Connect with us

Notícias

Há 40 anos, Colorado-PR goleava o Flamengo de Zico

Published

on

Hoje Paraná Clube, o Colorado Esporte Clube surgiu em 1971, resultado da fusão entre três clubes de Curitiba: Britânia, Palestra Itália e Ferroviário. 18 anos depois, o ‘Boca Negra’ uniu-se ao Pinheiros, dando origem ao Tricolor da Vila.

O que poucos sabem é que, em sua breve história, o Colorado produziu um dos maiores capítulos do Estado do Paraná na história dos Campeonatos Brasileiros. Foi em um 15 de março como este, mas em 1981, que o Boca Negra aplicou sonoros 4 a 0 sobre o melhor time do mundo: o Flamengo de Zico, Júnior, Tita, Adílio, Nunes e companhia.

Com três gols de Jorge Nobre e outro de Ditão, a equipe paranaense superou o atual campeão brasileiro e futuro campeão da Libertadores e Mundial. O resultado colocava o Colorado na liderança do Grupo L, já na segunda fase do Campeonato.

A campanha…

Com pouco menos de 10 anos de existência, o Colorado ia para sua quarta disputa de Campeonato Brasileiro. Após conquistar seu primeiro – e único – título estadual*, o Boca Negra representaria o Paraná no Brasileiro 81, sem as duas equipes mais tradicionais do estado, Coritiba e Athletico. O Coxa vinha de duas semifinais nacionais, mas, como na época a classificação dependia da campanha no estadual, quem se deram bem, junto ao Colorado, foram Pinheiros e Londrina.

Na condição de azarão, a equipe se classificou em terceiro entre 10 equipes, no Grupo A, junto a Vasco, Ponte Preta, Bangu, Internacional – seu xará, o Colorado Gaúcho – Inter de Limeira e Vitória. As sete primeiras equipes dos grupos A a D avançavam à Segunda Fase, onde foram diretamente Palmeiras, Bahia, Náutico e Uberaba-MG. As 32 equipes formavam oito quadrangulares, de onde se filtrariam os integrantes da fase final.

O Colorado acabou caindo no Grupo L, o mais difícil da fase: junto a ele estavam Flamengo e Atlético-MG, atuais campeão e vice-campeão nacional, além do Uberaba-MG. Das quatro equipes, duas passariam para a fase de mata-matas. O Colorado começou empatando duas vezes com as equipes mineiras. Timidamente ficou no 1 a 1 com o Uberaba na Vila Capanema, mas de forma honrosa, pelo mesmo placar, segurou o Galo no Mineirão. O Flamengo vencia o Atlético no Maracanã e empatava com o Uberaba no interior de Minas.

Até que veio o 15 de março de 1981. 32 mil expectadores foram ao Couto Pereira para conhecer o novo líder do Grupo L, já que o duelo dos mineiros terminava empatado.

O Flamengo tomou a iniciativa do ataque, mas pouco ameaçou a meta de Joel Mendes. O Colorado ficou naquela do “quando pintar a chance, a gente vai”. E, aos 19 minutos de jogo, Jorge Nobre, meia-atacante do Boca Negra, aproveitou a bobeada da defesa carioca e tocou na saída de Raul, abrindo o placar.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio da direita, Jorge Nobre marcou de novo para o ‘Boca’. 2 a 0 em menos de 30 minutos.

O Flamengo não conseguiu reagir e, na segunda etapa, sofreu mais dois gols. Jorge Nobre, de novo, completou cruzamento da direita, aos 16 minutos. Já na reta final da partida, Ditão aproveitou rebote de Raul e só cumprimentou para as redes. Torcida Colorada indo abaixo no Couto Pereira, ataque do Colorado fazendo a dança da vitória. A equipe paranaense assumia a liderança do grupo, com 4 pontos – a vitória, por qualquer placar, valia apenas dois pontos – e precisava apenas ter vencido mais uma para avançar.

No entanto, não aconteceu. No segundo turno do grupo, a equipe da Vila Capanema empatou com o Uberaba e perdeu as partidas seguintes, para o Galo em Curitiba e para o Flamengo no Maracanã, dando adeus à classificação para a fase final.

