Connect with us

Futebol do Interior

Sucesso do Red Bull Bragantino nos campos tem muitos fatores além do aporte financeiro

Published

on

A Red Bull é mais conhecida por sua linha de energéticos que lidera as preferências dos consumidores desde os anos 1990. Mas a companhia e seu perfil arrojado – tanto como produto quanto como marca – fizeram com que a empresa se expandisse para outros ramos interessantes, com destaque para o mundo dos esportes.

Inicialmente patrocinando eventos de esportes radicais, como skate e surf, a Red Bull tomou as rédeas da organização destes e de outros eventos bastante inusitados, como descidas de ladeira com carros feitos de material reciclado e corridas com aviões. O aprofundamento definitivo ocorreu em 2005, com a compra do time de futebol SV Austria Salzburg e o estabelecimento da Red Bull Racing na Fórmula 1.

Desde então, a Red Bull tem expandido cada vez mais seus investimentos em esportes, incluindo aí alguns realizados em solo brasileiro. O Red Bull Brasil foi o terceiro time de futebol estabelecido pela companhia austríaca em 2007 e, em 2019, a parceria com o histórico time paulista Bragantino gerou o Red Bull Bragantino.

Junto da chegada da Red Bull ao Bragantino houve também um grande aporte financeiro para mudar o patamar de um time que teve alguns momentos de glória entre o fim da década de 1980 e o começo dos anos 1990. Plataformas de aposta esportiva, como a Betfair, são um bom indicador da “virada de chave” que ocorreu com o Bragantino neste curto espaço de tempo, com o time saindo da Série B brasileira para se tornar um dos favoritos ao título da Copa Sul-Americana nesta temporada.

Benefícios mútuos

O Bragantino tem uma origem semelhante à de vários outros times de futebol do Brasil, nascendo a partir da divisão de um clube por conta de desavenças entre seus sócios. Em 1928 o Clube Atlético Bragantino foi fundado em Bragança Paulista, derrotando seu arquirrival, o Bragança Futebol Clube, já no ano seguinte na Taça Raul Leme.

Entre altos e baixos, o ápice do Bragantino até aqui foi atingido em 1990. Após vencer a Série B do Campeonato Brasileiro no ano anterior e conquistar a promoção ao topo da pirâmide de ligas do Brasil, o Bragantino conseguiu vencer o Campeonato Paulista e ficar em segundo lugar no Brasileirão após uma derrota por 1 a 0 contra o São Paulo na final do torneio.

Entretanto, o time não conseguiu se manter no topo do futebol brasileiro por muito tempo. Entre 1995 e 2017 o clube viveu períodos turbulentos, chegando bem próximo de sua extinção após quedas para a Série C e para a segunda divisão do Campeonato Paulista.

A retomada ocorreu a partir de 2018, com a volta à Série B e também à primeira divisão do Campeonato Paulista. No ano seguinte, a Red Bull – que não conseguia sucesso em estabelecer o Red Bull Brasil como time de porte comparável ao Salzburg e ao RB Leipzig, na Alemanha – viu na parceria com o Bragantino uma maneira de tornar tal trabalho muito mais fácil.

Os resultados da parceria foram imediatos, com o Red Bull Bragantino conquistando a Série B pela segunda vez em sua história. No ano passado, um começo de temporada adverso deixou o time em uma situação complicada na tabela do Brasileirão. Mas a recuperação veio no tempo certo, com o time terminando a liga em décimo lugar com 53 pontos – 22 destes conquistados nos últimos 11 jogos do campeonato.

Sob o comando de Maurício Barbieri, o time fez uma excelente campanha na Copa Sul-Americana, com 12 pontos conquistados em seis jogos para garantir um lugar na fase final da competição, em que enfrentará o Independiente del Valle nas oitavas de final. No Brasileirão o Red Bull Bragantino lidera a tabela com 11 pontos em cinco partidas, incluindo uma vitória surpreendente contra o atual campeão Flamengo em pleno Maracanã por 3 a 2 com um gol nos acréscimos.

Impossível ignorar o impacto bastante positivo do aporte financeiro da Red Bull no Bragantino, que permitiu ao time recrutar grandes reforços como o atacante Artur e o meia-atacante Vitinho, ambos do Palmeiras, por quantias que chegam na casa das dezenas de milhões de reais. Mas o segredo não é só o dinheiro, como também é a excelente infraestrutura e gerência que a marca de energéticos desenvolveu a partir de suas experiências nos Estados Unidos e na Europa, sendo agora aplicados no Brasil com a promessa de grande sucesso à vista.

