Santos
Há exatos dez anos, Santos mudava seu destino na Libertadores 2011

Hoje, no dia do aniversário de 109 anos de fundação do Santos, o torcedor respira aliviado: a equipe está classificada para a fase de grupos da Libertadores 2021 após segurar o empate contra o San Lorenzo, na noite anterior, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Atual vice-campeão da principal competição das Américas, o Peixe segue na competição e projeta a glória máxima: faturar o título, dez anos depois da última conquista.
Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:
E, nesta mesma data, em um aniversário do Peixe há exatos dez anos, a caminhada para o tricampeonato santista da Libertadores iria da água para o vinho. A equipe teve um começo de caminhada em ritmo lento no Grupo 5, que disputou com Cerro Porteño, Colo-Colo e Deportivo Táchira-VEN.
Eram passadas quatro rodadas, e o Santos ocupava a terceira colocação, com apenas cinco pontos: uma vitória, dois empates e uma derrota. As equipes que se classificavam, no momento, eram o Cerro Porteño, com oito pontos, e o Colo-Colo, com seis.
Então, veio a partida contra o Cerro, no Paraguai. Sem Neymar, o Peixe partiu para o duelo com clima de vida ou morte, pois uma derrota sacramentaria a eliminação precoce da equipe, se o Colo-Colo vencesse – e venceu – o Deportivo Táchira. Uma surpresa desagradável no aniversário quase centenário do Alvinegro.
Com muita disposição, o Peixe conseguiu dominar a partida em Assunção e sair vitorioso. Danilo (foto), hoje na Juventus, com um golaço, e Maikon Leite, marcaram os gols da equipe, um em cada tempo, dando uma verdadeira sobrevida ao Peixe na fase de grupos. O Cerro permanecia com oito pontos, o Santos ia aos mesmos oito, mas ficava atrás no saldo de gols. Em Santiago, o Colo-Colo batia o Táchira e chegava a nove.
Ao Peixe, a tarefa tornava-se simplificada: bater o lanterna e já eliminado Deportivo Táchira no Pacaembu. Em Santiago, Colo-Colo e Cerro decidiam quem se classificaria. Deu Santos no Brasil e Cerro no Chile, time paraguaio em primeiro, brasileiro em segundo. Tudo graças à vitória conquistada em Assunção.
Leia mais: Grêmio já reverteu desvantagem contra equatorianos em pré-Libertadores; relembre
E, se a campanha santista já tinha, àquela altura, uma grande e decisiva participação do Cerro Porteño, vale lembrar que as duas equipes se reencontraram nas semifinais. Vitória do Santos no Pacaembu e eletrizante empate por 3 a 3, com direito a show de Neymar, no Defensores del Chaco, garantindo para o Peixe a classificação para decidir a competição e sair vencedor diante do Peñarol.
Nada como uma boa memória para comemorar o aniversário, não é? E história é o que não falta ao Alvinegro Praiano. Feliz aniversário, Santos e santistas.
Santos
Após 10 a 0 na estreia, Elder Campos garante Santos com “pés no chão” no Paulista Sub-17

Treinador do Peixe celebrou atuação da equipe diante do Mauá, mas manteve cautela para os próximos confrontos no estadual.
No último sábado (16), o Santos estreou no Campeonato Paulista Sub-17 com uma sonora goleada sobre o Mauá, por 10 a 0, em jogo realizado no CT Rei Pelé. O resultado expressivo foi celebrado pelo técnico Elder Campos, que exaltou seus jogadores, mas manteve um discurso cauteloso para a sequência da competição.
“Fiquei muito feliz com a aplicação dos atletas. Todos mantiveram o respeito ao adversário, souberam aproveitar as oportunidades criadas e conclui-las em gols. Lógico que estamos contentes com o que foi desenvolvido em campo, mas também mantemos os pés no chão. O campeonato ainda é longo, e sigo dizendo que nossa chave é forte e equilibrada. Por isso, temos que seguir trabalhando com seriedade e buscando evolução a cada partida”, afirmou o treinador do Peixe.
Com o resultado, o Santos garante os primeiros três pontos e dispara no saldo de gols, ficando na liderança do Grupo 12. No próximo sábado (23), a equipe alvinegra terá pela frente o clássico praiano contra a Portuguesa Santista, às 11h, no Ulrico Mursa, pela terceira rodada do estadual juvenil.
Santos
Sem Velázquez, Santos faz jogo decisivo nesta quarta-feira em Araraquara

