Libertadores: o que os times brasileiros precisam fazer para se classificar

| |

Na última quinta-feira (20), foram disputados os últimos jogos da 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. E, conforme se acompanhou ao longo das últimas semanas, os clubes brasileiros se encontram em diferentes situações na competição continental.

Quatro equipes brasileiras já estão com a vaga na próxima fase garantida. São elas Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG. Outras três ainda não alcançaram a classificação, seja por mero detalhe matemático, ou pela necessidade de um milagre. Vamos a elas:

Siga todas as partidas e resultados da Libertadores:

Copa Libertadores

Internacional:

A vitória sobre o Olimpia, nesta quinta-feira, no Paraguai, praticamente resolveu a vida do Colorado. A equipe gaúcha chegou aos 9 pontos, mesma pontuação do Deportivo Táchira (com melhor saldo de gols) e três pontos de vantagem sobre Olimpia e Always Ready.

Para o Inter perder a vaga, na última rodada, seria necessário sofrer uma derrota acachapante para o Always Ready em pleno Beira Rio. Além de ter de empatar em pontos, o time boliviano precisa descontar o saldo de gols do Colorado, que é, hoje, de -3 a +7. Ou seja, o Inter deve perder por uma diferença de cinco gols.

Melhor pensar no Gre-Nal que decide o Gauchão no domingo e já projetar os mata-matas da Libertadores, não é?

Fluminense:

Heroico é pouco para descrever o que fez o River Plate, concorrente de grupo do Flu, na última quarta-feira, contra o Santa Fe. Com apenas 11 jogadores disponíveis e com o meio-campista Enzo Pérez, lesionado, jogando como goleiro, os Millonarios venceram os colombianos – cujo arquirrival bogotano compartilha da mesma alcunha – e tomaram a liderança da chave, já que o Flu, que precisava apenas empatar com o Junior, foi derrotado no Maracanã.

Agora, o Tricolor precisa é arrancar a vitória sobre o River, na última rodada, jogando na Argentina – considerando que os 25 desfalques do adversário já estejam recuperados da Covid-19 e disponíveis para o jogo. Ou isso, ou torcer para um tropeço do Junior no duelo colombiano, sendo que para o qual o Santa Fe, garantido na última colocação, não tem motivação alguma.

Há ainda um cenário complicado – e perfeitamente possível – que trabalha contra o Fluminense: se o time brasileiro empatar na Argentina, não será suficiente caso o Junior vença o Santa Fe por uma diferença maior do que um gol. Isso porque o time de Barranquilla ultrapassaria o Tricolor no saldo de gols. Do céu ao inferno em uma partida.

Santos:

Mas quem tem a situação mais complicada, de longe, é o Santos. O empate da noite anterior, entre Boca Juniors e Barcelona-EQU, foi o pior de todos os resultados possíveis para o Peixe. O time equatoriano garantiu a classificação para os mata-matas, enquanto o Boca passou à frente do time brasileiro na tabela.

A missão santista na última rodada de vencer o Barce em Guayaquil, já difícil, nem será a principal preocupação. O alvinegro praiano passa agora depender de que o The Strongest – o mesmo que, jogando fora de casa, sofreu 5 x 0 na Vila Belmiro e 4 x 0 no Equador – vá segurar ao menos o empate com o Boca em La Bombonera. De que tamanho é sua fé, torcedor santista?

Possíveis destinos…

As três equipes brasileiras têm possibilidades – das mais remotas às mais prováveis – tanto de avançar como de sofrer eliminações.

O Inter, considerando a quase impossibilidade de eliminação, pode avançar na primeira ou segunda colocações, o que alteraria seu confronto na fase de oitavas-de-final.

O Fluminense pode confirmar sua segunda colocação de momento, ou terminar tanto na liderança quanto na terceira posição, sendo eliminado e entrando na fase de oitavas da Copa Sul-Americana.

Já o Santos pode alcançar a segunda colocação e avançar aos mata-matas, ficar na terceira posição e entrar na Sul-Americana, ou mesmo terminar na lanterna, sem mais competições internacionais no calendário até o final do ano.

Anterior

Fila, passado recente, momentos diferentes: Choque-Rei e as coincidências nas finais do Paulista

Onde assistir Atlético x América: Jogo ao Vivo da Final Mineira online

Próximo

Deixe um comentário

P