como na época a classificação dependia da campanha no estadual, quem se deram bem, junto ao Colorado, foram Pinheiros e Londrina.

Na condição de azarão, a equipe se classificou em terceiro entre 10 equipes, no Grupo A, junto a Vasco, Ponte Preta, Bangu, Internacional – seu xará, o Colorado Gaúcho – Inter de Limeira e Vitória. As sete primeiras equipes dos grupos A a D avançavam à Segunda Fase, onde foram diretamente Palmeiras, Bahia, Náutico e Uberaba-MG. As 32 equipes formavam oito quadrangulares, de onde se filtrariam os integrantes da fase final.

O Colorado acabou caindo no Grupo L, o mais difícil da fase: junto a ele estavam Flamengo e Atlético-MG, atuais campeão e vice-campeão nacional, além do Uberaba-MG. Das quatro equipes, duas passariam para a fase de mata-matas. O Colorado começou empatando duas vezes com as equipes mineiras. Timidamente ficou no 1 a 1 com o Uberaba na Vila Capanema, mas de forma honrosa, pelo mesmo placar, segurou o Galo no Mineirão. O Flamengo vencia o Atlético no Maracanã e empatava com o Uberaba no interior de Minas.

Até que veio o 15 de março de 1981. 32 mil expectadores foram ao Couto Pereira para conhecer o novo líder do Grupo L, já que o duelo dos mineiros terminava empatado.

O Flamengo tomou a iniciativa do ataque, mas pouco ameaçou a meta de Joel Mendes. O Colorado ficou naquela do “quando pintar a chance, a gente vai”. E, aos 19 minutos de jogo, Jorge Nobre, meia-atacante do Boca Negra, aproveitou a bobeada da defesa carioca e tocou na saída de Raul, abrindo o placar.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio da direita, Jorge Nobre marcou de novo para o ‘Boca’. 2 a 0 em menos de 30 minutos.

O Flamengo não conseguiu reagir e, na segunda etapa, sofreu mais dois gols. Jorge Nobre, de novo, completou cruzamento da direita, aos 16 minutos. Já na reta final da partida, Ditão aproveitou rebote de Raul e só cumprimentou para as redes. Torcida Colorada indo abaixo no Couto Pereira, ataque do Colorado fazendo a dança da vitória. A equipe paranaense assumia a liderança do grupo, com 4 pontos – a vitória, por qualquer placar, valia apenas dois pontos – e precisava apenas ter vencido mais uma para avançar.

No entanto, não aconteceu. No segundo turno do grupo, a equipe da Vila Capanema empatou com o Uberaba e perdeu as partidas seguintes, para o Galo em Curitiba e para o Flamengo no Maracanã, dando adeus à classificação para a fase final.

Classificados, Flamengo e Atlético-MG não foram muito longe na fase final. Os mineiros deixaram a competição já nas oitavas, ante o Internacional, já o Flamengo era superado pelo Botafogo, nas quartas. O campeonato teria o Grêmio levantando sua primeira taça, ao vencer o São Paulo nas duas partidas finais.

Flamengo e Atlético-MG ainda duelariam pela Libertadores naquele mesmo ano, num duelo que, até hoje, dá o que falar. O Fla avançou e foi rumo às suas primeiras conquistas internacionais, a Libertadores e o Mundial.

*O título do Campeonato Paranaense de 1980 foi dividido entre Colorado e Cascavel. Na partida entre os dois, pela última rodada do quadrangular final, a equipe da capital vencia por 2 a 0 quando o Cascavel ficou com apenas seis jogadores em campo. O Colorado precisava vencer por cinco gols de diferença para se sagrar campeão e, quando marcou o segundo gol, os atletas cascavelenses fingiram lesões, atrasando o reinício da partida. O árbitro resolveu encerrar o jogo ainda no início do segundo tempo, e a Federação Paranaense de Futebol acabou por creditar o título estadual da edição para ambas equipes.

Histórias do Colorado…

Um “quase” ainda mais doído:

Apesar da edição 81 ter sido responsável pelo resultado mais expressivo da história do clube, a melhor campanha do Boca Negra no Campeonato Brasileiro viria em 1983, em sua última participação na primeira divisão.

