Libertadores: confira as maiores altitudes da edição 2021

| |

Copa Libertadores: um dos principais e mais conhecidos desafios das equipes brasileiras na competição é enfrentar equipes de localidades de altitude elevada. Acostumados a jogar nos níveis mais baixos do Brasil, jogadores sofrem quando precisam atuar sobre milhares de metros de elevação.

As dificuldades de respiração promovem desgastes físicos e, muitas das vezes, as partidas precisam ser interrompidas para o reestabelecimento dos atletas. Ademais, modificações físicas, como a velocidade da bola, costumam pegar de surpresa jogadores brasileiros.

Siga todas as partidas e resultados da Copa Libertadores:

Em 2021 não será diferente: as equipes brasileiras que quiserem ter um bom rendimento na fase de grupos terão de, inevitavelmente, superar as noites de jogos em cidades de alto nível de elevação. E você, sabe quais são os clubes que jogam nas maiores altitudes? Eles estão ou podem estar no caminho dos brasileiros. Confira:

  • Always Ready (Bolívia) – 4.090m (adversário do Internacional)

A primeira parada do Internacional na Libertadores será logo na maior altitude da edição. O Always Ready joga no estádio El Alto – precisa dizer mais algo? – nos arredores de La Paz.

  • Bolívar (Bolívia) – 3.637m (possível adversário do Fluminense)

Velho conhecido dos brasileiros exatamente pela altitude, o Bolívar pode cair na chave do Fluminense, o Grupo D. A equipe está disputando a fase preliminar contra o Junior Barranquilla, e venceu a primeira partida em sua casa (usando o fator altitude a seu favor, claro). Se o Flu quiser fugir da encrenca e se sentir mais em casa, é melhor torcer para a equipe colombiana, que joga praticamente no nível do mar – assim como é no Rio de Janeiro.

  • The Strongest (Bolívia) – 3.600 m (possível adversário do Santos)

Rival local do Bolívar, com quem faz o Clássico Pacenho, o Strongest é famoso no Brasil pelas mesmas razões. Quem está a caminho de La Paz é o Santos, desde que confirme, contra o San Lorenzo, sua vaga na fase de grupos.

  • Independiente Del Valle (Equador) – 2.850 m (adversário do Grêmio e possível adversário do Palmeiras)

Um dos clubes em ascensão na América do Sul, o Del Valle, além de organizado, usa a altitude a seu favor nos jogos em casa. Na primeira partida da pré-Libertadores, a equipe de Sangolquí, região de Quito, superou o Grêmio e decidirá agora em Porto Alegre uma vaga no Grupo A, onde, caso passe, encontrará outro brasileiro, o Palmeiras.

  • LDU (Equador) – 2.850 m (adversária do Flamengo)

Campeã da Libertadores em 2008 fazendo – e muito – valer o fator altitude, a LDU está no Grupo G, chave do Flamengo. No estádio Casa Blanca, em Quito, a equipe coleciona vitórias contra brasileiros e, recentemente, venceu o próprio Fla – e no ano em que foi campeão pela segunda vez, em 2019.

  • Santa Fe (Colômbia) – 2.640 m (adversário do Fluminense)

Como dissemos anteriormente, o Fluminense deverá torcer contra o Bolívar na pré-Libertadores, mesmo porque já tem seu adversário de altitude garantido no Grupo D, o Santa Fe, de Bogotá. Em menor grau, é verdade, mas considerando a quase inexistente elevação do Rio, será desafiador para o Flu de qualquer maneira.

Anterior

Bahia x ABC: Pré jogo da Copa do Nordeste 8ª rodada ao Vivo no TikTok

Flamengo x Palmeiras: Onde assistir jogo ao vivo da SuperCopa 2021

Próximo

Deixe um comentário

P