Connect with us

Futebol do Interior

Série C, Copa do Brasil e Nordestão: futebol piauiense afirma grande momento

Published

on

Tímido, modesto, discreto: o futebol piauiense, que não é de dar as caras no cenário nacional, virou notícia após registrar esta semana um recorde: é a primeira vez que o estado tem dois representantes na segunda fase da Copa do Brasil.

4 de Julho e Picos, dois únicos clubes do Piauí na presente edição, garantiram a classificação ao bater Confiança e Atlético Acreano, respectivamente. Agora, a equipe de Piripiri, no norte piauiense receberá o Cuiabá, clube da Série A, enquanto a de Picos, no coração do estado, joga, também em casa, contra o Boavista-RJ. Estas classificações, somadas ao acesso do Altos para a Série C, consolidado há pouco mais de dois meses, configuram o momento mais positivo do Piauí nos últimos tempos.

O estado, que jogou a elite do Campeonato Brasileiro pela última vez em 1986 – foi o Piauí EC, hoje na segunda divisão estadual –, é, ainda a federação pior ranqueada do Nordeste, com apenas 2.573 pontos, e, junto ao Maranhão, só passou a jogar a Copa do Nordeste a partir de 2015. Então, um grande feito no Nordestão merece destaque:

Esta é também a primeira vez que o estado tem dois representantes na fase de grupos da Copa do Nordeste, desde que foi reduzido o número de cinco para quatro grupos, em 2017. E não decepcionam: 4 de Julho, campeão estadual com vaga direta e Altos, que superou a fase preliminar, fazem boas campanhas nos grupos A e B, respectivamente.

Os clubes…

Altos:

Com o acesso conquistado em 2020, o Jacaré devolveu o Piauí à Série C depois de cinco anos. Com apenas sete anos de existência, o réptil é “esfomeado”: desde que subiu à elite estadual, após ser campeão em 2015, foi campeão piauiense duas vezes e nunca ficou fora do top-3.

A nível nacional, subiu de divisão após cinco participações na Série D. Em sua partida mais importante na história, no dia 10 de janeiro de 2021, o Jacaré goleou o Marcílio Dias, de Santa Catarina, por 5 a 1, no Felipe Raulino, sacramentando o acesso.

Atualmente, a equipe é segunda colocada no Campeonato Piauiense e quarta no Grupo B da Copa do Nordeste, em posição de avanço à fase de mata-matas.

Leia mais: Altos apresenta pacotão de reforços visando boa Série C

4 de Julho:

Campeonato Piauiense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D: a temporada mais cheia da história do 4 de Julho, da cidade de Piripiri, a menos de 180 km da capital Teresina, é bem recebida pelos torcedores colorados.

Do rendimento, não há o que reclamar. Atual campeã piauiense, a equipe passou para a segunda fase da Copa do Brasil pela primeira vez – garantindo R$ 1,2 milhão no caixa – e vai fazendo bonito em sua primeira participação na Copa do Nordeste. Invicto, o Gavião Colorado segurou, na última rodada, o empate com o Sport em plena Ilha do Retiro, subindo para a 3ª colocação do Grupo A.

O clube disputará pela segunda vez o Campeonato Brasileiro da Série D. Em 2018, a equipe ficou na fase de grupos. Para 2021, a promessa é de uma campanha que rompa fronteiras.

Picos:

Tradicional, o Zangão do Piauí teve seu momento áureo nos anos 90. Naquela década vieram todos seus quatro títulos estaduais, além de suas anteriores participações na Copa do Brasil e Série C.

Desde então, nem com a introdução de uma nova divisão no futebol brasileiro, o clube havia voltado a aparecer no cenário nacional. Até que uma boa campanha no “Piauizão” 2020, com o vice-campeonato, devolveu as esperanças à torcida da cidade.

E o retorno veio triunfal: ao bater o Atlético Acreano, o Picos avançou pela primeira vez à 2ª fase da Copa do Brasil, garantindo, assim como o 4 de Julho, também um grande reforço aos cofres.

E, já que Zangão e Colorado andam em sincronia, ambos tentarão seguir os passos do Jacaré e subir de divisão, para fazer, a partir do interior do Piauí, um barulho que o estado jamais fizera no cenário nacional.

Pode ainda melhorar…

Caso 4 de Julho ou Picos subam da Série D para a Série C, o futebol piauiense terá, em 2022, um novo recorde: serão quatro equipes disputando o Campeonato Brasileiro.