Futebol do Interior

Série C: Grupo A embola e vagas ficam todas abertas a duas rodadas do fim

Sem nenhum classificado prévio, sete equipes da chave lutam pelas quatro vagas à próxima fase

Published

on

A 16ª rodada da Série C foi encerrada nesta segunda-feira (13), com a goleada do Ferroviário sobre o Paysandu por 5 a 1. O fato é que o Papão, vice-líder do Grupo A, perdeu a oportunidade de assumir a liderança e praticamente selar a classificação para a próxima fase, enquanto o Tubarão da Barra, que vinha meio estarrecido, voltou a acender a luz da esperança.

E não é para menos: a duas rodadas do fim da fase de grupos, a disputa pelo G-4 está completamente aberta. Apenas quatro pontos separam o líder Manaus do sétimo colocado, o Altos. Ou seja, por enquanto ninguém garantiu a passagem de maneira antecipada, e sete times brigarão até o fim pelas quatro vagas.

As únicas equipes que não estão na briga – ao menos na prática, pois algumas ainda têm chances matemáticas – são as outras três do grupo, que lutam contra o rebaixamento. Floresta, com 17 pontos, Jacuipense, com 15 e o Santa Cruz, com 11.

Tido isto, é garantido que pelas próximas duas rodadas aconteçam ao menos dois confrontos diretos entre as sete equipes que permanecem na corrida pelas próximas vagas. E as combinações possíveis dos resultados podem trazer grandes surpresas.

Por exemplo, um dos principais duelos da próxima rodada será entre Manaus e Ferroviário, aquele líder, este quinto colocado. Em caso de vitória da equipe cearense e a depender dos resultados paralelos de Paysandu, Tombense e Botafogo-PB, a equipe amazonense poderá até mesmo terminar a rodada fora do G-4.

Empate, o símbolo do equilíbrio

Não há melhor explicação para um grupo completamente equilibrado do que a quantidade de empates nos confrontos. O Grupo A se supera no quesito: houve rodadas, como a 12ª por exemplo, em que apenas um confronto não terminou empatado – a vitória do Paysandu sobre o Jacuipense.

Comparando com o Grupo B, os índices de vitórias e derrotas é muito maior na chave vizinha. Por lá, quem mais empatou foi o Figueirense, que terminou com placar igual por cinco vezes. Há o caso do Mirassol, que só teve um empate em 16 jogos. Enquanto isso, no Grupo A, quem menos empatou, no caso o líder Manaus, tem quatro empates. E há equipes, como Tombense e Jacuipense, que chegaram a empatar nove vezes.

A diferença entre as disputas está evidente: enquanto o Grupo B está totalmente aberto, no Grupo A há apenas uma vaga indefinida – a quarta colocação, do Criciúma, que poderá ir para o Figueirense. Novorizontino, Ituano e Ypiranga abriram grande margem e já estão nos quadrangulares. Ademais, os quatro primeiros do Grupo B têm mais pontos do que o líder do Grupo A – o próprio Criciúma tem 27 pontos até aqui.

Continue Reading

Futebol do Interior

Caxias encerra má sequência e se reabilita na Série D

Falcão Grená supera o lanterninha Rio Branco e volta ao G-4 do Grupo A8; na última rodada, equipe joga para confirmar classificação

Published

on

O Caxias voltou a vencer pela Série D depois de cinco partidas e se recuperou na disputa por uma vaga na próxima fase. Com contornos dramáticos, equipe da Serra Gaúcha derrotou o Rio Branco de Paranaguá, neste domingo, no litoral paranaense e chegou à terceira colocação do Grupo A8.

Com gols de Lucas Carvalho e Erick, este nos acréscimos da partida, e com direito ainda a pênalti desperdiçado pela equipe paranaense no apagar das luzes, o Falcão Grená superou o gramado encharcado da Estradinha para vencer sua quarta partida na competição, em um momento crucial.

Na penúltima rodada da competição, equipe se reabilita, entra no G-4 e vai para a última rodada, no Estádio Centenário de Caxias, podendo se classificar até com um empate contra o Juventus-SC. A equipe de Itajaí subiu para a quarta colocação e será concorrente pela vaga, assim como o Esportivo, rival histórico caxiense.

