Grêmio
Tricolor Gaúcho deixa de ser ofensivo sob comando de Felipão, mas colhe frutos

O Grêmio sempre foi conhecido por seu poder ofensivo, principalmente sob o comando de Renato Gaúcho. Mas sob um início tenebroso no Brasileirão 2021 e outras competições em que vem disputando nesta temporada, o Tricolor Gaúcho precisava de mudanças significativas.
Foi então que ao dispensar Tiago Nunes, a diretoria buscou fechar o comando técnico com alguém capaz de propor mudanças ao clube, principalmente no estilo de jogo, que já não estava mais funcionando.
Felipão foi o treinador que aceitou o desafio de reerguer o Grêmio e avançar nas competições internacionais, como a possibilidade de ir às quartas de final na Copa Sul-Americana.
Desde a sua chegada foram três jogos, com duas vitórias e um empate, entre Série A e Sul-Americana. Felipão conseguiu os primeiros três pontos através de uma vitória no Brasileirão, onde até então só havia empatado três vezes e sido derrotado em seis ocasiões.
O Grêmio deixou a lanterna do torneio, mas ainda permanece na zona de rebaixamento. Um longo caminho a ser percorrido pelo clube e treinador.
Mudança tática
Conhecido por ser um elenco totalmente ofensivo, Felipão propôs mudanças desde a sua chegada. Ele nesses três jogos, fez treinos priorizando o trabalho de bola e setor defensivo, posicionando melhor a equipe em campo. E já está colhendo resultados, nos três jogos, não tomou nenhum gol e conseguiu aproveitar as oportunidades no momento certo.
Até então, o Grêmio estava presente basicamente no campo adversário, durante os jogos. Isso permitia pouca reação quando o adversário criava um contra ataque.
Esse movimento era mantido no Tricolor há mais de cinco anos. Felipão trocou a posse de bola e a marcação full time dos adversários, por uma tática voltada para o setor defensivo, buscando uma saída mais rápida com a bola.
Segundo Felipão, esse será uma das opções que serão mais trabalhadas neste restante de 2021, para que possa se recuperar na tabela do Brasileirão.
O Grêmio passa por um momento de transição no elenco. Apesar de recém chegado, Felipão já trabalhou por muitos anos com jovens talentos. Tem uma visão melhor do que pode ou não funcionar, afinal conseguiu dirigir a Seleção, repleta de estrelas para o penta campeonato Mundial.
Sul-Americana
A competitividade pode inclusive trazer benefícios para esta fase da Copa Sul-Americana. Se conseguir segurar a bola nesta terça-feira contra a LDU na Arena Grêmio, irá se classificar para as quartas de final da competição. O jogo começa a partir das 19h15 (horário de Brasília).
No primeiro encontro, conseguiu vencer por 1 a 0, na casa do adversário. Irá jogar por um empate ou evitar que a equipe de Quito consiga a façanha de vencer por dois gols de diferença.
A escalação deve ser bem semelhante a que conseguiu a primeira vitória no Brasileirão, contra o Fluminense.
Foto: @Grêmio e @lucasuebel.
Grêmio
Elkeson faz trabalho intensivo na academia antes da estreia do Grêmio na Série B

O Grêmio está realizando seus últimos ajustes para a estreia na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O jogo da estreia é contra a Ponte Preta neste sábado, dia 09 de abril.
Com os novos reforços em ação, a equipe iniciou na terça-feira os treinos específicos para a Série B. Foi a primeira vez que o treinador Roger comandou a equipe após o título do Campeonato Gaúcho.
E neste primeiro treino da semana, Elkeson ficou fazendo um treino intensivo na academia do CT. Além dele, Gabriel Teixeira e Ricardinho estavam trabalhando no gramado. Ambos são peças importantes para o ataque do Tricolor.
Gabriel Teixeira chegou ao clube nesta semana e vai ser apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira. E Ricardinho estava atuando no Marítimo (Portugal) por empréstimo do próprio Grêmio.
Elkeson
Elkeson ficou trabalhando na academia, mas o motivo de não ter ido ao gramado é que ele não foi anunciado oficialmente. Ele retornou ao futebol brasileiro após atuar no futebol chinês por muito tempo.
Mas a expectativa é contribuir para os objetivos do Grêmio nesta temporada. Um dos principais é conquistar novamente o acesso a Série A do Brasileirão.
Treino
Na terça-feira houve um aquecimento e os atletas no CT se dividiram entre três grupos. Roger Machado decidiu coloca-los em um espaço reduzido para que os atletas trabalhassem a posse de bola e precisão nos passes.
Nesta quarta-feira haverá um novo treinamento, logo após a apresentação oficial de Gabriel Teixeira.
Outras mudanças
No elenco principal Diego Souza ainda está se recuperando de um edema muscular. Ele e Kannemann fizeram um treino de corrida em volta do campo, enquanto os companheiros treinavam passes no gramado.
Mas além dos reforços, há também aqueles que devem deixar o Grêmio antes do início da Série B. Entre eles está Victor Bobsin, Pedro Lucas, Vini Paulista e Rildo.
Estreia na Série B
Assim o Grêmio faz a primeira rodada na Série B neste sábado, dia 09 de setembro, contra a Ponte Preta. O jogo acontece na casa da Macaca, no Moisés Lucarelli, a partir das 16h30 (horário de Brasília).
Foto: @Gremio/Lucas Uebel.
Cruzeiro
Rede Globo reserva transmissão de Cruzeiro x Grêmio na TV Aberta pelo Brasileirão série B