Isso porque o estado mandará duas equipes à Série D, normalmente, e, o Altos terá garantida uma divisão – seja a terceira, caso se mantenha, ou a quarta, caso seja rebaixado. Assim, poderão ser dois representantes na Série C e dois na Série D, ou um na Série C e três na Série D.

Futebol do Interior

Série C: Grupo A embola e vagas ficam todas abertas a duas rodadas do fim

Sem nenhum classificado prévio, sete equipes da chave lutam pelas quatro vagas à próxima fase

Published

on

A 16ª rodada da Série C foi encerrada nesta segunda-feira (13), com a goleada do Ferroviário sobre o Paysandu por 5 a 1. O fato é que o Papão, vice-líder do Grupo A, perdeu a oportunidade de assumir a liderança e praticamente selar a classificação para a próxima fase, enquanto o Tubarão da Barra, que vinha meio estarrecido, voltou a acender a luz da esperança.

E não é para menos: a duas rodadas do fim da fase de grupos, a disputa pelo G-4 está completamente aberta. Apenas quatro pontos separam o líder Manaus do sétimo colocado, o Altos. Ou seja, por enquanto ninguém garantiu a passagem de maneira antecipada, e sete times brigarão até o fim pelas quatro vagas.

As únicas equipes que não estão na briga – ao menos na prática, pois algumas ainda têm chances matemáticas – são as outras três do grupo, que lutam contra o rebaixamento. Floresta, com 17 pontos, Jacuipense, com 15 e o Santa Cruz, com 11.

Tido isto, é garantido que pelas próximas duas rodadas aconteçam ao menos dois confrontos diretos entre as sete equipes que permanecem na corrida pelas próximas vagas. E as combinações possíveis dos resultados podem trazer grandes surpresas.

Por exemplo, um dos principais duelos da próxima rodada será entre Manaus e Ferroviário, aquele líder, este quinto colocado. Em caso de vitória da equipe cearense e a depender dos resultados paralelos de Paysandu, Tombense e Botafogo-PB, a equipe amazonense poderá até mesmo terminar a rodada fora do G-4.

Empate, o símbolo do equilíbrio

Não há melhor explicação para um grupo completamente equilibrado do que a quantidade de empates nos confrontos. O Grupo A se supera no quesito: houve rodadas, como a 12ª por exemplo, em que apenas um confronto não terminou empatado – a vitória do Paysandu sobre o Jacuipense.

Comparando com o Grupo B, os índices de vitórias e derrotas é muito maior na chave vizinha. Por lá, quem mais empatou foi o Figueirense, que terminou com placar igual por cinco vezes. Há o caso do Mirassol, que só teve um empate em 16 jogos. Enquanto isso, no Grupo A, quem menos empatou, no caso o líder Manaus, tem quatro empates. E há equipes, como Tombense e Jacuipense, que chegaram a empatar nove vezes.

A diferença entre as disputas está evidente: enquanto o Grupo B está totalmente aberto, no Grupo A há apenas uma vaga indefinida – a quarta colocação, do Criciúma, que poderá ir para o Figueirense. Novorizontino, Ituano e Ypiranga abriram grande margem e já estão nos quadrangulares. Ademais, os quatro primeiros do Grupo B têm mais pontos do que o líder do Grupo A – o próprio Criciúma tem 27 pontos até aqui.

Continue Reading

Futebol do Interior

Caxias encerra má sequência e se reabilita na Série D

Falcão Grená supera o lanterninha Rio Branco e volta ao G-4 do Grupo A8; na última rodada, equipe joga para confirmar classificação

Published

on

O Caxias voltou a vencer pela Série D depois de cinco partidas e se recuperou na disputa por uma vaga na próxima fase. Com contornos dramáticos, equipe da Serra Gaúcha derrotou o Rio Branco de Paranaguá, neste domingo, no litoral paranaense e chegou à terceira colocação do Grupo A8.

Com gols de Lucas Carvalho e Erick, este nos acréscimos da partida, e com direito ainda a pênalti desperdiçado pela equipe paranaense no apagar das luzes, o Falcão Grená superou o gramado encharcado da Estradinha para vencer sua quarta partida na competição, em um momento crucial.

Na penúltima rodada da competição, equipe se reabilita, entra no G-4 e vai para a última rodada, no Estádio Centenário de Caxias, podendo se classificar até com um empate contra o Juventus-SC. A equipe de Itajaí subiu para a quarta colocação e será concorrente pela vaga, assim como o Esportivo, rival histórico caxiense.