O grupo:

As demais partidas da 13ª rodada do Grupo A8 foram disputadas ontem (28). O FC Cascavel bateu o Marcílio Dias dentro de casa virou líder isolado, já que o Joinville ficou no empate sem gols contra o Aimoré, no interior gaúcho. E aí o resultado que deixou a disputa aberta pelas duas vagas restantes: vitória do Juventus sobre o Esportivo.

Caxias e Juventus fecham o G-4. Equipes estão coladas na tabela, com 17 pontos cada, e se enfrentam no próximo sábado (04), em Caxias do Sul. Na vizinha Bento Gonçalves, o Esportivo, quinto colocado com 15 pontos, encerra sua participação na primeira fase contra o lanterna Rio Branco e torce para que haja um vencedor no confronto no Centenário. Em caso de empate, terá de descontar o saldo de gols – -1 contra 2 do Caxias e 1 do Juventus – para passar à frente.

Será que vai?

Tradicional equipe do interior gaúcho, o Caxias vem passando perto do acesso à Série C há algumas temporadas. Em 2018 e 2019, especialmente, o time da Serra Gaúcha chegou até o mata-mata decisivo pelo acesso, mas acabou derrotado, primeiro para o Treze, depois para o Manaus, perdendo a vaga na Série C.

Continue Reading

Futebol do Interior

Ferroviária supera campanha anterior na primeira fase da Série D e busca embalar para o acesso

Cada vez mais experiente na competição, Ferrinha promete lutar forte pelo grande objetivo dos últimos anos: subir de divisão

Published

on

Com a vitória sobre a Caldense neste sábado (28), na Fonte Luminosa, a Ferroviária chegou a 32 pontos no Grupo A6 da Série D, superando a campanha anterior, quando fez 30 pontos na temporada de estreia do formato dos grupos com oito equipes. Antes mesmo de entrar em campo pela penúltima rodada da primeira fase, a equipe paulista já tinha garantidas a classificação e a liderança do grupo.

Agora, a Ferrinha cumpre tabela na última rodada, contra o Uberlândia no interior mineiro, e depois passa a pensar nos mata-matas, justamente sua ruína recente na competição. Em sua quarta temporada consecutiva na quarta divisão, a equipe de Araraquara tentará melhorar a sorte nas partidas eliminatórias.

Participações recentes

O rendimento da Ferroviária na primeira fase é evolutivo a cada ano que passa. Desta vez, a equipe tentará fazer com que o bom rendimento inicial se estenda às fases finais da competição.

Em 2020, a Locomotiva foi a primeira colocada do Grupo A7 e construiu uma promissora campanha, que, no entanto, acabou durando só até o primeiro mata-mata. A equipe foi eliminada pelo Marcílio Dias, empatando em casa e perdendo em Santa Catarina. O Mirassol, que terminou em segundo no mesmo grupo da Locomotiva, foi justamente o campeão da edição.

Em 2019, o mesmo filme já estava em exibição: boa campanha na primeira fase e a segunda colocação do Grupo A17 – ainda com quatro times –, atrás do Avenida-RS, mas a eliminação veio logo na segunda fase da competição, naquela vez para o Cianorte.

Em 2018, a campanha foi decepcionante e não passou nem da fase de grupos. Com apenas 3 pontos, o time araraquarense foi lanterna do Grupo A16, sem vencer uma partida sequer.

Investimentos

Desde 2019, a Ferroviária vem recebendo investimentos para um projeto ambicioso, que mira a elite do futebol nacional. A tradicional equipe de Araraquara vem dando retornos dentro de campo no Campeonato Paulista, onde regularmente faz campanhas de destaque e termina como uma das melhores do interior. Mas no Brasileiro, onde reside o objetivo principal, a ascensão ainda não veio.

Vale lembrar que o clube é um dos melhores do país na modalidade feminina do futebol. Entre as mulheres, a Locomotiva já venceu títulos importantes como a Libertadores por duas vezes (2015 e 2020), o Brasileiro (2014 e 2019) e a Copa do Brasil (2014).