A Rede Globo de Televisão mostrou interesse em transmitir a partida entre Cruzeiro x Grêmio, válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2022.
Até o momento, esta é a única partida que a emissora solicitou reserva de transmissão ao vivo na TV Aberta. O jogo acontece dia 08 de maio, domingo, a partir das 16 horas. A princípio, marcado para ser realizado no estádio Mineirão.
O confrontos entre os dois gigante do Futebol Nacional, promete ser um dos principais da competição. Cruzeiro e Grêmio estão entre os favoritos para conquistar uma das quatro vagas que dão acesso a elite do Brasil.
Brasileirão 2022 começa dia 08/04
O Brasileirão da Segunda divisão terá início dia 08 de Abril (sexta-feira), com quatro jogos, são eles:
Jogos de Sexta-Feira (08/04)
- Brusque x Guarani – 19hs
- Vasco x Vila Nova – 19hs
- Bahia x Cruzeiro – 21h30
Jogos de Sábado (09/04)
- Chapecoense x Ituano – 16hs
- Ponte Preta x Grêmio – 16h30
- Sport x Sampaio Correa – 18h30
- Tombense x Operário – 21hs
Outros Jogos
- Londrina x Náutico – 11hs – 10/04
- Novorizontino x CRB – 19hs – 04/05
Grêmio
Semifinal se torna encontro do Grenal, algo fora do “padrão” dos últimos anos

Nas décadas passadas, o Campeonato Gaúcho teve como protagonistas o Grêmio e Internacional nas finais, mas nos últimos dez anos só tivemos quatro finais com GRENAL e 9 finais com pelo menos uma destas duas equipes na final.
Mas em 2022, o Gre-Nal acontece na semifinal, com a possibilidade do Grêmio ou Internacional irem para a final, mas com Ypiranga ou Brasil de Pelotas sendo a equipe adversária da decisão.
Esta será a sexta vez na última década que não há Grenal na decisão do campeonato. Este ano novamente teremos representantes do interior no outro lado da chave, mostrando a crescente de outras equipes no futebol gaúcho.
Grêmio campeão
Nos últimos clássicos da final, o Grêmio se saiu melhor em todos. Desde 2018 é o Tricolor que vence o Internacional e outros clubes que também chegam à final.
Em 2018 derrotou o Brasil de Pelotas (4 a 0 em casa e 0 a 3 fora de casa), em 2019 o Internacional (0 a 0 fora de casa e 0 (3) x (2) 0 em casa, com decisão por pênaltis), em 2020 o Caxias (0 a 2 fora de casa e 1 a 2 em casa, mas com a vantagem do primeiro jogo) e na última temporada novamente o Internacional (1 a 2 no Beira-Rio e 1 a 1 na Arena do Grêmio).
São quatro conquistas em sequência, mas nesta temporada podemos ter uma surpresa na final, já que o principal foco da equipe é se recuperar no Brasileirão e alcançar novamente o acesso à Série A.
Semifinais do Gauchão 2022
Neste sábado, 19 de março, Internacional e Grêmio entram em campo no estádio Beira-Rio, para fazer o confronto de ida das semifinais. A partida está programada para iniciar a partir das 16h30 (horário de Brasília).
No domingo, 20 de março, o Brasil de Pelotas faz o outro confronto das semifinais contra o Ypiranga. O jogo acontece no estádio Bento Freitas, em Pelotas, a partir das 20h30 (horário de Brasília.
Foto: @Gremio/Lucas Uebel.