Participação feminina no esporte: as melhores modalidades

| |

As mulheres também têm muito para dar no esporte e os amantes de algumas modalidades estão cada vez mais cientes disso. Mas, afinal, quais são as modalidades prediletas das mulheres e nas quais elas mais se destacam? Venha descobrir!

Não existe uma regra nos esportes que os torne mais adequados para um gênero ou outro. Ainda assim, a construção social fez com que todos nós pensássemos primeiramente as modalidades no âmbito masculino.
No século XXI, depois de grandes mudanças no mundo laboral e dos vários movimentos feministas terem conquistado terreno e, por fim, começado a gerar resultados e mudança, faz sentido deixar de lado esta associação entre os homens e os esportes, compreendendo que, em várias modalidades, as mulheres podem ser tão boas quanto os atletas masculinos.

Ainda que os anúncios nos jogos de apostas não sejam permitidos, se o fossem haveria certamente um foco nas mulheres em algumas modalidades, nas quais elas definitivamente têm vindo a se destacar.
Conheça algumas das modalidades nas quais as mulheres conquistam a atenção do mundo e as competições nas quais pode apostar nas melhores atletas femininas.

1. Futebol

O “esporte rei” é também um esporte de mulher. Muitas equipes de times femininos dessa modalidade conseguem, na verdade, atrair mais atenção do que o futebol jogado por homens.
A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino é uma das competições que chegou para mostrar como as mulheres podem se destacar nessa modalidade, permitido que o futebol feminino atraia o interesse de adeptos e apostadores esportivos ao redor do globo.

2. Judô

Se pensar em artes marciais apenas como esporte masculino, está perdendo a oportunidade de ver algumas das melhores partidas dessa modalidade.
Sarah Menezes foi uma das esportistas que primeiro o comprovou, se tornando medalhista de ouro e trazendo para o Brasil o título dos Jogos Olímpicos de 2012.
Essa atleta não é a única. Várias mulheres têm provado que o judô é uma modalidade sem gênero, se destacando, cada vez mais, nas maiores competições internacionais.

3. Vela

Os esportes marítimos também tem sua representação no universo feminino. Vela é um bom exemplo de uma modalidade que pode ser apreciada, com igual qualidade, no feminino e no masculino.
As mulheres estão, gradualmente, abrindo seu caminho nos pódios dessa modalidade, embora, até ao momento, o Brasil tenha apenas medalhistas masculinos.
A entrada das mulheres na competição e a manifestação de suas capacidades indicam, mesmo assim, que brevemente veremos a medalha no pescoço de uma atleta feminina.

4. Handebol

O Mundial de Handebol Feminino de 2013 foi vencido pela seleção brasileira e essa conquista contribuiu muito para desfazer a associação entre esta modalidade e o exclusivo masculino.
As atletas brasileiras dessa modalidade costumam estar sempre entre as favoritas nos mundiais e sempre conquistam várias medalhas para o país.

5. Atletismo

O atletismo é, talvez, a modalidade na qual as mulheres mais têm provado a sua garra, trazendo grandes prêmios para o Brasil.
Cada vez mais, atletas brasileiras trazem para casa medalhas que honram o país, como aconteceu com a campeã Maurren Maggi na modalidade de salto em distância.
Algumas competições como a marcha e o salto com vara estão entre as que maior destaque dão a essas atletas.

Anterior

Julio Baptista afirma que Alexandre Mattos o levou para o Cruzeiro

Ex-Athletico Paranaense, Ceará e Sport, Diego Ivo completa 31 anos e revela sua expectativa para a sequência da temporada: “Estou com disposição de 20 anos”

Próximo

Deixe um comentário

P