Paulistão retorna dia 22 de julho com Protocolo de Operação de Jogo

O Paulistão 2020 deve retornar no próximo dia 22 de julho diante de um rígido protocolo elaborado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Com autorização da comissão médica da Federação, os clubes poderão seguir o Protocolo de Operação de Jogo, que visa o confinamento das 16 equipes atuais no torneio e a divisão de todas as pessoas envolvidas nos jogos em áreas específicas que vem sendo chamadas de zonas.

Inicialmente as partidas não terão público nas arquibancadas e isso deve seguir até que alguma vacina com eficácia comprovada esteja disponível.

O Paulistão 2020 foi paralisado no último dia 16 de março e conta ainda com 24 jogos pendentes, que devem ser disputados em seis datas de agora para frente.

Jogos

Entre os jogos restantes estão duas rodadas da primeira fase. Esse campeonato só terá uma fase. Depois os clubes devem passar para as quartas de final, semifinal e por fim os dois últimos jogos das finais, para só então uma possível volta do Brasileirão 2020.

Protocolo de Operação de Jogo – Zonas

Um dos principais destaques da operação é a divisão dos estádios em zonas. Cada um contará com as zonas azul, amarela e vermelha. A zona amarela será a mais afastada do gramados e a azul a que estarão pessoas mais próximas do campo.

Confira detalhes sobre cada uma destas zonas:

Zona Azul

Nela devem estar os jogadores, comissões técnicas e árbitros. No estádio ela irá compreender os vestiários, corredores, áreas de acesso, bancos de reservas, túneis e o próprio campo.

Zona Amarela

Esta é a região fora do estádio, onde devem estar todos os equipamentos envolvidos no jogo como o credenciamento, pontos de acesso, estacionamentos e outros que são necessários, mas que devem estar o mais longe possível do campo.

Zona Vermelha

Esse será todo o restante do interior do estádio. Nele ficam as arquibancadas, salas administrativas, cabines, área de imprensa e outros que podem ou não estar ocupados dependendo do evento.

Números permitidos

O máximo de pessoas permitidas durante os jogos no retorno do Campeonato Paulista serão de 200 profissionais. Eles deverão estar devidamente credenciados e o número irá depender da zona em que eles se encontram:

Na zona azul só será permitido no máximo 101 pessoas. Esses serão a comissão técnica, jogadores, gandulas, árbitros, delegados da FPF, médicos, maqueiros e envolvidos na função direta dos jogos.

Já na zona amarela estarão os policiais, seguranças, equipes de manutenção e outros, desde que não ultrapasse o máximo de 27 pessoas.

E na zona vermelha devem estar as diretorias, equipe de transmissão, seguranças, bombeiros, VAR, equipes de limpeza e outros não envolvidos diretamente na execução dos jogos. O número máximo de pessoas nestas áreas será de 65 pessoas.

A expectativa é que funcionando este sistema no Paulistão, ele seja aplicado em outros campeonatos pelo país, até o fim do isolamento social.

Fonseca está a um passo da demissão no Roma, Spalletti pode retornar!

Wes Lucas
Jornalista graduado pela PUC-Campinas em 2013. Atua no mercado há nove anos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Copa Sul-Americana: Jogos de ida das oitavas de finais são marcados por equilíbrio

A fase oitavas de finais da Copa Sul-Americana começou nesta semana com um grande equilíbrio. Dos oito...

Inspirado em Marcelo, conheça Gustavinho, nova promessa do Fluminense

Um dos clubes que mais e melhor revela talentos para o futebol brasileiro, o Fluminense segue pensando...

Portuguesa termina a 1ª fase da Copa Paulista com a melhor campanha geral

Vivendo sua melhor temporada dos últimos anos, a Portuguesa terminou a primeira fase da Copa Paulista de...

#URGENTE Morre Diego Maradona

Maradona nos deixou. A imprensa argentina confirmou a morte de Diego Maradona com uma parada cardiorrespiratória. Recentemente...

Philip acredita em classificação do Manaus na Série C: “Serão duas finais!

Atacante do Gavião do Norte projeta partida complicada diante do Remo, mas crê em elenco fortalecido após...

Delfin atravessa mal momento antes das oitavas da Libertadores contra o Palmeiras

Considerado a grande zebra da fase de grupos da Libertadores ao avançar em 2º lugar e ficando...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos