Connect with us

Futebol do Interior

Ressurgimento? Portuguesa valoriza regresso ao Brasileiro e faz boa campanha na Série D

Published

on

De volta ao Campeonato Brasileiro após três temporadas sem divisão, a Portuguesa está disposta a um recomeço em sua vida no futebol brasileiro. Ao menos isso é o que mostra a boa campanha atual na Série D. A bela vitória conquistada neste sábado, no Canindé, sobre o Boavista-RJ, colocou a Lusa na segunda colocação do Grupo 7.

Assim, passadas sete das 14 rodadas, a equipe paulista vira o turno na vice-liderança e com quatro pontos de vantagem para o 5º colocado, o Bangu, adversário para quem a Lusa teve sua única derrota até aqui, na sexta rodada.

Ademais, são três vitórias e três empates na competição. A principal arma é o Canindé, justamente onde venceu suas partidas, contra Santo André, São Bento e, por último, goleou o Boavista por 3 a 0.

A Lusa foi devolvida ao Campeonato Brasileiro após ser campeã da Copa Paulista, na temporada 2020. Em 2021, uma campanha interessante na A-2 do Campeonato Paulista, abrindo os caminhos de uma temporada que pode ser muito positiva para o clube.

Relembre a trajetória…

Envolvida no escândalo do Campeonato Brasileiro de 2013, quando foi punida com a perda de três pontos e levada ao rebaixamento, a Portuguesa caiu da primeira para a quarta divisão em quatro anos. O descenso meteórico só teve freio quando a equipe já estava sem divisão no cenário nacional e rebaixada para a segunda divisão do estadual.

Há seis anos jogando a divisão de acesso do Paulistão, a Portuguesa ficou de fora de outros três edições do Campeonato Brasileiro, e viu na Copa Paulista a oportunidade para voltar a se colocar no futebol nacional. Oportunidade de ouro de ressurreição, temporada de 2021 na Série D é tratada com muito esmero pela Lusa até aqui.

Uma caminhada longa…

A Série D trouxe, a partir da temporada 2020-21, um novo regulamento: as 64 equipes passaram a se dividir em oito grupos de oito equipes, das quais se classificam as quatro primeiras. No Grupo 7, por exemplo, Madureira, Portuguesa, Santo André e Boavista estão avançando para a segunda etapa da competição.

Nos mata-matas, as equipes precisam superar três fases até alcançarem as semifinais, quando asseguram o acesso à Série C por se qualificarem entre as quatro melhores da competição.

Futebol do Interior

Série C: Grupo A embola e vagas ficam todas abertas a duas rodadas do fim

Sem nenhum classificado prévio, sete equipes da chave lutam pelas quatro vagas à próxima fase

Published

on

A 16ª rodada da Série C foi encerrada nesta segunda-feira (13), com a goleada do Ferroviário sobre o Paysandu por 5 a 1. O fato é que o Papão, vice-líder do Grupo A, perdeu a oportunidade de assumir a liderança e praticamente selar a classificação para a próxima fase, enquanto o Tubarão da Barra, que vinha meio estarrecido, voltou a acender a luz da esperança.

E não é para menos: a duas rodadas do fim da fase de grupos, a disputa pelo G-4 está completamente aberta. Apenas quatro pontos separam o líder Manaus do sétimo colocado, o Altos. Ou seja, por enquanto ninguém garantiu a passagem de maneira antecipada, e sete times brigarão até o fim pelas quatro vagas.

As únicas equipes que não estão na briga – ao menos na prática, pois algumas ainda têm chances matemáticas – são as outras três do grupo, que lutam contra o rebaixamento. Floresta, com 17 pontos, Jacuipense, com 15 e o Santa Cruz, com 11.

Tido isto, é garantido que pelas próximas duas rodadas aconteçam ao menos dois confrontos diretos entre as sete equipes que permanecem na corrida pelas próximas vagas. E as combinações possíveis dos resultados podem trazer grandes surpresas.

Por exemplo, um dos principais duelos da próxima rodada será entre Manaus e Ferroviário, aquele líder, este quinto colocado. Em caso de vitória da equipe cearense e a depender dos resultados paralelos de Paysandu, Tombense e Botafogo-PB, a equipe amazonense poderá até mesmo terminar a rodada fora do G-4.

Empate, o símbolo do equilíbrio

Não há melhor explicação para um grupo completamente equilibrado do que a quantidade de empates nos confrontos. O Grupo A se supera no quesito: houve rodadas, como a 12ª por exemplo, em que apenas um confronto não terminou empatado – a vitória do Paysandu sobre o Jacuipense.

Comparando com o Grupo B, os índices de vitórias e derrotas é muito maior na chave vizinha. Por lá, quem mais empatou foi o Figueirense, que terminou com placar igual por cinco vezes. Há o caso do Mirassol, que só teve um empate em 16 jogos. Enquanto isso, no Grupo A, quem menos empatou, no caso o líder Manaus, tem quatro empates. E há equipes, como Tombense e Jacuipense, que chegaram a empatar nove vezes.