Classificados, Flamengo e Atlético-MG não foram muito longe na fase final. Os mineiros deixaram a competição já nas oitavas, ante o Internacional, já o Flamengo era superado pelo Botafogo, nas quartas. O campeonato teria o Grêmio levantando sua primeira taça, ao vencer o São Paulo nas duas partidas finais.

Flamengo e Atlético-MG ainda duelariam pela Libertadores naquele mesmo ano, num duelo que, até hoje, dá o que falar. O Fla avançou e foi rumo às suas primeiras conquistas internacionais, a Libertadores e o Mundial.

*O título do Campeonato Paranaense de 1980 foi dividido entre Colorado e Cascavel. Na partida entre os dois, pela última rodada do quadrangular final, a equipe da capital vencia por 2 a 0 quando o Cascavel ficou com apenas seis jogadores em campo. O Colorado precisava vencer por cinco gols de diferença para se sagrar campeão e, quando marcou o segundo gol, os atletas cascavelenses fingiram lesões, atrasando o reinício da partida. O árbitro resolveu encerrar o jogo ainda no início do segundo tempo, e a Federação Paranaense de Futebol acabou por creditar o título estadual da edição para ambas equipes.

Histórias do Colorado…

Um “quase” ainda mais doído:

Apesar da edição 81 ter sido responsável pelo resultado mais expressivo da história do clube, a melhor campanha do Boca Negra no Campeonato Brasileiro viria em 1983, em sua última participação na primeira divisão.

Na ocasião, a equipe participou de três fases do campeonato. Na primeira, ficou em segundo no Grupo G, à frente de Internacional (outra vez) e Botafogo. O duelo contra os cariocas no Maracanã gerou um momento inusitado, quando o segundo tempo iniciou com o goleiro colorado fora da meta:

Nas fases subsequentes, o Colorado encontrou velhos conhecidos: o Uberaba, na segunda fase, que a equipe superou para junto com o São Paulo avançar à terceira fase; e nesta, o Atlético-MG, além do Athletico-PR, seu conterrâneo, e do America-RJ.

A decepção: a equipe era a segunda colocada do Grupo R até a quarta rodada, se classificando para a histórica fase de quartas-de-final. Nos dois últimos duelos, o Boca Negra precisava apenas de uma vitória, ou mesmo dois empates para garantir a classificação.

Não deu: a equipe perdeu para o Athletico no Couto Pereira, e acabou ultrapassada pelo rival. Ainda assim, como o Athletico não vencia o Galo no Mineirão, o ‘Boca’ poderia se classificar vencendo o lanterna America, que estava sem vencer naquela fase. Acabou sendo goleado por 5 a 1 no Maracanã.

A sina do quase-campeão:

Não à toa alguns apelidaram o Colorado de “o maior quase-campeão do Estado”. Em sua breve história, se mostrou um time de chegada, sempre fazendo boas campanhas no Campeonato Paranaense.

O time foi cinco vezes vice-campeão estadual (1974, 1975, 1976, 1979 e 1982), outras cinco vezes terceiro colocado (1971, 1972, 1984, 1987 e 1988) e ainda quarto colocado por mais três (1973, 1977 e 1978). Título, o solitário em 1980.

Notícias

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos

Published

on

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos

Campeonato Brasileiro Série B, Copa do Brasil e Paulistão 2022, estes são os torneios da temporada para o Novorizontino. O clube que conseguiu o acesso à Segunda Divisão na última temporada, tem um calendário cheio este ano.

E para compor o time de reforços para esta temporada, o Tigre apresentou oficialmente o ex-Chapecoense, Bruno Silva. O atleta é um atacante de 22 anos, onde apesar da pouca idade, teve boas experiências na própria Chape e nas temporadas de 2019 e 2020, atuou em empréstimo no Atlético Mineiro.

Mas depois do empréstimo, ele voltou para a Chapecoense, atuando em 29 jogos, porém não conseguiu fazer gols nestas oportunidades. Ele está no clube catarinense desde os 17 anos, formado nas categorias de base.

Contrato

Sua chegada ao Grêmio Novorizontino acontece em um bom momento do clube. Mas as negociações beneficiam os três envolvidos. Assim a Chape fica com 40% dos direitos econômicos, o Tigre com outros 40% e os últimos 20% são de Bruno Silva. Além do salário.

