Seria este o melhor período na história do futebol cearense?

| |

Fortaleza e Ceará garantiram, neste final de semana, a primeira colocação de seus grupos na Copa do Nordeste – competição da qual são últimos campeões, respectivamente, em 2019 e 2020. Neste período, a principal dupla do futebol cearense esteve também na Série A, mostrando ora bravura para fugir da degola, ora capacidade de construir belas campanhas, chegando à Copa Sul-Americana.

Siga as partidas e resultados da Copa do Nordeste:

Essa é a primeira vez na era dos pontos corridos em que os rivais conseguem passar três anos em sequência na elite do futebol brasileiro, o que traduz um momento glorioso para aqueles que são tradicionalmente os dois principais representantes do estado. Porém, o bom momento do futebol do Ceará não se restringe a eles: neste momento, outras cinco equipes estão disputando o Campeonato Brasileiro, um recorde na história do estado.

Em 2018, ano em que o Fortaleza se sagrou campeão da Série B e retornou à primeira divisão após 13 temporadas, outra equipe fortalezense ergueu troféu nacional: o Ferroviário foi campeão da Série D e adentrou as três principais divisões do brasileiro. Já em 2020, o Floresta, também da capital do estado, conseguiu um improvável – e, por esta razão, simplesmente heroico – acesso para a Série C, se juntando ao Tubarão da Barra na terceira divisão.

Foto: Gustavo Simão / Fortaleza EC

Desta forma, o futebol cearense enviará sete times para as disputas das quatro divisões nacionais: Ceará e Fortaleza na Série A, Ferroviário e Floresta na Série C e Atlético, Caucaia e Guarany de Sobral na Série D.

Num recorte recente, de 2015 para cá, as três principais equipes do estado venceram seus títulos que, nesta era, são considerados os de maior expressão em suas histórias. O Ceará venceu suas duas Copas do Nordeste (2015 e 2020), o Fortaleza venceu sua Copa do Nordeste (2019) e o Campeonato Brasileiro da Série B (2018), principal das honrarias nacionais do estado. O Ferroviário, por fim, venceu a Série D (2018).

Foto: Reprodução / Ferroviário AC

Este bom desempenho recente não passou despercebido pela CBF, entidade mor do futebol no Brasil. Para 2021, a Federação Cearense subiu para a 8ª colocação no ranking geral de federações, com 21.084 pontos, ultrapassando a Federação Baiana e se tornando a principal da Região Nordeste.

Assim, a partir destas considerações de conquistas e representatividade, podemos entender este como um dos momentos mais frutíferos de toda a história do futebol do Estado do Ceará, se não o maior – preservando, claro, todas as proporções históricas.

Anterior

PSG x Bayern de Munique: Pré jogo ao vivo 2º jogo das Quartas de Final

Apostas para PSG x Bayern de Munique: Prognostico especial Champions

Próximo

Deixe um comentário

P