A diferença entre as disputas está evidente: enquanto o Grupo B está totalmente aberto, no Grupo A há apenas uma vaga indefinida – a quarta colocação, do Criciúma, que poderá ir para o Figueirense. Novorizontino, Ituano e Ypiranga abriram grande margem e já estão nos quadrangulares. Ademais, os quatro primeiros do Grupo B têm mais pontos do que o líder do Grupo A – o próprio Criciúma tem 27 pontos até aqui.

Continue Reading

Futebol do Interior

Caxias encerra má sequência e se reabilita na Série D

Falcão Grená supera o lanterninha Rio Branco e volta ao G-4 do Grupo A8; na última rodada, equipe joga para confirmar classificação

Published

on

O Caxias voltou a vencer pela Série D depois de cinco partidas e se recuperou na disputa por uma vaga na próxima fase. Com contornos dramáticos, equipe da Serra Gaúcha derrotou o Rio Branco de Paranaguá, neste domingo, no litoral paranaense e chegou à terceira colocação do Grupo A8.

Com gols de Lucas Carvalho e Erick, este nos acréscimos da partida, e com direito ainda a pênalti desperdiçado pela equipe paranaense no apagar das luzes, o Falcão Grená superou o gramado encharcado da Estradinha para vencer sua quarta partida na competição, em um momento crucial.

Na penúltima rodada da competição, equipe se reabilita, entra no G-4 e vai para a última rodada, no Estádio Centenário de Caxias, podendo se classificar até com um empate contra o Juventus-SC. A equipe de Itajaí subiu para a quarta colocação e será concorrente pela vaga, assim como o Esportivo, rival histórico caxiense.

O grupo:

As demais partidas da 13ª rodada do Grupo A8 foram disputadas ontem (28). O FC Cascavel bateu o Marcílio Dias dentro de casa virou líder isolado, já que o Joinville ficou no empate sem gols contra o Aimoré, no interior gaúcho. E aí o resultado que deixou a disputa aberta pelas duas vagas restantes: vitória do Juventus sobre o Esportivo.

Caxias e Juventus fecham o G-4. Equipes estão coladas na tabela, com 17 pontos cada, e se enfrentam no próximo sábado (04), em Caxias do Sul. Na vizinha Bento Gonçalves, o Esportivo, quinto colocado com 15 pontos, encerra sua participação na primeira fase contra o lanterna Rio Branco e torce para que haja um vencedor no confronto no Centenário. Em caso de empate, terá de descontar o saldo de gols – -1 contra 2 do Caxias e 1 do Juventus – para passar à frente.

Será que vai?

Tradicional equipe do interior gaúcho, o Caxias vem passando perto do acesso à Série C há algumas temporadas. Em 2018 e 2019, especialmente, o time da Serra Gaúcha chegou até o mata-mata decisivo pelo acesso, mas acabou derrotado, primeiro para o Treze, depois para o Manaus, perdendo a vaga na Série C.

Continue Reading

Futebol do Interior

Ferroviária supera campanha anterior na primeira fase da Série D e busca embalar para o acesso

Cada vez mais experiente na competição, Ferrinha promete lutar forte pelo grande objetivo dos últimos anos: subir de divisão

Published

on

Com a vitória sobre a Caldense neste sábado (28), na Fonte Luminosa, a Ferroviária chegou a 32 pontos no Grupo A6 da Série D, superando a campanha anterior, quando fez 30 pontos na temporada de estreia do formato dos grupos com oito equipes. Antes mesmo de entrar em campo pela penúltima rodada da primeira fase, a equipe paulista já tinha garantidas a classificação e a liderança do grupo.

Agora, a Ferrinha cumpre tabela na última rodada, contra o Uberlândia no interior mineiro, e depois passa a pensar nos mata-matas, justamente sua ruína recente na competição. Em sua quarta temporada consecutiva na quarta divisão, a equipe de Araraquara tentará melhorar a sorte nas partidas eliminatórias.

Participações recentes

O rendimento da Ferroviária na primeira fase é evolutivo a cada ano que passa. Desta vez, a equipe tentará fazer com que o bom rendimento inicial se estenda às fases finais da competição.

Em 2020, a Locomotiva foi a primeira colocada do Grupo A7 e construiu uma promissora campanha, que, no entanto, acabou durando só até o primeiro mata-mata. A equipe foi eliminada pelo Marcílio Dias, empatando em casa e perdendo em Santa Catarina. O Mirassol, que terminou em segundo no mesmo grupo da Locomotiva, foi justamente o campeão da edição.

Em 2019, o mesmo filme já estava em exibição: boa campanha na primeira fase e a segunda colocação do Grupo A17 – ainda com quatro times –, atrás do Avenida-RS, mas a eliminação veio logo na segunda fase da competição, naquela vez para o Cianorte.

