Relembre bolas marcantes da Copa do Mundo e de outras competições

| |

Figura 1 Adidas Jabulani FIFA World Cup 2010 South Africa matchball” by CLF is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

“Jabulaaaaani”. Você acompanhou a Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul? Se a resposta for positiva, com certeza você vai se lembrar dessa que foi uma das bolas mais conhecidas da história dos mundiais. Quem tem pesadelos com elas até hoje são os goleiros da época, que sofreram muito com as curvas que a bola pegava nos chutes de longa distância. Na época, até a NASA (agência espacial norte-americana) estudou a trajetória imprevisível da bola.

O instrumento que possibilita a disputa do esporte mais popular do mundo é, muitas vezes, uma excelente opção de presente de aniversário para aquela criança que está descobrindo o futebol. Ao mesmo tempo, de acordo com o torneio, se torna objeto cobiçado por diversos colecionadores ao redor do mundo. Uma coisa é fato: desde que se tornaram personalizadas, se tornaram únicas. Seja na história de Copas do Mundo ou de outras competições, como a Champions League. 

Enquanto a bola da Copa do Mundo de 2022, que acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro no Catar, ainda não é lançada, que tal relembrarmos algumas bolas marcantes na história do futebol?

Adidas Starball – Bola da Champions League

Figura 2Daniel Norin on Unsplash

Essa famosa bola estrelada foi lançada pela Adidas exclusivamente para a Champions League, em 2001. Logo fez história e passou a ser reconhecida como símbolo da competição. O hino da Champions League e a bandeira no formato da bola balançando no meio do gramado no anteceder dos jogos também contribuem muito para essa lembrança.

Esse clima criado nas competições é essencial para fazer com que o torcedor se apaixone cada vez mais pelo esporte. No futebol não são apenas 11 contra 11 durante 90 minutos. Existe todo um espetáculo por trás. Principalmente em competições como a Champions League. Isso é provado em todo início de jogo da competição europeia. Todos param para assistir à entrada dos jogadores e para ouvir o hino marcante da competição. Como não trazer a mente esse momento?

Curiosidade: A partir de 2005 as bolas começaram a ser desenhadas especificamente para as finais. O time vencedor ganhava o direito de utilizá-la na temporada seguinte. Ao longo dos anos, novos detalhes foram sendo acrescentados, como elementos relacionados à identidade visual da cidade-sede da final. Esses designs exclusivos também já chegaram ao universo das bolas de futsal, nas principais competições.

Brazuca – Copa do Mundo de 2014

Figura 3Brazuca – Foto de Michal Jarmoluk (Pixabay.com)

Desenvolvida para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a “Brazuca” ganhou este nome em votação popular. As cores e o design dela foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia. Elas simbolizam a paixão e a alegria do futebol brasileiro. Foi a primeira bola da história a possuir apenas seis gomos.

Telstar – Copa de 1970 e 1974

Figura 4″A Retiring Telstar” by Telstar Logistics is licensed under CC BY-NC 2.0

A Telstar foi a primeira bola personalizada de uma Copa do Mundo. A escolha do nome se deu em homenagem ao satélite que transmitiu o mundial de 70. A escolha dos gomos preto e branco foi feita pensando exclusivamente na transmissão sem cores da época. É bem verdade que essa Copa do Mundo foi a primeira da história a ser transmitida em ao vivo em cores, mas  eram poucos os que tinham esse privilégio. A maioria da população ainda assistia em preto e branco. Em 74 a Adidas manteve o mesmo modelo.

Telstar 18 – Rússia 2018

A Copa do Mundo na Rússia fez uma homenagem à primeira bola da história a receber um nome específico, por isso chamou a sua bola de Tesltar 18. Para evitar qualquer tipo de problema estilo os que aconteceram com a Jabulani, ela foi feita de poliuretano, material resistente a água e variações de temperatura. Foi muito bem aceita pelos jogadores.

Fevernova – Copa de 2002

Figura 5″Adidas Fevernova 2002″ by CLF is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Como não lembrar com carinho da bola do Penta? O mundial de 2002 foi o primeiro disputado na Ásia. Nada mais justo do que eles criarem uma bola diferenciada das anteriores. A Fevernova apresentou detalhes modernos, inspirados em um Shuriken, que são armas de arremesso utilizados em alguns países do continente. Deu sorte para nossa seleção que trouxe o pentacampeonato na bagagem.

Anterior

Inter recebe Sport para tentar manter “distância segura” para o Fla

Saiba porque cada vez mais jovens brasileiros torcem para os times de fora

Próximo

Deixe um comentário

P