Na ocasião, a equipe participou de três fases do campeonato. Na primeira, ficou em segundo no Grupo G, à frente de Internacional (outra vez) e Botafogo. O duelo contra os cariocas no Maracanã gerou um momento inusitado, quando o segundo tempo iniciou com o goleiro colorado fora da meta:

Nas fases subsequentes, o Colorado encontrou velhos conhecidos: o Uberaba, na segunda fase, que a equipe superou para junto com o São Paulo avançar à terceira fase; e nesta, o Atlético-MG, além do Athletico-PR, seu conterrâneo, e do America-RJ.

A decepção: a equipe era a segunda colocada do Grupo R até a quarta rodada, se classificando para a histórica fase de quartas-de-final. Nos dois últimos duelos, o Boca Negra precisava apenas de uma vitória, ou mesmo dois empates para garantir a classificação.

Não deu: a equipe perdeu para o Athletico no Couto Pereira, e acabou ultrapassada pelo rival. Ainda assim, como o Athletico não vencia o Galo no Mineirão, o ‘Boca’ poderia se classificar vencendo o lanterna America, que estava sem vencer naquela fase. Acabou sendo goleado por 5 a 1 no Maracanã.

A sina do quase-campeão:

Não à toa alguns apelidaram o Colorado de “o maior quase-campeão do Estado”. Em sua breve história, se mostrou um time de chegada, sempre fazendo boas campanhas no Campeonato Paranaense.

O time foi cinco vezes vice-campeão estadual (1974, 1975, 1976, 1979 e 1982), outras cinco vezes terceiro colocado (1971, 1972, 1984, 1987 e 1988) e ainda quarto colocado por mais três (1973, 1977 e 1978). Título, o solitário em 1980.

Brasileiro Série B

Vitória x Coritiba: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série B

Com 24 pontos, na 17ª posição, Leão da Barra recebe o Coxa-Branca (1°), com 48, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Published

on

Com objetivos distintos, Vitória e Coritiba se enfrentam na noite desta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Barradão, em Salvador (BA)

Vitória x Coritiba duelam na noite desta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA), pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2021.

Nesse sentido, após empatar com o Brusque, por 0 a 0, o Leão da Barra objetiva reencontrar o caminho do triunfo após duas rodadas.

Por outro lado, o Coxa-Branca mira engatar a quarta vitória consecutiva, depois de vencer o Vila Nova, por 1 a 0.

Confira abaixo os prognósticos para a partida, com palpites de Vitória x Coritiba, estatísticas e informações sobre o confronto.

Palpites Vitória x Coritiba 22/09

Resultado FinalCoritiba
Ambos os Times MarcamSim
Para Marcar Numa das PartesCoritiba
Escanteios Mais de 10

Acompanhe o Jogo Vitória x Coritiba, Ao Vivo em Tempo Real aqui no InfoEsporte.

Prognósticos Vitória x Coritiba

Leia mais:

Antes de mais nada, em situações divergentes no campeonato local, Vitória x Coritiba se enfrentam na noite desta quarta-feira (22). Assim, em solo baiano, as equipes medem forças, às 19h, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2021.

Após empatar com o Brusque, por 0 a 0, o Leão da Barra objetiva minimizar a diferença de pontos para fora da zona de rebaixamento, já que está com a um ponto da Ponte Preta (16°).

Por outro lado, o Coxa-Branca, após vencer o Vila Nova, por 1 a 0, mira ampliar a distância para a vice-liderança, já que está a seis pontos do Goiás (2°).

Em suma, o vencedor deste duelo garante, em caso de combinações externas de resultados, a saída do Z-4 ou a ampliação da distância para o segundo colocado da tabela geral de classificação.

Primeiramente, até esta rodada, o Vitória obteve 33.3% de aproveitamento. Acima de tudo, em 23 jogos disputados, venceu quatro, empatou 12 e perdeu sete, ficando na 17ª colocação, com 24 pontos.

Em contrapartida, o Coritiba obteve 66.7% de aproveitamento. Acima de tudo, em 23 jogos disputados, venceu 13, empatou seis e perdeu quatro, ficando na 1ª colocação, com 48 pontos.

Por fim, no que diz respeito ao histórico de confrontos entre as equipes, o Rubro-Negro tem desvantagem diante do Verdão.

Nesse sentido, de 40 duelos disputados, a equipe mandante venceu 14. Em contrapartida, a agremiação visitante somou 16 triunfos. Ademais, 10 jogos acabaram empatados.

Desfalques e retornos:

O Vitória vai ter, até então, os retornos de Wallace, Mateus Moraes e Caíque (cumpriram suspensão na última rodada).