Estreia na temporada

Ainda não está confirmado a presença de Bruno no primeiro jogo da temporada, mas com certeza ele será testado neste início do Paulistão.

O Novorizontino entra em campo neste domingo (23/01), contra o Palmeiras, a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Jorge Ismael, em Novo Horizonte.

O Tigre faz parte do Grupo B, que tem São Paulo, Ferroviária SP e São Bernardo. Nesta competição, apenas os dois primeiros avançam para as quartas de final.

Foto: @Oficial_Tigre.

Continue Reading

Notícias

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma

Published

on

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma

Rafinha chega ao Operário PR com um contrato curto. O meia-atacante de 22 anos, tem até o fim do Campeonato Paranaense para mostrar o seu melhor futebol. Isso cria oportunidades dentro do próprio Fantasma, como em outros clubes nacionais e internacionais na próxima janela de transferências.

Rafinha estava no Corinthians, mas não teve grandes oportunidades no clube paulista. Como um “teste” o clube paranaense fechou até o fim do estadual, mas dependendo do desenvolvimento, seu contrato fica aberto para renovação.

Contrato curto

O atleta acredita que a pouca idade e a pouca experiência fez o seu contrato ser um “teste” no clube. Mas apesar da pressão, Rafinha acredita no seu potencial e esta será uma boa oportunidade para ele mostrar o seu futebol.

Ele crê que este é um recomeço em sua carreira e fará de tudo para surpreender a torcida.

Carreira

Rafinha foi destaque no Ferroviária SP, atuando na Copa São Paulo 2018. Após o campeonato ele foi contratado pelo Corinthians, mas não teve muitas oportunidades na equipe. Assim ele acabou sendo emprestado para o Oeste e Penapolense, mas também não desenvolveu muito no clube.

Em 2020 ele voltou para o Corinthians, onde fez quatro jogos na categoria sub-23. Assim seu contrato terminou em março de 2021, mas não foi renovado.

Então ele tentou uma negociação com clubes fora do Brasil no segundo semestre e ficou sem jogar. Mas não conseguiu finalizar seus desejos e voltou ao mercado brasileiro neste início de 2022.

Nos treinamentos do Operário PR ele atua mais como meia. Mas para experimentá-lo em outras posições, também está atuando pela direita ofensiva. O treinador tem exigido bastante do atleta e também acredita em seu potencial.

Disputa interna

O Operário já havia contratado Javier Reina e Giovanni Pavani para a posição. Além destes Tomas Bastos, Leandrinho e Marcelo também atuam pelo meio. Estes serão os “adversários” internos do atleta. Mas jogando como meia, as chances são maiores em relação a formação tática de Catalá.

Estreia do Operário

O Fantasma entra em campo neste próximo domingo (23/01) pela primeira partida do Campeonato Paranaense. O jogo contra o União PR acontece no Germano Krüger.

Foto: @OFECoficial.

Continue Reading

Notícias

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano

Published

on

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano

Com apenas 16 dias de preparação, o CSA teve que deixar a pré-temporada de lado e encarar o seu primeiro desafio oficial de 2022. A equipe enfrentou o Desportivo Aliança nesta quinta-feira e conseguiu conquistar os seus primeiros pontos no Campeonato Alagoano.

Além do curto prazo de treinamento, o técnico Mozart ainda teve o desafio de superar cinco desfalques que estão no departamento médico. Sem Bruno Mota, Geovane, Tonini, Ernandes e Werley, o treinador conseguiu segurar o adversário e vencer por 3 a 1.

Mozart saiu satisfeito depois da partida, mas já tem em mente o que precisa ser melhorado para a estreia na Copa do Nordeste no fim de semana.

Melhor ofensivamente e com a bola nos pés

Enquanto o CSA esteve com a posse de bola, se saiu muito bem, mas quando a mesma estava nos pés do adversário, Mozart acredita que a equipe pode melhorar. “-Gostei bastante, produzimos diversas jogadas ofensivamente, mas precisamos melhorar na defensiva. E isso é no coletivo. Precisamos disso para evitar cruzamentos do adversário, que aconteceu em vários momentos do jogo”. -disse.

