Leandro Machado é o aniversariante do dia; relembre gols marcantes

| |

O ex-atacante de Internacional, Flamengo, Santos, Sport, Valencia e Sporting de Portugal, Leandro Machado, completa 45 anos nesta segunda-feira e receberá as lembranças do dia.

Artilheiro por onde passou, multicampeão, com rodagem pelo mundo inteiro: Leandro vestiu 14 camisas de clubes de quatro continentes. Diversificou culturas, mas a vocação sempre foi a mesma – marcar gols.

Suas passagens mais notáveis foram por Internacional (1994-1996) e Flamengo (1999-2001). Então, resolvemos relembrar partidas e gols marcantes do ex-atacante dentro destes períodos:

Flamengo 1×2 Internacional – Campeonato Brasileiro 1994 – 06/11/1994

Com apenas 18 anos na época, Leandro ainda buscava aproveitar ao máximo as chances no time principal do Inter. E, em um jogo contra o Flamengo no Maracanã – o clube e o estádio onde viveria o melhor momento da carreira –, a oportunidade de mostrar serviço a favor do Colorado apareceu. Ele, então, tratou de aparecer não para o Inter, mas para o país todo.

Com dois gols, o atacante virou o jogo para o Inter. O primeiro, num peixinho típico de centroavante oportunista. O grande destaque, contudo, foi o segundo: domínio, giro e finalização precisa, no alto da meta do goleiro Adriano.  

Internacional 2×1 Grêmio – Campeonato Gaúcho 1995 – 02/04/1995

Já consolidado como um grande valor Colorado, Leandro Machado teve grande atuação em um Gre-Nal pelo Gauchão de 1995, que viria a ser um dos anos mais gloriosos da história de seu rival. Mas o grande time do Grêmio, que contava com Jardel, Paulo Nunes e companhia, não foi o bastante para superar a boa atuação colorada, sobretudo de Leandro.

Autor do segundo gol da partida, cobrando pênalti, ele também participou do primeiro gol, numa exibição que é muito lembrada pelos torcedores do Inter. No entanto, o Tricolor acabaria campeão.

Flamengo 4×0 Independiente-ARG – Copa Mercosul 1999 – 05/11/1999

Em 1999, o Flamengo apostou em Leandro, que vinha de temporadas relativamente boas no futebol europeu, para fazer dupla de ataque com Romário. A parceria rendeu o título da Copa Mercosul de 1999.

A partida mais marcante para Leandro foi nas quartas-de-final, contra o Independiente. Após o empate por 1 a 1 na Argentina, o “Piu-Piu” – como foi chamado pela torcida flamenguista – marcou dois e o Mengão atropelou.

Nas semifinais, contra o Peñarol, Leandro ainda marcaria um gol nos 3 a 0 construídos no Maracanã.

São Paulo 2×5 Flamengo – Rio-São Paulo 2000 – 06/02/2000

Leandro manteve a grande fase para 2000 e ajudou a construir um dos resultados mais expressivos da história do confronto entre Flamengo e São Paulo, duas das camisas mais pesadas de nosso futebol.

Com uma atuação memorável no Morumbi, o Flamengo saiu de um 2 a 1 para o São Paulo, na primeira etapa, para um 5 a 2 na etapa complementar. Machado foi responsável pelo terceiro e quinto gols flamenguistas. Entre os dois, fez grande jogada antes de passar para Iranildo marcar o quarto.

Contra o Santos, Leandro Machado teve ainda duas grandes exibições na carreira: em 1995, pelo Inter, numa vitória colorada por 4 a 2 no Beira Rio, e em 2000, pelo Flamengo, em um 4 a 1 no Maracanã.

Porém, em 2004, foi de algoz a campeão pelo Peixe, fazendo parte do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro. Fechando seu caminho por clubes nacionais, em 2008, pouco antes de se aposentar aos breves 32 anos devido a lesões, sagrou-se ainda campeão da Copa do Brasil pelo Sport.

E, na campanha do título nacional do Leão, teve a famosa lei do ex, sim: Leandro foi autor de um gol nos 3 a 1 do Sport sobre o Inter, na Ilha do Retiro.

O atleta

  • Nome: Leandro Machado
  • Local de nascimento: Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina
  • Data de nascimento: 22 de março de 1976
  • Altura: 1,82
  • Clubes: Avaí (base), Internacional, Valencia-ESP, Sporting-POR, Tenerife-ESP, Flamengo, Internacional, Dínamo de Kiev-UCR, Santa Clara-POR, Querétaro-MEX, Santos, Olimpia-PAR, Ulsan Hyundai-COR, Sport;

Anterior

Bahia traduz bom 2021 em números

Melhores palpites para Vasco x Macaé: Prognóstico 24/03/2021

Próximo

Deixe um comentário

P