Por outro lado, o Leão da Barra não vai contar com Pablo Siles e Samuel (suspenso pelo terceiro cartão amarelo); e Raul Prata, Guilherme Rend, Vico, Marcelo Alves, Sérgio Mota e Dinei (lesionados).

Do mesmo modo, o Coritiba vai ter, até então, a volta de Guilherme Biro (cumpriu suspensão na última rodada).

Em contrapartida, o Coxa-Branca não vai ter à disposição Luciano Castán (suspenso pelo terceiro cartão amarelo); Angelo (contaminado pela Covid-19); e Edson Carioca (lesionado).

Prováveis escalações:

Vitória: Lucas Arcanjo; Van, Mateus Moraes, Wallace e Roberto; João Pedro (Gabriel Bispo), Fernando Neto e Bruno Oliveira; David, Eron e Marcinho. Técnico: Wagner Lopes.

Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Wellington Carvalho e Guilherme Biro; Willian Farias, Val e Robinho; Igor Paixão, Waguininho e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

  • Jogo: Vitória x Coritiba (Série B do Campeonato Brasileiro 2021 – 25ª rodada)
  • Data e hora: Quarta-feira, 22 de setembro de 2021 – 19h (Brasília)
  • Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
  • Transmissão: Premiere

Foto: Pietro Carpi / Divulgação / EC Vitória

Continue Reading

Notícias

Cuiabá tem reforço no meio mirando Pré Libertadores

Published

on

cuiaba reforca meio campo mirando vaga na libertadores

A situação do Cuiabá hoje no Brasileirão Série A é boa. O clube mato-grossense vem de uma excelente sequência nos últimos jogos, com quatro vitórias e um empate, o que levou a equipe a 8ª posição na tabela com 27 pontos.

Agora a equipe foca seus esforços em conquistar ao menos uma vaga na pré Libertadores. A diferença para o sexto colocado é de apenas dois pontos. Nesta 21ª rodada, se conquistar uma vitória sobre o Fluminense e o Corinthians tropeçar contra o América MG, já assume uma das vagas.

Mas a esperança final é conquistar um lugar direto na Libertadores. Hoje a diferença para o Fortaleza, último dentro do G4 é de 6 pontos.

Reforço no meio campo

E para buscar seus objetivos, o Cuiabá está recebendo um reforço de peso no meio campo. Vindo do Flamengo, o meia de 20 anos, Max, chega para suprir uma carência antiga no elenco.

Hoje o Cuiabá só tem um meia de função, Cabrera. Nos próximos dias pode subir da base o atleta Lucas Cardoso, mas ele ainda não fez sua estreia.

Max chega como empréstimo do rubro-negro. Ele deve permanecer na equipe até o fim do ano em um primeiro momento. Ele foi revelado nas categorias de base do Flamengo e chegou a jogar no período de Rogério Ceni. Foram 14 jogos e um gol durante suas atuações.

Mas com a chegada de Renato Gaúcho, o atleta acabou perdendo espaço na equipe e foi negociado na última janela. Ele só atuou em três jogos sob o novo comando e esteve em campo a última vez com a camisa do rubro-negro, no empate por 1 a 1, contra o Ceará.

Próximo jogo

O Cuiabá encara na 21ª rodada da Série A o Fluminense, adversário direto na busca pelas vagas da Libertadores. A partida acontece na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, na Arena Pantanal, a partir das 20h (horário de Brasília).

Foto: @CuiabaEC.

Continue Reading

Notícias

Sampaio encara lanterna da Série B com reforço de volante

Published

on

sampaio correa tem retorno de volante para encarar confianca

O Sampaio Correa entra em campo na noite desta sexta-feira, com a missão de aproximar-se do G4 da Série B. O clube maranhense é hoje o sétimo na tabela com 35 pontos e uma vitória pode colocá-lo ao menos na sexta posição, já que o Avaí já entrou em campo e perdeu contra o Remo no Baenão.

Mas se o Guarani, hoje em quinto na tabela, também tropeçar, o tricolor assume a 5ª posição na classificação.

O adversário da noite é o lanterna do Brasileirão B no momento, o Confiança. E para reforçar o elenco, o treinador Felipe Surian contará com o retorno do volante Betinho. O atleta teve uma entorse no tornozelo e já está recuperado.