O grupo:

As demais partidas da 13ª rodada do Grupo A8 foram disputadas ontem (28). O FC Cascavel bateu o Marcílio Dias dentro de casa virou líder isolado, já que o Joinville ficou no empate sem gols contra o Aimoré, no interior gaúcho. E aí o resultado que deixou a disputa aberta pelas duas vagas restantes: vitória do Juventus sobre o Esportivo.

Caxias e Juventus fecham o G-4. Equipes estão coladas na tabela, com 17 pontos cada, e se enfrentam no próximo sábado (04), em Caxias do Sul. Na vizinha Bento Gonçalves, o Esportivo, quinto colocado com 15 pontos, encerra sua participação na primeira fase contra o lanterna Rio Branco e torce para que haja um vencedor no confronto no Centenário. Em caso de empate, terá de descontar o saldo de gols – -1 contra 2 do Caxias e 1 do Juventus – para passar à frente.

Será que vai?

Tradicional equipe do interior gaúcho, o Caxias vem passando perto do acesso à Série C há algumas temporadas. Em 2018 e 2019, especialmente, o time da Serra Gaúcha chegou até o mata-mata decisivo pelo acesso, mas acabou derrotado, primeiro para o Treze, depois para o Manaus, perdendo a vaga na Série C.

Continue Reading

Futebol do Interior

Ferroviária supera campanha anterior na primeira fase da Série D e busca embalar para o acesso

Cada vez mais experiente na competição, Ferrinha promete lutar forte pelo grande objetivo dos últimos anos: subir de divisão

Published

on

Com a vitória sobre a Caldense neste sábado (28), na Fonte Luminosa, a Ferroviária chegou a 32 pontos no Grupo A6 da Série D, superando a campanha anterior, quando fez 30 pontos na temporada de estreia do formato dos grupos com oito equipes. Antes mesmo de entrar em campo pela penúltima rodada da primeira fase, a equipe paulista já tinha garantidas a classificação e a liderança do grupo.

Agora, a Ferrinha cumpre tabela na última rodada, contra o Uberlândia no interior mineiro, e depois passa a pensar nos mata-matas, justamente sua ruína recente na competição. Em sua quarta temporada consecutiva na quarta divisão, a equipe de Araraquara tentará melhorar a sorte nas partidas eliminatórias.

Participações recentes

O rendimento da Ferroviária na primeira fase é evolutivo a cada ano que passa. Desta vez, a equipe tentará fazer com que o bom rendimento inicial se estenda às fases finais da competição.

Em 2020, a Locomotiva foi a primeira colocada do Grupo A7 e construiu uma promissora campanha, que, no entanto, acabou durando só até o primeiro mata-mata. A equipe foi eliminada pelo Marcílio Dias, empatando em casa e perdendo em Santa Catarina. O Mirassol, que terminou em segundo no mesmo grupo da Locomotiva, foi justamente o campeão da edição.

Em 2019, o mesmo filme já estava em exibição: boa campanha na primeira fase e a segunda colocação do Grupo A17 – ainda com quatro times –, atrás do Avenida-RS, mas a eliminação veio logo na segunda fase da competição, naquela vez para o Cianorte.

Em 2018, a campanha foi decepcionante e não passou nem da fase de grupos. Com apenas 3 pontos, o time araraquarense foi lanterna do Grupo A16, sem vencer uma partida sequer.

Investimentos

Desde 2019, a Ferroviária vem recebendo investimentos para um projeto ambicioso, que mira a elite do futebol nacional. A tradicional equipe de Araraquara vem dando retornos dentro de campo no Campeonato Paulista, onde regularmente faz campanhas de destaque e termina como uma das melhores do interior. Mas no Brasileiro, onde reside o objetivo principal, a ascensão ainda não veio.

Vale lembrar que o clube é um dos melhores do país na modalidade feminina do futebol. Entre as mulheres, a Locomotiva já venceu títulos importantes como a Libertadores por duas vezes (2015 e 2020), o Brasileiro (2014 e 2019) e a Copa do Brasil (2014).

Continue Reading

Últimas

Botafogo2 horas ago

Botafogo x Brusque: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Série B

Perseguindo a liderança e buscando aumentar diferença no G-4, Fogão recebe o Brusque, que foge da zona

Futebol Europeu3 horas ago

Chelsea x Malmö: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Atual campeão recebe os suecos para voltar a vencer e seguir colado à liderança

Futebol Europeu4 horas ago

Zenit x Juventus: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Embalada e 100% na Champions, a Juve fecha o turno do Grupo H visitando o Zenit

Futebol Europeu4 horas ago

Benfica x Bayern de Munique: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Animado após golear o Barcelona, Benfica recebe agora o poderoso Bayern, líder do Grupo E

Futebol Europeu4 horas ago

Manchester United x Atalanta: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Embalado na Champions após a primeira vitória, United encara a Atalanta pela liderança do Grupo F

Futebol Europeu4 horas ago

Barcelona x Dínamo de Kiev: Palpites, prognósticos e onde assistir à partida pela Champions League

Barça tenta se recuperar de início desastroso e somar os primeiros pontos na Champions

Apostas6 horas ago

Palpites e prognósticos: confira palpites para as partidas da Champions League desta quarta-feira, 20 de outubro

A fase de grupos da Champions League chega a sua terceira rodada e as chaves começam a entrar em seu momento de...

botafogo pode assumir lideranca da serie b na 31 rodada botafogo pode assumir lideranca da serie b na 31 rodada
Botafogo10 horas ago

Coxa tropeça e Botafogo começa a mexer peças para assumir liderança

Após várias rodadas na liderança da Série B, o Coritiba acabou vivendo uma sequência ruim nas últimas quatro rodadas. A...

avai começa preparações para encostar na liderança da serie b avai começa preparações para encostar na liderança da serie b
Notícias11 horas ago

Em jogo contra o Cruzeiro, Avaí pode encostar na liderança, diferença é de 4 pontos

Após uma sequência de tropeços do Coritiba na liderança do Brasileirão Série B, o Avaí e outros clubes do G4...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

20 out 2021
Platense
- -
Rosario Central
20 out 2021
Platense
-
-
Rosario Central
20 out 2021
Patronato
- -
Defensa Y Justicia
20 out 2021
Patronato
-
-
Defensa Y Justicia
20 out 2021
Argentinos JRS
- -
Colon Santa Fe
20 out 2021
Argentinos JRS
-
-
Colon Santa Fe
20 out 2021
Independiente
- -
Sarmiento Junin
20 out 2021
Independiente
-
-
Sarmiento Junin
20 out 2021
D. La Serena
- -
Colo Colo
20 out 2021
D. La Serena
-
-
Colo Colo
20 out 2021
Union La Calera
- -
Cobresal
20 out 2021
Union La Calera
-
-
Cobresal
20 out 2021
U. Catolica
- -
Santiago Wanderers
20 out 2021
U. Catolica
-
-
Santiago Wanderers
20 out 2021
Antofagasta
- -
Union Espanola
20 out 2021
Antofagasta
-
-
Union Espanola
20 out 2021
Universidad de Chile
- -
Palestino
20 out 2021
Universidad de Chile
-
-
Palestino
20 out 2021
Everton de Vina
- -
Huachipato
20 out 2021
Everton de Vina
-
-
Huachipato
20 out 2021
A. Italiano
- -
Nublense
20 out 2021
A. Italiano
-
-
Nublense
20 out 2021 8:30 pm
Inter Miami
- -
Toronto FC
20 out 2021 8:30 pm
Inter Miami
-
-
Toronto FC
20 out 2021 8:30 pm
FC Cincinnati
- -
Chicago Fire
20 out 2021 8:30 pm
FC Cincinnati
-
-
Chicago Fire
20 out 2021 8:30 pm
Orlando City SC
- -
Montreal Impact
20 out 2021 8:30 pm
Orlando City SC
-
-
Montreal Impact
20 out 2021 8:30 pm
DC United
- -
New England Revolution
20 out 2021 8:30 pm
DC United
-
-
New England Revolution
20 out 2021 9:30 pm
Houston Dynamo
- -
Los Angeles Galaxy
20 out 2021 9:30 pm
Houston Dynamo
-
-
Los Angeles Galaxy
20 out 2021 9:30 pm
Nashville SC
- -
Columbus Crew
20 out 2021 9:30 pm
Nashville SC
-
-
Columbus Crew
20 out 2021 10:00 pm
Colorado Rapids
- -
Seattle Sounders
20 out 2021 10:00 pm
Colorado Rapids
-
-
Seattle Sounders
20 out 2021 11:00 pm
Portland Timbers
- -
Vancouver Whitecaps
20 out 2021 11:00 pm
Portland Timbers
-
-
Vancouver Whitecaps
20 out 2021 11:30 pm
San Jose Earthquakes
- -
Austin
20 out 2021 11:30 pm
San Jose Earthquakes
-
-
Austin

Trending

P