Em 2018, a campanha foi decepcionante e não passou nem da fase de grupos. Com apenas 3 pontos, o time araraquarense foi lanterna do Grupo A16, sem vencer uma partida sequer.

Investimentos

Desde 2019, a Ferroviária vem recebendo investimentos para um projeto ambicioso, que mira a elite do futebol nacional. A tradicional equipe de Araraquara vem dando retornos dentro de campo no Campeonato Paulista, onde regularmente faz campanhas de destaque e termina como uma das melhores do interior. Mas no Brasileiro, onde reside o objetivo principal, a ascensão ainda não veio.

Vale lembrar que o clube é um dos melhores do país na modalidade feminina do futebol. Entre as mulheres, a Locomotiva já venceu títulos importantes como a Libertadores por duas vezes (2015 e 2020), o Brasileiro (2014 e 2019) e a Copa do Brasil (2014).

Continue Reading

Últimas

Futebol Europeu9 horas ago

Milan x Atlético de Madrid: palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Rossoneri e Colchoneros buscam recuperação no Grupo B após tropeços na estreia

Futebol Europeu9 horas ago

PSG x Manchester City: palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Paris recebe duelo estrelado que decidiu vaga na final da Liga dos Campeões na última temporada

Apostas10 horas ago

Palpites e Prognósticos: confira palpites para as partidas da Champions League desta terça-feira, 28 de setembro

Começará nesta terça-feira (28) a segunda rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. 16 equipes voltarão a campo...

remo ganha 3 posicoes no fim de semana remo ganha 3 posicoes no fim de semana
Notícias21 horas ago

Base do Remo contribui para clube ganhar três posições no fim de semana

O fim de semana da 26ª rodada do Brasileirão Série B, trouxe um ótimo resultado para o Remo. O clube...

coritiba vence mas botafogo e novo vice lider da serie b coritiba vence mas botafogo e novo vice lider da serie b
Notícias22 horas ago

Coxa chega à 52 pontos mas Botafogo encosta

Neste fim de semana o Coritiba chegou a marca dos 52 pontos no Brasileirão Série B. Mas apesar da liderança...

Com objetivos distintos, Vasco e Goiás se enfrentam na noite desta segunda-feira (27), às 20h, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro Com objetivos distintos, Vasco e Goiás se enfrentam na noite desta segunda-feira (27), às 20h, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Brasileiro Série B3 dias ago

Vasco x Goiás: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série B

Com 37 pontos, na 7ª posição, Gigante da Colina recebe o Esmeraldino (2°), com 45, pela 27ª rodada da Série...

Notícias4 dias ago

Com passagem pelo futebol peruano, Bruninho Alex reforça o Batistense para a Série C do Catarinense

Lateral de 21 anos chega ao Tricolor do Vale com contrato até o fim do estadual. O Atlético Batistense segue...

operario fica em situacao dificil para brigar pelo acesso a serie a operario fica em situacao dificil para brigar pelo acesso a serie a
Notícias4 dias ago

Com 10 pontos de diferença para G4, Operário PR admite que acesso a Série A está mais difícil

O Operário PR entrou em campo nesta quarta-feira, 22 de setembro, contra a Ponte Preta. Mas mesmo atuando em casa,...

jaba fora do vasco faz diniz colocar homem da base para encarar o brusque jaba fora do vasco faz diniz colocar homem da base para encarar o brusque
Vasco4 dias ago

Léo Jabá fica fora do Vasco nesta sexta e Diniz escala atleta da base

O Vasco joga a 26ª rodada do Brasileirão Série B nesta sexta-feira (24/09) contra o Brusque. A equipe carioca precisa...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

28 set 2021 12:00 am
9 de Octubre
- -
Independiente del Valle
28 set 2021 12:00 am
9 de Octubre
-
-
Independiente del Valle
28 set 2021 4:00 pm
Avai
- -
Londrina
28 set 2021 4:00 pm
Avai
-
-
Londrina
28 set 2021 4:00 pm
D. La Serena
- -
Everton de Vina
28 set 2021 4:00 pm
D. La Serena
-
-
Everton de Vina
28 set 2021 7:00 pm
Nautico Recife
- -
CRB
28 set 2021 7:00 pm
Nautico Recife
-
-
CRB
28 set 2021 9:30 pm
Vila Nova
- -
Operario-PR
28 set 2021 9:30 pm
Vila Nova
-
-
Operario-PR
28 set 2021 9:30 pm
Coritiba
- -
Confiança
28 set 2021 9:30 pm
Coritiba
-
-
Confiança
28 set 2021 9:30 pm
Atletico-MG
- -
Palmeiras
28 set 2021 9:30 pm
Atletico-MG
-
-
Palmeiras

Trending

P