O treinador ainda destaca que o clube deve continuar criando boas oportunidades em campo e produzindo cada dia mais no setor ofensivo.

Laterais

Jogando nas laterais, o jogo contra o Desportivo mostrou que este é um dos setores que mais chegou próximo do 100% em campo. As jogadas pelas laterais chegam em diversos momentos nos pontas e nos meias. Segundo Mozart, o CSA já executava isso bem na última temporada e mesmos com os problemas eventuais, iniciou a temporada com o mesmo espírito.

“-Precisamos evoluir como equipe, sabendo que o jogo é composto por jogadas com e sem posse de bola.” – disse.

Jogo contra o Sousa

Neste domingo, o CSA entra em campo no Estádio Marizão, pela estreia da Lampions League. A partida na Paraíba será contra o Sousa, a partir das 18h.

Mas uma das principais preocupações do técnico é sobre o protocolo da Covid-19. Não está 100% definido quais os critérios e assim fica difícil definir qual o melhor elenco precisa ou pode estar em campo.

O CSA faz sua segunda partida pelo Campeonato Alagoano no próximo dia 27 de janeiro, contra o Jacyobá, novamente em casa.

Foto: @CSAoficial.

Continue Reading

Últimas

Esportes6 horas ago

Executivo de futebol do XV Piracicaba, Marco Gama, valoriza maior venda da história do clube com negociação de Erison ao Botafogo e revela expectativas para Série A-2

O Botafogo de Futebol e Regatas anunciou nesta sexta-feira a contratação do atacante Erison, de 22 anos. Quem participou diretamente...

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos
Notícias9 horas ago

Jogador de 22 anos da Chape, chega para reforçar o Novorizontino em 3 campeonatos

Campeonato Brasileiro Série B, Copa do Brasil e Paulistão 2022, estes são os torneios da temporada para o Novorizontino. O...

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma
Notícias9 horas ago

Com contrato curto, meia-atacante precisa mostrar empenho para permanecer no Fantasma

Rafinha chega ao Operário PR com um contrato curto. O meia-atacante de 22 anos, tem até o fim do Campeonato...

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano
Notícias10 horas ago

Com 16 dias de preparo, CSA leva primeiros pontos no Alagoano

Com apenas 16 dias de preparação, o CSA teve que deixar a pré-temporada de lado e encarar o seu primeiro...

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado
Notícias1 dia ago

Lateral de 34 anos deve estrear na Copa do Nordeste com CRB, neste sábado

O CRB estreia neste sábado, 22 de janeiro, na Copa do Nordeste. E o confronto contra o Sport a partir...

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados
Notícias1 dia ago

Atacante do Verdão do Oeste pode ficar até 3 meses afastado dos gramados

A Chapecoense vai iniciar o Campeonato Catarinense com uma grande baixa na equipe. O atacante Caio Rangel pode ficar até...

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras
Notícias1 dia ago

Sem jogo treino, Ponte Preta precisa acertar detalhes para estreia contra o Palmeiras

A Ponte Preta estreia no Campeonato Paulista 2022 no próximo dia 26 de janeiro. Mas além do fato de ter...

Futebol Na TV2 dias ago

RedeVida Transmite Cruzeiro x São Paulo ao vivo pela Copinha nesta quarta 19

Um clássico brasileiro nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. São Paulo e Cruzeiro se enfrentam...

venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022 venezuelano christian rivas chega para o cuiaba na temporada 2022
Notícias2 dias ago

Volante do Estudiantes de Mérida projeta grande futuro no Cuiabá em 2022

Diretamente da Venezuela, o atleta Cristhian Rivas, ex-Estudiantes de Mérida, disse que pretende contribuir significativamente para os objetivos do seu...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

21 jan 2022 2:30 pm
Hamburger SV
2 1
FC St. Pauli
21 jan 2022 2:30 pm
Hamburger SV
2
1
FC St. Pauli
21 jan 2022 2:30 pm
Fortuna Dusseldorf
0 1
FC Nurnberg
21 jan 2022 2:30 pm
Fortuna Dusseldorf
0
1
FC Nurnberg
21 jan 2022 5:00 pm
Lyon
1 0
Saint Etienne
21 jan 2022 5:00 pm
Lyon
1
0
Saint Etienne

Trending

P