Bastidores

O clima no vestiário é alegre e com a esperança de conquistar os três pontos. A equipe está animada com a possibilidade de encostar no G4 e fará de tudo para garantir a vitória no Batistão.

Mas ainda há o respeito dos atletas pelo adversário, que segundo o próprio volante Betinho, é uma equipe com grande potencial, mas que está vivendo um momento delicado na competição.

Provável escalação

Surian deve mandar à campo a seguinte formação

Luiz Daniel; Watson, Joécio, Eder Lima e Matheus Mascarenhas; Betinho, Ferreira e Eloir; Jean Silva, Nádson e Jackson (Diego Cardoso).

Assim o jogo da 24ª rodada entre Sampaio Correa e Confiança, acontece na Arena Batistão, nesta noite de sexta-feira, a partir das 20h30 (horário de Brasília).

Foto: @sampaiocorrea.

Continue Reading

Últimas

Com objetivos distintos, Vitória e Coritiba se enfrentam na noite desta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Barradão, em Salvador (BA) Com objetivos distintos, Vitória e Coritiba se enfrentam na noite desta quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Brasileiro Série B6 horas ago

Vitória x Coritiba: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série B

Com 24 pontos, na 17ª posição, Leão da Barra recebe o Coxa-Branca (1°), com 48, pela 23ª rodada da Série...

cuiaba reforca meio campo mirando vaga na libertadores cuiaba reforca meio campo mirando vaga na libertadores
Notícias13 horas ago

Cuiabá tem reforço no meio mirando Pré Libertadores

A situação do Cuiabá hoje no Brasileirão Série A é boa. O clube mato-grossense vem de uma excelente sequência nos...

sampaio correa tem retorno de volante para encarar confianca sampaio correa tem retorno de volante para encarar confianca
Notícias13 horas ago

Sampaio encara lanterna da Série B com reforço de volante

O Sampaio Correa entra em campo na noite desta sexta-feira, com a missão de aproximar-se do G4 da Série B....

Apostas14 horas ago

Palpites e prognósticos: confira palpites para as partidas da Série B desta quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Nesta sexta-feira, quatro partidas continuarão a 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com destaque para o líder em...

Com objetivos distintos, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (19), às 16h, no Estádio Morumbi, em São Paulo (SP) Com objetivos distintos, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (19), às 16h, no Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Notícias2 dias ago

Sem começar ganhando desde julho, Atlético GO tem dificuldades no setor ofensivo

A última vez que o Atlético GO conseguiu sair vencendo no Brasileirão 2021 foi no dia 25 de julho. Na...

Com objetivos semelhantes, Cuiabá e Fluminense se enfrentam na noite desta segunda-feira (20), às 20h, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT) Com objetivos semelhantes, Cuiabá e Fluminense se enfrentam na noite desta segunda-feira (20), às 20h, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Brasileirão Série A2 dias ago

Cuiabá x Fluminense: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 27 pontos, na 8ª posição, Dourado recebe o Tricolor das Laranjeiras (7°), com 28, pela 21ª rodada da Série...

Com objetivos distintos, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (19), às 16h, no Estádio Morumbi, em São Paulo (SP) Com objetivos distintos, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (19), às 16h, no Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Brasileirão Série A2 dias ago

São Paulo x Atlético-GO: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 22 pontos, na 16ª posição, Tricolor Paulista recebe o Dragão (10°), com 26, pela 21ª rodada da Série A...

Com objetivos distintos, Internacional e Fortaleza se enfrentam na manhã deste domingo (19), às 11h, no Estádio Beira Rio Com objetivos distintos, Internacional e Fortaleza se enfrentam na manhã deste domingo (19), às 11h, no Estádio Beira Rio
Brasileirão Série A2 dias ago

Internacional x Fortaleza: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 26 pontos, na 9ª posição, Colorado recebe o Leão do Pici (4°), com 33, pela 21ª rodada da Série...

Com objetivos semelhantes, Atlético-MG e Sport se enfrentam na noite deste sábado (18), às 19h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Com objetivos semelhantes, Atlético-MG e Sport se enfrentam na noite deste sábado (18), às 19h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Atlético-MG2 dias ago

Atlético-MG x Sport: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 42 pontos, na 1ª posição, Galo recebe o Leão da Ilha (19°), com 17, pela 21ª rodada da Série...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

18 set 2021 8:30 am
Holstein Kiel
- -
Hannover 96
18 set 2021 8:30 am
Holstein Kiel
-
-
Hannover 96
18 set 2021 8:30 am
Fortuna Dusseldorf
- -
Jahn Regensburg
18 set 2021 8:30 am
Fortuna Dusseldorf
-
-
Jahn Regensburg
18 set 2021 8:30 am
SV Sandhausen
- -
FC Heidenheim
18 set 2021 8:30 am
SV Sandhausen
-
-
FC Heidenheim
18 set 2021 11:00 am
Oeste
- -
Sao Jose
18 set 2021 11:00 am
Oeste
-
-
Sao Jose
18 set 2021 12:00 pm
Lens
- -
Lille
18 set 2021 12:00 pm
Lens
-
-
Lille
18 set 2021 3:00 pm
Floresta
- -
Volta Redonda
18 set 2021 3:00 pm
Floresta
-
-
Volta Redonda
18 set 2021 3:30 pm
Werder Bremen
- -
Hamburger SV
18 set 2021 3:30 pm
Werder Bremen
-
-
Hamburger SV
18 set 2021 4:00 pm
Saint Etienne
- -
Bordeaux
18 set 2021 4:00 pm
Saint Etienne
-
-
Bordeaux
18 set 2021 4:30 pm
Botafogo
- -
Nautico Recife
18 set 2021 4:30 pm
Botafogo
-
-
Nautico Recife
18 set 2021 4:30 pm
Londrina
- -
CSA
18 set 2021 4:30 pm
Londrina
-
-
CSA
18 set 2021 4:30 pm
Atlanta United FC
- -
DC United
18 set 2021 4:30 pm
Atlanta United FC
-
-
DC United
18 set 2021 5:00 pm
Orense SC
- -
Guayaquil City FC
18 set 2021 5:00 pm
Orense SC
-
-
Guayaquil City FC
18 set 2021 5:00 pm
Chapecoense-sc
- -
Palmeiras
18 set 2021 5:00 pm
Chapecoense-sc
-
-
Palmeiras
18 set 2021 5:00 pm
Altos
- -
Paysandu
18 set 2021 5:00 pm
Altos
-
-
Paysandu
18 set 2021 5:00 pm
Criciuma
- -
Mirassol
18 set 2021 5:00 pm
Criciuma
-
-
Mirassol
18 set 2021 5:00 pm
Botafogo SP
- -
Figueirense
18 set 2021 5:00 pm
Botafogo SP
-
-
Figueirense
18 set 2021 6:45 pm
Atletico Paranaense
- -
Juventude
18 set 2021 6:45 pm
Atletico Paranaense
-
-
Juventude
18 set 2021 7:00 pm
Goias
- -
Brasil DE Pelotas
18 set 2021 7:00 pm
Goias
-
-
Brasil DE Pelotas
18 set 2021 7:00 pm
Atletico-MG
- -
Sport Recife
18 set 2021 7:00 pm
Atletico-MG
-
-
Sport Recife
18 set 2021 7:00 pm
Novorizontino
- -
Parana
18 set 2021 7:00 pm
Novorizontino
-
-
Parana
18 set 2021 7:30 pm
Delfin SC
- -
Aucas
18 set 2021 7:30 pm
Delfin SC
-
-
Aucas
18 set 2021 8:00 pm
New England Revolution
- -
Columbus Crew
18 set 2021 8:00 pm
New England Revolution
-
-
Columbus Crew
18 set 2021 8:15 pm
Atletico Tucuman
- -
Boca Juniors
18 set 2021 8:15 pm
Atletico Tucuman
-
-
Boca Juniors
18 set 2021 8:30 pm
FC Cincinnati
- -
New York City FC
18 set 2021 8:30 pm
FC Cincinnati
-
-
New York City FC
18 set 2021 8:30 pm
Toronto FC
- -
Nashville SC
18 set 2021 8:30 pm
Toronto FC
-
-
Nashville SC
18 set 2021 10:00 pm
9 de Octubre
- -
Macara
18 set 2021 10:00 pm
9 de Octubre
-
-
Macara
18 set 2021 10:30 pm
Houston Dynamo
- -
FC Dallas
18 set 2021 10:30 pm
Houston Dynamo
-
-
FC Dallas
18 set 2021 10:30 pm
Real Salt Lake
- -
Seattle Sounders
18 set 2021 10:30 pm
Real Salt Lake
-
-
Seattle Sounders

Trending

P