Ponte: Série B termina em alta, oscilações impediram o acesso; relembre campanha

Ataque eficiente, defesa vazada; vitórias convincentes, tropeços incabíveis; tida como clara favorita ao acesso no início da temporada após uma bela recuperação no Campeonato Paulista, a Ponte Preta oscilou durante toda a temporada e acabou terminando por alguns pontos fora do G-4. Nem mesmo a sonora goleada sobre o Figueirense, na despedida da competição, parece ter animado a torcida da Macaca, incomodada com o rendimento geral da equipe ao longo das 38 rodadas.

Os 7 a 2 sobre o já rebaixado Figueirense, em pleno Orlando Scarpelli, realça o eficaz ataque pontepretano, dono de 54 gols – o melhor da competição. Porém, a diferença de cinco gols se encaixa na derrota sofrida, dentro da própria casa, para a Chapecoense, na 17ª rodada. E a defesa, por sua vez, terminou como a 3ª mais vazada, ao lado de Guarani e Avaí, com 49 gols.

Três treinadores comandaram a Macaca ao longo da campanha: João Brigatti, que obteve 53% de aproveitamento, Marcelo Oliveira, com aproveitamento de 38% e o interino Fábio Moreno, com 60%. Dono do melhor rendimento, Moreno conseguiu, nos 11 jogos em que esteve à frente da equipe, seis vitórias e dois empates. Esteve à beira do campo na vitória sobre o rival Guarani no primeiro turno, entre a saída de Brigatti e a vinda de Oliveira, e, posteriormente, assumiu de vez na 29ª rodada, com a equipe na 9ª colocação.

Faltou pouco! Sampaio Corrêa termina a quatro pontos do acesso

Tropeços na própria casa…

Alguns resultados pesaram contra a Ponte, sobretudo em jogos disputados no Moisés Lucarelli: possuindo apenas a 8ª melhor campanha como mandante – rendimento aquém do costumeiro para equipes promovidas – a Macaca perdeu oportunidades de conquistar pontos importantes em seus domínios.

Por exemplo, empates contra Brasil de Pelotas e Sampaio Corrêa, em que a equipe saiu atrás, ou Operário e Cuiabá, em que permitiu o empate – neste último, a Ponte ficou à frente na reta final e sofreu o empate quatro minutos depois.

Derrotas dentro de casa foram apenas três, mas suficientemente importantes. Duas delas, para os concorrentes diretos Juventude e Avaí, acarretaram nas demissões de João Brigatti e Marcelo Oliveira, consequentemente. A outra delas, a supracitada goleada acachapante para a Chapecoense.

Gols…

Com os sete gols sobre o Figueirense, a Macaca terminou o campeonato com o ataque mais positivo da competição. Os 54 gols são superiores do que os números dos quatro promovidos de 2020, e se igualam ou superam, no mínimo, três dos quatro times que terminaram no G-4 nos últimos três anos.    

Porém, o mau rendimento defensivo condenou a campanha da Ponte, fazendo com que os pontos escapassem. A equipe saiu sem sofrer gols em apenas seis das 38 partidas.

Murilo Demarch
Desde 2015, redator, revisor e editor em websites, responsável por criação de conteúdo e exploração de bases de conteúdos de sites nacionais e internacionais

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas

Renan valoriza título da Recopa Catarinense: “Deixamos o nome na história do Joinville”

Campeão da Copa Santa Catarina, o Joinville garantiu um lugar na Recopa Catarinense contra a Chapecoense, campeã...

Ao Vivo Borussia Monchengladbach x Manchester City: Pré jogo 24/02/2021

Na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, Borussia Monchengladbach e Manchester City fazem um jogo pela rodada...

Facebook TNT Ao Vivo na Internet e Atalanta x Real Madrid: Pré jogo 24/02/2021

Facebook TNT ao vov tem Real Madrid x Atalanta Ao Vivo - Neste dia 24 de fevereiro,...

TNT Sports: Atlético de Madrid x Chelsea: Ao Vivo Pré jogo 23/02/2021

TNT Sports: Atlético de Madrid x Chelsea: Ao Vivo. Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, Atlético de Madrid...

TNT E Facebook Transmissão: Lazio x Bayern de Munique: Ao Vivo Pré jogo 23/02/2021

Lazio e Bayern de Munique jogam na tarde desta terça-feira (22 de fevereiro), pela rodada de ida...

Em seu segundo Paulistão consecutivo, técnico Thiago Carpini revela metas da Inter de Limeira na competição

O Campeonato Paulista é considerado por muitos o principal estadual do Brasil. Além das grandes equipes, o...

Última Hora

Leia MaisRelacionado
Recomendamos

P