Continue Reading

Últimas

Notícias34 minutos ago

Com passagem pelo futebol peruano, Bruninho Alex reforça o Batistense para a Série C do Catarinense

Lateral de 21 anos chega ao Tricolor do Vale com contrato até o fim do estadual. O Atlético Batistense segue...

operario fica em situacao dificil para brigar pelo acesso a serie a operario fica em situacao dificil para brigar pelo acesso a serie a
Notícias4 horas ago

Com 10 pontos de diferença para G4, Operário PR admite que acesso a Série A está mais difícil

O Operário PR entrou em campo nesta quarta-feira, 22 de setembro, contra a Ponte Preta. Mas mesmo atuando em casa,...

jaba fora do vasco faz diniz colocar homem da base para encarar o brusque jaba fora do vasco faz diniz colocar homem da base para encarar o brusque
Vasco4 horas ago

Léo Jabá fica fora do Vasco nesta sexta e Diniz escala atleta da base

O Vasco joga a 26ª rodada do Brasileirão Série B nesta sexta-feira (24/09) contra o Brusque. A equipe carioca precisa...

Futebol Europeu20 horas ago

Zagueiro Vinicius Cruz, ex-Bahia e Botafogo-PB, fala sobre novo clube em Portugal e adaptação ao futebol europeu

Com passagens por Tricolor e Belo, defensor de 29 anos deixou o Olimpia Lewin Brzeski, da Polônia, para defender o...

Com objetivos divergentes, Athletico-PR e Grêmio se enfrentam na noite deste domingo (26), às 18h15, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR Com objetivos divergentes, Athletico-PR e Grêmio se enfrentam na noite deste domingo (26), às 18h15, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Athletico1 dia ago

Athletico-PR x Grêmio: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série A

Com 27 pontos, na 10ª posição, Furacão recebe o Imortal Tricolor (18°), com 22, pela 22ª rodada da Série A...

Apostas1 dia ago

Palpites e prognósticos: confira palpites para as partidas desta quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Esta quinta-feira (23) começa com importantes duelos pelas ligas europeias de futebol e termina com equipe brasileira em campo pela...

Dudu retorna no Vila Nova e compõe meio contra Goiás Dudu retorna no Vila Nova e compõe meio contra Goiás
Notícias1 dia ago

Dudu retorna no Vila Nova e compõe meio contra Goiás na 26ª rodada da Série B

Após empatar contra o Confiança na 25ª rodada, o Vila Nova precisa propor mudanças na equipe para o clássico contra...

confianca deve ter segundo volante em campo no jogo contra o operario pr confianca deve ter segundo volante em campo no jogo contra o operario pr
Notícias1 dia ago

Confiança pode ter Rafael Vila como segundo volante em 26ª rodada

O Confiança vive uma situação dramática na Série B. A equipe sergipana está atualmente na zona de rebaixamento, mas ainda...

Com objetivos similares, CRB e Avaí se enfrentam na noite deste sábado (25), às 18h30, no Estádio Rei Pelé (Trapichão), em Maceió (AL) Com objetivos similares, CRB e Avaí se enfrentam na noite deste sábado (25), às 18h30, no Estádio Rei Pelé (Trapichão), em Maceió (AL)
Brasileiro Série B1 dia ago

CRB x Avaí: Palpites, prognósticos e onde assistir o duelo na Série B

Com 44 pontos, na 4ª posição, Galo recebe o Leão da Ilha (6°), com 40, pela 26ª rodada da Série...

Buscas Jogos e Times

Pesquisa de Times ou Ligas
Generic filters

Futebol Hoje

24 set 2021 1:30 pm
FC Heidenheim
- -
SV Darmstadt 98
24 set 2021 1:30 pm
FC Heidenheim
-
-
SV Darmstadt 98
24 set 2021 1:30 pm
Jahn Regensburg
- -
Erzgebirge AUE
24 set 2021 1:30 pm
Jahn Regensburg
-
-
Erzgebirge AUE
24 set 2021 6:30 pm
Huachipato
- -
Palestino
24 set 2021 6:30 pm
Huachipato
-
-
Palestino
24 set 2021 7:00 pm
Goias
- -
Vila Nova
24 set 2021 7:00 pm
Goias
-
-
Vila Nova
24 set 2021 7:00 pm
remo
- -
Nautico Recife
24 set 2021 7:00 pm
remo
-
-
Nautico Recife
24 set 2021 7:00 pm
Sarmiento Junin
- -
Velez Sarsfield
24 set 2021 7:00 pm
Sarmiento Junin
-
-
Velez Sarsfield
24 set 2021 9:15 pm
Estudiantes L.P.
- -
Platense
24 set 2021 9:15 pm
Estudiantes L.P.
-
-
Platense
24 set 2021 9:30 pm
Brusque
- -
Vasco DA Gama
24 set 2021 9:30 pm
Brusque
-
-
Vasco DA Gama

Trending

P