O Santos comandado por Fabián Bustos, precisa da vitória nesta quarta-feira (16/03), para evitar complicações no Paulistão, com a possibilidade real de rebaixamento. É um jogo decisivo pela sobrevivência, que acontece contra a Ferroviária em Araraquara.
Hoje o Santos é o penúltimo colocado do Grupo D, com 10 pontos. Nas últimas cinco rodadas, o Peixe conseguiu apenas uma vitória, com quatro resultados ruins nos jogos seguintes. Foram três derrotas e um empate. Com 10 pontos na tabela, a equipe corre hoje o risco de ser rebaixado.
No mesmo grupo, a Ponte Preta é outra candidata, já que está com 8 pontos. Mas o Santos leva a vantagem de ter um jogo a menos em relação aos outros clubes ameaçados.
A própria Ferroviária comandada pelo Elano, é outro candidato ao rebaixamento, por isso o jogo desta noite é tão importante para as duas equipes. Ela também tem 10 pontos, vem de três derrotas, um empate e uma vitória e também tem a vantagem de ter um jogo a menos.
Elenco do Santos para encarar a Ferroviária
Outro grande desafio para o treinador Fabián Bustos é lidar com os desfalques. Emiliano Velásquez precisa cumprir suspensão e é um dos principais desfalques do Peixe para esta noite.
Mas há também muitos nomes no departamento médico. Carlos Sánchez se recupera de uma lesão no ligamento colateral medial direito, Kevin Malthus se recupera de uma lesão no joelho, Felipe Jonatan ainda ajusta um desconforto muscular no adutor e Madson se recupera de lesão no adutor da perna esquerda.
São vários nomes que o técnico precisa ajustar para o confronto decisivo e conquistar a sua primeira vitória no comando do Peixe. Em dois jogos o treinador só conseguiu um empate e uma derrota, mas ainda é cedo para dizer se seus conceitos trarão resultados.
Para este confronto contra a Ferroviária, Kaiky deve ser recolocado na defesa. O atleta está pendurado juntamente com Vinícius Balieiro, Lucas Pires e Lucas Barbosa.
Um provável santos em campo tem: João Paulo; Auro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Sandry, Vinícius Zanocelo e Ricardo Goulart; Lucas Barbosa, Marcos Leonardo (ou Camacho) e Ângelo.
Foto: @SantosFC.
Santos
Lucas Pires tem a característica ofensiva que o novo treinador do Santos deseja para a temporada

Com 10 pontos, o Santos é o 3º colocado do Grupo D e ainda está ameaçado pela zona de rebaixamento do Paulistão. O Peixe tem apenas 3 rodadas para resolver sua situação, mas vem de uma sequência de duas derrotas e um empate nas últimas atuações em campo.
No Grupo D o líder isolado é o Red Bull Bragantino com 19 pontos. O segundo é o Santo André com 11 pontos. Na lanterna está a Ponte Preta com 8 pontos. Mas todos estes já realizaram 10 jogos, enquanto o Santos tem um a menos.
Portanto apesar da situação difícil ainda há muita esperança para os santistas, principalmente com a chegada do treinador argentino Fabián Bustos.
Treinador ofensivo
Bustos é um treinador focado em gols. Ele é conhecido por variar taticamente suas equipes e isso deve gerar novas oportunidades do Santos. Ele tem três rodadas para propor mudanças significativas na equipe, garantindo a permanência na primeira divisão do Paulistão e também dizer para que veio no Brasileirão 2022.
As primeiras mudanças devem ocorrer na lateral direita da equipe. Hoje o espaço é ocupado por Vinícius Balieiro, que está fora de sua posição de formação. Quem é o lateral direito “oficial” do Santos no momento é Madson, mas o atleta está se recuperando de lesão.
Mas do outro lado, Bustos fez elogios ao atleta Lucas Pires. Segundo o treinador, ele conta com boas características ofensivas e faz parte das opções que o argentino tem para melhorar a falta de gols no clube.
Outro que também é interessante para as mudanças de Bustos é o camisa 27, Auro. O recém chegado já está à disposição e também passa a ser opção para a lateral direita ou meia direita. Gabriel Pirani, o jovem de 19 anos, também recebeu elogios do treinador, mas sabe que ainda é preciso trabalho para colocar o atleta em 100%.
Amadurecimento
Como a base do Santos é muito forte, o técnico argentino tem projeto para amadurecer alguns jovens talentos do clube. Além de Lucas Pires, o atacante Rwan Seco e o meia atacante Lucas Barbosa, também precisam de incentivo, basta um acompanhamento específico para lapida-los.
Novidade na zaga do Peixe
Hoje com contrato no Cruzeiro, o zagueiro Maicon está próximo de vir para o Santos. Ainda há uma questão sobre a rescisão de contrato com a Raposa, mas há fortes indícios de que ele virá para contribuir durante o Brasileirão.
Se as negociações forem concluídas, Maicon chega para disputar a posição com Kaiky.
Mesmo com um diferencial ofensivo, Bustos também está elogiando a contratação do zagueiro. Para ele é muito importante um atleta deste nível para elevar a qualidade no setor defensivo.
Próximos adversários do Santos
O jogo da 10ª rodada entre Ferroviária e Santos foi adiado e ainda não tem data para acontecer. Mas na 11ª rodada teremos o clássico entre Palmeiras e Santos no Allianz Parque. Os clubes se enfrentam neste domingo, 13 de março, a partir das 18h30. Já a 12ª rodada acontece na Vila Belmiro. O Santos encara o Água Santa no dia 20 de março, em um domingo a partir das 16h.
Foto: @SantosFC.