“Novo rico”, Foz do Iguaçu tem exemplos no Paraná de ascensão nacional

| |

Batido o martelo: o ponta-esquerda Pepê, formado na base do Foz do Iguaçu, clube do interior do Paraná, foi vendido oficialmente do Grêmio para o Porto, de Portugal. E, da quantia de 15 milhões de euros (R$ 98 milhões pela cotação atual), o Foz tem direito a 30% do jogador, tendo um rendimento de 30,3 milhões de reais.

De acordo com o GE, o Grêmio deverá receber a quantia parcelada em quatro vezes, sendo a última em julho de 2022. Ou seja, o Azulão da Fronteira deverá receber a bolada apenas em agosto do ano que vem. Mesmo que não seja imediato o estofo financeiro, o clube pode, desde já, projetar investimentos.

Parado…

O Foz do Iguaçu deveria disputar a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense em 2020, mas se licenciou. De acordo com o presidente Arif Osman, a falta de apoio de empresários e políticos desincentivou o clube a atuar na temporada. Em 2021, o time das Cataratas poderá retomar as atividades, mas na terceira divisão estadual.

Pepê atuou em 12 jogos e marcou cinco gols pelo Azulão da Fronteira – Foto: Ricardo Azevedo/JNT

Como ressurgir?

Desolado, o Foz vive um poço sem fundo e se aproxima até do encerramento das atividades. Como utilizar este dinheiro para uma ressurreição?

Os torcedores e entusiastas estão na expectativa por uma posição de Osman acerca dos investimentos para o clube. Se aposta muito em mudanças na estrutura, que podem ir desde a modernização do CT, por exemplo, à melhoria nos departamentos de futebol.

Como exemplo, o Foz do Iguaçu tem dois clubes paranaenses que viveram dificuldades e deram a volta por cima, em grandes ascensões a nível nacional: Londrina e Operário.

É bem verdade que nem Tubarão e nem Fantasma chegaram a um momento de instabilidade no futebol como vive o Foz, que terá de recomeçar na terceirona estadual. Mas, também, estes clubes não puseram as mãos em quantias tão significativas de dinheiro como fará o Azulão.

O primeiro exemplo guarda bastante semelhanças. O Londrina caiu para a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense em 2009 e chegou a brigar contra o rebaixamento para a terceira em 2010. A partir dali, surgiu uma parceria com empresários paranaenses, mediante uma gestão terceirizada. O projeto apareceu, a cidade abraçou – e o Tubarão levantou a taça do estadual, e saiu da Divisão de Acesso para a Série B nacional em seis anos.

O Operário é outro que ressurgiu no cenário nacional a partir de um projeto semelhante. Sem destaque no próprio estado, o Fantasma sobrevivia do aporte da prefeitura de Ponta Grossa. No entanto, ao firmar parcerias empresariais, a equipe foi desvendando potenciais crescimentos. Um bom investimento nas categorias de base trouxe respiros ao caixa, enquanto a torcida dava grandes retornos através das bilheterias do Germano Krüger. Campeão paranaense e bicampeão nacional – Série D e Série C – em quatro anos.

Como ficou a briga pela Libertadores após vitória santista sobre o Corinthians?

Potencial…

Foz do Iguaçu é uma das cidades mais atrativas e de maior circulação financeira do estado. Desde as atrações turísticas, como as Cataratas do Iguaçu, até a comercialização intensa da tríplice fronteira, a cidade de 258 mil habitantes tem condições de erigir o clube.

De onde veio Pepê podem surgir muitos mais: se o Foz do Iguaçu tiver estrutura e categorias de base referências para a região, poderá atrair diversos atletas nascidos nas proximidades.

Rogério Ceni e Alexandre Pato, por exemplo, vieram de Pato Branco, no sudoeste do estado, a pouco mais de 200 km de Foz do Iguaçu. Rogério optou por começar a carreira no interior do Mato Grosso, enquanto Pato foi direto para o Internacional.

Henrique, ex-zagueiro de Palmeiras, Corinthians e Barcelona, vem de Marechal Cândido Rondon, a 122 km das Cataratas, mas pulou direto para a capital, indo para o Coritiba.

Renatinho, meia do Botafogo-SP, é natural de Foz do Iguaçu, e chegou a ter uma passagem pelo Azulão da Fronteira em 2015. No entanto, o início da carreira foi no Athletico. Caso iniciasse no clube da cidade natal, poderia render aos cofres.  

Anterior

Wolfsberger x Tottenham: Jogo ao Vivo 18/02/2021

Conhecimento de causa: Coritiba aposta em atletas que vêm da Série B

Próximo

Deixe um comentário

P